Em semana de rodada dupla, a Euroliga teve partidas da rodada 22 nesta terça e quarta-feira (31/01 e 01/02), com destaques para Olympiacos e Real Madrid, que permanecem no topo. O Valencia continuou embalado e venceu a quinta consecutiva, entrando na zona de classificação aos playoffs. Acompanhe o que de melhor ocorreu na rodada 22, em nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: Clássicos movimentam a 21a rodada da Euroliga
Olympiacos atropela Fenerbahçe e Valencia vence a quinta seguida
Na terça-feira (31), o Olympiacos (GRE) não tomou conhecimento do Fenerbahçe (TUR), em Istambul, vencendo por 73-93. Com incrível aproveitamento dos três pontos no jogo (17/29, 59%), o time visitante abriu 30 pontos ao final do primeiro tempo, após uma corrida de 15-0, praticamente definindo o resultado final. O Fener, com apoio da torcida e um esforço quase isolado de Marko Gudurić (24 pontos), tentou reagir, chegando a diminuir a desvantagem para 13 pontos, após corrida de 12-0. Mas o time grego estava muito sólido, e não deu chances para uma reação turca, mostrando porque é o líder da competição. Destaques para Kostas Papanikolaou, com 21 pontos, e Isaiah Canaan, com 20 pontos (6/9 da bola tripla).
Também na terça, o Valencia (ESP) conquistou a quinta vitória consecutiva, batendo o Bayern de Munique (ALE) por 82-73. Com o triunfo, o time espanhol entrou na zona de classificação para os playoffs, enquanto o time alemão segue na parte de baixo da tabela. A partida foi equilibrada no primeiro tempo, com placar baixo e os dois times tendo dificuldades ofensivas. O terceiro quarto melhorou bastante, mas a partida seguiu parelha, com pequena vantagem de cinco pontos para o time da casa no início do período final. O Bayern sofreu uma pane e, após uma corrida de 11-0, viu o Valencia abrir 17 pontos de vantagem e praticamente definir a partida. Destaque para Jonah Radebaugh, com 14 pontos e cinco rebotes, enquanto Cassius Winston anotou 22 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e 26 de PIR para o Bayern.
Real Madrid, Barcelona e Monaco vencem e completam a parte de cima da tabela
Também em partida da terça-feira, o Barcelona (ESP) teve dificuldades, mas venceu o Maccabi Tel Aviv (ISR) por 83-78. Após um bom primeiro tempo, onde chegou a abrir 11 pontos de frente, o time catalão viu o Maccabi fazer um ótimo terceiro quarto, virar a partida e abrir dez pontos no placar, para desespero da torcida. Porém, o modo “defesa” do Barça entrou em ação no período final, limitando os visitantes a apenas 11 pontos, permitindo uma sequência de 14-0, retomada da liderança e a vitória. Destaque para Cory Higgins, com 15 pontos e quatro assistências.
Na quarta-feira (01), o Monaco (FRA) interrompeu uma sequência de quatro derrotas consecutivas fora de casa, batendo o Alba Berlim (ALE) por 84-102. Após um primeiro quarto equilibrado (24-22), o time monegasco apresentou seu ataque e desmanchou o time alemão, com um placar agregado de 30-51 do segundo e terceiro períodos. Destaque para Donatas Motiejunas, com 22 pontos e 25 de PIR. Também na quarta-feira, o Real Madrid (ESP) se manteve colado no líder, vencendo sem dificuldades o Panathinaikos (GRE), por 83-68. Mesmo com um aproveitamento pífio da bola tripla (19%), o time espanhol contou com bom desempenho perto da cesta, ao contrário do time grego, que não conseguiu repetir o desempenho da rodada anterior. Ao final do primeiro tempo, o placar já mostrava grande vantagem do Real (48-30), que não deu chances de reação ao Panathinaikos. Destaque para Guerschon Yabusele, com 21 pontos e sete rebotes.
Outras partidas da rodada
A Virtus Bolonha (ITA) venceu importante partida diante do Estrela Vermelha (SER), por 84-72, subindo um pouco mais na tabela, inclusive ultrapassando o time sérvio, que chegou à terceira derrota seguida. O time italiano fez um primeiro quarto arrasador (30-14), estabelecendo o controle da partida, com ótima distribuição de bola e poucos erros. A equipe bateu o próprio recorde histórico de assistências em um jogo, com 28, com Miloš Teodosić contribuindo com nove. O destaque da equipe ficou com Tornike Shengelia, com 15 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.
O Partizan (SER) venceu a segunda consecutiva e interrompeu a sequência de duas vitórias do ASVEL (FRA), com placar de 92-71. Além da agressividade no ataque, foi a defesa que fez a diferença, com o time da casa forçando 21 erros dos visitantes, e anotando 21 pontos a partir deles, além de ter 11 roubos de bolas e apenas sete erros. Destaque para Kevin Punter, com 22 pontos. A Olimpia Milão (ITA) pôs fim a péssima sequência de cinco derrotas e bateu a forte equipe do Baskonia (ESP), por 89-83. O time basco, que já esteve no topo da tabela, amarga a sua quinta derrota nos últimos seis jogos, se mantendo na zona de classificação, mas ameaçado por quem está subindo. O time italiano contou com a estreia de Shabazz Napier, que contribuiu com dez pontos, dois rebotes e três assistências, em cerca de 19 minutos em quadra, sendo bastante importante para a vitória. Apesar da contribuição do trio Markus Howard (18 pontos), Darius Thompson (19 pontos) e Rokas Giedraitis (18 pontos), o Baskonia foi dominado nos rebotes e jogo de garrafão, perdendo a chance de subir na tabela. Destaque para Johannes Voigtmann, com 16 pontos e oito rebotes.
Por fim, o Anadolu Efes (TUR) passou pelo Žalgiris Kaunas (LIT), em casa, por 80-70, em uma partida vencida praticamente de ponta a ponta, porém ainda sem convencer. O time turco conseguiu manter o controle do jogo, porém não conseguiu abrir grande vantagem, muito por causa da grande partida de Ignas Brazdeikis (25 pontos), fazendo o necessário para vencer. O elenco mais robusto do Efes fez a diferença, porém o time ainda não faz apresentações de campeão, quase deixando a vitória escapar. Após boa recuperação do time lituano, a diferença ficou em dois pontos, com pouco mais de um minuto por jogar, porém a melhor defesa turca prevaleceu, e o time finalizou com um 8-0 e a vitória. Destaque para Will Clyburn, com 19 pontos, sete rebotes, três assistências e 27 de PIR, desempenho que rendeu o prêmio de MVP da rodada ao jogador.