Desde que adotou o formato de temporada regular única, em 2016, o equilíbrio tem sido uma das características mais marcantes da Euroliga. Porém, o equilíbrio que estamos vendo este ano até o momento é sem precedentes. Na última quinta e sexta-feira (18/01 e 19/01) foi realizada a 20ª rodada e quatro times dividem a liderança, com a diferença para o oitavo colocado sendo de apenas duas vitórias.

LEIA TAMBÉM: Real Madrid líder isolado e fim da sequência negativa do Fenerbahçe são destaques da rodada dupla da Euroliga

Olympiacós domina Real Madrid defensivamente e assume a liderança

O grande jogo da rodada aconteceu em Pireu, na Grécia, onde o líder Real Madrid (ESP) visitou o vice-líder Olympiacós (GRE). Além das ótimas colocações de cada time, o jogo também chamou a atenção por contar com duas das melhores defesas da competição, com os gregos tendo a melhor (média de 76 pontos sofridos por jogo) e os espanhóis a quarta melhor (média de 76,9 pontos sofridos por jogo). Além disso, os Vermelhos também são o time de melhor ataque na temporada até aqui (84,6 pontos por jogo) e os “Merengues” o quinto melhor (83,3 pontos por jogo). Tudo envolvendo este jogo era espetacular.

A partida foi extremamente equilibrada no primeiro tempo, com os gregos levando a melhor no primeiro quarto, onde limitaram os visitantes a apenas 14 pontos, mas com o Real rapidamente igualando a partida no segundo período. A um minuto do fim do primeiro tempo, os donos da casa estavam à frente por apenas três pontos, mas eles conseguiram mais cinco no tempo que restava e foram para os vestiários vencendo por oito. A defesa grega continuou extremamente eficiente na volta para o terceiro período e, apesar de o Real conseguir cortar a vantagem dos locais para apenas cinco, o Olympiacós voltou a se impor e elevou a vantagem para 12 e chegando ao último quarto à frente por dez. O Real não se entregou, mas a força defensiva e a eficiência ofensiva do Olympiacós formaram uma barreira intransponível para os espanhóis. A quatro minutos do fim, os donos da casa abriam 15 de frente (65 a 50), sua maior vantagem, e o Real nunca mais conseguiu encostar. Os donos da casa venceram por confortáveis 73 a 60 e roubaram do oponente a liderança da competição – mas com campanha idêntica à dos espanhóis.

O Olympiacós teve como destaques individuais Thomas Walkup, cestinha do embate com 18 pontos, a estrela do time, Sasha Vezenkov, com 15 pontos e cinco rebotes, e Kóstas Sloúkas, com 11 pontos e seis assistências. O Real Madrid, por sua vez, teve apenas dois atletas pontuando em duplos-dígitos, Džanan Musa e Walter Tavares, ambos com 12 pontos.

Em duelo extremamente equilibrado, Fenerbahçe derrota Monaco na prorrogação e entra no quádruplo empate

No jogo mais equilibrado da rodada, o terceiro colocado Fenerbahçe (TUR) recebeu o quinto colocado Monaco (FRA) em Istambul, em um duelo cujo vencedor terminaria a rodada dentro do “G4” e o perdedor fora. Como era de se esperar de duas equipes tão fortes, o equilíbrio foi a tônica da partida, com o placar terminando empatado após três dos quatro períodos de jogo. Os donos da casa começaram melhores, abrindo 19 a 10 nos primeiros sete minutos de jogo, mas o Monaco empatou o jogo antes do fim do primeiro quarto e foi mais dominante no segundo quarto, quando chegou a abrir 13 de frente. Os franceses chegaram ao intervalo vencendo por 47 a 39, mas não demorou muito para o Fenerbahçe voltar para o jogo no terceiro quarto.

Comandados pelo armador Scottie Wilbekin, os anfitriões foram pouco a pouco acabando com seu déficit, até empatar e virar o jogo a dois minutos do fim do período. Novamente a partida estava empatada ao fim do terceiro quarto, 60 a 60, e a partida permaneceu “lá e cá” na primeira metade do último quarto. O Fenerbahçe conseguiu se impor e criar uma boa vantagem de oito pontos a cerca de dois minutos para o fim, mas o Monaco não desistiu e continuou pressionando pelo empate. Sem deixar o Fenerbahçe pontuar nos dois minutos finais, a insistência dos franceses foi coroada a 0.2s do fim, quando Mike James infiltrou o garrafão, tentou uma bandeja que acabou não entrando, mas John Brown catou o rebote no segundo final e colocou a bola na cesta ainda no ar. A partida seguiu eletrizante na prorrogação até os segundos finais, mas o Fenerbahçe conseguiu prevalecer na linha do lance livre para assegurar sua terceira vitória seguida e se manter no terceiro lugar.

Ambos os times tiveram diversos jogadores pontuando em duplos-dígitos, cinco pelo lado do Fenerbahçe e quatro pelo lado do Monaco. Mas cada time teve sua grande estrela como grande destaque: James, cestinha da partida, teve 23 pontos, seis rebotes e seis assistências, enquanto Wilbekin foi o cestinha do Fenerbahçe, com 21 pontos, além de cinco assistências.

Barcelona vence duelo espanhol e se firma no “G4”; Žalgiris vence a quarta seguida e cola no pelotão de frente

Em Vitoria-Gasteiz, no norte da Espanha, o Barcelona (ESP) se reencontrou com a vitória ao derrotar o Baskonia (ESP) por 85 a 78, consolidando sua quarta colocação e impedindo que o rival espanhol se reconectasse com o grupo da frente. A partida foi equilibrada do início ao fim, com o Barça abrindo brevemente uma vantagem de duplos-dígitos no segundo quarto. Os catalães conseguiram se manter à frente até o fim da partida muito em graça a seu trabalho defensivo, anulando a estrela do Baskonia, Markus Howard, que voltava de lesão. O Baskonia chegou a reagir no terceiro quarto, cortando seu déficit para apenas um ponto, mas os visitantes prevaleceram no último quarto e voltaram a abrir duplos-dígitos de vantagem, sobrevivendo à pressão dos bascos. Com 15 pontos e seis rebotes, o ala-pivô Nikola Mirotić foi o cestinha da partida. O Barça, apesar de se manter no quarto lugar, tem a mesma campanha dos três clubes à sua frente.

Grande sensação da temporada, o Žalgiris Kaunas (LIT) chegou à sua quarta vitória consecutiva ao bater outra sensação da temporada, o Estrela Vermelha (SER), por 71 a 66 na Lituânia. A partida teve momentos de dominância de ambas as equipes: os anfitriões foram melhores no primeiro tempo, vencendo os dois primeiros quartos e chegando a ter 12 pontos de vantagem durante o segundo quarto. Mas o Estrela (que ainda não pode contar com Facundo Campazzo em jogos da Euroliga) voltou para o terceiro quarto com uma defesa arrasadora e, comandado por Luka Mitrović e Filip Petrušev no ataque, conseguiu virar a partida. Os sérvios se mantiveram à frente até a metade do último quarto, chegando a abrir sete de vantagem, mas foi aí que do Žalgiris conseguiu uma arrancada incrível, com um parcial de 13 a 0 em quatro minutos, sendo oito pontos cruciais do ala Edgaras Ulanovas. Com apenas um minuto por jogar, o Estrela não teve mais forças para reagir. Com a vitória, o Žalgiris salta da sétima para a quinta colocação, mostrando-se faminto por estar presente no primeiro Final Four da história a ser jogado em Kaunas.

Demais resultados

Mesmo com desfalques importantes, o Maccabi Tel Aviv (ISR) se impôs novamente jogando na Menora Mivtachim Arena, derrotando o ALBA Berlim (ALE) por 87 a 74. Perdendo seu principal jogador, Lorenzo Brown, com apenas quatro minutos de jogo, os israelenses contaram com um Wade Baldwin IV inspirado: o armador conseguiu um recorde pessoal de 33 pontos (21 no segundo tempo), além de distribuir seis assistências, ajudando o Maccabi a suportar a pressão alemã no segundo tempo. A atuação de Baldwin IV lhe rendeu a nomeação de MVP da rodada. Com a vitória, a quinta seguida jogando em casa, o time israelense assume o oitavo lugar. O Maccabi também foi ajudado por nova derrota do atual bicampeão Anadolu Efes (TUR), que cai do oitavo para o nono lugar. Os turcos receberam o Bayern de Munique (ALE) em Istambul e lideraram a partida durante quase toda a partida, chegando a ter 16 de vantagem na metade do terceiro quarto. Mas o Bayern batalhou, cortou o déficit para apenas seis ao fim do período e se valeu de um parcial de 10 a 0 na metade do quarto quarto para virar a partida e não perder mais a liderança, vencendo por 89 a 81.

No duelo entre 11º e 12º colocados, o Valencia (ESP) recebeu e derrotou o Partizan Belgrado (SER) na Espanha por 89 a 81, com as duas equipes invertendo suas colocações. Comandados por 20 pontos e seis rebotes do pivô Bojan Dubljević, os valencianos criaram uma boa vantagem no primeiro tempo, a qual mantiveram até o final da partida, mas sofrendo uma grande pressão dos sérvios no último quarto, que chegaram a cortar a vantagem espanhola para apenas três pontos. Com dificuldades para se ajustar defensivamente (tem a pior defesa da Euroliga), o Partizan vê agora a Virtus Bolonha (ITA) igualar sua campanha, no 13º lugar. A gigante italiana evitou o que seria uma terceira derrota consecutiva ao prevalecer em casa sobre o cambaleante Panathinaikós (GRE), por 74 a 64. As “Vu Nere” dominaram no primeiro tempo, mas viram os gregos voltarem para o segundo tempo melhores, a ponto de virarem a partida no último quarto. Mas o time da casa se impôs e, com um parcial de 12 a 0, recuperaram a liderança e ficaram com a vitória.

Por fim, a partida que fechou a rodada foi o encontro entre lanterna e vice-lanterna, com a Olimpia Milão (ITA) recebendo o ASVEL (FRA) no norte da Itália. Os franceses foram melhores durante todo o tempo, apesar de a campeã italiana conseguir empatar o jogo ao fim do terceiro quarto. Mas com uma boa performance no último período, o time da região de Lyon conseguiu encerrar a incômoda série de cinco derrotas seguidas, vencendo por 79 a 73, e deixando a Olimpia com a última colocação. Foi a quarta derrota seguida dos italianos.

Classificação após a 20ª rodada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *