Sejam bem-vindos ao Passaporte Europeu, a nova coluna do Euroleague Brasil. Sendo esta a primeira vez que ela vai ao ar, acho que é válida uma breve explicação sobre o que será tratado por aqui.

O carro-chefe de nosso blog é, sem dúvidas, a cobertura da Euroliga. É a competição de clubes mais importante e tradicional do basquete europeu há mais de meio século. Porém, esse palco mais alto do basquete no Velho Continente é somente a ponta do iceberg. Esta coluna tem como objetivo falar mais sobre os alicerces do basquete europeu, que na realidade sustentam a Euroliga e as seleções. A saber:

As competições continentais de nível inferior: no “organograma” das competições de clube da Europa, a Euroliga é a maior de todas em importância. Mas há competições de níveis inferiores, como a EuroCup (segundo nível), a Basketball Champions League (terceiro nível) e a Europe Cup (quarto nível). Das quatro citadas até aqui, as duas primeiras são organizadas pela Euroleague Basketball (uma empresa particular) e as duas últimas pela FIBA e as duas não se dão uma com a outra. Já no feminino a coisa é mais simples, pois há somente duas competições: a EuroLeague Women (primeiro nível) e a EuroCup Women (segundo nível) e ambas são organizadas pela FIBA.

As ligas nacionais e regionais: um pouco mais na base desse “organograma” estão aquelas que talvez são as mais importantes competições do basquete europeu, as ligas nacionais e regionais. Tentaremos trazer nesta coluna um panorama de como andam as principais ligas domésticas. Com uma equipe voluntária e com número bem diminuto, não conseguimos fazer uma cobertura muito aprofundada, mas há bastantes outros sites onde todos esses detalhes poderão ser encontrados.

Quando dissemos “principais ligas”, nos referimos às primeiras divisões dos campeonatos espanhol (ACB ou Liga Endesa), italiano (Lega Basket ou Serie A), alemão (BBL ou Basketball Bundesliga), francês (LNB Pro A), grego (HEBA A1) e turco (BSL ou Basketball Super League), que são os principais nacionais. Esporadicamente, poderemos falar também sobre ligas menores, como por exemplo a lituana (LKL) ou a israelense (HaAl). Há também duas ligas regionais (que envolvem múltiplos países) de muita expressão, que são a Liga ABA (com países da antiga Iugoslávia) e a Liga VTB (com alguns países da antiga União Soviética, principalmente da Rússia).

Sem mais enrolação, vamos descobrir o que rolou no basquete europeu nesta última semana!

Brasileiro Vitor Benite é campeão europeu com o San Pablo Burgos

(Divulgação: Twitter)

Que história magnífica! O pequeno clube espanhol San Pablo Burgos, que só se profissionalizou no ano de 2015, conseguiu completar a maior façanha de sua curta história. O time conseguiu ficar com o título da temporada 2019-20 da Basketball Champions League (BCL, daqui para frente), naquela que foi a primeira final de sua história!

A BCL, como todas as outras competições esportivas, teve sua temporada interrompida em março, quando já estava quase no fim da fase de oitavas-de-final, faltando apenas dois jogos para sua conclusão. Ao invés de cancelar a temporada, a FIBA preferiu esperar e decidiu dar prosseguimento a ela com um “Final 8”, a ser disputado em quatro dias, com jogos únicos. Esse octagonal final seria “emendado” com o começo da temporada 2020-21, cuja temporada regular começaria duas semanas depois. Eles tinham um plano.

Disputando a competição pela primeira vez, Burgos passou bem pela temporada regular e conseguiu eliminar um grande time nas oitavas, a Dinamo Sassari, da Itália, atual vice-campeã italiana (título que conquistou em 2015). O time foi alterado durante os meses de paralisação, com o pivô brasileiro Augusto Lima deixando a equipe. Mas um brasileiro ficou e ele fez muito bonito!

O ala-armador Vitor Benite foi essencial para o time espanhol, do qual foi titular durante toda a temporada. Após uma partida apagada nas quartas-de-final contra o forte Hapoel Jerusalem (fez somente quatro pontos), ele “destruiu” na partida semifinal contra os franceses do Dijon, com 25 pontos, acertando cinco bolas de três (melhores momentos da partida no vídeo abaixo)! Na grande final contra os donos da casa, o AEK Atenas (cidade que sediou o Final 8), ele não pôde ter muito protagonismo, por ter problema de faltas logo cedo, mas conseguiu contribuir com 11 pontos em pouco mais de 22 minutos em quadra, além de três assistências.

Benite terminou a BCL como o cestinha do Burgos, anotando uma média de 14,5 pontos por jogo, assim como aconteceu no campeonato espanhol. O brasileiro parece que está mais confortável do que nunca no basquete europeu. Será que times maiores tentarão tirá-lo de Burgos?

EuroCup – Favoritos fazem o dever em rodada de abertura

A temporada 2020-21 da EuroCup teve início na semana passada, com os 12 jogos acontecendo na terça e quarta-feira (29 e 30/09). Nenhuma grande surpresa pôde ser vista, com os principais favoritos fazendo sua parte logo de início.

A principal partida da rodada com certeza foi entre o Joventut Badalona (ESP) e o Partizan Belgrado (SER), na Catalunha, válida pelo grupo A. As duas equipes foram duas das melhores na competição na temporada passada (cancelada antes da realização das séries de quartas-de-final) e apesar de terem tido perdas significativas nesta última offseason, ainda são fortes candidatas ao título.

O Joventut alcançou a fase Top 16 no ano passado, quando contava com o ala-armador esloveno Klemen Prepelič, cestinha da ACB. O jogador acabou acertando com o Valencia (ESP), mas o clube catalão se reforçou muito bem, trazendo o armador Ferrán Bassas, o ala Pau Ribas e o pivô Ante Tomić (os dois últimos vindos do Barcelona). O Partizan, por sua vez, vinha fazendo uma de suas melhores temporadas em anos recentes antes da paralisação e dava toda a impressão de que chegaria forte para o título da EuroCup e também da Liga ABA. Mas durante a offseason eles perderam o arquiteto da equipe, o treinador italiano Andrea Trinchieri, que não aceitou uma redução salarial.

Em uma partida muito disputada, o Badalona conseguiu uma virada espetacular no último quarto (o qual venceu por 24 a 11), após chegar a estar perdendo por 15 pontos no final do terceiro quarto. Ribas foi o cestinha do time, que prevaleceu no fim, com o placar de 85 a 82.

No mesmo grupo, que pode ser considerado o mais difícil, a atual campeã italiana, a Reyer Venezia (ITA) recebeu o forte UNICS Kazan (RUS) em Venêza e prevaleceu, vencendo por 85 a 78. A equipe russa chega para a temporada sem seu melhor jogador do ano passado, o armador americano Errick McCollum, mas manteve o também americano Jamar Smith, que teve nesta partida a melhor performance da rodada, com 25 pontos, seis rebotes e cinco assistências, para 34 de PIR (Performance Index Rating).

Outra favorita, a Virtus Bologna (ITA), também venceu e fora de casa, contra o  Lietkabelis (LIT), por 76 a 71, em jogo válido pelo também difícil grupo C. O clube não contou com sua principal estrela, o armador sérvio Miloš Teodosić, lesionado, mas contou com uma excelente partida da principal contratação da offseason, o ala  Awudu Abass, cestinha do time com 19 pontos. Pelo mesmo grupo, em um duelo entre o Monaco (FRA), melhor clube francês da temporada passada, e o Andorra (ESP), que fez uma ótima temporada regular na última edição, os franceses se impuseram fora de casa e saíram com a vitória por 82 a 76.

O armador americano Ian Miller, do Promitheas Patras (GRE), foi o maior pontuador da rodada, com 27 pontos, mas não conseguiu evitar a derrota de seu clube para o Gran Canaria (ESP), em partida válida pelo grupo D.

A segunda rodada da temporada regular acontece nesta terça (6/10) e quarta-feira (7/10). Clique aqui e confira cada um dos 12 jogos desta semana, todos listados no fuso horário Europa Central (cinco horas mais tarde que o horário brasileiro).

Espanha – Rodada reduzida por causa da COVID-19

O maldito Coronavírus continua fazendo das suas. A dupla de gigantes Real Madrid e Barcelona teve suas partidas desta 4ª rodada adiadas por causa da doença. No caso do Barça, três membros do clube foram diagnosticados com o vírus, incluindo o treinador lituano Šarūnas Jasikevičius e a partida contra o Gipuzkoa será disputada no dia 20/10.

Já os Merengues enfrentariam o Gran Canaria fora de casa, mas um membro do clube foi diagnosticado com a COVID-19 e a partida foi suspensa e será jogada no próximo domingo, 11/10. O terceiro time que teve a partida adiada, graças a Deus, não foi por um motivo ruim: o San Pablo Burgos estava muito ocupado sendo campeão europeu em Atenas e jogará a partida contra o Zaragoza nesta quinta-feira, 8/10.

Real e Barça permanecem como líder e vice-líder do campeonato, respectivamente, com as campanhas perfeitas de 3-0. O atual campeão Baskonia poderia estar na liderança isolada, mas sofreu sua primeira derrota na temporada, caindo dentro de casa para o UCAM Murcia, dos brasileiros Augusto Lima e Rafael Luz.

O Estudiantes teve a estréia de seu grande reforço para a temporada, o ala italiano Alessandro Gentile (à esquerda, com a bola, na foto acima), que já havia defendido o clube na temporada 2018-19. Ele saiu do banco para contribuir com 12 pontos, quatro rebotes e três assistências em 23 minutos e ajudou clube madrilenho a conseguir sua primeira vitória na temporada, contra o Fuenlabrada.

A grande performance da rodada, porém, veio do próprio Fuenlabrada, com o armador americano Melo Trimble (marcando Gentile na foto acima) anotando 28 pontos, seis rebotes e cinco assistências, para incríveis 37 de eficiência. Infelizmente para eles, o clube amarga a lanterna do campeonato, tendo perdido todos os jogos até aqui.

Itália – Olimpia lidera após sua maior vitória em cinco anos

Na “Bota” a Serie A teve a disputa de sua segunda rodada neste fim de semana. A Olimpia Milano, maior clube do país, conseguiu uma vitória esmagadora a Treviso, por 104 a 64 em Milão. Foi a primeira vez desde 2015 que o clube vence uma partida por pelo menos 40 pontos em casa! O ala-pivô americano Zach LeDay liderou o time com 25 pontos e 12 rebotes, para 36 de valoração, mas quatro outros atletas da equipe pontuaram em duplos-dígitos. O “atropelo” rendeu ao time milanês a liderança do campeonato, com um saldo de pontos de 56.

Outros quatro clubes também venceram e na rodada e permanecem invictos. Uma delas é a Varese, do ala-pivô argentino Luis Scola (com a bola na foto acima), que foi até Bolonha e conseguiu uma vitória crucial contra a forte Fortitudo Bologna. Titular, o hermano fez uma boa partida, com 13 pontos e 6 rebotes, mas o grande destaque do maior campeão europeu da Itália ficou com o letão Artūrs Strautiņš, que com o duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes, alcançou a melhor marca pessoal no campeonato, com 27 de valoração.

Os outros ainda invictos são a atual campeã (visto que a temporada passada, cancelada, ficou sem um campeão declarado) Reyer Venezia passou fácil pela Vanoli Cremona fora de casa (83 a 66) e a grande surpresa, a Trieste, desbancou a forte Dinamo Sassari fora de casa (74 a 72). A Virtus Bologna, melhor time italiano da temporada passada, passou aperto, mas também bateu a Brescia fora de casa (81 a 80), já contando com o retorno de Teodosić. O armador foi o o melhor em quadra, com 19 pontos (cestinha da Virtus) e sete assistências, para 22 de valoração.

Vamos encerrando aqui o nosso primeiro Passaporte Europeu. Vale explicar que falamos destes campeonatos específicos nesta semana e deixamos outros de fora. Mas isso não significa que será exatamente assim no texto da semana que vem. Pretendemos fazer um rodízio dos campeonatos tratados nesta coluna. Portanto, se não falamos de algum campeonato que você gosta nesta semana, não se desespere, pois ele pode aparecer na semana seguinte! Para maiores informações sobre outras ligas que já estão em andamento, clique nos links abaixo. Você será redirecionado para a página da competição. A maioria tem uma versão em inglês, mas, infelizmente, não todas.

Ainda não começaram a temporada:

  • Grécia – começa no dia 10/10
  • Israel – começa no dia 18/10
  • Alemanha – começa em novembro, mas a Copa da Alemanha já tem jogos no dia 17/10

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *