A 11ª rodada da Euroliga foi realizada nesta quinta e sexta-feira (1º e 02/12) e acirrou ainda mais a disputa na parte de cima da classificação. Isso porque o líder Fenerbahçe foi derrotado em casa, enquanto Real Madrid, Barcelona e Monaco venceram seus compromissos e encostaram no topo da tabela. Alguns encontros (e reencontros) marcaram a rodada. Veja o que de melhor aconteceu.

LEIA TAMBÉM: Rodada Dupla na Euroliga: Fenerbahçe segue no topo e muita briga pela segunda colocação

MVP volta e Barça vence

Foram mais de cinco meses fora de ação por conta de uma lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda, mas agora Nikola Mirotić está de volta ao Barcelona. Diante do Alba, em Berlim, o MVP da última temporada regular da Euroliga retornou em grande estilo. Segundo cestinha da última época com média de 16.9 pontos, o ala-pivô começou 2022/2023 com número acima. Foram 19 pontos na capital alemã, em vitória complicada do Barça.

A partida teve muitas alternâncias, com cada time “mandando” em um período. No primeiro, os catalães dominaram ao fazer 30 pontos, contra 19 dos donos da casa. No segundo quarto, porém, o Alba reagiu e virou o jogo, sob comando das bolas triplas de Tamir Blatt. Foram três do israelense na parcial, vencida por 27-15 (46-45 no total). Já no terceiro, o Barça voltou a ter domínio, com boa participação da dupla de armadores, Tomáš Satoranský e Nico Laprovittola.

Com 15 pontos de vantagem quando o último quarto começou (71-57), o Barça parecia caminhar para uma vitória tranquila. Engano. Até metade do período, o Alba fez 14-5, diminuindo a distância para apenas cinco pontos (76-71). O espanhóis seguraram a pressão do time alemão, esteve somente um ponto à frente em mais de um momento, mas garantiram o triunfo por 88-86, que deixa os culés com 8-3 de recorde, em 3º lugar na classificação.

Além da volta de Mirotic a vestir a camisa do Barça, outro fato envolvendo a partida foi o encontro de Oscar da Silva com seu ex-clube pela primeira vez. O teuto-brasileiro teve destaque no Alba na temporada passada e foi contratado pelo gigante espanhol. Em quadra, porém, o ala-pivô teve atuação muito discreta, com apenas um ponto e um rebote em mais de 15 minutos jogados.

Monaco vence duelo francês

No embalo de reencontro com ex-equipes, o confronto de franceses também teve o seu. O Monaco visitou o ASVEL, onde Élie Okobo teve grandes momentos na última temporada. O armador francês voltou à Europa e foi campeão nacional em cima do próprio time monegasco, com direito a prêmio de MVP das finais. Na offseason, juntou-se a Mike James e Jordan Loyd, outro recém-chegado. O desempenho de Okobo, porém, foi bem abaixo do seu potencial, apesar de sair vencedor.

Não é exagero afirmar que o duelo teve quase 35 dos 40 minutos de extremo equilíbrio no placar. Até cerca de cinco minutos para o fim do jogo, a maior vantagem a favor do Monaco havia sido de seis pontos (39-33), ainda no segundo quarto. Já o ASVEL nunca esteve à frente por mais de quatro pontos. Além disso, todas as parciais terminaram rigorosamente empatadas: 20-20 no 1º, 25-25 no 2º e 15-15 no 3º, totalizando 60-60.

Já na última metade do última quarto, os monegascos conseguiram abrir distância. Ironicamente, Okobo tinha apenas dois pontos na partida, mas converteu uma bola tripla que ajudou na caminhada rumo à vitória, por 84-75. O ex-jogador do ASVEL teve apenas cinco pontos, igualando sua pior marca nesta temporada de Euroliga. O Monaco chegou aos mesmos 8-3 do Barcelona, na 4ª posição na tabela.

Encontro de cestinhas com homenagem

Em Istambul, o Anadolu Efes recebeu o Olympiacós. Foi o primeiro confronto dos dois times após a semifinal do último Final Four, quando os turcos venceram com um game-winner de Vasilije Micić. Além disso, os dois maiores pontuadores da liga até então estavam frente a frente: Will Clyburn (média de 20.4 pontos) e Sasha Vezenkov (20.1).

A partida marcou também a aposentadoria da camisa 44 do Efes, de Krunoslav Simon. O jogador croata, hoje com 37 anos, chegou ao clube turco em 2017, e em cinco temporadas conquistou duas vezes a liga, a copa e a supercopa da Turquia, além da Euroliga, em 2021 e 2022. Após 10 anos, retornou ao seu país para atuar no Cedevita Junior.

Em quadra, o Olympiacós dominou a partida durante todo primeiro tempo. Logo que a bola subiu, aliás, os gregos abriram 10-0. Mesmo com equilíbrio por parte do Efes, em especial no terceiro quarto, a virada só aconteceu no início do quarto final. Liderados por Vasilije Micić, Will Clyburn e Elijah Bryant, com 61 pontos combinados, os atuais bicampeões venceram por 82-71 e subiram para o sexto lugar, com 6-5.

Com destaque para a eficiência do perímetro (15 bolas em 30 arremessos), o time turco teve Clyburn como cestinha da partida, com 24 pontos. Porém, foi Micić o grande nome não apenas do duelo, como de toda rodada da Euroliga. O sérvio “flertou” com um triplo-duplo, com 18 pontos, nove rebotes e nove assistências, para 31 de PIR (Performance Index Rating), sendo eleito MVP da rodada.

Líder tropeça em casa

O confronto entre Fenerbahçe e Real Madrid não teve grandes encontros ou reencontros, mas reuniu o ainda líder e o agora vice-líder da Euroliga. O time espanhol teve amplo domínio da partida, tanto que os turcos só estiveram à frente do placar uma vez, com apenas dois minutos jogados. Com forte marcação, os madrilenos abriram vantagem logo no primeiro período, que fez diferença no decorrer do jogo.

A partir do segundo quarto, o Real abriu distância e administrou o resultado. Mais eficiente nas bolas triplas (11 contra 6), o atual vice-campeão da Euroliga caminhou sem sustos para a vitória por 85-71. Edy Tavares, com 100% de aproveitamento (7/7 e 3/3 nos lances livres) foi o destaque, com 17 pontos. O Real Madrid agora se junta a Barcelona e Monaco com 8-3 de recorde, mas fica em segundo lugar, somente abaixo do Fenerbahçe, que segue na liderança com 9-2.

Demais resultados

A Olímpia Milão segue sua sequência negativa na Euroliga. O time italiano foi ao País Basco e perdeu para o Baskonia, no que foi sua sétima derrota consecutiva. Os espanhóis dominaram toda a partida e saíram com a vitória por 78-62. Nem o duplo-duplo de 23 pontos e 12 rebotes (33 de PIR) de Brandon Davies foi capaz de evitar mais um revés da equipe de Ettore Messina, que vive a expectativa de acertar a contratação de Facundo Campazzo, estrela da Euroliga que está de saída da NBA. 

Outro time espanhol que venceu na rodada foi o Valencia, em duelo muito disputado contra o Partizan em Belgrado. As equipes estiveram quase sempre muito próximas no placar, ou mesmo empatadas, como ao fim dos 40 minutos de jogo. Com 84-84, o confronto foi para a prorrogação, onde o Valencia conseguiu a vitória por 100-96. Jasiel Rivero foi um dos cestinhas com 22 pontos, assim como Mathias Lessort, que teve um duplo-duplo com 10 rebotes e 37 de PIR, mas incapaz de evitar a derrota. 

Na Lituânia, o Panathinaikós freou a boa sequência do Žalgiris ao dominar o placar e vencer por 81-67, com destaque para Derrick Williams, autor de 25 pontos. Por fim, Estrela Vermelha e Bayern venceram seus compromissos como mandantes. Os sérvios encararam a Virtus Bolonha e ficaram parte do jogo atrás, mas depois venceram com certa tranquilidade por 83-74. Já os alemães resistiram aos incríveis 36 pontos de Lorenzo Brown (43 de PIR) e venceram por 98-89. Cassius Winston, com 23 pontos, foi o cestinha dos bávaros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *