Por Luiz Eduardo Gomes e Thiéres Rabelo

Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira como foram as rodadas desta semana na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA, a terceira mais importante na hierarquia.

Eurocup: rodada (e competição?) mutilada pela COVID-19

Dylan Osetkowski - ratiopharm Ulm (photo Ulm - Harry Langer) - EC20
Dylan Osetkowski, pivô do ratiop´harm Ulm, eleito o MVP da rodada (eurocupbasketball.com)

Devido à segunda onda de COVID-19 que assola a Europa, dezenas de clubes vêm passando por surtos de contaminação da doença, nas mais diversas competições. No caso da EuroCup, o resultado foi o adiamento de cinco partidas desta rodada, a maior marca em uma mesma rodada até aqui. Pelas novas regras, todos os jogos adiados da temporada regular têm uma data limite para serem realizados, que é o próximo dia 22 de dezembro. Dois deles foram realizados esta semana.

Grupo A
Apenas um jogo do grupo foi realizado, com o adiamento de Joventut Badalona (ESP) contra JL Bourg (FRA) e Reyer Venezia (ITA) contra Partizan Belgrado (SER). Na única partida que pôde acontecer, o UNICS Kazan (RUS) visitou o Bahçeşehir (TUR) e conseguiu, a duras penas, sua primeira vitória fora de casa, com um sofrido 70 a 67, depois de estar perdendo por 17 pontos no fim do primeiro tempo. Jamar Smith, com 17 pontos e cinco assistências, foi o destaque dos vencedores, que agora acumulam quatro vitórias em seis jogo e ficam com um pé na segunda colocação do grupo (pelo menos até que o número de de jogos seja igualado). Pelos perdedores, que continuam sem conhecer o gosto da vitória, Erick Green foi o cestinha, anotando 23 pontos.

Grupo B
Dois jogos foram realizados por este grupo, com Budućnost (MNE) e Metropolitans 92 (FRA) sendo adiado. Jogando na Espanha, o líder Unicaja Málaga (ESP) não tomou conhecimento do Mornar Bar (MNE). Dominante do começo ao fim da partida, os espanhóis venceram por 98 a 72 e abocanharam sua quinta vitória em sete jogos. Detalhe para o fato de que todos os 12 jogadores do elenco malaguenho pontuaram, com destaque para Dario Brizuela, com 16 pontos, cinco rebotes e seis assistências. Para os montenegrinos, que agora estão na penúltima posição, com três vitórias em sete jogos, o sérvio Marko Jeremić foi o destaque, com 15 pontos.

Na cidade alemã de Ulm, o dono da casa rathiopharm Ulm (ALE) obteve uma vitória contra a Brescia (ITA) por 88 a 76, que o impulsiona para a quarta posição do grupo, agora com três vitórias e quatro derrotas. O pivô germano americano Dylan Osetkowski mais uma vez foi o destaque da partida com 32 pontos e sete rebotes, para incríveis 41 de PIR (Performance Index Rating) . A atuação lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da rodada. Pelo lado italiano, que continua afundado na última posição do grupo, com apenas uma vitória em sete jogos, quem se saiu  melhor foi o canadense Kenny Chery com 15 pontos e cinco assistências.

Grupo C
No duelo isolado e que valia a liderança do grupo, a invicta Virtus Bologna (ITA) foi até a Rússia enfrentar o Lokomotiv Kuban (RUS) e contou com um recital do armador Miloš Teodosić para vencer pelo placar de 89 a 83 e garantir matematicamente uma vaga no Top 16 de forma antecipada. O armador sérvio despejou 29 pontos em 26 minutos de ação. Pelo lado russo, houve mais um duplo-duplo de Alan Willians – o quinto em seguida –, com 15 pontos e 18 rebotes. As partidas que não puderam acontecer foram Lietkabelis (LIT) contra Monaco (FRA) e Andorra (ES) contra Antwerp Giants (BEL). Neste sábado (14) foi anunciado que a partida entre Virtus e Andorra, que deveria acontecer nesta próxima terça-feira (17) está oficialmente adiada, pois o clube espanhol está sofrendo um surto da doença.

Grupo D
Se nos outros grupos houve jogos de menos, no grupo D houve “jogos demais”. Foram cinco jogos nesta semana, sendo três regulares desta sétima rodada e dois jogos remarcados de rodadas anteriores. O primeiro duelo foi entre Cedevita Olimpija (SLO) e Bursapor (TUR), na segunda-feira (9), válido pela segunda rodada. Como essa mesma partida aconteceria dois dias depois, pela sétima rodada, o clube esloveno decidiu abrir mão de jogar em sua cidade, Liubliana, e jogou na cidade do adversário, Bursa, mas como mandante. Os eslovenos venceram por 104 a 88, contando com 33 pontos do ala Jaka Blažič. Este mesmo duelo voltou a acontecer na quarta-feira (11), só que agora com o Bursapor como mandante. A vitória acabou ficando novamente com os eslovenos, pelo placar de 97 a 80. Blažič mais uma vez foi o destaque ofensivo da partida, anotando 25 pontos. O Cedevita avança para a segunda posição do grupo (quatro vitórias e duas derrotas), enquanto os turcos continuam sem vencer na competição.

Na cidade grega de Patras, o local Promitheas (GRE) recebeu a líder do grupo e invicta Trentino (ITA) na quarta-feira e não conseguiu parar os italianos. Após um primeiro tempo equilibrado, os visitantes acertaram o passo e triunfaram pelo placar de 89 a 80. Victor Sanders foi o cestinha da Trentino, marcando 22 pontos, mesma marca alcançada por Dimitrios Agravanis e Ian Miller, do Promitheas. A vitória, a sexta seguida, deu a classificação matemática para o Top 16 ao time italiano. O clube voltaria à quadra na sexta-feira (13) para enfrentar o Gran Canaria (ESP) fora de casa, em partida adiada da quinta rodada, e perdeu a sua invencibilidade. Com 19 pontos de Tomas Dimsa, os espanhóis venceram por 71 a 61 e se consolidam na segunda colocação, com cinco vitórias em sete jogos.

Tyler Stone - Nanterre 92 (photo Nanterre - Claire Macel) - EC20

Na França, o Nanterre 92 (FRA) recebeu o Gran Canaria (ESP) na quarta-feira e conseguiu a sua segunda vitória na competição, por um placar até dilatado, de 90 a 74. Cris Warren foi o destaque para os vencedores, que estão na penúltima colocação do grupo (duas vitórias e quatro derrotas). Os espanhóis, que tiveram Stanley Okoye com 24 pontos, ficam em terceiro, com quatro vitórias e duas derrotas.

Jogos adiados
Criamos uma tabela em que estamos mantendo um controle de todos os jogos adiados e os que já foram remarcados na EuroCup. Até o momento (14/11/2020), estas são as informações que temos:

Basketball Champions League: Benite é “clutch” mas não consegue salvar Burgos; Sergio Hernández estréia pelo Zaragoza

O argentino Sergio Hernández fez sua estréia pelo Zaragoza na BCL

Na terça e quarta-feira (10 e 11) a semana 4 de jogos da Basketball Champions League (BCL) foi movimentada por 12 jogos, com todos os oito grupos sendo representados por pelo menos uma partida. Isso se deveu por cinco duelos adiados de semanas anteriores terem sido remarcados para esta semana. Uma partida original desta semana, entre Pınar Karşıyaka (TUR) x Fortitudo Bologna (ITA), foi adiada para 5 de janeiro, por conta de um surto de COVID-19 no time turco.

Na terça-feira o San Pablo Burgos (ES), atual campeão da competição, finalmente fez a sua estréia na temporada, após superar um surto de COVID-19 e ter sua primeira partida, na semana 2, adiada. O clube do grupo H foi até a Bélgica visitar o Filou Oostende (BEL) e saiu derrotado. A partida foi equilibrada do início ao fim, mas Burgos teve uma vantagem valiosa perto do minuto final, quando o brasileiro Vitor Benite acertou uma bola de três essencial, fazendo 98 a 94 para os visitantes. Mas os belgas conseguiram fazer cinco pontos nas duas posses de bola seguintes, que foram suficientes para lhes dar a vitória por 99 a 98. Burgos ainda teria uma última posse de bola, mas Ken Horton errou um arremesso de três incontestado. Benite terminou a partida com 11 pontos e quatro rebotes. Burgos, com um jogo a menos, fica momentaneamente com a lanterna do grupo, que é liderado pelo Darüşşafaka (TUR).

Também na terça, o Peristeri (GRE) recebeu o VEF Riga (LET), buscando se isolar na ponta do grupo E. Porém, os letões tinham outros planos e mostraram isso desde cedo na partida, incomodando os anfitriões e liderando por quase todo o primeiro tempo. Os gregos viraram o jogo no segundo tempo, mas não conseguiram criar uma boa vantagem, mantendo Riga no jogo. Nos minutos finais, brilhou a estrela do armador Kyle Allman para os visitantes, que retomaram a ponta para não perdê-la mais e vencer no fim por 84 a 81. Os quatro clubes do grupo têm agora uma vitória e uma derrota cada, mas o Peristeri é o líder por ter o melhor saldo de pontos marcados, seguido pelo VEF Riga. Nos outros jogos da terça-feira, os resultados foram os seguintes: Tofaş (TUR) 93 x 96 Nymburk (CZE) – Grupo B; Strasbourg (FRA) 81 x 83 Lietuvos Rytas (LIT) – Grupo E; Hapoel Holon (ISR) 73 x 63 Cholet (FRA) – Grupo C; Bilbao (ESP) 71 x 77 Brose Bamberg (ALE) – Grupo F.

Na quarta-feira o Zaragoza (ESP) teve a estréia do técnico argentino Sergio Hernández pela competição e o clube não decepcionou. Recebendo na Espanha o forte Nizhny Novgorod (RUS), em uma partida remarcada da semana 3. O clube teve muito trabalho, especialmente no primeiro tempo, mas conseguiu endurecer as coisas para os russos no segundo e venceu apertado no fim, por 78 a 75. A equipe chega à campanha de duas vitórias em dois jogos e lidera o grupo D.

O AEK Atenas (GRE) foi outra equipe que alcançou a segunda vitória em dois jogos, batendo em casa, com facilidade, o então líder de seu grupo, Tsmoki-Minsk (BLR), por 95 a 69. Foi outra partida de destaque para o trio Matt Lojeski (16 pontos), Keith Langford (13) e Yanick Moreira (14), colocando o atual vice-campeão da competição na liderança do grupo C.

Dois grandes times que venceram na rodada, recuperando-se de derrotas em suas estréias, foram o Galatasaray (TUR), que derrotou o Bakken Bears (DEN) em casa, por 91 a 81, e o Igokea (BHI), que bateu o forte Türk Telekom (TUR) em casa, por 77 a 66. Nos outros dois jogos da quarta-feira, os resultados foram os seguintes: Hapoel Jerusalém (ISR) 81 x 75 Limoges (FRA) – Grupo G; Brindisi (ITA) 92 x 81 Darüşşafaka (TUR) – Grupo H.

Na próxima semana sete jogos estão programados para acontecer, sendo seis originalmente referentes à semana 5, enquanto um é referente à semana 2, que havia sido adiado. Confira abaixo todos os confrontos, já com os horários de Brasília fornecidos hoje pelo site da BCL.

Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem de fato na data programada.

Terça-feira (17/11)
14h30 – Hapoel Holon (ISR) x Tsmoki-Minsk (BLR) – Grupo C
14h30 – AEK Atenas (GRE) x Cholet (FRA) – Grupo C
16h – Tenerife (ESP) x Galatasaray (TUR) – Grupo A

Quarta-feira (18/11)
14h – Tofaş (TUR) x JDA Dijon (FRA) – Grupo B
14h30 – Nymburk (CZE) x Keravnos (CYP) – Grupo B
14h30 – San Pablo Burgos (ESP) x Brindisi (ITA) – Grupo H (adiado da semana 2)
16h – Bakken Bears (DEN) x Dinamo Sassari (ITA) – Grupo A

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *