Nesta terça e quarta-feira (28 e 29/11) foi realizada a nona rodada da fase regular da EuroCup, que também pode ser considerada o encerramento do primeiro turno da competição. O Gran Canaria permanece como a única equipe invicta na competição, enquanto o Cedevita Olimpija agora é o único time sem vencer.
Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da nona rodada.
Grupo A
BC Wolves (LIT) 87 x 101 London Lions (ING)
Vinícius Matosinhos
Em casa, o BC Wolves enfrentou uma derrota diante do London Lions, com um placar final de 87 a 101. Este foi o quarto revés do Wolves em oito jogos da temporada, enquanto os visitantes registraram sua sétima vitória em nove partidas. O time lituano caiu em desvantagem no segundo quarto, perdendo para os Leões britânicos, que abriram uma significativa vantagem de 55 a 35 no intervalo. Mesmo com esforços como os arremessos de longa distância de Adas Juškevičius e a redução da margem para 15 pontos no terceiro quarto, os Wolves não conseguiram reverter a situação. O London Lions, liderado por Conor Morgan (eleito o MVP da rodada) e Gabe Olaseni, manteve o controle do jogo, ampliando a diferença para 24 pontos em alguns momentos. Apesar das tentativas tardias de reduzir a margem, o BC Wolves não conseguiu se recuperar, resultando em sua quarta derrota na competição. O London Lions, por outro lado, consolidou sua posição com uma vitória convincente.
Reyer Veneza (ITA) 94 x 77 Hamburg Towers (ALE)
Vinícius Matosinhos
A Reyer Veneza deu mais um passo significativo em direção aos playoffs da Eurocup ao derrotar em casa o Hamburg Towers por 94 a 77. Após um primeiro quarto de baixa intensidade, o clube de Hamburgo mostrou suas vulnerabilidades defensivas, no entanto, a equipe recuperou a concentração e assumiu a liderança com autoridade, alcançando sua quarta vitória europeia. A diferença notável no jogo foi evidenciada pela relação entre assistências, com a equipe de Veneza registrando 24 contra 12 do Hamburg. O Hamburg Towers, por sua vez, optou pelo jogo um contra um, mas não conseguiu resistir à pressão defensiva dos italianos, que originou um decisivo 17-0 no segundo tempo. A atuação de destaque foi de Marco Spissu, que somou 22 pontos e nove assistências.
Cedevita Olimpija (SLO) 77 x 93 Paris Basketball (FRA)
Rafael Bittelbrunn
Continuando sua saga atrás da primeira vitória, o Cedevita Olimpija perdeu mais uma e agora é a única equipe sem vitórias na competição. Jogando dentro de casa, o time não foi páreo para o líder Paris Basketball, apesar de resistir por boa parte do jogo. Além do aproveitamento mais baixo nos arremessos, o time esloveno também teve um volume de jogo bem mais baixo que o time francês (60 vs 74 arremessos), resultado da melhor defesa visitante. Com dez roubos de bola (contra um do Cedevita) e sete tocos (versus nenhum do time da casa), o Paris levou ampla vantagem nos pontos a partir de turnovers (20-8), o que facilitou bastante a vitória fora de casa. O destaque novamente foi TJ Shorts, com 17 pontos, cinco rebotes, sete assistências e quatro roubos. No time esloveno, boa partida de Justin Cobbs com 21 pontos.
Hapoel Tel Aviv (ISR) 81 x 75 Beşiktaş (TUR)
Rafael Bittelbrunn
Jogando em Belgrado, o Hapoel Tel Aviv alcançou sua segunda vitória seguida, superando a difícil equipe do Beşiktaş e assumindo o terceiro lugar na tabela (com um jogo a menos). Com as duas equipes fazendo grandes campanhas, esse era o jogo mais esperado da rodada, e não decepcionou, com diversas mudanças na liderança, nenhuma equipe abrindo mais do que seis pontos, e decisão apenas nos momentos finais. Enquanto o time da casa aproveitou melhor os pontos a partir de erros (16-8) e contra-ataques (12-7), o time turco foi dominante nos pontos de segunda chance (2-20), tornando a partida equilibrada. Tendo um ponto de vantagem com 1:34 por jogar, o Beşiktaş não conseguiu segurar o Hapoel e levou uma corrida de 7-0, definindo a partida. O experiente armador J’Covan Brown foi a principal peça do time de Tel Aviv, com 19 pontos, sete assistências e 28 de PIR, enquanto Derek Needham terminou com 16 pontos e nove assistências pelo time turco.
Joventut Badalona (ESP) 79 x 76 Prometey (UKR)
Rafael Bittelbrunn
Jogando dentro de casa, o Joventut Badalona conseguiu vitória muito importante diante do Prometey, após uma série de três derrotas consecutivas. Ainda sem estrear Gian Clavell, de volta ao Prometey, o time ucraniano foi dominante no primeiro quarto, chegando a abrir 15 pontos de vantagem, com boa atuação de Caleb Agada e Issuf Sanon. Porém, pouco a pouco o time da casa foi melhorando na partida e, após uma corrida de 15-0 no terceiro quarto, assumiu a liderança, com grande participação de Pau Ribas. Com cerca de três minutos por jogar, o time ucraniano tinha dois pontos de vantagem, mas então uma série de erros e forte defesa catalã, permitiram uma parcial final de 5-0, suficientes para a vitória do time espanhol. O veterano Ribas foi o grande destaque, com 14 pontos em cerca de dez minutos em quadra, com Ondřej Balvín contribuindo com 12 pontos e 12 rebotes para a equipe ucraniana.
Grupo B
Türk Telekom (TUR) 71 x 80 Śląsk Wrocław (POL)
Vinícius Matosinhos
O clube polonês Śląsk Wrocław conquistou uma vitória crucial fora de casa contra o Türk Telekom Ankara, com um placar final de 80 a 71. Esta é a primeira vitória do vice-campeão polonês na EuroCup, contrastando com a performance anterior do Türk Telekom, que alcançou a final da competição na temporada passada, mas atualmente tem apenas uma vitória e ocupa a penúltima posição no Grupo B. Apesar das adversidades, o Śląsk Wrocław surpreendeu ao liderar por 19 a 7 nos primeiros quatro minutos, com um destaque especial para Jakub Nizioł. Embora os donos da casa tenham tentado reverter a situação, a equipe de Wrocław manteve uma vantagem sólida ao longo do jogo. No terceiro quarto, Nizioł continuou a brilhar, ajudando o Śląsk a aumentar a vantagem para 52 a 36. Entretanto, no último quarto, a equipe da casa iniciou uma recuperação, reduzindo a diferença para dois pontos a cinco minutos do final. No entanto, Hassani Gravett, com jogadas decisivas, assegurou a vitória polonesa.
U-BT Cluj-Napoca (ROM) 120 x 111 Lietkabelis (LIT)
Rafael Bittelbrunn
Em um dos grandes jogos da rodada, o U-BT Cluj-Napoca voltou a vencer na competição (quinta vitória nos últimos seis jogos), batendo na prorrogação o Lietkabelis, que vinha de três vitórias consecutivas. Foi um jogo onde os ataques superaram as defesas, com as duas equipes batendo seus recordes de pontos em um jogo da EuroCup, além de lances livres tentados e convertidos. O time da casa, com apoio da torcida, dominava o jogo, e chegou a abrir 17 pontos de vantagem nos momentos finais do terceiro quarto, com grande participação de Emanuel Cățe. Mas o time lituano, com grande atuação de Deividas Sirvydis, fez um último quarto ofensivo sensacional (23-38), e conseguiu levar o jogo para a prorrogação. E então o time romeno, a partir da metade do período, mostrou sua superioridade, com DJ Seeley liderando a equipe à vitória. O jogador terminou com 25 pontos, enquanto Sirvydis contribuiu com 29 pontos e 34 de PIR para o time lituano, insuficientes para o triunfo.
ratiopharm Ulm (ALE) 84 x 89 JL Bourg (FRA)
Vinícius Matosinhos
Em um emocionante confronto na Alemanha, o JL Bourg conquistou uma vitória crucial sobre o ratiopharm Ulm por 84 a 89, resistindo à impressionante recuperação dos anfitriões no segundo tempo. O jogo, que contou com quatro prospectos internacionais em destaque, incluindo Zaccharie Risacher, teve um início avassalador para o JL Bourg, que estabeleceu uma diferença notável de 20 pontos ao intervalo. Risacher, com 17 pontos, mostrou sua habilidade, sendo considerado uma potencial escolha entre os cinco primeiros no próximo Draft da NBA. No entanto, a vantagem inicial tornou-se desafiadora de manter, com os alemães gradualmente se recuperando. O jovem talento Pacôme Dadiet liderou a resposta do Ulm, mas a experiência do JL Bourg, evidenciada por jogadores como Axel Julien e Maksim Salash, foi fundamental para garantir a vitória. Salash registrou 19 pontos e 10 rebotes, ajudando o JL Bourg a consolidar a vitória fora de casa. Com esse triunfo, a equipe de Frédéric Fauthoux se distancia do Ulm, mantendo-se na disputa pelo top 2 do Grupo B.
Trentino (ITA) 69 x 67 Aris (GRE)
Rafael Bittelbrunn
A Trentino voltou a vencer na competição, após duas derrotas, superando o Aris na última posse de bola, deixando o time grego com três derrotas consecutivas. Os visitantes, que não contavam com o cestinha Roberto Gallinat, conseguiram fazer uma partida equilibrada no primeiro tempo, mas viram a Trentino desequilibrar no terceiro quarto e chegar aos 15 de vantagem no início do período final. Com cerca de quatro minutos por jogar, a vantagem era de 13 pontos, e parecia que o resultado final estava decidido. Mas o Aris tinha Harrell Ronnie, que anotou dez pontos em cerca de dois minutos e deixou tudo equilibrado, chegando ao empate com quatro segundos por jogar. Prorrogação? Não para o jovem (20 anos) Quinn Ellis, que recebeu o passe, cortou para dentro e, controlando o corpo no ar, fez a cesta da vitória. O armador Kamar Baldwin foi o destaque, com 15 pontos, seis rebotes, três assistências e dois roubos, enquanto Ronnie fez sua melhor partida no Aris, com 24 pontos, cinco rebotes e 32 de PIR.
Gran Canaria (ESP) 97 x 70 Budućnost (MNE)
Rafael Bittelbrunn
Os atuais campeões, Gran Canaria, seguem invictos e como grandes favoritos a mais um título da EuroCup, superando sem dificuldades o Budućnost dentro de casa. Apesar de um primeiro tempo equilibrado, com os dois ataques funcionando bem (especialmente Marvin Jones pelos visitantes), o jogo mudou completamente na segunda etapa. Com uma defesa muito forte, o time da casa sufocou o Budućnost, aproveitando bastante os pontos a partir de turnovers, e fazendo 26-10 no terceiro quarto, com um jogo coletivo, com todos contribuindo. Na última etapa, pouco coisa mudou e o Gran Canaria saiu com mais uma vitória, isolado na liderança do grupo B. Tendo vários jogadores contribuindo, o destaque individual ficou com Sylven Landesberg, com 18 pontos e quatro assistências. No lado montenegrino, Jones terminou com 22 pontos.