Após uma temporada ruim, tanto no âmbito europeu quanto doméstico, a expectativa é de resultados bem mais positivos na temporada 2024-25, considerando as boas movimentações que o presidente Paulius Jankūnas fez na intertemporada, com a montagem de um elenco bastante competitivo.
Quem chegou
Tyrone Wallace (PG/SG, Türk Telekom-TUR, estadunidense, 30 anos) / Bryant Dunston (C, Virtus Bolonha-ITA, estadunidense/armênio, 38 anos) / Sylvain Francisco (PG, Bayern Munique-ALE, francês, 26 anos) / Alen Smailagić (PF/C, Partizan-SER, sérvio, 24 anos) / Matt Mitchell (SF/PF, Beşiktaş-TUR, estadunidense, 25 anos) / Ignas Brazdeikis (SF, Olympiacos-GRE, canadense/lituano, 25 anos) / Deividas Sirvydis (SF/SG, Lietkabelis-LIT, lituano, 24 anos)
Quem saiu
Kevarrius Hayes (C, Paris Basketball-FRA, estadunidense/centro-africano, 27 anos) / Demetre Rivers (PF, Brescia-ITA, estadunidense, 28 anos) / Karolis Lukošiūnas (SG, Juventus Utena-LIT, lituano, 27 anos) / Nedas Montvila (SG, BC Nevėžis-LIT, lituano, 22 anos) / Rolands Šmits (PF/C, Anadolu Efes-TUR, letão, 29 anos) / Danielius Lavrinovičius (PF/C, Lietkabelis-LIT, lituano, 25 anos) / Keenan Evans (PG/SG, Olympiacos-GRE, estadunidense, 28 anos) / Edmond Sumner (PG/SG, Sichuan Blue Whales-CHI, estadunidense, 28 anos)
Treinador
Andrea Trinchieri (italiano, 56 anos, vai para sua segunda temporada, sendo a primeira desde o início)
Possível quinteto titular:
PG – Sylvain Francisco
SG – Tomas Dimša
SF – Ignas Brazdeikis
PF – Matt Mitchell
C – Laurynas Birutis
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Lukas Lekavičius/Dovydas Giedraitis
SG – Tyrone Wallace/Deividas Sirvydis
SF – Arnas Butkevičius/Edgaras Ulanovas
PF – Brady Manek/Alen Smailagić
C – Bryant Dunston
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
Turbulenta. Assim pode ser definida a temporada 2023-24 do Žalgiris, com baixo desempenho na Euroliga e queda na final da LKL (a Liga Lituana). Após uma grande temporada em 2022-23, com classificação aos playoffs do torneio continental e domínio no cenário doméstico, o time não conseguiu repetir o desempenho e teve momentos estressantes com sua fanática torcida.
Apesar de Keenan Evans voltar de lesão da temporada anterior em ótima forma, fazendo grandes partidas, o restante do time não correspondia. O ataque era confuso e a defesa não repetia o desempenho da temporada anterior. Com atuações questionáveis mesmo na LKL, o time terminou o primeiro turno da Euroliga com um pífio 5-12, causando a queda do treinador Kazys Maksvytis, substituído pelo italiano Andrea Trinchieri. Sob seu comando, a equipe melhorou consideravelmente e lutou até as rodadas finais por uma vaga no play-in, porém acabou amargando o 14º lugar, a três vitórias do décimo colocado.
No cenário nacional, o time venceu pela quinta vez consecutiva a Copa do Rei Mindaugas, superando o Lietkabelis na grande final, com Laurynas Birutis sendo eleito o MVP da competição. Na liga lituana (LKL), apesar do amplo domínio na fase regular, e passar com certa facilidade pelas quartas de final e semifinal, o time foi surpreendido pelo seu grande rival, Rytas Vilnius, sendo derrotado por 3-1. A última vez que o time da capital tinha ganho um título nacional sobre o grande rival de Kaunas, havia sido na temporada 2009-10.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Ao contrário da temporada passada, quando a diretoria fez poucas movimentações antes do início da temporada (e outras desesperadas durante a temporada), desta vez a torcida não pode reclamar. Apesar de perder o seu principal jogador, Keenan Evans, conseguiu trazer boas reposições na armação, além de peças importantes em outras posições.
O grande nome dessa janela de contratações do Žalgiris foi Ignas Brazdeikis, retornando ao time após uma temporada apagada no Olympiacos. O jogador tem se mostrado bastante contente com esse retorno, e sabe do seu papel como um dos líderes ofensivos da equipe. Porém, duas contratações podem ter ainda mais impacto do que a de Brazdeikis: Deividas Sirvydis e Tyrone Wallace. Os dois vêm de excelente temporada em suas equipes, com destaque para o desempenho de ambos na EuroCup, onde Sirvydis foi o cestinha e Wallace o terceiro pontuador. Este trio pode dar um poder ofensivo que o Žalgiris não tinha na temporada passada, e ser responsável por uma grande campanha na Euroliga.
O que esperar nesta Euroliga
A torcida do Žalgiris está muito confiante. Além de contar com um elenco bastante competitivo, o time terá o técnico Andrea Trinchieri desde o início da temporada, com tempo para preparar a equipe. Após alguns bons jogos amistosos, o time estreou na LKL com três vitórias sem maiores dificuldades, com bastante rotação no elenco. Apesar de alguns apagões nestes jogos, e um pouco de dificuldade quando enfrentando adversários mais físicos, o time mostrou que tem boas e variadas opções ofensivas, seja na bola tripla, infiltrações em direção à cesta, ou pick’n’roll com o pivô.
Diante desse cenário, apesar do equilíbrio das equipes da Euroliga, a expectativa é que a equipe conquiste pelo menos uma vaga ao play-in, e que volte a disputar os playoffs, como ocorreu na temporada 2022-23. O desafio é grande, e as vitórias dentro da Žalgirio Arena serão cruciais, mesmo que o adversário seja a forte equipe do Barcelona, logo na primeira rodada.