A oitava rodada da Euroliga, disputada nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/11), teve apenas quatro jogos vencidos por nove ou menos pontos de diferença, com menos equilíbrio que nas rodadas anteriores, sendo que duas partidas chegaram aos 30 pontos de vantagem para o vencedor. A liderança continua na Turquia, mas algumas equipes seguem avançando na tabela, mostrando que a disputa por uma vaga aos playoffs será acirrada até a rodada final.
LEIA TAMBÉM: 7a rodada – Fenerbahçe volta a vencer e é líder isolado; Virtus e Bayern vencem clássicos nacionais
Fenerbahçe atropela o Panathinaikos e Olympiacos segue invicto fora de casa
Em mais uma grande apresentação coletiva, o Fenerbahçe (TUR) venceu mais uma partida e se manteve na liderança da Euroliga, dessa vez atropelando o Panathinaikos (GRE) por 107-77. O time turco, que ainda não perdeu dentro de casa (5-0), tomou um susto no primeiro quarto, mas fez uma corrida de 13-0 no início do segundo período e assumiu a dianteira, para não perder mais. Dominante nos rebotes e com um aproveitamento de quadra muito alto (79% nos dois pontos, e 48% nos três pontos), o Fener fez uma parcial de 56-30 no segundo e terceiro períodos, não dando a menor chance para o lanterna PAO. Um dos destaques do jogo foi Scottie Wilbekin, com 19 pontos em pouco mais de 19 minutos em quadra, enquanto Nick Calathes contribuiu com nove pontos, cinco rebotes e sete assistências.
Já o grande rival grego do Panathinaikos segue em situação oposta. Ocupando o segundo lugar na tabela de classificação, o Olympiacos (GRE) venceu na Alemanha, batendo o Bayern de Munique (ALE) por 71-82, em jogo que liderou do início ao fim. O time grego venceu o quarto jogo fora de casa, sendo a única equipe invicta longe dos seus domínios, e mostrou porque é uma das candidatas ao título deste ano. Com um início avassalador no primeiro quarto, abrindo 17 pontos de vantagem, os “Vermelhos” controlaram o jogo e não deixaram os donos da casa a menos que quatro pontos de diferença, usando toda a experiência da equipe para fechar a partida. Com uma grande apresentação dentro do garrafão do gigante Moustapha Fall, com 16 pontos e cinco rebotes, e Thomas Walkup sendo um fator chave, com nove pontos, três rebotes, sete assistências, seis roubos de bola e 24 de PIR, o brilho ficou mesmo com Sasha Vezenkov. O búlgaro terminou com 20 pontos, 13 rebotes, quatro assistências, um roubo, um toco e incríveis 43 de PIR, recorde pessoal do atleta, o que fez com que fosse eleito o MVP da rodada.
Real Madrid e Žalgiris vencem a terceira seguida e sobem na tabela
Jogando dentro de casa, o Real Madrid (ESP) engatou a terceira vitória seguida e subiu para o quarto lugar na tabela, superando o Alba Berlim (ALE) por 90-72. O time alemão, que chegou a sua quinta derrota consecutiva, foi dominado dentro dos garrafões e viu a diferença chegar a 16 pontos no intervalo de jogo. A partir daí, o time madrilenho apenas controlou sua vantagem, conduzido com maestria pelo veterano armador Sergio Rodríguez (13 pontos e 10 assistências), além de uma apresentação de luxo do francês Vincent Poirier (19 pontos, sete rebotes, um roubo, três tocos e 28 de PIR). No time alemão vale destacar a partida do jovem italiano (20 anos) Gabriele Procida, com 13 pontos, sua melhor marca na temporada.
Outra equipe que venceu a terceira seguida é o Žalgiris Kaunas (LIT), ocupando agora a sexta posição na classificação, ao vencer a Olimpia Milão (ITA) por 71-62. O time lituano liderou de ponta a ponta, porém não conseguiu abrir grande vantagem ao longo da partida, com a equipe italiana sempre no retrovisor. Mostrando evolução ao longo da temporada, o Žalgiris não fez uma grande apresentação ofensiva, mas com certeza a defesa foi o grande destaque da vitória. Limitando a Olimpia a apenas 39 pontos após três quartos, o time da casa contou com as boas performances de Rolands Šmits (10 pontos e 10 rebotes) e Arnas Butkevičius (sete pontos, oito rebotes e dois roubos) para segurar os visitantes, além da grande apresentação do armador Keenan Evans, com 23 pontos, sua melhor marca em Euroliga.
Monaco segue no topo e Partizan entra no G8
No jogo mais equilibrado da rodada, o Monaco (FRA) voltou a vencer e assumiu a terceira posição na tabela, batendo o Baskonia (ESP) por 79-74. O time espanhol, após vencer os três primeiros jogos da temporada, conseguiu apenas um triunfo nos últimos cinco jogos, desabando na tabela. A partida teve diversas alternâncias de liderança no placar, com nenhuma das equipes abrindo mais do que oito pontos de vantagem, lideradas por Pierriá Henry (Baskonia) e Élie Okobo (Monaco). O time espanhol foi para o quarto final vencendo por sete pontos, porém o time da casa conseguiu a recuperação e, com menos de dois minutos para o final, virou a partida novamente, para não perder mais. O francês Okobo terminou com 22 pontos, enquanto o seu companheiro Mike James finalizou com dez pontos, quatro rebotes e sete assistências.
Após um início de temporada complicado, o Partizan (SER) conseguiu a quarta vitória nos últimos cinco jogos, superando o Maccabi Tel Aviv (ISR) por 96-88. A equipe do técnico Željko Obradović entrou na zona de classificação aos playoffs, enquanto o time israelense chegou na terceira derrota seguida e caiu para o décimo lugar. O jogo foi bastante equilibrado, porém o Maccabi esteve a frente a maior parte do tempo, liderado por Wade Baldwin (23 pontos, quatro rebotes e sete assistências). Mas a força da torcida sérvia e o bom elenco do time da casa entraram em ação, com uma corrida de 9-0 entre o final do terceiro quarto e início do período final, virando a partida, para não perder mais. As duas equipes tiveram elevados aproveitamentos de quadra, mas o lance livre foi fundamental para o Partizan, acertando 20 de 21 arremessos (95%), enquanto o Maccabi anotou apenas 10 de 13 tentativas. Além disso, três atuações da casa foram gigantescas: Dante Exum, com 21 pontos, quatro rebotes, cinco assistências, dois roubos e 31 de PIR; Zach LeDay, com 21 pontos, sete rebotes, duas assistências, um roubo e 27 de PIR; e Mathias Lessort, com 16 pontos, oito rebotes, quatro assistências, um toco e 27 de PIR.
Outros resultados
Em jogo importantíssimo, o atual bicampeão Anadolu Efes (TUR) interrompeu uma sequência de três derrotas consecutivas, e venceu o forte Barcelona (ESP) por 96-86, encerrando o ciclo de três vitórias seguidas do time espanhol. Após um primeiro quarto dominado pelo Barcelona, o time turco assumiu as rédeas da partida para não perder mais, com grandes apresentações de Will Clyburn (24 pontos e seis rebotes) e Vasilije Micić (22 pontos, três rebotes, cinco assistências, quatro roubos e 36 de PIR). Nem os 28 pontos de Nico Laprovittola foram suficientes para parar o time turco, que contou com um aproveitamento de 52% nos três pontos para vencer a partida.
Na estreia do técnico Duško Ivanović, o Estrela Vermelha (SER) conseguiu uma difícil vitória sobre o ASVEL (FRA), por 71-67, após um primeiro tempo que chegou a abrir 16 pontos de vantagem. Porém, no segundo tempo o time francês melhorou bastante, tanto na defesa quanto no ataque, assumiu a liderança e chegou a abrir oito pontos de vantagem, com quatro minutos por jogar. O Estrela reagiu, com apoio da fanática torcida, e com duas cestas de Nemanja Nedović, assumiu a liderança nos segundos finais. O jovem Yves Pons ainda teve dois lances livres para empatar, mas errou os dois, sacramentando a vitória do time da casa.
Por fim, a Virtus Bolonha (ITA) destruiu o Valencia (ESP) por 89-59, dominando a partida de ponta a ponta. Com um início arrasador, logo o time da casa abriu 35-11, com excelente aproveitamento de quadra e forte defesa. O time espanhol, péssimo nos arremessos de três pontos (17%), não conseguiu anotar mais que 17 pontos em nenhum quarto, ao passo que o time italiano trocava passes, aproveitava os arremessos e ignorava o time do Valencia, que saiu da zona de classificação com a derrota. Destaque para Jordan Mickey, com 16 pontos e seis rebotes.