Quem chegou
Jaylen Hoard (PF, francês, ex-Hapoel Tel Aviv-ISR), Levi Randolph (SG/SF, estadunidense, ex-Hapoel Jerusalem-ISR), Wenyen Gabriel (PF/C, sul-sudanês, ex-Vaqueros de Bayamón-PRI), Jordan Loyd (SG, estadunidense, ex-Monaco-FRA), Rokas Jokubaitis (PG, lituano, ex-Barcelona), Will Rayman (PF, israelense, volta de empréstimo do Saint-Quentin-FRA) e Alpha Kaba (C/PF, francês, ex-Valencia-ESP)
Quem saiu
Lorenzo Brown (PG, espanhol, para o Panathinaikos-GRE), Wade Baldwin (SG/PG, estadunidense, para o Fenerbahce-TUR), Josh Nebo (C, esloveno, para a Olímpia Milão-ITA), Bonzie Colson (SF/PF, estadunidense, para o Fenerbahce-TUR), James Webb III (SF/PF, estadunidense, para o Karşıyaka-TUR), Antonius Cleveland (SG/SF, estadunidense, para o Lokomotiv Kuban-RUS) e Joe Thomasson (SG, georgiano, para o Gran Canaria-ESP)
Treinador
Oded Kattash (israelense, 49 anos, terceira temporada à frente do clube)
Possível quinteto titular:
PG – Rokas Jokubaitis
SG – Jordan Loyd
SF – Levi Randolph
PF – Roman Sorkin
C – Jasiel Rivero
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Tamir Blatt
SG – John Dibartolomeo
SF – Will Rayman
PF – Jaylen Hoard/Wenyen Gabriel, lesionado, perderá o início da temporada
C – Alpha Kaba
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
Na Euroliga, o Maccabi Tel Aviv terminou com a sétima melhor campanha na temporada regular, com 20 vitórias e 14 derrotas. O recorde foi igual ao do sexto, Fenerbahçe, mas o time israelense ficou abaixo pelos critérios de desempate. Desta forma, precisou passar pelo play-in, mas venceu o Baskonia e avançou para enfrentar o Panathinaikos nos playoffs. O Maccabi chegou a ter 2-1 a seu favor, mas perdeu os últimos dois jogos e ficou de fora do Final Four.
A nível local, o Maccabi foi vice-campeão da Copa de Israel. Na final, perdeu para o Hapoel Jerusalem por 85-72. Já na liga, liderou as primeiras fases e encarou o oitavo colocado, Ironi Ness Ziona, nas quartas de final. Vitória por 3-0 na série. Na semi, deu o troco no Hapoel Jerusalem ao vencer por 2-0. Na decisão, duelo com o rival Hapoel Tel Aviv. Após vencer o primeiro jogo (84-76), o Maccabi perdeu o segundo (85-67). No terceiro jogo, vitória por 82-74 para garantir o 57º título israelense da história. MVP da temporada regular, Roman Sorkin foi também o MVP das finais.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Com a saída de praticamente um time titulares, algumas das principais perdas foram no perímetro. Para tentar preencher a lacuna deixada por Lorenzo Brown e Wade Baldwin, o Maccabi buscou Rokas Jokubaitis e Jordan Loyd, aqui citados como melhores reforços. A dupla terá a responsabilidade de conduzir o ataque do time. O lituano nunca teve muito espaço no Barcelona e agora terá a chance de ser protagonista de uma equipe. Já o americano tinha forte concorrência no Monaco e igualmente será mais utilizado no clube israelense. O ponto de interrogação nos dois jogadores é a parte física, especialmente de Loyd. Saudáveis, porém, podem ser fundamentais na dinâmica do time.
O que esperar nesta Euroliga
Na temporada passada, o Maccabi ficou a um jogo do Final Four da Euroliga. Parte do sucesso era o encaixe de um time que estava junto há quase dois anos. As grandes estrelas já se conheciam bem e ditavam o ritmo. Agora, o Maccabi passou por reformulação drástica no elenco, com a saída desses principais nomes recentes. Sete atletas foram embora e outros sete chegaram, incluindo um retorno de empréstimo. A grande questão será o entrosamento da equipe. Com muitas caras novas, pode levar tempo para “dar liga”, se é que vai dar. O grupo aparenta estar inferior tecnicamente em relação à Euroliga passada. Por isso, a realidade do Maccabi parece ser uma vaga no play-in.