Como informamos no último dia 17/03, a nossa cobertura das ligas nacionais acontecerá na forma de textos individuais falando sobre algumas ligas domésticas, ao invés do tradicional apanhado semanal “Relatório das Ligas Domésticas”. Ao longo da semana (sem dias específicos) textos sobre outras ligas poderão ser publicados.

A HEBA realizou a 19ª rodada de sua temporada regular, com cinco dos seis jogos acontecendo no último final de semana e uma partida precisando ser adiada. Com mais três rodadas para a conclusão da temporada regular, a ordem da zona de classificação para as quartas-de-final ainda está completamente indefinida.

O jogo que ficou faltando para completar a rodada foi entre o duelo entre o líder da competição, Lavrio, e o Iraklis, oitavo colocado. A partida precisou ser remarcada pois o Iraklis estava na disputa da FIBA Europe Cup e jogou duas partidas pela competição na semana passada, uma delas na sexta-feira, quando foi eliminado na fase de quartas-de-final para o Ironi Ness Ziona (ISR). A princípio, ela estava marcada para acontecer nesta quarta-feira (31), motivo pelo qual este texto estava programado para ser publicado apenas hoje. Porém, ontem (30) a liga anunciou um novo adiamento desta partida, mas, desta vez, porque o time do Iraklis está com problemas de COVID-19. A nova data para sua realização ainda não foi definida.

Panathinaikos atropela lanterna Messolonghi e coloca pressão no Lavrio

O Panathinaikos conseguiu um verdadeiro atropelo para cima do lanterna Messolonghi. Jogando em Atenas, os “Verdes” dominaram desde o primeiro minuto de jogo. Com exceção de uma pequena reação no final do segundo quarto, quando chegaram a cortar para apenas cinco pontos a vantagem do adversário, o Messolonghi nunca foi uma ameaça verdadeira ao Panathinaikos na partida. Com a mão certeira do perímetro, os donos da casa chegaram a abrir 45 pontos de vantagem e caminharam para sua vitória mais tranqüila no campeonato até aqui, por 102 a 68.

O principal destaque dos Verdes no jogo foi o armador Lefteris Bochoridis, cestinha da partida com seus 16 pontos, além de oito rebotes e quatro assistências, para 27 de valoração. Quatro outros jogadores do Panathinaikos tiveram também pelo menos dez de valoração, incluindo Mario Hezonja, que com 11 pontos e quatro assistências, acumulou 18 de valoração. Foi a quinta vez nos últimos seis jogos que o Panathinaikos acertou pelo menos 15 bolas de três em um jogo. No período citado, o time vem mantendo um aproveitamento de 49,4% da linha de três, uma melhora significativa em relação ao período antes do técnico Oded Kattash assumir o comando da equipe (36,9% nos primeiros 12 jogos). Pelo Messolonghi, o armador Mark Lyons foi o cestinha, com 15 pontos.

Com a quinta vitória consecutiva, o Panathinaikos se tornou o primeiro clube a alcançar as 15 vitórias no torneio e, com 32 pontos, igualou o número de pontos do líder Lavrio. Assim, o time da capital tem a possibilidade de retomar a liderança isolada da HEBA no próximo final de semana, caso vença seu compromisso e o Lavrio perca o seu. Um detalhe é que o Panathinaikos tem dois jogos a menos e, portanto, depende só de si para terminar a temporada regular em primeiro lugar. O Messolonghi, que disputa a primeira divisão pela primeira vez em sua história, corre sérios riscos de rebaixamento. O time, como mencionado antes, é o último colocado, com apenas 23 pontos (quatro vitórias e 15 derrotas). Na próxima rodada, a equipe faz um confronto direto contra o time imediatamente à sua frente na tabela, o Larisa, e uma derrota seria valiosíssima para a sua sobrevivência.

AEK passa sufoco, mas derrota Aris fora de casa e se mantém em terceiro

O AEK Atenas sacudiu a poeira após uma péssima semana na Basketball Champions League, na qual perdeu as duas partidas que disputou. A “União” viajou até o norte do país, onde enfrentou o Aris Tessalônica, em um duelo cheio de história.

Quem começou melhor a partida foram os donos da casa, que abriram logo de cara 11 a 3. O AEK teve que suar muito, mas conseguiu virar ainda no primeiro período, o qual venceu por 18 a 15. O Equilíbrio prevaleceu durante todo o segundo quarto e os visitantes foram para os vestiários vencendo por 34 a 27. Mas, no terceiro quarto, a história foi bem diferente. Impulsionado por duas cestas de três de Matt Lojeski, o AEK conseguiu uma parcial de 17 a 9 e abriu ali a sua maior vantagem no jogo, com 15 pontos de frente, antes mesmo da metade do quarto.

Os visitantes conseguiram “cozinhar” a partida, tentando administrar a vantagem. Com menos de três minutos para o fim, o jogo parecia definido, quando a “União” vencia por 70 a 59. Mas, comandados por Mario Chalmers, o Aris conseguiu deixar a partida interessante. Os donos da casa conseguiram uma parcial de 9 a 2 nos dois minutos finais e, a 11 segundos do fim, tiveram a chance de cortar até mesmo para um ponto a vantagem dos atenienses. O ala estadunidense Mario Little errou um lance livre, mas conseguiu batalhar e pegar o próprio rebote, porém, errou um passe e devolveu a bola para o AEK, que matou o jogo na linha de lance livre, vencendo por 73 a 68.

O veterano Lojeski, do AEK, terminou o co-cestinha da partida, com 16 pontos, além de contribuir com quatro rebotes (20 de valoração). O armador Nikos Zisis, já com seus 37 anos, distribuiu quatro assistências e fez apenas três pontos nesse jogo. Porém, esses três pontos foram suficientes para ele se tornar o sexto maior cestinha na história do AEK no campeonato grego. Pelo lado do Aris, o ex-campeão da NBA, Mario Chalmers, foi o cestinha, também com 16 pontos, além de três roubos (15 de valoração). O ala-pivô bósnio Milan Milošević também se destacou pelos tessalonicenses, chegando perto de um duplo-duplo: nove pontos e 13 rebotes. Destes, sete foram ofensivos, o que representa a maior marca de um atleta do Aris desde a temporada 2015-16.

Foi a quinta vitória consecutiva do AEK na competição e o time segue firme no terceiro lugar, com os mesmos 32 pontos (14 vitórias e quatro derrotas) que o segundo colocado, Panathinaikos. Nos dois jogos que lhe restam pela temporada regular, a força do AEK será colocada em teste, pois o time enfrenta na próxima rodada o líder Lavrio e recebe o Panathinaikos no Dérbi de Atenas, na última. Vale lembrar que a “União” ainda tem um jogo a menos. Décimo colocado, o Aris,  com 24 pontos (seis vitórias e 12 derrotas), tem apenas um ponto a mais que o lanterna Messolonghi, que seria hoje o time rebaixado. Dos três jogos que restam ao time, um é um confronto direto na luta contra o rebaixamento, diante do Kolossos, mas os outros dois são contra times dentro da zona de classificação.

Próxima rodada

A 20ª rodada, antepenúltima da temporada regular, está programada para acontecer normalmente neste próximo final de semana. Caso problemas com o Coronavírus não alterem isso, quatro jogos acontecerão no sábado e dois no domingo. Porém, é difícil imaginar que esse novo surto anunciado no time do Iraklis permitirá que o clube enfrente o Panathinaikos no domingo.

Vários bons jogos acontecerão e o mais importante deles é o duelo entre AEK e Lavrio, que fecha a porção de sábado da rodada. A bola sobe para esta partida em Atenas às 14h do horário brasileiro. Se confirmado o adiamento da partida do Panathinaikos, o vencedor deste jogo terminará a rodada como o líder isolado da competição.

Outro jogo que merece destaque é o duelo entre o quarto colocado, Peristeri, e o sétimo, Promitheas, dois clubes que nesta temporada representaram a Grécia nas competições européias – respectivamente, Basketball Champions League e EuroCup. A bola sobe no domingo para este jogo às 14h.

Definidas as novas datas para a conclusão da Copa da Grécia

A Federação Grega anunciou nesta segunda-feira (29) as novas datas para a conclusão da Copa da Grécia. O torneio aconteceu parcialmente no último mês de fevereiro, pois a equipe do Panathinaikos passou por um surto de COVID-19 e precisou ter seus jogos adiados. A outra chave jogou suas partidas normalmente e o Promitheas conseguiu avançar para a final, ao eliminar o Kolossos e o P.A.O.K. nas quartas e semifinais.

Do outro lado da chave, o Lavrio derrotou o AEK em uma partida eletrizante e avançou para a semifinal. O clube está aguardando o duelo entre Panathinaikos e Peristeri, pela outra quarta-de-final, que agora ficou marcado para o dia 27/04. O vencedor deste jogo recebe o Lavrio no dia 29/04. A grande final contra o Promitheas está marcada para o dia 05/05, no ginásio O.A.K.A., em Atenas.

Classificação atualizada

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *