Finalizando a semana de rodada dupla, a 32ª rodada foi disputada entre esta quinta e sexta-feira (30 e 31/03), protagonizando o duelo sem fim pelos playoffs entre as equipes no meio da tabela, pois Anadolu Efes, Žalgiris e Baskonia saíram vencedores em suas respectivas arenas. Porém, outras equipes como Estrela Vermelha, Valencia e Olimpia Milão, foram eliminadas antecipadamente da disputa pela classificação.
LEIA TAMBÉM: Encerrada a fase regular e definidos os confrontos das oitavas-de-final
Virtus, Valencia e Fenerbahçe são derrotados, prolongando ainda mais a briga pela classificação
Para abrir a rodada, nada como um jogo valendo vaga nos playoffs para aquecer as próximas partidas. O atual campeão da Euroliga, Anadolu Efes (TUR), recebeu em casa a já eliminada Virtus Bolonha (ITA) e venceu pelo tranquilo placar de 86 a 67. O grande responsável por ajudar a trazer mais um triunfo seguido para o clube turco foi o pivô Ante Žižić, uma vez que Žižić terminou o duelo com 24 pontos, a melhor marca de sua carreira, acertando quase todos os arremessos tentados (11-13 de 3 pontos) e pegou seis rebotes. O Efes fechou o intervalo com 36 a 27 no placar e abriu o terceiro período com uma sequência de 10 a 2 para estabelecer uma vantagem de dois dígitos. Nada realmente mudou no resto do jogo, já que Efes preservou a grande vantagem até o fim do confronto. Com a vitória, os turcos permanecem em uma posição competitiva na corrida pela classificação, com apenas uma vitória de diferença para o oitavo colocado.
Em um dos jogos mais importantes da temporada, o Žalgiris Kaunas (LIT) registrou uma vitória convincente sobre o Valencia (ESP), pelo placar de 95 a 74 perante a Žalgiris Arena lotada. Somando o sexto revés nas últimas sete partidas, a equipe espanhola está oficialmente eliminada da disputa pela classificação, enquanto o clube lituano segue correndo atrás do Baskonia pela oitava posição na tabela. O Valencia deu trabalho para os anfitriões na maior parte do primeiro tempo, mas nos últimos minutos, o Žalgiris fez uma corrida massiva de 16-3 e foi para o intervalo com uma vantagem de 49-40. Ao retornar à quadra, os lituanos assumiram o controle total do jogo e entraram no período final com uma clara vantagem de 74 a 55. A superação da equipe de Kaunas logo chegou a 23 pontos, e tudo acabou para a equipe do Valencia. Lukas Lekavicius liderou a tabela de pontuação com 16 pontos, mas Arnas Butkevicius teve o maior PIR de 21 do lado vencedor, marcando 11 pontos, com quatro rebotes e roubos de bola, e três rebotes.
Entre as melhores equipes caseiras da Euroliga, o Baskonia (ESP) sempre usa a torcida da Fernando Buesa Arena para mudar o ritmo da partida ao seu favor. E desta vez não foi diferente, pois mesmo atrás do placar, a torcida espanhola elevou sua equipe no segundo tempo para derrotar o Fenerbahçe (TUR) por 92 a 69, se mantendo vivo na zona de classificação da tabela, deixando o duelo contra Anadolu Efes e Žalgiris ainda mais interessante, pois qualquer tropeço custará muito caro. Estabelecendo um novo recorde na carreira, Vanja Marinković somou 35 pontos, com seis bolas de três pontos convertidas em um total de 12/18 nos arremessos de quadra. O treinador do Fenerbahçe, Dimitris Itoudis, viu sua equipe controlar o ritmo até meados do terceiro quarto. A defesa contra o jogo de transição parou de funcionar, o ímpeto foi na direção oposta e o déficit continuou crescendo, algo que o Baskonia soube aproveitar para disparar no placar e vencer o duelo.
Outros resultados
Em um jogo mais disputado do que o esperado, o Barcelona (ESP) entrou em quadra contra o Alba Berlim (ALE) e venceu por 72 a 56. Apesar do placar elástico, a equipe alemã deu muito trabalho para os catalães, mas graças a uma corrida de 19-3 no segundo tempo, o Barça conseguiu acessar o controle da partida para consagra-se vencedor e assumir a vice-liderança da competição, somando 22 vitórias até aqui.
Permanecendo embalado na competição, o Maccabi Tel Aviv (ISR) derrotou de forma convincente a já eliminada Olimpia Milão (ITA) pelo tranquilo placar de 85 a 66, registrando sua sexta vitória consecutiva, mas que ainda não o classificou por conta das vitórias de Baskonia e Žalgiris. Lorenzo Brown liderou o time vencedor com 17 pontos e oito assistências para um PIR de 20, mas Roman Sorkin foi o cestinha com 18 pontos.
Na Alemanha, o Bayern de Munique (ALE) lutou até o fim, mas não conseguiu suportar o ímpeto dos franceses do Monaco (FRA), que venceram pelo placar de 84 a 81. O triunfo fora de casa só foi decidido nos minutos finais, pois a equipe visitante chegou a entrar no último período atrás no placar, contudo, graças a uma corrida de 13-2, o Monaco voltou a liderar e assim permaneceu até o fim da partida. O armador Mike James foi o destaque da equipe vencedora e teve sua melhor atuação após ser suspenso, somando um total de 28 pontos.
No único clássico da rodada, o líder Olympiacos (GRE) se encontrou com o Panathinaikos (GRE) em Atenas, com os times em situações completamente diferentes. O clube alvirrubro registou sua 13ª vitória contra seu arquirrival em todas as competições ao vencer pelo placar final de 81 a 73. O Panathinaikos vencia por 33-38 no intervalo, mas o Olympiacos abriu o terceiro período com uma sequência de 11-1, cortesia de seis pontos consecutivos de Sasha Vezenkov (19 pontos). Os donos da casa viraram no placar e aumentaram sua vantagem nos minutos finais, com Thomas Walkup como o grande responsável, pois distribuiu 13 assistências (vencendo o prêmio de MVP da rodada).
Fazendo seu melhor jogo ofensivo de toda a temporada diante da torcida mais animada da Europa, o Partizan (SER) conseguiu derrubar o até então vice-líder Real Madrid (ESP), vencendo por 104 a 90. No entanto, o time alvinegro ainda não se classificou para os playoffs e permanece na sétima posição da tabela. Seis jogadores da equipe sérvia terminaram com dois dígitos, sendo Kevin Punter o melhor marcador. O ex-armador da Virtus Bolonha e Olimpia Milão fez 16 pontos, seis assistências e três roubos de bola.
Tentando se manter na luta pela classificação, o Estrela Vermelha (SER) viajou até a França para enfrentar o lanterna ASVEL (FRA) e conseguiu sair de lá com a vitória, pelo placar de 76 a 70. Porém a terceira vitória consecutiva dos sérvios não foi suficiente para evitar a eliminação dos playoffs. O grande destaque individual do Estrela foi o armador argentino Facundo Campazzo, que somou 11 pontos, seis assistências, seis rebotes e dois roubos de bola.