Por Thiéres Rabelo e Vinícius Matosinhos

Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu masculino, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (ou seja, entre os dias 12/01 e 18/01). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana! Ao fim deste texto, você poderá ler especificamente como foi o desempenho dos atletas brasileiros, na seção “Cantinho brasileiro”.

🇪🇸Campeonato espanhol: Real e Barça têm seus jogos adiados e concorrentes se aproximam

Outra vez a ACB teve sua rodada prejudicada. Primeira do segundo turno, a 20ª rodada teve dois de seus jogos adiados por causa de problemas com a COVID-19. Os jogos foram o duelo do líder Real Madrid contra o Obradoiro; e o do vice-líder Barcelona contra o Estudiantes. Nenhuma das partidas adiadas tem uma nova data marcada.

Com isso, os concorrentes tiraram proveito para se aproximar, mesmo que momentaneamente, da dupla de líderes. Terceiro colocado, o Tenerife se recuperou do tropeço contra o lanterna na semana passada e atropelou o rival Gran Canaria, no dérbi das Ilhas Canárias, por 108 a 87. Jogando na condição de visitante, o Tenerife encontrou um adversário duro no início, que venceu o primeiro quarto. Mas a resistência ficou por aí. Com a mão calibrada (68,2% de aproveitamento dos arremessos), os visitantes dominaram por completo o Gran Canaria no restante da partida. Fran Guerra (19 pontos) e Emir Sulejmanović (18) não erraram um arremesso sequer. O triunfo não faz o Tenerife subir de posição, mas o clube tem agora as mesmas 15 vitórias que o Barcelona, tendo apenas uma derrota a mais (quatro) que os catalães.

O outro membro do “G4” também fez o dever de casa. O atual campeão Baskonia chegou à sétima vitória consecutiva, derrotando com tranqüilidade o Real Betis em casa, por 103 a 76. As principais peças da equipe fizeram uma ótima partida, com quatro atletas marcando, pelo menos, 15 pontos cada. O ala-pivô Alec Peters foi o maior destaque deles, sendo o cestinha do jogo, com 27 pontos. Com mais este triunfo, os bascos, assim como o Tenerife, igualam as 15 vitórias do Barça, mas também com uma derrota a mais.

Um pouco atrás do grupo da frente, o Valencia também manteve viva sua série de vitórias. O clube venceu um confronto direto crucial, derrotando o San Pablo Burgos fora de casa, por 83 a 78. Burgos é o time imediatamente à frente do Valencia na tabela, no quinto lugar, mas, agora, os dois times têm campanhas idênticas, com 13 vitórias e oito derrotas. Já na contramão, o Joventut Badalona perdeu novamente e continua em queda livre. O time catalão perdeu em casa para o lanterna Gipuzkoa, por 94 a 90, sendo esta a quinta derrota nos últimos seis jogos.

Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.

🇮🇹Campeonato italiano: com tropeço da Brindisi, Olimpia se isola ainda mais na ponta

A Serie A chegou à 16ª rodada, a primeira do segundo turno, e as coisas esquentaram no “G4” da competição. Pela terceira semana seguida, a Varese (time de Luis Scola) não pôde entrar em quadra. A equipe deveria ter enfrentado a Leonessa Brescia neste final de semana, mas a partida precisou ser adiada, pois o clube ainda não dispunha do número mínimo de atletas saudáveis para o jogo, após passar pelo surto de COVID-19 semanas atrás.

A líder Olimpia Milão alcançou a quarta vitória consecutiva, de maneira muito tranqüila e aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato. O clube milanês fez uma partida impecável contra a Reggio Emilia, vencendo em casa com facilidade, 102 a 73. Foi uma partida de recordes quebrados para os donos da casa. Como os 62 pontos marcados apenas no primeiro tempo, a maior marca desde a temporada 2003-04. Os 30 arremessos de dois pontos convertidos pela equipe nesta partida foram uma marca jamais alcançada na história do campeonato italiano. E os seis atletas da equipe que fizeram pelo menos dez pontos cada neste jogo também foram um fato inédito na história do clube. Com 13 vitórias e apenas uma derrota, o clube continua liderando com folga o campeonato.

Para melhorar a situação, a vice-líder Brindisi, que caiu dentro de casa para a atual campeã Reyer Venezia, por 89 a 77. A ressurgente equipe veneziana conseguiu superar a partida excelente feita pela estrela do adversário, D’Angelo Harrison (23 pontos, sete assistências), e disparou na frente do marcador durante o terceiro quarto, para garantir a vitória. Desde que teve uma série de quatro derrotas seguidas que a afastou do “G4”, a Reyer chega à quinta vitória nos últimos seis jogos e se firma no quinto lugar. Eles têm uma vitória a menos que a própria Brindisi, que com dez triunfos e quatro derrotas, permanece no segundo lugar.

Porém, a pressão aumentou muito. Terceiro e quarto colocados, Dinamo Sassari e Virtus Bolonha venceram na rodada e igualaram o número de vitórias da equipe do sul, tendo apenas uma derrota a mais. Sassari venceu sem maiores problemas a VL Pesaro, em casa, por 99 a 74, sendo esta sua quinta vitória consecutiva. O pivô Miro Bilan foi novamente um dos principais destaques do time, com outro duplo-duplo, com 14 pontos e dez rebotes. E os sardos têm tudo para ficarem ainda mais fortes no campeonato, pois, nesta segunda-feira, eles oficializaram a contratação do ala-pivô Ethan Happ, que estava na Fortitudo Bolonha. Já a Virtus chegou ao quinto triunfo nos últimos seis jogos, ao bater a Cantù fora de casa por 91 a 82. O pivô Julian Gamble foi o grande nome da equipe no jogo, anotando 25 pontos, enquanto Miloš Teodosić teve um duplo-duplo, com 17 pontos e 12 assistências.

Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.

🇧🇦🇭🇷🇲🇪🇲🇰🇷🇸🇸🇮Liga Adriática: Mornar Bar se isola na liderança, enquanto o resto do “G4’’ segue empatado

Apesar de toda a expectativa entorno da 15ª rodada da ABA, sobre a possibilidade de ter uma semana completa de jogos, não foi o que aconteceu realmente, pois novos casos de COVID-19 apareceram em dois clubes, adiando duas partidas importantes da rodada. No entanto, os duelos que restaram deixaram a disputa pela classificação ainda mais tensa e imprevisível. O Mornar Bar foi o que se deu bem na rodada, uma vez que pegou um adversário relativamente tranquilo, que o ajudou a isolar-se na liderança do campeonato em um momento crucial, tendo em vista que já passamos da metade da temporada regular.

Em Montenegro, um confronto direto sensacional abriu o sábado de jogos e mexeu completamente na tabela de classificação. O duelo citado foi a partida entre o Budućnost (MNE) e o inconstante Partizan (SER). O clube de Belgrado vinha de uma derrota arrasadora, o que estava resultando em um declínio na tabela e, por isso, precisava vencer aquela partida fora de casa para dar um gás na equipe. Pelo lado montenegrino, a situação era completamente diferente, a equipe estava em ascensão e com o triunfo poderia encostar de vez no “G4’’. Dito isso, a partida cumpriu todas as expectativas e foi disputada ponto a ponto, chegando a estar empatada em 54 a 54 quando chegou o último período. Nos últimos minutos de partida, o herói dos anfitriões foi o armador Nikola Ivanović (25 pontos), que dominou completamente as ações ofensivas e anotou 15 pontos só no último quarto, com direito a uma cesta crucial de três pontos faltando 19 segundos, garantindo a vitória do Budućnost por 80 a 72 e empatando em número de vitórias (10) com o quarto colocado do campeonato, o Estrela Vermelha. Já o Partizan, com o revés a equipe perde mais uma posição e começa a se complicar na disputa pela classificação, com três vitórias de diferença para o “G4”.

O líder do campeonato, Mornar Bar (MNE), viajou até a Croácia para enfrentar o Cibona (CRO) em suas dependências, com a oportunidade de disparar na liderança caso vencesse a partida, mesmo possuindo um jogo a menos. O clube montenegrino só obteve dificuldade no início da partida, chegando a estar empatada por alguns minutos, contudo, logo em seguida abriram uma vantagem de 14 pontos antes do intervalo e, como em muitas de suas atuações, souberam administrar muito bem a vantagem, para garantir a importante vitória fora de casa por 78 a 92, isolando-se na liderança da competição com dois triunfos de diferença para o segundo colocado.

Na partida entre o vice-líder Mega (SER) e o penúltimo colocado Zadar (CRO), tivemos a oportunidade, mais uma vez, de presenciar uma atuação brilhante do ala-pivô, Filip Petrušev (32 pontos). O jovem sérvio ainda por cima acabou estabelecendo seu novo índice de avaliação individual (41 PIR), porém, apesar de seu grande desemprenho, sua equipe obteve grande dificuldade para disparar no placar. A mudança tática veio na volta do intervalo, colocando jovens jogadores como o pivô Marko Simonović com mais tempo em quadra, para que pudessem assim explorar mais as jogadas do perímetro. Isso foi o que acabou garantindo a vantagem no placar e consequentemente a vitória do Mega como visitante, pelo placar de 83 a 90.

Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial

🇷🇺🇧🇾🇪🇪🇰🇿🇵🇱Liga VTB: Unics vence Khimki fora de casa pela primeira vez em três anos

Mais uma semana da Liga VTB foi recheada de reviravoltas e jogos históricos. Para fechar a rodada, tivemos a oportunidade de presenciar um grande clássico russo entre o terceiro colocado do campeonato UNICS Kazan (RUS) e o Khimki (RUS). Apesar da péssima temporada que o Khimki vem apresentando na Euroliga, chegando até demitir o técnico Rimas Kurtinaitis na última semana, no campeonato nacional seu retrospecto estava sendo um pouco diferente, vencendo dois jogos consecutivos. Porém, toda essa situação desfavorável envolvendo a saída do antigo treinador acabou refletindo no jogo deste domingo (17). Mesmo jogando fora de casa, o clube de Kazan pressionou a equipe adversária de tal forma que os fez perder o ritmo ao decorrer dos períodos. No quarto decisivo, o UNICS soube aproveitar disso, sendo muito eficaz nas ações ofensivas e defendendo-se muito bem nos contragolpes. A vitória foi se construindo ao longo dos segundos finais e foi selada após uma linda ponte aérea de Jamar Smith para John Brown faltando 30 segundos para o fim da partida. O placar final foi de 87 a 93 a favor do UNICS, quebrando um jejum de três anos sem vencer o Khimki fora de casa.

A derrota tem sido algo recorrente para o Nizhny Novgorod (RUS) em 2021, que acabou colecionando o seu terceiro revés seguido no ano. Dessa vez, a partida infeliz foi contra o Lokomotiv (RUS), que acabou assumindo a quarta colocação do campeonato após o triunfo. O confrontou iniciou muito acelerado pelo lado do visitante Lokomotiv, que queria vencer a todo custo aquele confronto direto. A vantagem só foi aumentando ao longo do tempo e o Nizhny Novgorod acabou se rendendo, sendo derrotado pelo placar elástico de 94 a 73. O clube russo se vê perdendo posição na tabela de classificação pela terceira vez consecutiva, ficando agora na quinta colocação apenas pelo fato de ter quatro jogos a menos, pois alguns dos colocados anteriores têm mais ou o mesmo número de vitórias.

Outra partida importante da rodada, foi o duelo entre o Zielona Gora (POL) e os bielorrussos do Tsmoki Minsk (BLR). A importância do confronto pendia mais pelo lado polonês, que precisava da vitória para continuar na zona de classificação, contudo, os primeiros minutos da partida foi todo dominado pelo anfitrião Tsmoki, que até chegou a abrir 20 pontos de vantagem antes do intervalo. Depois do descanso, os poloneses começaram a tomar iniciativa, usando os jogadores mais experientes do time para que pudessem efetivar melhor as ações ofensivas. Esse plano deu muito certo e o Zielona conseguiu virar a partida no último quarto, vencendo o jogo como visitante por 75 a 80 e subindo para a sexta posição do campeonato. 

Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.

🇩🇪Campeonato alemão: Ludwigsburg vence a décima seguida e mantém liderança isolada

A 13ª rodada da Bundesliga ocorreu de maneira normal, entre sexta-feira e domingo, com seus nove jogos programados. Além deles, um jogo adiado da rodada anterior também foi realizado na semana passada, na quinta-feira, mais especificamente. Do trio da frente, todos venceram e seguem uma briga forte pela liderança. Porém, a dupla “européia” do país também fez seu dever de casa e segue colada no grupo dos líderes, separados neste momento por ter jogos a menos.

O líder Riesen Ludwigsburg chegou à sua décima vitória consecutiva, derrotando em casa o gigante Brose Bamberg, por 83 a 75. O novo triunfo do time da região de Stuttgart vaio com uma atuação excelente do armador americano Jordan Hulls, que anotou 26 pontos. O clube lidera de maneira isolada o campeonato, com 22 pontos (12 vitórias e uma derrota), mas está sendo seguido de perto. Crailsheim Merlins e Oldenburg, respectivamente segundo e terceiro colocados, também venceram na rodada. O Merlins derrotou em casa o Medi Bayreuth (82 a 77), enquanto o Oldenburg chegou ao sétimo triunfo consecutivo, derrotando o Mitteldeutscher (87 a 79). Os dois times têm 20 pontos (11 vitórias e duas derrotas).

https://www.youtube.com/watch?v=nMGP6HTjuDc

Mas logo atrás desse grupo estão os dois representantes do país na Euroliga. Com três jogos a menos, o ALBA Berlim chegou à nona vitória em dez jogos, a quinta consecutiva, ao derrotar o Löwen Braunschweig fora de casa, por 82 a 76. Os “Albatrozes” contaram com as voltas de Luke Sikma e Peyton Siva, que haviam desfalcado o time nas últimas duas rodadas, e conseguiram a apertada vitória, para se manter no quarto lugar, com 16 pontos. Já o Bayern de Munique conseguiu uma tranqüila vitória em casa sobre o Hamburg Towers, por 85 a 71, com cinco de seus atletas pontuando em duplos-dígitos. Os bávaros ocupam o quinto lugar, com 14 pontos (nove vitórias e duas derrotas).

Para maiores detalhes sobre o campeonato alemão, acesse seu site oficial.

🇫🇷Campeonato francês: Dijon vence fora de casa e assume a vice-liderança

Após o conturbado final de ano, que viu o campeonato (assim como todos os esportes do país) ser suspenso por causa da nova onde de COVID-19 no país, a LNB Pro A teve neste final de semana a sua primeira rodada meramente organizada desde o meio de novembro. Foram sete partidas acontecendo entre a sexta-feira e o domingo, sendo esta a primeira vez desde o final de setembro que tantos jogos aconteceram no mesmo final de semana.

O líder Monaco (seis vitórias e uma derrota) e o vice-líder Metropolitans 92 não jogaram neste final de semana. Isso permitiu que o terceiro colocado, JDA Dijon, roubasse a vice-liderança e encurtasse a distância para a ponta. O clube, que vive um péssimo momento na Basketball Champions League, não teve problemas para derrotar o lanterna Boulazac fora de casa, por 86 a 76. A vitória ficou encaminhada após o excelente primeiro tempo dos visitantes, que terminou com uma vantagem de 25 pontos para eles. Com 17 pontos e sete rebotes, o ala-pivô belga Hans Vanwijn, foi o grande destaque do Dijon e do jogo como um todo.

Quem também conseguiu importante vitória fora de casa foi o JL Bourg, que bateu o Élan Béarnais por 83 a 76. Com seis vitórias e duas derrotas, o clube ultrapassa o ASVEL na tabela, assumindo agora o quarto lugar da competição. O gigante de Lyon tropeçou fora de casa, perdendo para o Chalon por 85 a 75. Com cinco vitórias e três derrotas, o time cai para o quinto lugar.

Até este momento, o site da competição informa que há dez partidas programadas para o proximo final de semana, referentes a diversas rodadas do campeonato. A situação do torneio continua bastante bagunçada, mas parece que tudo caminhará para a normalidade, ainda que isso leve alguns meses. Para auxiliar nesse objetivo, a federação francesa dedicou o calendário de suas competições de primeira divisão completamente à liga nacional, com a copa nacional do país desta temporada já tendo sido cancelada ainda em outubro.

Para maiores detalhes sobre o campeonato francês, acesse seu site oficial.

Outras ligas

É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.

  • 🇬🇷Campeonato grego: o final de semana foi de folga na HEBA e não houve rodada, apenas dois jogos atrasados da 4ª rodada. O AEK perdeu em casa para o Promitheas no sábado (82 a 75) e o Panathinaikos bateu o Aris fora de casa no domingo (93 a 75), assumindo a liderança do campeonato. Clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato (site em grego);
  • 🇱🇹Campeonato lituano: Não houve jogos do campeonato neste final de semana, pois foram disputados jogos da fase quartas-de-final da Copa da Lituânia (chamada Copa Rei Mindaugas). Clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato e clique aqui para ver como anda a Copa da Lituânia;
  • 🇮🇱Campeonato israelense: Não há jogos do campeonato desde a última semana de dezembro. Segundo o site da competição, as partidas retornam no início de fevereiro. Clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato;
  • 🇹🇷Campeonato turco: O Anadolu Efes continua liderando com folga, ainda invicto (16 vitórias). Neste final de semana eles bateram o Türk Telekom fora de casa, por 86 a 84, com cesta decisiva de Rodrigue Beaubois. Clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato (site em turco);

Cantinho brasileiro🇧🇷

Os brasileiros que jogam na ACB não tiveram tanto destaque como em outras rodadas anteriores, mas certamente deram contribuições sólidas para suas equipes. O principal destaque entre eles foi o ala Léo Meindl, que na derrota de seu Fuenlabrada registrou dez pontos, seis rebotes, duas assistências e dois roubos. Pelo Bilbao, o pivô Felipe dos Anjos esteve em quadra por menos de 12 minutos, pois teve problemas com faltas (fez as cinco nesse intervalo de tempo), mas contribuiu muito bem. Ele pegou sete rebotes, além de marcar seis pontos sem errar um arremesso sequer.

Pela primeira vez na temporada o ala-armador Vitor Benite não pontuou em duplos-dígitos por dois jogos seguidos no espanhol. Na derrota do seu San Pablo Burgos deste domingo, ele teve três pontos e dois rebotes. O armador Marcelinho Huertas foi titular na vitória do seu Tenerife no dérbi das Ilhas Canárias. Ele contribuiu com sete pontos, cinco assistências e dois rebotes. O UCAM Murcia, do pivô Augusto Lima, folgou nesta rodada. Pela LEB Plata, a terceira divisão espanhola, o pivô Vinícius Lúcio da Silva novamente não jogou pelo CB Prat.

Na Itália, o ala Felipe Motta não foi relacionado para a partida da Brindisi pela Serie A. Mas na Serie B, a terceira divisão italiana, o ala Dimitri Sousa fez mais uma boa partida. A sua Scandone Avellino perdeu em casa, mas ele foi um dos destaques da equipe, com 11 pontos (41,6% de acerto dos arremessos de quadra) e quatro rebotes.

Três brasileiros que jogam na Europa foram convocados para a Seleção Brasileira

Nesta segunda-feira (18) o treinador da Seleção Brasileira masculina, o croata Aleksandar Petrović, divulgou a lista de pré-convocados do Brasil para a última janela das Eliminatórias da AmeriCup. Com a classificação já garantida, o treinador pôde compor uma lista com vários nomes novos, afim de fazer testes com novos atletas, em busca de uma renovação na seleção.

“Agora quero dar oportunidade para todos. Não é que tenho dúvidas, quero ver como se comportam. Temos nomes novos, mas sempre quatro, cinco atletas que têm mais experiências. Não podemos usar todos os 12 jogadores jovens. Essa lista não tem qualquer ligação com Pré-Olímpico ou Olimpíada. Para isso, tenho tudo muito claro. Essa lista é pensando também nos próximos anos”, declarou o técnico.

Dentre os pré-convocados, três atletas atuam na Europa. O experiente armador Rafa Luz, do UCAM Murcia, e os estreantes Vinícius Lúcio e Dimitri Sousa. Além dos três “europeus”, a lista também conta com o armador Caio Pacheco, que atua no Bahía Basket, da Argentina.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *