Por Vinícius Matosinhos, Thiéres Rabelo e Rafael Bittelbrunn

Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Confira como foram as rodadas desta semana na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, e na Basketball Champions League da FIBA (BCL), a terceira mais importante na hierarquia.

>>LEIA TAMBÉM: análise dos favoritos do Top 16 da EuroCup

EuroCup: primeira rodada do Top 16 começou de maneira insana!

A temporada regular chegou ao fim e muita emoção ficou guardada para os dezesseis clubes que restaram na segunda fase da Eurocup. A primeira rodada do Top 16 já começou com dois clássicos, mostrando logo de cara para o que veio. Dos clubes que ficaram na primeira posição em seus grupos da temporada regular, apenas o Gran Canaria perdeu, já os confrontos dos segundos colocados, apenas o UNICS da Rússia saiu vencedor.

Grupo E
Para abrir com chave de ouro a primeira rodada do Top 16 da Eurocup, nada como um clássico espanhol para colocar fogo na disputa. Os clubes que entraram em quadra para o confronto foram o Joventut Badalona (ESP) e o Unicaja Málaga (ESP). Apesar do favoritismo, o Badalona sofreu grande pressão fora de casa e chegou a perder por uma vantagem de dois dígitos. Porém, a volta do intervalo fez muito bem para os visitantes, pois mesmo perdendo por doze pontos faltando quinze minutos para o final do jogo, o Badalona correu atrás do placar liderados pelas ações ofensivas do ala-pivô Vladimir Brodziansky (21 pontos), conseguindo assim a virada e a vitória fora de casa pelo placar final de 86 a 95. O outro confronto do grupo também foi um clássico, mas não da Espanha e sim da França. Apesar de toda a rivalidade entorno do confronto, o placar não foi como o esperado para o grande duelo entre o Nanterre 92 (FRA) e o Monaco (FRA). O time do treinador Zvezdan Mitrović não deu nenhuma chance para o dono da casa, dominando praticamente todos as zonas da quadra e abrindo uma vantagem tranquila de vinte nove pontos, que praticamente decidiu o resultado da partida. O placar final a favor do Monaco foi de 95 a 63, com Marcos Knight (20 pontos) e Rob Gray (19 pontos) como os cestinhas da equipe.  

Grupo F
Um clube que teve um início muito forte foi o Metropolitans 92 (FRA). O time francês ficou em primeiro lugar em seu grupo na temporada regular, porém, teria que viajar à Rússia para enfrentar o Lokomotiv Kuban (RUS), que mesmo tendo ficado em segundo lugar no grupo, seu número de vitórias foi superior ao do clube da França. Com todos esses bons retrospectos para ambos os clubes, não seria surpresa nos depararmos com uma ótima partida. O Metropolitans não se classificava para a segunda fase desde 2015 e, por isso, entrou muito nervoso nos primeiros períodos fora de casa. Isso abriu um caminho para que o clube russo pudesse abrir uma pequena vantagem até o terceiro período. No entanto, os franceses dominaram o último período e chegaram a alcançar uma boa vantagem no placar, faltando cinco minutos. Então, foi só administrar para saírem vencedores como visitantes, pelo resultado final de 83 a 79. Em Belgrado, na Sérvia, o Partizan Belgrado (SER) recebeu em sua casa a Trentino (ITA) e não facilitou as coisas para o clube italiano desde os primeiros instantes da partida, chegando a permitir que os visitantes marcassem apenas quatro pontos no segundo período. Após descobrirem os erros táticos da defesa italiana, o Partizan só administrou a vantagem até o fim do confronto, dando a oportunidade para que houvesse uma grande rotação no último período. O placar final elástico ficou em 71 a 43 a favor do clube de Belgrado.

Grupo G
Apesar da alta expectativa envolvendo os jogos do grupo, considerado o mais forte dentre os quatro do Top 16, as partidas inaugurais da fase tiveram poucas surpresas. No primeiro confronto, realizado na terça-feira (12), o Budućnost (MNE) recebeu o novato (e surpreendente) JL Bourg (FRA) e simplesmente atropelou o oponente, com o histórico placar de 108 a 80. Os montenegrinos foram avassaladores no ataque, estabelecendo um novo recorde da equipe no torneio em pontos marcados (108), Performance Index Rating (PIR, 137) e incríveis 68,4% de acerto da linha de três pontos (13 em 19 tentativas), simplesmente não dando chances ao elenco francês, que vinha de quatro vitórias nos últimos seis jogos. O destaque da equipe do Budućnost no jogo (e também ao longo da temporada) foi Nikola Ivanović, com 17 pontos e sete assistências, acompanhado por Willie Reed (16 pontos) e o recém-contratado Amedeo Della Valle (15 pontos), enquanto na equipe francesa o sérvio Danilo Andjušić contribuiu com 17 pontos e o croata Ivan Buva (o qual assinou com a equipe no dia anterior) anotou outros 16 pontos. No segundo jogo do grupo, realizado na quarta-feira (13), a invicta e favoritíssima ao título Virtus Bolonha (ITA) recebeu a equipe eslovena do Cedevita Olimpija (SLO) e manteve a série de vitórias na competição com 90 a 76 no resultado final. Apesar de um primeiro quarto fraco da equipe italiana, com 0 em 8 da linha de três pontos e derrota por 18 a 11, a partir do segundo quarto o poderio ofensivo e defensivo da equipe começa a aparecer, com destaque para o “estreante” Marco Belinelli, que anotou 14 dos seus 25 pontos no período e trouxe o controle da partida para a equipe italiana, fechando a parcial em 35 a 16 e uma vantagem de 12 pontos ao final da primeira etapa. A partir daí, a equipe liderada por Miloš Teodosić (13 pontos e oito assistências) manteve sempre a dianteira, com ótimas contribuições de Vince Hunter (22 pontos e nove rebotes) e Kyle Weems (13 pontos), enquanto do lado esloveno os destaques ficaram com Jaka Blažič (25 pontos) e o estadunidense Kendrick Perry (22 pontos e 5 assistências), insuficientes contra a poderosa Virtus e para manter a boa fase da equipe eslovena de seis vitórias nos últimos sete jogos. Na próxima rodada, o Olimpija recebe o Budućnost na Eslovênia, enquanto a Virtus vai até a França enfrentar o JL Bourg.

Grupo H
As ações do último grupo foram abertas pelo jogo entre os russos do UNICS Kazan (RUS) e os espanhóis do Andorra (ESP). O jogo foi realizado nas dependências do clube da Espanha, que mesmo não tendo feito uma boa campanha na temporada regular, estava bem preparado mentalmente para o confronto. Porém, a iniciativa ofensiva veio por parte dos visitantes, que chegaram a abrir uma vantagem de 13 pontos até o terceiro quarto graças ao belo jogo de seu armador Isaiah Canaan (16 pontos). O Andorra ainda foi em busca de encostar no placar, sendo liderados pela bela atuação de David Jelinek (18 pontos), mas já era esperado que a defesa russa não daria vida fácil, tendo em vista o ótimo retrospecto que a equipe do UNICS vem apresentando desde a temporada. Sendo assim, a vitória russa fora de casa foi inevitável, pelo placar de 73 a 66. A equipe montenegrina do Mornar Bar (MNE) entrou em quadra fora de casa para primeiro Top 16 da história do clube. Algo interessante foi que, além do clube, um jogador em específico teve uma atuação histórica: o ala-armador americano Isaiah Whitehead conquistou a honra de ser nomeado o MVP da semana por seu desempenho espetacular na vitória sobre o Gran Canaria (ESP). Ele marcou 28 pontos no total (6 de 11 em arremessos, sendo 4 de 4 nas bolas de três pontos) e foi o líder em quadra desde os primeiros instantes, partindo para cima da marcação com muita energia, mostrando assim toda a insanidade que a partida estaria sujeita. Faltando um pouco menos de dois minutos para o fim do duelo, o Mornar Bar chegou a abrir uma vantagem de dez pontos e acabou se vendo pressionado pelas ações ofensivas do clube espanhol, que chegou a empatar o jogo faltando nove segundos no cronômetro. Com a última posse de bola, o Mornar conseguiu descolar um bom passe para seu armador Jacob Pullen, que sofreu a falta forçada e converteu os dois lances livres para garantir a vitória fora de casa por 100 a 102.

Basketball Champions League: Benite tem partida sólida e ajuda Burgos a se classificar; nove vagas para os playoffs serão definidas na última rodada

A Semana 10 da Basketball Champions League (BCL) teve oito partidas, referentes aos grupos E, F, G e H, além de uma partida adiada da Semana 7, do grupo B, todas acontecendo na terça e quarta-feira (12 e 13/01). Agora, todos os 32 clubes estão “em dia”, com cinco partidas jogadas por cada um. Resta somente mais uma rodada nesta temporada regular, que acontecerá nas próximas duas semanas. Enquanto um grupo está completamente definido (H), todos os outros sete grupos ainda têm pelo menos uma das vagas em aberto. Ao todo, restam nove vagas para os playoffs, com 17 clubes ainda vivos na disputa.

Atual campeão, o San Pablo Burgos (ESP), do ala-armador brasileiro Vitor Benite, recebeu o Filou Oostende (BEL) na terça, podendo se classificar com uma rodada de antecedência no grupo H, com uma vitória. Mesmo lanterna do grupo, o clube belga não deu sossego ao líder. No primeiro tempo, os visitantes endureceram o jogo e não permitiram aos anfitriões abrir vantagem. Mas na segunda metade da partida a história foi completamente diferente. Com grandes atuações de Benite e do pivô Dejan Kravić (que marcaram dez pontos cada no segundo tempo), os espanhóis não tiveram muita dificuldade para deslanchar na partida e criar uma vantagem confortável, vencendo no fim por 88 a 73. Com a campanha de quatro vitórias e uma derrota, o time carimba o passaporte para os playoffs. Benite foi o segundo maior pontuador do jogo, com 15 pontos, além de três assistências e um roubo. Ele também foi muito eficaz em seus arremessos, acertando 50% das tentativas de três (três em seis).

Outros cinco jogos também movimentaram a terça-feira. Pelo grupo F, o Bilbao (ESP), do pivô brasileiro Felipe dos Anjos, tinha uma dura tarefa pela frente, enfrentando fora de casa o Brose Bamberg (ALE), líder do grupo e único time ainda invicto na BCL. Apesar do bom início, os espanhóis foram dominados no segundo tempo e perderam por 90 a 75. Felipe fez somente um ponto no jogo, mas pegou três rebotes. Para complicar ainda mais para os espanhóis, também na terça o outro time que briga pela última vaga, o  Pınar Karşıyaka (TUR), derrotou a já eliminada Fortitudo Bolonha (ITA) fora de casa, por 78 a 65, e está com uma mão na vaga. Na última rodada, Pinar e Bilbao se enfrentam na Turquia e, para se classificar, o time espanhol precisa vencer por pelo menos dez pontos de diferença.

Pelo grupo E, o Peristeri (GRE) ganhou uma sobrevida, ao bater em casa o concorrente por uma das vagas, Rytas Vilnius (LIT) por 81 a 74. O resultado elimina matematicamente o tradicional clube lituano e contribuiu para a demissão do treinador Donaldas Kairys neste sábado. Com a vitória, o líder do campeonato grego depende só de si para se classificar. Já pelo grupo G outro clube tradicional deu adeus à competição. O Igokea (BIH) teve muito trabalho, mas derrotou em casa o lanterna do grupo, Limoges (FRA), por 76 a 73 e eliminou o gigante francês. O resultado deixa os bósnios no segundo lugar do grupo, muito perto da classificação. O outro jogo da terça foi o jogo isolado do grupo B, no qual o JDA Dijon (FRA) sofreu o segundo atropelo seguido, caindo dentro de casa para o Tofaş (TUR), por 90 a 61. O time francês, que começou vencendo as três primeiras e precisava de apenas uma vitória para avançar, agora se vê fora da zona de classificação.

Apenas três partidas foram realizadas na quarta-feira. Pelo grupo G, o líder Türk Telekom (TUR) garantiu sua classificação com uma vitória heróica e apertada, fora de casa, para cima do Hapoel Jerusalém (ISR). Os turcos perdiam durante todo o jogo, mas um ótimo último quarto (23 a 11) e frieza nos segundos finais, lhes deram o triunfo por 78 a 77. Com a derrota, o Hapoel se encontra fora da zona de classificação e se vê obrigado a vencer o lanterna Limoges na última rodada e ainda torce por uma derrota do Igokea frente ao líder Türk Telekom. Pelo grupo E, o líder Strasbourg (FRA) garantiu sua classificação ao derrotar o VEF Riga (LET) em casa, por 101 a 94. A derrota coloca pressão sob o clube letão, que recebe o Peristeri na última rodada e se classifica com uma vitória ou até mesmo uma derrota por dois pontos ou menos.

Por fim, a sensação do campeonato italiano, a Brindisi (ITA), do brasileiro Felipe Motta, conseguiu uma excelente vitória fora de casa, derrotando o Darüşşafaka (TUR) por 87 a 83. A vitória veio com uma grande virada no último quarto de jogo e contou com mais uma atuação de gala da estrela do time. D’Angelo Harrison (foto acima), cestinha geral da competição, anotou 24 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências. O resultado classifica matematicamente o clube italiano e elimina os turcos, definindo todo o grupo H. Felipe não foi relacionado para esta partida.

Jogos da Semana

Sem nenhum jogo adiado ainda por ser realizado, a Semana 11 da BCL será jogada de maneira “normal”, como foi originalmente planejada. Oito partidas comporão a última rodada dos grupos A, B, C e D, sendo quatro delas nesta terça-feira e os outros quatro na quarta-feira. Nesses quatro grupos, 11 clubes ainda têm chances matemáticas de se classificar e seis deles avançarão para a próxima fase. Confira abaixo todos os confrontos, já com os horários de Brasília fornecidos hoje pelo site da BCL. Em verde, indicamos os clubes já classificados e, em vermelho, os já eliminados.

Vale lembrar que várias partidas da BCL são transmitidas gratuitamente pelo canal de YouTube oficial da competição. Para maiores detalhes, acesse o seu site oficial. Outro lembrete importante é o de que, infelizmente, adiamentos de partidas têm sido um empecilho constante para todas as competições desta temporada e pode acontecer de algumas das partidas abaixo não acontecerem, de fato, na data programada.

Terça-feira (19/01)
13h – Nizhny Novgorod (RUS) x Falco (HUN) – Grupo D
14h30 – ERA Nymburk (CZE) x Tofaş (TUR) – Grupo B
14h30 – Keravnos (CYP) x JDA Dijon (FRA) – Grupo B
16h – Zaragoza (ESP) x Start Lublin (POL) – Grupo D

Quarta-feira (20/01)
14h – Bakken Bears (DEN) x Tenerife (ESP) – Grupo A
14h – Galatasaray (TUR) x Dinamo Sassari (ITA) – Grupo A
14h30 – Tsmoki-Minsk (BLR) x AEK Atenas (GRE) – Grupo C
14h30 – Cholet (FRA) x Hapoel Holon (ISR) – Grupo C

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *