Texto enviado pelo colaborador Victor Rosendo
Nosso blog tem a alegria de ampliar, a partir de hoje, duas de nossas coberturas ao mesmo tempo: a das ligas domésticas e a do basquete feminino! No texto de hoje vamos falar sobre como andam quatro dos principais campeonatos nacionais do basquete feminino europeu, além de explicar o sistema de competição dos mesmos e a situação atual de cada um deles. São eles os campeonatos da Rússia, da Turquia, da França e da Espanha.
Como ainda temos somente uma pessoa para fazer esta cobertura do feminino, não é possível estabelecermos uma periodicidade para esta coluna. Mas, se você leitor(a) tem interesse em fazer parte da nossa equipe e ajudar a manter a regularidade da cobertura do feminino, entre em contato com nossa equipe através de nosso Twitter ou Instagram!
Campeonato russo: UMMC mantém desempenho da EuroW na Superliga e disputa primeiro lugar com o Dynamo Kursk
O campeonato russo, ou como é mais conhecido Superliga ou Premier League russa, é atualmente disputado por dez times e oito deles se classificam para a winners stage. A fase classificatória tem seu fim no dia 14 de março de 2021.
Perto da pausa de fim de ano, o campeonato russo está bem disputado, seja pela primeira vaga ou pelas últimas vagas classificatórias. As primeira vaga do campeonato está sendo disputado por UMMC Ekaterinburg e Dynamo Kursk. Mesmo com o UMMC estando com 100% de aproveitamento no campeonato (nove vitórias em nove jogos) e o Kursk com uma derrota justamente para UMMC, o Dynamo segue em primeiro lugar. Isso é por causa do número de jogos jogados, com o Kursk tendo jogado 11 (e vencido dez), enquanto Ekaterinburg tem apenas nove. O Dynamo terá a chance de abrir mais espaço em relação ao segundo colocado, pois terá mais um jogo antes da parada para o fim de ano, contra o oitavo colocado, Enisey Krasnovarsk.
As últimas vagas classificatórias também estão bem disputadas, com quase todos os times com grandes chances de se classificarem. A terceira colocação do campeonato por enquanto está com o Nadezhda Oremburgo, que possui seis vitórias em nove jogos, e o quarto colocado MBA Moscou tem cinco. Já do quinto ao oitavo colocando todos possuem o mesmo número de vitórias, com quatro. O campeonato deve seguir a mesma linha desse início até o final, com UMMC e Kursk disputando a primeira colocação e o Nadezhda formando o “top 3”. As últimas cinco vagas serão disputadas até o final.
Confira a classificação atual do campeonato russo:
Campeonato turco: primeiras colocações disputada pelos gigantes Galatasaray e Fenerbahçe
O campeonato turco, ou KBSL, é dividido da seguinte forma: 14 times se enfrentam duas vezes no campeonato, com os oito primeiros se classificando para os Playoffs, enquanto os dois últimos vão para a second league, que seria uma segunda divisão. A fase classificatória é programado para ter seu dia no dia 3 de janeiro de 2021.
A situação da KBSL está bem dividida, com os times que estão brigando pelas três primeiras colocações e os que irão brigar pelos playoffs. A primeira colocação está sendo disputada pelos dois principais times do país, Galatasaray e Fenerbahçe. Com 12 jogos cada, o Fenerbahçe leva vantagem em relação ao adversário, tendo 100% de aproveitamento. Já o Galatasaray tem 11 vitórias e apenas uma derrota, sendo esta justamente para o Fenerbahçe. Além da dupla, o Nesibe Aydin vem correndo por fora, estando em terceiro na tabela, mas com dois jogos a menos. O Aydin tem nove vitórias e apenas uma derrota e, de fato, é um time que vai disputar até o final, pelo que mostrou nesse início.
As últimas vagas da fase classificatória estão basicamente divididas em quatro vagas para cinco times e os que estão na luta são: Cankaya, Botas, Ormanspor, Izmit e Hatay, exatamente nessa ordem entre o quinto e o nono. Os times têm situação parecida, com a diferença ficando em uma ou no máximo duas vitórias. Já na briga contra o rebaixamento temos um time que podemos considerar um dos “favoritos” ao rebaixamento, que é o Canik Belediye, que perdeu todos os 12 jogos até aqui. Outros times que estão lutando contra o rebaixamento são: Besiktas, Adana, Bellona e Elazig. O Adana tem duas vitórias e dez derrotas, enquanto todos os outros times possuem três vitórias e nove derrotas.
Confira a classificação atual do campeonato turco:
Campeonato Francês: Bourges Basket segue dominante no campeonato nacional nos primeiros jogos
O campeonato francês é formado por 12 times com oito indo aos Playoffs e quatro indo ao Playout. O Playout é formado pelos quatro piores times, disputando uma pequena fase de grupos com o último colocado sendo rebaixado. A fase classificatória está programada para acabar no dia 6 de março de 2021.
Mesmo com um início complicado na EuroW, o Bourges começou o campeonato francês da melhor forma possível, com oito vitórias em oito jogos. O time ganhou a maioria dos jogos com certa facilidade, inclusive contra o ASVEL Lyon. Outro time que começou muito bem e vai brigar pelo título é o Landes, que também tem 100% de aproveitamento, mas com apenas sete jogos. Na volta do campeonato francês, no dia 9 de janeiro, teremos o confronto esperado entre os dois primeiros colocados, Landes e Bourges. Usando na linguagem do brasileiro, seria o famoso “jogo de seis pontos”, entre os dois invictos até aqui.
Mesmo ainda estando no início da temporada, as vagas já parecem estar bem definidas. A diferença de campanha dos times que estão na luta pelos playoffs e na luta contra o rebaixamento é gritante. Além dos dois primeiros colocados, que têm 100% de aproveitamento, mais cinco times têm boas campanhas e tudo indica que irão para os playoffs. Esses times são o Villeneuve (cinco vitórias e três derrotas), o Landerneau Bretagne (cinco vitórias e três derrotas), o La Roche (quatro vitórias e quatro derrotas), o Lyon (cinco vitórias e duas derrotas) e o Flammes (cinco vitórias e duas derrotas). Enquanto entre os times que estão na luta contra o playout, cinco times lutam para não cair e, ao mesmo tempo, pela última vaga nos playoffs. Mesmo a disputa sendo nivelada por baixo, o equilíbrio é muito grande entre Nantes (uma vitória e sete derrotas), Charnay (uma vitória e sete derrotas), Union Hainaut (uma vitória e sete derrotas), Montpellier (duas vitórias e quatro derrotas) e Tarbes (uma vitória e seis derrotas). Todos os times têm campanhas bem parecidas pra lutar por apenas uma vaga.
Confira a classificação atual do campeonato francês:
Campeonato espanhol: Avenidas passa por cima de todos os adversários e tem 100% de aproveitamento
O sistema do campeonato espanhol é bem parecido com o do campeonato turco. O torneio conta com 16 times, com oito indo aos playoffs e os dois últimos sendo rebaixados. A competição está programada para terminar dia 27 de março de 2021.
Diferente dos outros campeonatos, o espanhol está um pouco mais avançado, já com 17 rodadas. A competição se encontra equilibrada, mas com divisões de níveis mais claras entre as equipes, com o “top 3” sendo formado por Avenidas (17 vitórias e nenhuma derrota), Valencia (16 vitórias e uma derrota) e o Girona (14 vitórias e duas derrotas). Mesmo a diferença do terceiro sendo de apenas duas vitórias para o quarto colocado, o Estudiantes, a campanha dos times do “top 3” é bem dominante e o Girona tem um jogo a menos. O Avenidas que já vem de boas atuações na EuroW e continuou a fase no espanhol com incríveis 17 vitórias, já despontando como o principal candidato ao título.
Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, o Bembibre (três vitórias e 14 derrotas) e o Quesos (duas vitórias e 15 derrotas) já despontam como os candidatos ao rebaixamento. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Al-Qazeres, que tem uma campanha de cinco vitórias e 11 derrotas, com um jogo a menos. A briga para a classificação aos playoffs está bem disputado, com até o 12º colocado na briga pela classificação. Se o campeonato acabasse hoje, além dos três já citados acima, o Estudiantes (11 vitórias e seis derrotas), Ciudad de la Laguna (dez vitórias e sete derrotas), o Gernika (dez vitórias e sete derrotas), o Araski (oito vitórias e nove derrotas) e o IDK Gipuzkoa (oito vitórias e nove derrotas) estariam classificados para os playoffs. Mas temos quatro times que correm por fora: o Ensino (sete vitórias e dez derrotas), Campus Promete (sete vitórias e dez derrotas), Cadi la Seu (sete vitórias e dez derrotas) e o Zaragoza (seis vitórias e 11 derrotas). Sabemos que ainda falta muito campeonato pela frente, mas já podemos ver os cenários se desenhando com o que pode acontecer.
Confira a classificação atual do campeonato espanhol: