As ligas domésticas se preparam para suas rodadas do final de semana e nós trazemos para vocês a indicação de pelo menos um jogo para se acompanhar em cada um dos dez principais campeonatos europeus. Confira abaixo (todos os horários estão no fuso-horário de Brasília).

>>LEIA TAMBÉM: clique aqui e veja toda a nossa cobertura dos campeonatos nacionais

🇪🇸ACB (campeonato espanhol) – 18ª rodada

O grande jogo da rodada é uma decisão indiscutível. No jogo mais esperado da competição até agora, o líder Real Madrid (14 vitórias e uma derrota) vai até as Ilhas Canárias visitar o vice-líder Tenerife (14 vitórias e duas derrotas), do armador brasileiro Marcelinho Huertas. Há muito em jogo para ambos os times, pois quem vencer terminará a rodada no primeiro lugar. E para colocar ainda mais pressão sobre esse jogo, caso o terceiro colocado Barcelona (13 vitórias e três derrotas) vença seu compromisso contra o Fuenlabrada no domingo, o time catalão igualará o número de vitórias do perdedor desse jogo. Se este for o Tenerife, o Barça, inclusive, tomará dele o segundo lugar, nesse cenário. Ao que tudo indica, o Real não poderá contar com Sergio Llull e Gabriel Deck neste confronto. O duelo acontece neste sábado, às 14h.

Passando para a outra ponta da tabela, Bilbao (três vitórias e 13 derrotas) e Gipuzkoa (duas vitórias e 14 derrotas), os dois últimos colocados e que seriam os dois rebaixados se a temporada acabasse hoje, farão o dérbi do País Basco, com mando do Bilbao. A partida tem importância para a luta contra o rebaixamento dos dois times e é uma rivalidade local, mas o atrativo mais curioso dessa partida estará nas arquibancadas. O Bilbao fará um experimento inusitado nesse jogo: o clube planeja receber 2.537 na arena (que tem capacidade para mais de 10 mil pessoas) e todos eles estarão dentro de… bolhas de plástico individuais (foto abaixo)! A partida será realizada neste sábado, ao meio-dia.

Imagem

🇮🇹Serie A (campeonato italiano) – 14ª rodada

A vice-líder Brindisi (nove vitórias e três derrotas) terá uma dura tarefa pela frente, para evitar a terceira derrota seguida. O clube da Apúlia recebe a Trentino (seis vitórias e seis derrotas), que hoje ocupa o sexto lugar na tabela. Após vencer nove jogos consecutivos (dez, na verdade, mas um deles foi anulado), a Brindisi assumiu a liderança do campeonato, mas tropeçou nos dois compromissos seguintes e viu a Olimpia Milano retomar a ponta e criar uma vantagem. Outro revés não tira o segundo lugar da equipe no momento, mas pode fazer muitos perderem a fé no time. Já a Trentino começou mal a temporada, ficando na lanterna após perder os três primeiros jogos da temporada, mas, desde então, venceu seis dos oito seguintes e flerta com o “G4”. A partida acontece no domingo, às 15h.

Outro jogo a se ficar de olho é o confronto direto entre a quarta colocada Dinamo Sassari (sete vitórias e cinco derrotas) e a quinta colocada Reggio Emilia (seis vitórias e cinco derrotas). Para Sassari há mais em jogo nesta partida, pois os sardos estão pressionados pela vitória da Virtus Bologna em um jogo remarcado na quinta-feira. Se vencer, a Dinamo empata com a Virtus (que folga nesta rodada) e divide com ela o terceiro lugar. Já uma vitória da Reggio Emilia, que joga em casa, coloca a equipe no “G4” e pode fazer a Dinamo cair até quatro posições, no pior dos cenários. A bola sobe para este jogo às 13h do domingo.

🇧🇦🇭🇷🇲🇪🇲🇰🇷🇸🇸🇮Liga Adriática (liga com nações da antiga Iugoslávia) – 13ª rodada

O duelo mais interessante desta rodada acontecerá no domingo, às 15h, quando o líder Mornar Bar (MNE) receberá em Montenegro o Igokea (BIH), que hoje ocupa o quarto lugar. Os dois times vivem momentos fantásticos na competição, com o Mornar chegando à ponta do torneio (dez vitórias e duas derrotas) após vencer oito das suas últimas nove partidas. Mas os bósnios não ficam muito atrás, pois eles vêm de nove vitórias em seus últimos dez jogos e estão no quarto lugar da competição (nove vitórias e duas derrotas). Uma derrota sozinha não faria o perdedor desse jogo cair uma posição, mas, no mínimo, faria seus concorrentes encostarem. O Mornar só perde a liderança se sofrer uma derrota e o vice-líder Mega vencer seu compromisso. Já o Igokea poderia ser alçado ao segundo lugar, na melhor das hipóteses, caso vença por pelo menos 16 pontos e o Mega perca.

Falamos do vice-líder Mega (SER), que poderá jogar pressão sobre os concorrentes, recebendo em Belgrado o Cedevita Olimpija (SLO). Com nove vitórias e três derrotas, os sérvios, que têm talvez o melhor jogador da competição no pivô Filip Petrušev (médias de 23,3 pontos e 8,2 rebotes por jogo, mostrado na foto acima), buscam voltar à liderança e conseguirão fazê-lo caso vençam por pelo menos 16 pontos e o Mornar perca. Mas o Cedevita, que está em uma posição ruim na tabela porque tem três jogos a menos, está em plena ascensão. Antes da derrota na semana passada para o Mornar, os eslovenos haviam vencido as três anteriores. Hoje, o time é apenas o nono colocado, mas venceu seis dos seus nove jogos. O ala-armador Jaka Blažič vive grande momento na competição (19,3 pontos por jogo nos últimos seis). A bola sobe para este jogo às 15h do sábado.

🇷🇺🇧🇾🇪🇪🇰🇿🇵🇱Liga VTB (liga com algumas nações da antiga U.R.S.S.)

Nosso primeiro destaque vai para o encontro entre o vice-líder Nizhny Novgorod (RUS) e o terceiro, CSKA Moscou (RUS). Ambos os times trazem para esta partida uma seqüência de quatro vitórias consecutivas e o vencedor poderá terminar a rodada até mesmo no primeiro lugar, caso o atual líder, Zenit São Petersburgo, não vença seu compromisso. O CSKA vem para o jogo como o melhor ataque da competição (93,9 pontos por jogo), enquanto o Novgorod confia no bom momento vivido pelo ala Anton Astapkovich (18,7 pontos por jogo) e do armador Ivan Strebkov (8,0 assistências por jogo nos últimos três). No retrospecto geral do confronto, o CSKA venceu 21 dos 24 confrontos entre os dois times na história da VTB e o Novgorod não sabe o que é vencer o duelo desde 2015. O jogo acontece no domingo, a partir das 10h.

Na cidade de Krasnodar, dois gigantes se encontrarão. O quarto colocado Lokomotiv Kuban (RUS) busca se reconectar com o grupo da liderança, recebendo o oitavo, Khimki (RUS), que vive uma temporada terrível. Na Euroliga, o clube é o lanterna e tem poucas perspectivas de salvação. Na VTB, a campanha ainda pode ser chamada de irregular, com quatro vitórias e cinco derrotas. Uma grande indefinição para o Khimki é a situação do pivô Greg Monroe, que teve sua saída do clube especulada na semana passada, mas ainda não houve a concretização. Se ele, de fato, não jogar, as coisas ficarão um pouco menos difíceis para o “Loko”, que tem no pivô Alan Williams o melhor jogador da competição. Até aqui, ele lidera com folga no quesito valoração, com média de 30 por jogo, com seus 22,1 pontos e 13,1 rebotes de média por jogo. Eles entram em quadra também no domingo, às 8h30.

🇬🇷HEBA (campeonato grego) – 10ª rodada

Dois jogos do domingo prometem ser bons. Às 15h, o líder Panathinaikos (sete vitórias e nenhuma derrota) visita o terceiro colocado Lavrio (cinco vitórias e três derrotas), buscando manter-se invicto. Pouco antes, ao meio-dia, o vice-líder Peristeri (cinco vitórias e quatro derrotas) tenta voltar para a ponta, recebendo o PAOK (quatro vitórias e quatro derrotas).

🇩🇪Bundesliga (campeonato alemão) – 11ª rodada

Todos os olhos estarão voltados nesta rodada para o duelo entre os dois representantes do país na Euroliga. No último jogo de domingo, às 14h, o atual campeão ALBA Berlim (seis vitórias e uma derrota), quinto colocado, recebe o Bayern de Munique (sete vitórias e uma derrota), quarto, na capital nacional. Os dois times vivem momentos opostos na competição européia, mas o duelo é sempre uma promessa de grande jogo.

🇫🇷LNB Pro A (campeonato francês)

Não há jogos programados para este final de semana.

🇹🇷BSL (campeonato turco) – 15ª rodada

Mesmo que os dois times não estejam vivendo uma temporada muito positiva, no geral, o dérbi entre Galatasaray e Fenerbahçe ainda é o maior evento esportivo do país. Os dois times se enfrentam neste sábado, a partir das 9h30, em Istambul. O Fener, terceiro colocado (11 vitórias e três derrotas), busca se reconectar com o líder, Anadolu Efes, que o derrotou na última rodada. Já o Galatasaray busca afastar o perigo do rebaixamento: a equipe ocupa hoje o 12º lugar (cinco vitórias e nove derrotas).

🇮🇱Winner League (campeonato israelense)

O único jogo que acontece neste final de semana é o jogo que falta para completar a 11ª, disputada majoritariamente na quarta e na quinta-feira. O oitavo colocado Hapoel Be’er Sheva recebe o 11º Bnei Herzliya, neste domingo, a partir das 14h. Os dois times estão fora da zona de classificação e buscam se aproximar dela.

🇱🇹LKL (campeonato lituano) – 15ª rodada

A partida mais equilibrada desta rodada será o confronto entre o terceiro colocado, Lietkabelis (sete vitórias e duas derrotas), e o quarto, Pieno žvaigždės (sete vitórias e cinco derrotas). O jogo acontece neste sábado, ao meio-dia. O líder Žalgiris Kaunas (dez vitórias e uma derrota) visita o sétimo colocado Neptūnas (quatro vitórias e oito derrotas) no domingo ao meio-dia. O vice-líder Rytas Vilnius não joga neste final de semana.

📺Onde assistir aos jogos?

Infelizmente nenhuma emissora brasileira faz transmissões de ligas nacionais. O grupo Fox Sports Latam é o detentor dos direitos de transmissão do campeonato espanhol, mas em sua grade de programação não consta nenhuma transmissão. Por isso, o único meio para se acompanhar os jogos são os sites de streaming. Dois que recomendamos é o First Row e o Roja Directa.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *