Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de principal aconteceu na última semana nas competições européias secundárias e em algumas das principais ligas domésticas do basquete europeu.
EuroCup: quatro clubes permanecem invictos
Grupo A
O Joventut Badalona (ESP) foi até Istambul e não tomou conhecimento do lanterna do grupo Bahçeşehir (TUR), vencendo por 91 a 72. Os visitantes tiveram partidas excepcionais de vários jogadores, com seis deles pontuando em duplos-dígitos e dois deles (os armadores Ferrán Bassas e Nenad Dimitrijević) terminando com oito assistências cada. Mas o grande destaque do time no jogo (e na temporada, por que não?) foi novamente o pivô croata Ante Tomić (foto acima), que anotou 21 pontos e oito rebotes, errando somente um arremesso de quadra. Os espanhóis mantêm a campanha perfeita, chegando a 3-0, enquanto os turcos seguem na lanterna, sem vencer.
O Unics Kazan (RUS) recebeu o Partizan Belgrado (SER) na Rússia e também venceu com autoridade, por 93 a 70. Os russos vencem a segunda seguida e assumem a segunda colocação, enquanto os sérvios caem para o quinto lugar com sua segunda derrota e estariam, hoje, fora do Top 16. O terceiro jogo do grupo, entre o JL Bourg (FRA) e a Reyer Venezia (ITA) foi adiado, por vários atletas do time francês testarem positivo para a COVID-19 e não terem o número mínimo de atletas saudáveis para a partida. Ambos os times seguem com a campanha de 1-1.
Grupo B
A dupla montenegrina de Mornar Bar (MNE) e Budućnost (MNE) divide a liderança do grupo B, com campanhas de 2-1. Até então invicto, o Budućnost foi até a Espanha enfrentar o Unicaja Málaga (ESP) e liderou durante quase toda a partida, chegando a abrir 16 pontos de vantagem. Mas os espanhóis conseguiram recuperar-se e paulatinamente fizeram a vantagem dos visitantes evaporar no segundo tempo, vencendo por 91 a 87. O Unicaja também tem a campanha de 2-1, mas perde para a dupla montenegrina no saldo de pontos.
Já o Mornar Bar venceu a segunda seguida, ao receber os italianos da Brescia (ITA) em Montenegro e se impôr desde o começo do jogo, para triunfar no fim por 95 a 76. No terceiro jogo do grupo os alemães do ratiopharm Ulm (ALE) caíram em casa diante do Metropolitans 92 (FRA) em uma partida bastante disputada, pelo placar de 86 a 80. Foi a primeira vitória dos franceses na competição e a segunda derrota seguida dos alemães. Ambos os times estão com a campanha de 1-2, mas o ratiopharm leva vantagem no saldo de pontos.
Grupo C
Os dois melhores times da EuroCup até o momento estão no grupo C e ambos venceram e seguem invictos na competição. O Monaco (FRA) recebeu no Principado a visita do Antwerp Giants (BEL) e não tomou conhecimento do adversário, “passando o trator” e vencendo por 96 a 64. Com o resultado, além de se manter invicto e líder do grupo, o Monaco se dá o status de melhor defesa da EuroCup e, conseqüentemente, o melhor saldo de pontos. O destaque do time na partida foi o armador americano Marcos Knight, que anotou 20 pontos.
A Virtus Bologna (ITA) conseguiu uma vitória essencial fora de casa contra o Andorra (ESP), dominando o adversário sem maiores problemas e prevalecendo por 82 a 66. O armador Miloš Teodosić (com a bola na foto acima), que desde que se juntou à equipe italiana tem sido utilizado vindo do banco, foi o grande destaque da partida, sendo o cestinha com 21 pontos. Nesta próxima rodada, Virtus e Monaco se enfrentam na Itália e um dos times se isolará na liderança do grupo.
No outro jogo do grupo, o Lokomotiv Kuban (RUS) foi até a Lituânia e passou tranqüilamente pelo Lietkabelis (LIT), 105 a 76. Os russos se recuperam da derrota diante da Virtus na semana anterior e chegam à campanha de 2-1, enquanto os lituanos amargam a lanterna do grupo, ainda sem vencer.
Grupo D
Outro clube que se manteve invicto é a Trentino (ITA), que conseguiu uma vitória suada fora de casa contra o Nanterre 92 (FRA), por 71 a 65. O armador americano Gary Browne fez outra excelente partida e comandou os italianos com 18 pontos, oito assistências e cinco rebotes.
O Cedevita Olimpija (SLO) voltou à quadra após não ter podido fazê-lo na semana anterior em função de alguns testes positivos para COVID-19 em seu elenco e passou por cima do Gran Canaria (ESP) em casa, 84 a 68. Foi a primeira vitória dos eslovenos e a primeira derrota do time espanhol na competição. Com a provável mudança nas regras relacionadas a jogos afetados pela COVID-19, o Cedevita deve ter sua derrota imposta em juízo na semana anterior anulada, o que fará sua campanha atual de 1-2 voltar para 1-1.
O outro clube envolvido na partida adiada da semana passada, o Bursapor (TUR), recebeu os gregos do Promitheas Patras (GRE), mas não conseguiu sua primeira vitória dentro de quadra nesta temporada. Os gregos jogaram melhor e se mantiveram à frente durante toda a partida, contando com um inspirado Ian Miller, cestinha do jogo com 27 pontos, e venceram por 93 a 84. Assim como com o Cedevita, a vitória imposta em juízo para o Brusapor na semana anterior deverá ser anulada e o clube turco deverá cair para a lanterna do grupo, com a campanha de 0-2.
Campeonato espanhol: brasileiros vão bem e Tenerife, de Huertas, lidera isolado
A ACB chegou à sua sexta rodada neste último fim de semana, ainda que somente dez dos 19 times tenham, de fato, disputado as seis partidas (os outros nove tiveram pelo menos uma partida cada adiada por problemas causados pela COVID-19). Três dos cinco brasileiros no campeonato tiveram partidas sólidas e o Tenerife, de Marcelinho Huertas, é o líder isolado da competição.
O atual campeão mundial recebeu o dificílimo Joventut Badalona na ilha de Tenerife e teve de suar muito a camisa para ficar com seu quinto triunfo seguido, vencendo por 86 a 82. Huertas não fez uma partida brilhante como aquelas às quais estamos acostumados, mas ajudou sua equipe com dez pontos e quatro assistências. O cestinha da equipe foi o sempre consistente pivô georgiano Giorgi Shermadini, com 16 pontos. Mas o melhor em quadra foi Tomić, que com o duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes (além de cinco assistências) somou 35 de valoração. O Tenerife lidera com a campanha de 5-0, seguido pelo Real Madrid, com 4-0.
O principal jogo do fim de semana, porém, aconteceu no País Basco, no domingo, com o atual campeão Baskonia recebendo o Barcelona e impondo aos catalães sua primeira derrota na temporada, vencendo por 82 a 71. O time da casa encontrou resistência no primeiro tempo, o qual terminou perdendo, mas teve mais gás no segundo tempo, especialmente no terceiro quarto e abriu grande vantagem chegando ao último período. A dupla Rokas Giedraitis e Achille Pollnara, assim como tem acontecido na Euroliga, liderou o time basco. O lituano foi o cestinha do time com 19 pontos, além de seis rebotes (21 de valoração) e o italiano teve 16 pontos, oito rebotes e quatro assistências (26 de valoração). O francê Thomas Heurtel foi o cestinha do Barça, com 15 pontos. O Baskonia chega à campanha de 4-2 e sobe para a quinta posição, enquanto o Barcelona, com 3-1, cai para a sétima.
Sem descanso, o Barça joga de novo pelo Espanhol nesta terça-feira (20), em um jogo adiado da quarta rodada, contra o Gipuzkoa, em casa (14h). O Real Madrid, cuja partida desta sexta rodada contra o Bilbao, foi adiada para 4 de novembro, também vai a quadra nesta terça (16h15), para enfrentar o Obradoiro, em partida válida pela quinta rodada.
Na derrota do UCAM Múrcia para o Zaragoza, fora de casa (98 a 86), o armador brasileiro Rafa Luz não teve muito tempo de quadra, mas o pivô Augusto Lima foi um dos melhores em quadra pelos visitantes, anotando 15 pontos, oito rebotes, duas assistências e dois roubos, para 22 de valoração, a segunda melhor marca da equipe. O San Pablo Burgos, de Vítor Benite, também caiu fora de casa, para o Andorra (87 a 82), mas o ala-armador brasileiro fez boa partida, anotando 13 pontos. Já o Fuenlabrada, do ala Léo Meindl, esteve perto de conseguir sua primeira vitória no campeonato, mas caiu em casa para o Manresa (102 a 100) e segue na lanterna da competição. Mesmo sem ter sido titular, Meindl contribuiu com 12 pontos e quatro rebotes, para 15 de valoração.
Campeonato italiano: Olimpia continua soberana e Virtus Bologna despenca na tabela
Empolgada após bater o Real Madrid pela Euroliga na sexta-feira, a Olimpia Milano deu continuidade ao seu ótimo início de temporada e venceu a quarta seguida na Serie A, mantendo-se invicta e líder isolada. Além de vencer seu compromisso, a Olimpia também viu sua principal concorrente na briga pelo título, a Virtus Bologna, sofrer sua segunda derrota seguida e despencar na tabela.
A Olimpia recebeu a frágil Virtus Roma em Milão e mesmo poupando seus principais atletas durante o jogo e dando chance a “coadjuvantes”, a equipe da casa não tomou conhecimento da rival da capital. Dominando do início ao fim, os milaneses “atropelaram” o adversário quarto a quarto, vencendo no fim por 93 a 71. O armador Davide Moretti fez sua melhor partida desde que chegou à Itália vindo do basquete universitário dos EUA e foi o cestinha da Olimpia, com 15 pontos.
Mesmo com a ótima fase e invencibilidade na EuroCup, a Virtus Bologna jogou mal novamente pelo Italiano e caiu em casa pela segunda rodada consecutiva. Os comandados do técnico “Saša” Đorđević receberam a Reggio Emilia em Bolonha e fizeram sua pior partida na temporada, caindo por 77 a 67. As “Vu Nere” tiveram um aproveitamento péssimo nos arremessos de três, acertando apenas 19,2% deles. No último quarto, especificamente, a Virtus errou todas as nove tentativas de fora do arco, abrindo a brecha que a Reggio Emilia não desperdiçou e conseguiu tomar a frente e abrir a confortável vantagem de duplos-dígitos. Os dois clubes fazem parte de um empate de sete clubes com campanha de 2-2, sendo a Virtus a pior delas, ocupando a 11ª posição.
Três times venceram na rodada e chegaram à campanha de 3-1, ficando na cola da Olimpia. A atual campeã Reyer Venezia foi até a Lombardia e se impôs desde o primeiro minuto, para derrotar a Cantù no fim, por 75 a 67. O time se recupera da derrota na semana passada e assume a vice-liderança, que era da Virtus Bologna. A Dinamo Sassari teve um encontro dificílimo contra a Fortitudo Bologna em casa, no qual chegou ao último quarto perdendo por oito, mas conseguiu a virada e venceu por 89 a 86, em um excelente empenho coletivo. Já a Brindisi recebeu a Treviso em casa e não teve problemas para conseguir sua quarta vitória seguida, prevalecendo por 99 a 83. O time do sul do país contou com uma grande apresentação coletiva, mas sem dúvida o ala-armador americano D’Angelo Harrison foi o grande destaque, anotando 27 pontos.
Mesmo não conseguindo evitar a segunda derrota seguida de sua equipe, a Varese, o ala-pivô argentino Luis Scola segue sendo uma das histórias mais legais desta temporada. O clube perdeu o duelo lombardo contra Cremona fora de casa por 80 a 67, mas Scola foi o cestinha do jogo com 24 pontos, além de pegar oito rebotes e dar dois tocos. Neste momento, o atleta é o cestinha de todo o campeonato, com uma média de 22,3 pontos por jogo, e tem a segunda maior média de valoração, com 23,3 por jogo.
Campeonato turco: dupla de gigantes lidera sem problemas
Se o momento dos dois representantes turcos na Euroliga não é dos melhores na competição, o mesmo não pode ser dito em suas ligas domésticas. Mesmo poupando seus principais titulares, Anadolu Efes e Fenerbahçe venceram com facilidade seus jogos do fim de semana e mantêm-se como os únicos dois clubes invictos no torneio, após quatro rodadas.
O Fenerbahçe viajou até o extremo sul da Turquia onde visitou o Gaziantep, clube que ocupava a sexta colocação na tabela antes da rodada. Com um time completamente diferente do que tem disputado a Euroliga, composto quase que totalmente de reservas (prática comum também nas outras rodadas), os visitantes tiveram trabalho, mas prevaleceram, vencendo por 65 a 59. O maior destaque do jogo ficou com o time da casa: o pivô francês Mam Jaiteh registrou um duplo-duplo de 18 pontos e 15 rebotes, para um total de 24 de valoração. Ele é o líder disparado do campeonato em rebotes por jogos.
Já o Efes fez um duelo contra outro rival de Istambul, o Bahçeşehir, e não teve maiores problemas para vencer em seu ginásio, pelo placar de 89 a 66. Assim como o Fenerbahçe, o Efes também tem poupado suas principais peças nos jogos até aqui e o cestinha do time na partida foi um atleta que não tem recebido chances na Euroliga, o armador Buğrahan Tuncer. Ele fez 20 pontos, acertando mais de 58% dos arremessos. Quatro outros atletas pontuaram também em duplos-dígitos, proporcionando a vitória tranqüila sobre o rival.
Bursapor e Bahçeşehir, os representantes turcos na EuroCup, têm campanhas idênticas de duas vitórias e duas derrotas, ocupando a oitava e nona posição, respectivamente. O Efes lidera o campeonato por ter um saldo de pontos maior (91) do que o Fenerbahçe (87). Os grandes Galatasaray e Beşiktaş estão entre os quatro últimos colocados na tabela, pois ambos vêm jogando mal, mas também porque cada um iniciou a temporada com um ponto a menos, como punição por não terem cumprido as exigências financeiras do campeonato. O Pınar Karşıyaka também sofreu essa penalidade, mas, mantendo a boa fase da temporada passada, venceu três das quatro partidas até aqui e ocupa a quarta posição (e estariam em terceiro se não fosse pela punição).
Campeonato grego: novo adiamento
Como informamos na semana passada, a primeira divisão do campeonato grego havia sido adiada para este último fim de semana. Porém, na última quinta-feira (15), a federação grega anunciou a decisão unânime de adiar o início do campeonato por mais uma semana. Desta forma, o torneio tem sua data de início fixada para o próximo sábado (24).
Segundo a nota, o motivo do adiamento, desta vez, foi uma precaução por causa de um surto de COVID-19 na equipe do Messolonghi. Para piorar as coisas, neste domingo a equipe do Lavrio anunciou que quatro membros do clube testaram positivo para a doença. Apesar disso, até o momento da redação deste artigo não houve nenhuma notícia sobre um novo adiamento e todos os seis jogos da primeira rodada seguem marcados para o próximo sábado.
Sem ter nada a ver com isso, o Olympiacos venceu a terceira seguida na segunda divisão, batendo o Karditsas por 95 a 89 fora de casa, no último sábado. O clube divide a liderança da liga A2 com o Maroussi, ambos com a campanha perfeita de 3-0.
Outras ligas em andamento:
Ainda não começaram a temporada:
- Alemanha – começa em novembro, mas a Copa da Alemanha começou neste fim de semana, com a realização de sete jogos.