A 16ª rodada da Euroliga foi disputada no apagar das luzes de 2022, com jogos acontecendo nos dias 29 e 30 de dezembro. O topo da liga segue com muita paridade. Baskonia (ESP), Barcelona (ESP) e Monaco (FRA) dividem o topo com 11 vitórias e 5 derrotas cada, enquanto Olympiacos (GRE), Fenerbahçe (TUR) e Real Madrid (ESP) seguem logo atrás com 10 vitórias e 6 derrotas cada. No final da tabela, destaque para a Olimpia Milano (ITA), que após perder nove partidas consecutivas, agora se recupera na competição e chega à sua terceira vitória em sequência.
Duelo espanhol define o topo da tabela no primeiro dia de jogos
Com Real Madrid e Baskonia vencendo suas partidas na rodada anterior, o encontro entre eles nesta rodada ganhou ares de mata-mata para definir quem ficaria no topo da tabela, mesmo que empatado com os outros times. Quem levou a melhor neste duelo foi o Baskonia, graças à explosão de Markus Howard. Em 3 minutos e 8 segundos, ele acertou três bolas de três, converteu duas bandejas e deu uma assistência para a enterrada de Matt Costello. Tudo isso em frente aos fãs do time basco na Buesa Arena. Howard anotou 28 pontos (6 bolas de três) e liderou o Baskonia à vitória pelo placar de 92 x 86. Gabriel Deck (17 pontos) e Edy Tavares (15 pontos e 12 rebotes) bem que tentaram, mas não conseguiram impedir a derrota do time merengue.
Ainda no dia 29, outro duelo direto por posição na classificação aconteceu em Tel Aviv, onde o Maccabi (ISR) recebeu o Anadolu Efes (TUR), e venceu jogando em seus domínios. Lorenzo Brown liderou o ataque do time israelense, anotando 23 pontos e 7 assistências na vitória por 80 x 72. O Maccabi foi especialmente dominante no último período, vencendo pela parcial de 23 x 7 e com isso alcançando sua nona vitória nesta edição da Euroliga, consolidando o time na sétima colocação com uma vitória a mais que o Efes, atual oitavo colocado. Pelo time turco, destaque para Will Clyburn (20 pontos) e Vasilje Micic (13 pontos e 7 assistências).
Mais dois jogos movimentaram o dia 29, primeiro com a Olimpia Milano vencendo o Valencia (ESP) por 90 x 79 e chegando a sua terceira vitória consecutiva depois de amargar nove derrotas em sequência na competição. Jogando em seus domínios, o time italiano contou com boa atuação de Brandon Davies (17 pontos, 6 assistências e 100% nos arremessos de quadra), além de 24 pontos de Billy Baron. Pelo Valencia, Bojan Dubljevic anotou 26 pontos. A Olimpia agora ocupa a 14ª colocação com 6 vitórias, uma a menos que o Valencia, 12º colocado. No último jogo do primeiro dia da rodada, o Partizan (SER) venceu o Bayern (ALE) por 83 x 77, com Othello Hunter (16 pontos e 14 rebotes) dominando o garrafão. Dante Exum anotou 19 pontos pelo Partizan, com Mathias Lessort contribuindo com 16 pontos e 11 rebotes, mas não foi o suficiente para vencer o time bávaro. O Bayern chegou à sua quinta vitória e é o penúltimo colocado da Euroliga, enquanto o Partizan tem sete vitórias e ocupa a 11ª colocação.
Emoção até o fim em Mônaco na despedida da Euroliga em 2022
No último dia de jogos da Euroliga no ano de 2022, o grande destaque foi para a partida entre Monaco e Zalgiris (LIT). Jogando na França, o Monaco viu Mike James, seu maior astro, ter uma partida sofrível. Foram apenas 2 pontos para ele no jogo, convertidos na linha de lance livre, com uma performance de 0-7 nos arremessos de quadra. Algo muito atípico para James, que tem sido um dos melhores jogadores do basquete europeu nas últimas temporadas.
Apesar disso, Elie Okobo estava decidido a não perder este jogo. O armador veio do banco para anotar 22 pontos e comandar a virada do Monaco no quarto período, onde o time venceu pela parcial de 24 x 18, suficiente para consolidar a vitória pelo placar de 84 x 82. Roland Smits (18 pontos) e Keenan Evans (17 pontos e 5 assistências) tentaram, mas não conseguiram a vitória para o time lituano. O Monaco se consolidou no 3º lugar, com a mesma campanha dos líderes Baskonia e Barcelona, enquanto o Zalgiris está em 9º, com campanha equilibrada de oito vitórias e oito derrotas.
Outro jogo bastante disputado aconteceu em Belgrado, onde o Estrela Vermelha (SER) recebeu o Barcelona, mas viu o time catalão sair vencedor por 99 x 95. Tomas Satoransky fez aquele que pode ser considerado o melhor jogo de sua carreira na Euroliga, com 19 pontos e 10 assistências. Outros cinco jogadores do Barça quebraram a barreira dos dois dígitos na pontuação, com Cory Higgins (15), Álex Abrines (14), Nikola Mirotic (12), Jan Veselý (10) e Sertaç Sanli (10) ajudando a alimentar o poderoso ataque do Barcelona. Já pelo Estrela Vermelha, Nemanja Nedovic (24 pontos e 7 assistências), Filip Petrusev (24 pontos e 9 rebotes) e Luka Mitrovic (18 pontos e 8 rebotes) lideraram os esforços. Luca Vildoza, que vinha em grande fase nas últimas semanas e foi eleito o MVP de dezembro na Euroliga, jogou apenas 4 minutos e saiu lesionado, com a expectativa que perca ao menos um mês na recuperação. O Estrela Vermelha agora corre para inscrever Facundo Campazzo, seu grande reforço para a temporada, para substituir o poder de criação de Vildoza. O time tem 11 jogos no mês de janeiro (6 pela Euroliga e 5 pela liga adriática), então tem pressa na inscrição de Campazzo.
Em Atenas, o Panathinaikos (GRE) recebeu o Olympiacos, mas não fez valer o mando de quadra e perdeu o clássico grego pelo placar de 95 x 71. Moustapha Fall (19 pontos e 9 rebotes) liderou o Olympiacos, que jogou sem Sasha Vezenkov, seu melhor jogador na atual temporada. Nem mesmo os 30 pontos e 6 rebotes de Dwayne Bacon foram suficientes para evitar a derrota do Panathinaikos, que tem apenas 6 vitórias na competição e ocupa o 15º lugar. O Olympiacos segue como um dos líderes e tem campanha exatamente inversa, com 10 vitórias e 6 derrotas, além da 4ª colocação na tabela.
Outro mandante que saiu derrotado nesta rodada foi o ASVEL (FRA), que recebeu o ALBA Berlin (ALE) em seus domínios e perdeu pelo placar de 91 x 79. Jaleen Smith liderou o time alemão com 21 pontos e 6 rebotes, com Alex Tyus sendo o maior destaque do ASVEL com 13 pontos e 9 rebotes. Os dois times estão no final da classificação, com o ALBA sendo o lanterna com suas 4 vitórias, enquanto o ASVEL ocupa a 16ª colocação com 6 vitórias.
Concluímos os trabalhos da Euroliga em 2022 com a vitória da Virtus Bologna (ITA) sobre o Fenerbahçe. Com o jogo disputado em Bologna, a Virtus fez valer o mando de quadra e venceu por 92 x 88 em partida que não foi nada fácil. O time italiano venceu o último período por 27 x 20, conseguindo assim criar a vantagem necessária para vencer o jogo. Marco Belinelli liderou o ataque da Virtus com 18 pontos, auxiliado principalmente pelos 14 pontos e 7 rebotes de Mouhammadou Jaiteh. Pelo Fenerbahçe, grande atuação de Jonathan Motley, com 26 pontos e 8 rebotes. Com a vitória, a Virtus chegou ao sétimo triunfo na competição, e ocupa o 13º lugar. Já o Fenerbahçe perdeu a chance de se igualar a Baskonia, Barça e Monaco no topo, e agora ocupa o 5º lugar.