Por Thiéres Rabelo e Vinícius Matosinhos

Pedimos desculpas por esta coluna não ter sido publicada anteriormente, no início da semana, como de costume. Nossa equipe ficou sobrecarregada esta semana. Estamos publicando ela hoje (26/12), mas falando a respeito das rodadas que ocorreram na semana passada, para que não fique nenhum buraco em nossa cobertura. A coluna continuará normalmente nesta segunda-feira (28/12). Agradecemos a compreensão.

Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (entre 15/12 e 21/12). Ao fim deste texto, você poderá ler especificamente como foi o desempenho dos atletas brasileiros, na seção “Cantinho brasileiro”.

>>LEIA TAMBÉM: Feminino – Relatório das ligas nacionais

Campeonato espanhol: Barça vence dérbi catalão e encosta no vice-líder Tenerife, que tropeça

Oito dos nove jogos programados para a 15ª rodada da ACB aconteceram no final de semana (dias 19 e 20), enquanto a partida restante, entre Unicaja Málaga e Real Betis, foi adiada para o dia 29. O líder Real Madrid foi o time que folgou nesta rodada, mas viu alguns de seus concorrentes tropeçarem.

O grande jogo da rodada foi o dérbi catalão, entre Barcelona e Joventut Badalona, jogado na casa dos “Culé”. A partida marcou o reencontro entre o Barça e dois de seus ex-jogadores, que hoje defendem a camisa da “Penya”: o ala Pau Ribas (que jogou cinco anos no clube) e o pivô Ante Tomić (jogou oito anos). Dando tempo de quadra a vários jogadores menos utilizados na Euroliga, o Barça fez uma partida extremamente eficiente. O primeiro tempo de jogo foi bastante equilibrado, mas já no terceiro quarto os donos da casa começaram a dominar o rival e a ampliar sua vantagem. Durante o último quarto, a vantagem “blaugrana” chegou a 20 pontos e, no fim, o time venceu por 88 a 74. O Barça não sobe de posição, ainda no terceiro lugar, mas encosta no vice-líder Tenerife, com as mesmas 12 vitórias, mas com três derrotas, uma a mais que o concorrente.

O Tenerife foi até o País Basco visitar o atual campeão Baskonia, levando uma série de cinco vitórias e uma campanha de apenas uma derrota em 13 jogos na temporada. Mesmo com desfalques significativos, como o armador titular Bruno Fitipaldo, o Tenerife vendeu caro a derrota. O Baskonia só conseguiu abrir uma vantagem de duplos-dígitos no terceiro quarto, mas, mesmo assim, viu os visitantes encostarem de novo no último período. No final, os donos da casa seguraram a vantagem e venceram por 79 a 72. Foi a terceira vitória seguida para o Baskonia, que se beneficiou da derrota do quinto colocado Badalona, e se firmou no quarto lugar, com 11 vitórias e quatro derrotas.

Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.

Campeonato italiano: líder Brindisi tropeça e Olimpia reassume a liderança

Após desbancar a gigante Olimpia Milano na rodada anterior, tirando a invencibilidade e a liderança dos milaneses, a Brindisi tropeçou em casa nesta 12ª rodada da Serie A e não somente viu acabar a sua série de nove vitórias seguidas, mas também a liderança voltar para o time lombardo.

A Brindisi recebeu na Apúlia a VL Pesaro, do ala argentino Carlos Delfino, em um jogo isolado no sábado. Em teoria, os donos da casa entravam como favoritos para este jogo, contra um adversário de campanha negativa até aqui. Os visitantes se impuseram desde o início da partida, com Delfino em uma noite inspirada. Logo ao fim do primeiro tempo Pesaro já havia construído uma vantagem de 14 pontos. Coube aos visitantes apenas administrar a vantagem, que chegou ao último período de 16 pontos, e vencer por 92 a 81. Delfino foi o cestinha do jogo, com 24 pontos. A Brindisi sofre sua primeira derrota desde a primeira rodada e, com a campanha de nove vitórias e duas derrotas, está em segundo lugar.

Fazendo o primeiro jogo do domingo, a Olimpia entrou em quadra já sabendo que, se vencesse, voltaria à liderança. Mas os “Sapatinhos Vermelhos” tinham pela frente a sempre dura Dinamo Sassari, que buscava voltar ao “G4” e o jogo não seria fácil. Como de se esperar, dois dos melhores times da Itália fizeram uma partida espetacular. Acirradíssimo no início, com várias trocas de liderança, o jogo viu a Dinamo assumir a ponta no fim do primeiro tempo e mantê-la durante quase todo o terceiro período. Mas a Olimpia reagiu e conseguiu recuperar a liderança na metade do último quarto, para não perdê-la mais. Os milaneses venceram por 102 a 86 e tiveram Luigi Datome como grande destaque, com 24 pontos e 26 de valoração, sua melhor partida neste retorno à Itália. A Olimpia chega à campanha de dez vitórias e apenas uma derrota.

Do grupo da frente, destaque também para a Virtus Bologna, que conseguiu mais uma vitória fora de casa, condição na qual o clube bolonhês está invicto no campeonato, em seis jogos disputados. Mesmo ainda não podendo contar com Marco Belinelli, as “Vês Negras” passaram sem maiores problemas pela Treviso, por 98 a 72. Seis atletas do clube pontuaram em duplos-dígitos, com o maior destaque ficando novamente para o armador sérvio Miloš Teodosić, cestinha do time com 20 pontos, além de nove assistências, três roubadas de bola e quatro rebotes. O time tem sete vitórias e quatro derrotas e ocupa o terceiro lugar.

Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.

Liga Adriática: Igokea e Krka continuam embalados, mesmo em rodada conturbada

Mais uma semana da ABA que foi disputada, tendo início na última sexta-feira (18) e findando neste domingo (20). A rodada serviu para que o único invicto da temporada até aqui perdesse a alcunha e deixasse o “G4”. Com exceção do Estrela Vermelha, três times do grupo da frente estão empatados, com oito vitórias cada um. Mas nem só de bons jogos a rodada viveu, pois tivemos notícias tristes. Uma das más notícias é a de que dois jogos da 11ª rodada foram adiados devido a casos confirmados de COVID-19 em dois clubes: Estrela Vermelha e Zadar. No último relatório, noticiamos que a partida entre Koper Primorska e Split não ocorreu por conta da decisão injustificada por parte do Koper, que nem sequer viajou para o jogo. Essa má escolha, resultou na desclassificação automática do clube da Eslovênia na ABA, além de que todos os seus jogos anteriores na temporada foram declarados como derrota de 20 a 0. Com isso, o Koper Primorska deixa a temporada 2020-21 sem ter vencido nenhuma partida.

Passando para o que importa, para abrir a semana de confrontos tivemos o duelo entre o embalado Igokea (BIH) e o Cibona Zagreb (CRO). A partida ocorreu em Zagreb, na Croácia, com o dono da casa precisando ganhar para subir na tabela de classificação. Porém, o Igokea fez mais uma ótima partida e mostrou que necessita de uma vaga nos playoffs, vencendo pelo placar de 88 a 80 e confirmando-se de vez entre os primeiros colocados, abrindo três vitórias de vantagem para o quinto colocado. Por outro lado, o Cibona continua sua temporada com apenas três vitórias em seu quartel, lutando para não chegar nas últimas posições.

Falando em clube que vem se mostrando embalado nas últimas semanas, o Krka (SLO) entrou em quadra contra o grande Partizan Belgrado (SER) e surpreendeu mais uma vez para cima de um clube tradicional. O time esloveno venceu a partida em casa por 69 a 50 e chega à sua quarta vitória consecutiva, empatando com o próprio Partizan em número de vitórias (cinco) e ficando cada vez mais perto do “G4”. Em Montenegro, o Mornar Bar (MNE), que precisava manter a terceira posição no campeonato, recebeu o inconstante FMP (SER) e, apesar da vitória elástica, o triunfo dos donos da casa veio após muita dificuldade contra o 11º colocado da competição. O último quarto da partida iniciou com as duas equipes empatadas, mas o Mornar soube aproveitar as boas situações apresentadas de erros do adversário e garantiu a vitória por 84 a 74.

O jogo da rodada foi o confronto entre o único time ainda invicto da temporada, o Budućnost (MNE), que visitou o vice-líder Mega (SER), em Belgrado. Logicamente, foi uma partida muito disputada do início ao fim, contudo, em determinado momento do jogo os donos da casa abriram vinte pontos de diferença, algo que o Budućnost tentou correr atrás na segunda etapa, mas acabou pagando o preço das más escolhas no começo do duelo, perdendo assim a sua primeira partida na temporada, pelo placar de 78 a 72. O resultado garante o time sérvio na segunda posição, enquanto os montenegrinos ainda permanecem na sétima posição com duas partidas a menos.

Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial

Liga VTB: Nizhny Novgorod passa sufoco, UNICS mantém invencibilidade pra cima do Tsmoki e Zielona vence confronto direto

Para a rodada de jogos da VTB, cinco partidas foram disputadas na semana, sendo que dois deles foram novamente para cumprimento de tabela. Foi uma semana sem a presença de partidas de Zenit São Petersburgo (RUS) e CSKA Moscou (RUS), mas que mesmo assim foi possível presenciar um dos primeiros colocados em quadra, pois o Nizhny Novgorod (RUS) recebeu em casa o Enisey (RUS) e conseguiu garantir a segunda colocação do campeonato com cinco vitórias e apenas uma derrota. O Enisey amarga a última colocação da competição, porém não deu vida fácil para o vice-líder em nenhum momento do confronto, chegando a quase virar a partida nos momentos finais em uma sequência de descuidos dos donos da casa. A partida terminou com o placar de 83 a 79 a favor do Nizhny.

Outra boa partida da rodada foi o embate entre o UNICS Kazan (RUS) e os bielorrussos do Tsmoki Minsk (BLR), pois o duelo teria um tempero a mais. O clube visitante não vencia os russos desde 2017, o que foi um bom combustível para ambos os lados do confronto. O placar final apertado de 83 a 77 para o UNICS foi o reflexo da grande partida na Rússia, pois o Tsmoki chegou a abrir uma boa vantagem de 16 pontos no início da partida, algo que os donos da casa só conseguiram reverter nos minutos finais. Não foi dessa vez que a vitória veio para o Bielorrússia, mas deixou um gostinho de ‘’quero mais’’. No mesmo dia, outro clube russo entrou em quadra, no entanto não saiu vitorioso. O PARMA (RUS) recebeu os poloneses do Zielona Góra (POL) e a partida foi um confronto direto para uma vaga nos playoffs, uma vez que, respectivamente, os dois se encontram na oitava e sétima posição do campeonato. O jogo terminou com o resultado positivo para os visitantes, por 85 a 79.

As duas partidas de cumprimento de tabela ocorreram no início da última semana, antes dos jogos já citados neste texto, por isso, dois clubes que já citamos jogaram novamente. A primeira partida foi entre o Zielona Góra e o Astana (KAZ), na qual os poloneses também saíram vitoriosos, pelo placar tranquilo de 110 a 86. Porém, apesar da facilidade, foi a primeira vitória na história do Zielona em cima do Astana. O outro confronto foi entre Astana e PARMA. Embora o PARMA tenha entrado em quadra com uma boa sequência de vitórias, o Astana não se deu por vencido e conseguiu arrancar um triunfo nos instantes finais como visitante, com o resultado final de 84 a 83.

Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.

Campeonato grego: Peristeri volta a vencer e mantém liderança

Sete jogos aconteceram na semana pela HEBA, sendo os seis regulares da 8ª rodada do campeonato e uma partida remarcada de rodadas anteriores. Voltando a vencer, o Peristeri se mantém na ponta do campeonato, aproveitando-se do número maior de jogos que pôde fazer em relação à maioria dos outros times.

No norte de Atenas o Peristeri recebeu o Larisa, time que havia perdido cinco das seis partidas anteriores e corre sério risco de rebaixamento. Mas o time da casa não conseguiu se impor para conseguir uma vitória muito convincente e teve muito trabalho. No fim, o triunfo foi por apenas quatro pontos, 82 a 78. Os dois veteranos recém-contratados foram os grandes diferenciais para a equipe: o armador Vangelis Mantzaris, que acaba de chegar do Promitheas, fez uma boa estréia, com 12 pontos e quatro assistências. Já o pivô Giannis Bourousis fez outra boa partida, com 15 pontos e sete rebotes em apenas 15 minutos. O time chega aos 13 pontos, com cinco vitórias e três derrotas.

Falando da “União”, os atenienses também venceram na rodada e permaneceram invictos. O time recebeu e atropelou o Aris, que também está se mostrando um candidato forte ao rebaixamento, até aqui. Com uma defesa forte, os Amarelos venceram por 84 a 67, com uma grande apresentação de Keith Langford, dono de 16 pontos, quatro assistências e cinco rebotes. O AEK tem 12 pontos, tendo vencido todos os seus seis jogos até aqui e fica com o segundo lugar.

Outro time que tem jogos a menos, mas permanece invicto, é o Panathinaikos. Os Verdes viajaram para visitar o Messolonghi e encontraram pela frente um adversário muito duro, mas, no final das contas, conseguiram segurar a vitória. O clube venceu por 73 a 66, comandados pelo ala Ioannis Papapetrou, cestinha do time com 19 pontos. Foi a sexta vitória em seis jogos para o clube, que com 12 pontos ocupa o quarto lugar.

Para maiores detalhes sobre o campeonato grego, acesse seu site oficial.

Outras ligas

É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.

  • Campeonato francês: clique aqui e saiba mais detalhes sobre o campeonato (site em francês);
  • Campeonato lituano: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
  • Campeonato israelense: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
  • Campeonato turco: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato (site em turco);
  • Campeonato alemão: clique aqui e saiba mais detalhes sobre o campeonato (site em alemão)

Cantinho brasileiro🇧🇷

A rodada não trouxe muitas alegrias para os brasileiros na ACB. O único que fez um excelente jogo foi o pivô Augusto Lima, que, na derrota do seu UCAM Murcia, ficou bem perto de um triplo-duplo, com nove pontos, nove rebotes e oito assistências, para terminar com 18 de valoração, maior marca de sua equipe. Seu companheiro de time, Rafa Luz, novamente não foi utilizado e os rumores de uma possível saída do atleta do clube começam a se multiplicar.

O armador Marcelinho Huertas não esteve com a equipe do Tenerife durante a semana, pois acompanhou o nascimento de seu filho. Sem ele, o time viu ser interrompida sua série de vitórias, que já chegava a cinco jogos. O San Pablo Burgos passou tranqüilo pelo Manresa e Vitor Benite contribuiu com nove pontos e três rebotes.

No duelo entre brasileiros da partida entre Fuenlabrada e Bilbao, o ala Léo Meindl contribuiu com sete pontos, quatro rebotes e três assistências para os donos da casa. Já o pivô Felipe dos Anjos teve dois pontos, quatro rebotes e um toco pelo Bilbao.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *