Após uma temporada para ser esquecida, quando ficou em último lugar na Euroliga, o Alba Berlim busca ao menos retomar o topo na Alemanha, já que no torneio europeu a expectativa é muito baixa, considerando a tímida montagem de elenco para esta temporada.

Quem chegou

Trevion Williams (C, ratiopharm Ulm-ALE, estadunidense, 24 anos) / Will McDowell-White (PG/SG, New Zealand Breakers-NZL, australiano, 26 anos)

Quem saiu

Johannes Thiemann (PF/C, Gunma Crane Thunders-JAP, alemão, 30 anos) / Kresimir Nikič (C, CB Zamora-ESP, croata, 25 anos) / Sterling Brown (SF/SG, Partizan-SER, estadunidense, 29 anos)

Treinador

Israel González  (espanhol, 49 anos, vai para sua quarta temporada como técnico principal da equipe)

Possível quinteto titular:

PG – Martin Hermannsson
SG – Matt Thomas
SF – Louis Olinde
PF – Yanni Wetzell
C – Trevion Williams
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Matteo Spagnolo/Žiga Samar
SG – Will McDowell-White/Jonas Mattisseck/Anton Nufer
SF – Gabriele Procida/Malte Delow/Elias Rapieque
PF – Justin Bean/Tim Schneider
C – Christ Koumadje
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Um dos maiores campeões da Alemanha passa por momentos difíceis. Já são duas temporadas sem títulos dentro de casa (Liga ou Copa), e a temporada passada na Euroliga foi a pior de sua curta história, amargando a última posição, com apenas cinco vitórias conquistadas. Com orçamento apertado e elenco jovem, o time não conseguiu fazer frente aos adversários europeus, quase igualando a histórica péssima campanha do Khimki em 2020-21, quando conquistou apenas quatro triunfos.

A equipe do técnico Israel González fez um primeiro turno de Euroliga muito fraco, conseguindo apenas três vitórias em 17 jogos, incluindo uma diante do Barcelona em Berlim, de forma surpreendente. No segundo turno, as coisas não melhoraram e o time conquistou apenas mais duas vitórias, sendo uma delas a única fora de casa, contra o ASVEL. Com uma sequência final de 11 derrotas consecutivas, a posição final na tabela não poderia ser outra senão o último lugar.

Em fevereiro, na fase final da Copa da Alemanha, a equipe caiu na semifinal diante do ratiopharm Ulm, com grande atuação de Trevion Williams (novo contratado da equipe de Berlim), e não conseguiu levantar o troféu da competição que é o maior campeão (11 títulos). Na Liga Alemã (BBL), apesar de voltar a disputar uma final, não foi páreo para o Bayern de Munique, sendo derrotado por 3-1.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Com apenas duas contratações para esta temporada, o Alba Berlim terá novamente que contar com seu jovem elenco e jogadores de rotação, sem jogadores de impacto capazes de alterar o rumo de uma partida.

Das duas contratações, certamente a de Trevion Williams será a de maior impacto e um grande acerto da diretoria dos albatrozes. O jogador de garrafão fez uma grande temporada pelo ratiopharm Ulm, sendo o líder de rebotes da EuroCup e da BBL, além de ser eleito para o primeiro quinteto da competição continental, trazendo grande força defensiva para o time de Berlim, além de uma ótima opção ofensiva próximo a cesta.

O que esperar nesta Euroliga

Com baixo orçamento e um elenco bastante limitado, não há nenhuma expectativa sobre o desempenho do Alba Berlim na Euroliga. O objetivo principal da equipe será um desempenho melhor que a temporada anterior, brigando para não ficar novamente na lanterna da competição. Mesmo uma vaga no play-in é um sonho distante para o time alemão, considerando o alto nível que é a Euroliga.

Resta ao torcedor sonhar com o retorno ao topo em nível doméstico, tanto na Liga (BBL) quanto na Copa, trazendo uma alegria por título que não acontece a duas temporadas. Mesmo nesse caso, o caminho será árduo, já que estreou com uma derrota acachapante diante do Hamburg Towers (97-80), mas depois se recuperou diante do Oldenburg (105-70), nas duas primeiras rodadas da BBL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *