Por Luigi Vancini

Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de principal aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira o que de principal aconteceu na semana passada na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA, a terceira mais importante na hierarquia.

EuroCup: jogos adiados marcam mais uma rodada

A EuroCup chegou à sua 5° rodada, com nove jogos que marcaram uma semana de muita emoção, incluindo algumas partidas que precisaram ir para a prorrogação. Infelizmente três jogos acabaram sendo adiados por casos de Coronavírus em uma das equipes.

Grupo A
O Joventut Badalona (ESP) segue invicto e na ponta da tabela do Grupo A. Na Rússia, a equipe venceu o UNICS Kazan (RUS) na prorrogação, com um jogo emocionante até o fim, por 93 a 91. Vale citar a boa partida do ala-pivô eslovaco Vladimir Brodziansky, do Joventut, que apesar de ter vindo do banco contribuiu com 20 pontos.

Outra partida do grupo com prorrogação foi o duelo entre Reyer Venezia (ITA) e Bahçeşehir (TUR). Os turcos, apesar de estarem na última posição do grupo e ainda sem nenhuma vitória, conseguiram engrossar a partida contra os italianos, mas acabaram perdendo por 88 a 82. O maior pontuador do jogo foi o armador da equipe turca Erick Green, com 22 pontos. Já na Sérvia, o JL Bourg (FRA) não teve muitas dificuldades e venceu o Partizan Belgrado (SER) por 89 a 76. A equipe de Belgrado segue com uma campanha de altos e baixos e, no momento, amarga apenas a quinta posição, fora do grupo que se classifica para a próxima fase.

Grupo B
A melhor partida desse grupo foi o duelo de montenegrinos. O Mornar Bar (MNE) venceu o Buducnóst (MNE) na prorrogação por 85 a 82. Com a vitória, a equipe do Mornar se consolidou na quarta posição, com três vitórias e duas derrotas, mesma campanha do rival, que é o segundo colocado no grupo, por causa do saldo de pontos.

Líder do grupo, o Unicaja Málaga (ESP) visitou a Alemanha para enfrentar o ratiopharm Ulm (ALE) e não decepcionou: vitória por 81 a 76. O cestinha da partida foi Francis Alonso, que fez 21 pontos. O Unicaja tem quatro vitórias em cinco jogos. A outra partida do grupo ocorreu na Itália. O Metropolitans 92 (FRA) venceu a Brescia (ITA) por 75 a 70 e subiu para a terceira posição do grupo, com três vitórias e duas derrotas.

Grupo C


A Virtus Bologna (ITA) segue passeando no grupo e invicta. Na Bélgica, a equipe venceu sem dificuldades o Antwerp Giants (BEL) por 95 a 76, apesar do duplo-duplo de dois jogadores da equipe belga, o ala senegalês Ibrahima Faye (16 pontos e 11 rebotes) e do armador norte-americano Kenneth Smith (16 pontos e dez assistências). Enquanto a Virtus venceu todas, o Antwerp só perdeu até aqui. Na partida mais equilibrada do grupo, o Lokomotiv Kuban (RUS) se deu melhor. Mesmo jogando fora de casa, a equipe venceu o Monaco (FRA) por 88 a 72 e se consolidou na segunda colocação. No duelo das equipes intermediárias do grupo, o Andorra (ESP) venceu o Lietkabelis (LIT) por 76 a 66, chegando a sua segunda vitória no campeonato.

Grupo D
O grupo D não teve nenhuma partida. As três – Nanterre 92 (FRA) e Bursaspor (TUR); Cedevita Olimpija (SLO) e Promitheas (GRE); e Gran Canaria (ESP) e Trentino (ITA) – foram adiadas por casos de COVID-19.

Basketball Champions League: segunda semana de jogos
A Basketball Champions League (BCL) chegou à segunda semana com as estréias das equipes dos grupos E, F, G e H e com uma partida adiada, entre San Pablo Burgos (ESP) e Brindisi (ITA), válido pelo grupo H. Até aqui, o único grupo que ainda não teve nenhuma partida disputada foi o grupo C.

Pelo grupo E, as duas partidas tiveram vitórias dos visitantes. Na Lituânia, o Peristeri (GRE) venceu o Lietuvos Rytas (LIT) por 106 a 88, com a excelente partida do ala-armador Steven Gray, que fez 39 pontos, estabelecendo o recorde histórico de pontos em uma partida da BCL. Já na Letônia, o Strasbourg (FRA) venceu o VEF Riga (LET) por 77 a 75, com a virada da equipe francesa no final da partida.

No grupo F tivemos a maior “goleada” da semana. O Brose Bamberg (ALE) venceu a Fortitudo Bologna (ITA) por 100 a 63, mesmo jogando fora de casa. Em Bilbao, o Pınar Karşıyaka (TUR) venceu os espanhóis do Bilbao (ESP) por 81 a 72 e se juntou na liderança do grupo juntos com os alemães do Bamberg.

As duas partidas do grupo G foram decididas por poucos pontos: na Turquia, o Türk Telekom (TUR) venceu o Hapoel Jerusalém (ISR) por 98 a 94. Já na França, o Limoges (FRA) venceu o Igokea (BIH), que veio da fase preliminar, por 80 a 75. Partida sólida de Jerry Boutsiele, que contribuiu com 25 pontos para a vitória dos franceses.

Por fim, com apenas uma partida no grupo H, o Darüşşafaka (TUR) venceu o Filou Oostende (BEL) por 79 a 74 e assumiu a liderança do grupo. O cestinha da partida foi Grant Jerrett, com 27 pontos.

Confira abaixo as seis partidas programadas para esta semana, com os horários já de Brasília. Vale lembrar que as partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial.

Terça-feira (03/11)
14h – Dijon (FRA) x Nymburk (CZE) – Grupo B
14h – Falco (HUN) x Start Lublin (POL) – Grupo D
14h30 – Keravnos (CYP) x Tofaş (TUR) – Grupo B

Quarta-feira (04/11)
14h – Tsmoki-Minsk (BLR) x Cholet (FRA) – Grupo C
14h30 – AEK (GRE) x Hapoel Holon (ISR) – Grupo C
16h30 – Dinamo Sassari (ITA) x Tenerife (ESP) – Grupo A

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *