No último final de semana, a Liga ACB realizou a 30ª rodada de sua temporada regular. No sábado (10), o jogo entre Malaga e Andorra precisou ser adiado, em função de casos de COVID-19 na equipe andorrana, mas os outros dois jogos do dia aconteceram normalmente. Já no domingo (11), todos os seis jogos foram realizados, incluindo o grande clássico entre Barcelona e Real Madrid, vencido pelo time da capital, e que marcou o retorno de Pau Gasol ao campeonato espanhol, 20 anos depois.
Real vence clássico com Barça e mantém a liderança isolada
Em confronto sempre aguardado por todos, o “El Clásico” disputado em Barcelona neste domingo tinha muito em jogo. O Real Madrid, motivado pela classificação aos playoffs da Euroliga durante a semana, vinha de quatro derrotas seguidas para o grande rival, incluindo o encontro de ida na capital. Além disso, os “Blancos” não venciam o Barça na temporada regular desde a temporada 2015-16, e queriam abrir vantagem na liderança da competição. Já o time catalão, bastante badalado com a melhor campanha da fase regular da Euroliga, tinha a empolgação da chegada de Pau Gasol e sua possível reestreia na Liga ACB, após 20 anos. O atleta tinha feito seu debute oficial durante a semana, contra o Bayern de Munique, pela Euroliga.
E o jogo começou com a equipe visitante muito mais intensa nos primeiros minutos, apesar da ausência de Gabriel Deck, negociado com o Oklahoma City Thunder, da NBA. Com uma parcial de 0 a 9, os “Merengues” dominavam os rebotes ofensivos e não deixavam Nikola Mirotić e Pau Gasol (titular nesse jogo) produzir ofensivamente. O argentino Nico Laprovittola ditava o ritmo da partida e o jovem Usman Garuba era um gigante na defesa. Apesar de alguns bons momentos de Nick Calathes e Cory Higgins, a equipe madrilenha tinha o controle do jogo e vence o primeiro quarto por 15 a 20. No quarto seguinte o ritmo não mudou, e o Real conseguiu uma parcial de 0 a 11 e abriu 14 pontos de vantagem, com triplos de Rudy Fernández e do jovem Tristan Vukčević. O time catalão tentava superar a forte defesa adversária, mas foi para o intervalo perdendo por 33 a 42.
Na volta do intervalo, parece que o técnico Šaras Jasikevičius deu uma chacoalhada na equipe da casa. Apesar do Real conseguir abrir 14 pontos novamente, a defesa dos “Culés”, grande marca da equipe, passou a funcionar melhor, pressionando toda a quadra. A equipe conseguiu uma parcial de 22 a 10 e foi para o quarto decisivo perdendo por apenas dois pontos, 57 a 59. No período decisivo, quando parecia que o jogo seria equilibrado, novamente o Real se impôs e abriu vantagem. Com uma ótima defesa e forçando diversos erros do Barça, a equipe abriu 13 de vantagem, contribuindo também o bom aproveitamento do perímetro. Mas a equipe da casa não se entregava, e Higgins ajudou a baixar a diferença novamente, desta vez para quatro pontos. O que a equipe não conseguiu manter, já que ataques precipitados fizeram o Real abrir nove pontos, a apenas 40 segundos do final. Jogo decidido? Claro que não! Em um final insano, a equipe da casa consegue acabar com a vantagem madrilenha e, faltando dez segundos, Mirotić acerta uma bola tripla e dá a liderança ao Barça. Na reposição de bola, Laprovittola sai em velocidade, atravessa a quadra, consegue a bandeja e ainda sofre a falta. O Barça ainda tenta nos quatro segundos restantes, mas a vitória é do Real, por 85 a 87.
Mesmo com o Barcelona liderando os rebotes (30 a 26), a equipe pagou com os erros (18 a 13) e com o número de bolas do perímetro do Real (15 a 9). O coletivo dos visitantes foi fundamental, com cinco jogadores pontuando em duplos dígitos, mas pode-se destacar a partida de Rudy Fernández, com 13 pontos (3 de 5 do perímetro), dois rebotes, duas assistências e um roubo de bola, além de Nico Laprovittola, com 12 pontos, cinco assistências e um roubo de bola. A jovem dupla Usman Garuba (11 pontos, cinco rebotes, uma assistência, um roubo de bola e dois tocos) e Tristan Vukčević (11 pontos, quatro rebotes, uma assistência, um roubo e um toco) atingiu a marca de dupla mais jovem da história do clássico, com Vukčević sendo o mais jovem (18 anos e 1 mês) a marcar 11 pontos ou mais, superando Luka Dončić e Roger Esteller. Pelo lado catalão, destaque para Cory Higgins, cestinha da partida, com 21 pontos, e Nick Calathes, com 18 pontos, três rebotes, quatro assistência e quatro roubos de bola, e 23 de valoração, maior da partida. O veterano Pau Gasol jogou quase nove minutos, com nenhum ponto e três rebotes.
Com o triunfo, o Real chega a 28 vitórias e apenas uma derrota, igualando a sua melhor campanha em 29 jogos, na temporada 2013/14, e engatando uma sequência de 13 vitórias seguidas. A equipe abre três vitórias sobre o segundo colocado, Barcelona (25 vitórias e quatro derrotas) e fica muito próxima de terminar a fase regular na primeira colocação. O Barcelona continua na segunda colocação, interrompendo uma série de 16 triunfos seguidos e com o Tenerife podendo se aproximar mais.
Tenerife vence mais uma e Huertas entra pra história
Com mais uma grande atuação do georgiano Georgi Shermadini, o Tenerife venceu em casa a equipe de Madri do Estudiantes, por 101 a 77, chegando a sexta vitória seguida na competição. Esta vitória, combinada com a derrota do Baskonia na rodada, deixou a equipe isolada na terceira colocação (23 vitórias e cinco derrotas), enquanto o Estudiantes caiu para a 16ª posição, com nove vitórias e vinte derrotas. O time madrilenho estava bastante desfalcado, incluindo as ausências de JJ Barea e Alessandro Gentile, enquanto o time das Canárias tinha sua equipe praticamente completa, embalada com uma grande campanha também na Champions League.
O Tenerife dominou o jogo do início ao fim, principalmente com ótimo aproveitamento de quadra no primeiro tempo. No início do segundo quarto, o Estudiantes conseguiu encostar no placar, baixando a diferença para apenas três pontos (28 a 31). Mas o Tenerife tinha Marcelinho Huertas. O armador comandou a equipe e ditou o ritmo do jogo, com pontos e assistências. Logo a equipe abria 20 pontos de vantagem, indo para os vestiários com uma boa folga.
Na segunda etapa, os madrilenhos pressionavam mais a defesa, e tentavam tirar a diferença brigando muito pelos rebotes ofensivos. Porém, a equipe não conseguia ter o bom aproveitamento de quadra do primeiro tempo, fazendo com que o jogo ficasse bem controlado pelo Tenerife. A vantagem na abertura do quarto final era de 22 pontos, mesmo com o time da casa não tendo a mesma atuação do primeiro tempo. Pelo Estudiantes, o dominicano Ángel Delgado e o montenegrino Nemanja Đurišić faziam boa partida, mas insuficiente para conseguir se aproximar no placar.
Apesar do Tenerife ser dominado nos rebotes ofensivos (8 a 19), a equipe teve um aproveitamento de longa distância muito melhor (48% vs 26%) e mais assistências (21 a 11), pulverizando a equipe do Estudiantes na valoração total (121 a 69). Um dos grandes destaques desta competição, Shermadini terminou com 25 pontos, cinco rebotes, uma assistência e um roubo de bola, para uma valoração de 32. O brasileiro Huertas terminou com 15 pontos, seis assistências e um roubo de bola. E foi nas assistências, como sempre, que ele fez história. O brasileiro se tornou o segundo jogador com mais assistências na história da Liga ACB, com 2.228, agora atrás apenas de Pablo Laso, hoje treinador do Real Madrid, com 2.896. Mais um grande feito do jogador que estreou no campeonato espanhol lá em 2004, com o Joventut Badalona. Menção especial para Delgado, do Estudiantes, com 19 pontos e 12 rebotes, sendo dez ofensivos!
Valencia vence e assume a quinta posição
A equipe do Valencia foi até Zaragoza e conseguiu importante vitória, por 76 a 85, e interrompeu uma sequência de quatro derrotas. Os “Taronjas” pareciam mais focados na partida, sem o estresse da Euroliga, apesar de aguardarem o jogo do Zenit na segunda-feira para saberem seu destino. O jogo começou equilibrado, com as equipes com bons aproveitamentos de quadra, acima de 53%. No segundo quarto, a equipe valenciana conseguiu acertar 5 de 9 do perímetro e abriu sete de vantagem, maior diferença até aquele momento. Na volta do intervalo, o Zaragoza voltou mais disperso e o Valencia rapidamente abriu 11 pontos, mas o time da casa conseguiu a recuperação. Ao final do quarto, novamente os visitantes abrem vantagem (13 pontos), porém o time da casa recupera, indo para o quarto final com sete de desvantagem. O jogo seguia sem o Valencia conseguir deslanchar, nem o Zaragoza manter as recuperações. Até que Nicolás Brussino, com varias ações ofensivas, colocou o time da casa empatado, com cerca de três minutos para o final. Mas novamente a equipe não conseguiu manter a reação, levou uma corrida de 7 a 0, precipitou algumas ações, e saiu derrotada. Destaque para Klemen Prepelič, com 18 pontos, e Derrick Williams, com 17 pontos, três rebotes e um roubo de bola. Pelo time da casa, Brussino terminou com 12 pontos, seis rebotes, duas assistências e três roubos de bola. O Zaragoza, classificado para o Final 8 da Champions League, chega a sua quinta derrota seguida na Liga ACB, caindo para a 13ª colocação (dez vitórias e 18 derrotas). O Valencia sobe para a quinta colocação (18 vitórias e 11 derrotas), ultrapassando o Burgos, derrotado na rodada.
Baskonia e Burgos perdem; Gran Canaria bate o Joventut e se aproxima da zona de classificação
O Baskonia perdeu para o Murcia, fora de casa, por 92 a 87, na prorrogação, e estacionou no quarto lugar, com 21 vitórias e oito derrotas. Foi uma semana difícil para o atual campeão, que foi eliminado da Euroliga pelo Valencia na sexta-feira, e foi derrotado novamente pelo Murcia no domingo. Já é a terceira derrota em cinco jogos da equipe, que tenta se manter entre os quatro primeiros. Para o Murcia, a vitória praticamente garante a equipe na divisão principal, subindo para o 12º lugar, com 11 vitórias e 17 derrotas. Destaques do jogo para Jordan Davis, com 29 pontos, e Isaiah Taylor, com 21 pontos e nove assistências. Grande partida também do brasileiro Augusto Lima, com 12 pontos, nove rebotes, três assistências e um toco. Atualmente ele é o terceiro em rebotes totais por jogo no campeonato (7,1) e o terceiro em rebotes ofensivos (3,1), fazendo mais uma grande temporada.
O Burgos perdeu fora de casa para o Fuenlabrada, por 89 a 83, marcando um momento ruim da equipe, com cinco derrotas em seis jogos oficiais. Apesar da equipe ter se classificado para o Final 8 da Champions League (a qual é a atual campeã), não tem apresentado um bom basquete. No jogo contra o Fuenlabrada, que briga contra o rebaixamento, a equipe não conseguiu se impor em nenhum momento, fazendo um jogo equilibrado e decidido a favor dos donos da casa nos momentos finais. O Burgos foi esmagado nos rebotes (49 a 32), especialmente os ofensivos (19 a 7), onde Chema González e Leo Meindl foram dominantes. Aliás, o brasileiro foi o grande nome do jogo, com 20 pontos, 11 rebotes, uma assistência, três roubos de bola e valoração de 27, a maior do jogo. O cestinha da partida foi Thad MacFadden, do Burgos, com 21 pontos. O outro brasileiro, Vitor Benite, também da equipe visitante, teve uma partida discreta, com seis pontos, três rebotes e duas assistências. Com a derrota, o Burgos cai para a sexta posição, com 17 vitórias e dez derrotas, enquanto o Fuenlabrada sobe para a 15ª posição, com nove vitórias e 20 derrotas, lutando para permanecer na elite do basquete espanhol.
Também um jogo muito importante para a classificação, o Gran Canaria atropelou o Joventut em Badalona, por 84 a 103, e entrou definitivamente na briga por uma vaga aos playoffs. Apesar da eliminação nas semifinais da EuroCup na sexta-feira, os “grancanarios” mostraram mais vontade e fizeram um primeiro tempo arrasador (34 a 55). Os catalães até reagiram, deixando a diferença em três pontos (após chegar a 23), mas a equipe do Gran Canaria atropelou novamente, fazendo um último quarto sensacional (16 a 31) e engatando a quarta vitória seguida na competição. Grande partida de Sean Kilpatrick, com 20 pontos, duas assistências e dois roubos de bola, e o lituano Tomas Dimša, com 17 pontos e duas assistências. Pela equipe da casa, o croata Ante Tomić foi o grande destaque, com 19 pontos, sete rebotes, quatro assistências e valoração de 26, a mais alta da partida. Com a vitória, o Gran Canaria sobe para a nona colocação, com 13 vitórias e 15 derrotas, enquanto o Joventut permanece na sétima posição, com 16 vitórias e 12 derrotas.
Outras partidas da Rodada 30
Além dos jogos mencionados acima, também houve a realização do confronto entre Obradoiro e Manresa, vencido pelo Obradoiro por 90 a 87, e Gipuzkoa e Real Betis, vencido pelo Betis por 68 a 91. A vitória do Obradoiro colocou a equipe na 14ª colocação (nove vitórias e 19 derrotas), dando um fôlego na briga contra o rebaixamento, enquanto o Manresa perde a oportunidade de encostar mais no G8, caindo para a 10ª posição, com 13 vitórias e 16 derrotas. Destaque do jogo para Jake Cohen, do Obradoiro, com 16 pontos, seis rebotes, três assistências, dois roubos de bola, um toco e valoração de 28. Na outra partida, o Gipuzkoa permanece na lanterna, com seis vitórias e 22 derrotas, enquanto o Betis permanece na 17ª posição, com oito vitórias e 20 derrotas, também no desespero contra o rebaixamento. Esta partida teve como destaque o senegalês Youssou Ndoye, com 23 pontos, sete rebotes, uma assistência, um roubo de bola e valoração de 33.
Próximos jogos (Rodadas 31 e 32)
A rodada 31 será disputada durante a semana, em função da folga de jogos da Euroliga, iniciando na terça-feira (13) com um grande confronto entre o líder Real Madrid e o terceiro colocado Tenerife. A partida deve marcar a estreia do francês Vincent Poirier no time da capital, de volta à Liga ACB após uma passagem pela NBA.
13/04/21: Real Madrid x Tenerife (16:15h, horário de Brasília)
14/04/21: Burgos x Gipuzkoa (16:15h, horário de Brasília)
14/04/21: Gran Canaria x Barcelona (16:15h, horário de Brasília)
15/04/21: Baskonia x Estudiantes (13:30h, horário de Brasília)
15/04/21: Real Betis x Murcia (13:30h, horário de Brasília)
15/04/21: Malaga x Bilbao Basket (16:15h, horário de Brasília)
15/04/21: Manresa x Zaragoza (16:15h, horário de Brasília)
16/04/21: Valencia x Obradoiro (16:15h, horário de Brasília)
O jogo entre Andorra e Fuenlabrada foi postergado, em função dos casos de Covid-19.
Na semana também será disputado o jogo atrasado da rodada 27, entre Burgos e Joventut Badalona, no dia 16/04 às 13:30h (horário de Brasília).
A rodada 32 será disputada no final de semana (sábado, 17 e domingo, 18), com dois jogos já postergados: Murcia x Andorra e Bilbao Basket x Fuenlabrada.
17/04/21: Barcelona x Manresa (13:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Estudiantes x Real Betis (7:15h, horário de Brasília)
18/04/21: Obradoiro x Gran Canaria (12:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Baskonia x Burgos (12:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Real Madrid x Joventut Badalona (13:30h, horário de Brasília)
18/04/21: Zaragoza x Gipuzkoa (15:00h, horário de Brasília)
18/04/21: Tenerife x Malaga (16:00h, horário de Brasília)