Por Rafael Bittelbrunn e Thiéres Rabelo
Bem-vindos a mais um Passaporte Europeu, nossa coluna semanal onde falamos do que de melhor aconteceu na última semana nas competições europeias secundárias. Nesta última semana, houve rodada apenas na EuroCup, segunda competição mais importante do basquete europeu de clubes, que se encontra na fase Top 16. Já Basketball Champions League da FIBA (BCL), a terceira mais importante na hierarquia, não teve rodada, mas já definiu os grupos para sua próxima fase e falaremos sobre eles.
EuroCup: UNICS e Virtus se classificam para as quartas
O Top 16 da EuroCup teve na semana passada a realização da quarta de suas seis rodadas, na terça e quarta-feira (02/02 e 03/02). Apenas duas das quatro equipes ainda invictas mantiveram-se nesta condição e, desta forma, garantiram matematicamente sua classificação para as quartas-de-final: o UNICS Kazan, líder do grupo H, e a Virtus Bolonha, líder do grupo G. Duas equipes deram adeus à competição também nesta rodada.
Grupo E
Na terça o Monaco (FRA) recebeu o Joventut Badalona (ESP) e conseguiu importante vitória, por 97 a 82, assumindo a liderança do grupo. Buscando uma revanche da semana anterior, onde a equipe sofreu com os arremessos de quadra, os franceses fizeram um primeiro quarto bastante disputado, mas que terminou com vantagem do Joventut por um ponto. No segundo quarto, o equilíbrio permanecia, com boas atuações dos armadores do lado francês, e bom aproveitamento de quadra dos espanhóis, finalizando com vantagem de 46 a 45 para o Monaco. Com o início da segunda etapa, a defesa francesa, a melhor da competição, começa a aparecer, forçando erros dos espanhóis e coletando muitos rebotes ofensivos. Após uma parcial de 14 a 2, o time abre uma boa vantagem e não é mais ultrapassado até o apito final. Assim como na semana anterior, a equipe francesa terminou com apenas cinco desperdícios de bola, contra 16 dos espanhóis. Porém, desta vez transformou estes erros adversários em 23 pontos. Além disso, conseguiu 14 rebotes de ataque, transformados em outros 14 pontos. Outro destaque foram os 97 pontos e 23 assistências, recordes da equipe, melhora expressiva em relação ao confronto da semana passada. Grande destaque individual para Dee Bost, com 17 pontos e 11 assistências, além de Rob Gray, com 23 pontos, e Jaleel O’Brien, com 21 pontos. Pela equipe catalã, boas contribuições de Joel Parra (14 pontos), Nenad Dimitrijević (15 pontos, quatro rebotes e quatro assistências) e o irlandês Cornan Morgan (11 pontos).
No outro jogo do grupo, realizado na quarta, o Nanterre 92 (FRA) recebeu o Unicaja Málaga (ESP) e conquistou a segunda vitória no Top 16, com placar de 80 a 74, acabando com qualquer chance matemática de classificação da equipe espanhola. Com a necessidade de vitória a qualquer custo, o Málaga começou o confronto muito nervoso, com baixo aproveitamento no ataque e sendo dominado no garrafão, fechando o primeiro quarto com derrota de 26 a 13. No segundo quarto, as coisas se inverteram, e a entrada do congolês de 17 anos Yannick Nzosa mudou a dinâmica do ataque do Málaga, que conseguiu brigar no garrafão com Alpha Kaba. Além disso, a equipe espanhola melhorou seu aproveitamento e forçou diversos erros dos franceses, fechando o quarto com incríveis 29 a 10 e terminando o primeiro tempo com seis pontos de vantagem. No terceiro quarto, as equipes fizeram um jogo mais equilibrado, com o placar sempre próximo, porém com o Nanterre dominando os rebotes (46 a 26 ao final do jogo) e sendo mais agressivo embaixo da cesta, vencendo o quarto por seis pontos e deixando a partida empatada em 57. No último quarto, houve diversas alternâncias de liderança, com o time espanhol tendo boas chances de vencer o jogo, mas sem tranquilidade nos quatro minutos finais, quando tomou uma parcial de 14 a 2, decretando a quinta derrota seguida da equipe. Atuação muito destacada de Alpha Kaba, com 21 pontos e 15 rebotes (sendo sete ofensivos), dominante nos dois garrafões, além do PIR (Performance Index Rating) de 33, o mais alto da rodada, o que valeu o MVP da Semana para o francês. Também foram bem os estadunidenses Chris Warren (19 pontos e quatro assistências) e Tyler Stone (12 pontos e seis rebotes). Na equipe espanhola, o jovem Nzosa terminou com 13 pontos e cinco rebotes, e Jaime Fernandez contribuiu com dez pontos, cinco rebotes e seis assistências. Na próxima rodada, o Monaco recebe o Nanterre e o eliminado Málaga viaja até Badalona para enfrentar o Joventut.
Grupo F
Buscando a classificação antecipada para a próxima fase, o Metropolitans 92 (FRA) viajou até a Itália para enfrentar a Trentino (ITA) na terça e foi derrotado por 67 a 57. Em um jogo fraco tecnicamente, a equipe francesa terminou com 25 desperdícios de bola, que resultaram em 34 pontos dos italianos. Com um primeiro quarto com muitas dificuldades ofensivas de ambos os lados, o Metropolitans terminou na frente por 15 a 12, apesar dos sete erros, com a equipe italiana amassando o aro. No segundo quarto, a equipe francesa continuou cometendo muitos erros, mas a Trentino melhorou o aproveitamento de quadra e conseguiu terminar a primeira etapa na frente, por 33 a 28, um placar muito baixo considerando o que as equipes têm apresentado. No terceiro quarto a história não mudou muito, com muitos desperdícios do Metropolitans e baixos aproveitamentos de quadra das duas equipes, entrando no quarto final com os italianos liderando por dois pontos. Apesar do bom aproveitamento dos dois pontos da equipe francesa e o domínio nos rebotes, a alta quantidade de erros e a insistência nas bolas de três pontos pesaram ainda mais no último quarto, fazendo com que os italianos vencessem a etapa por oito pontos e conquistassem a vitória. Mais uma vez o destaque do lado italiano ficou com Luke Maye, com 15 pontos, quatro rebotes e três assistências, acompanhado por Gary Browne, com 12 pontos, dois rebotes, duas assistências e dois roubos de bola, e Jeremy Morgan, com 12 pontos, dois rebotes e duas assistências. No lado francês, o armador David Michineau esteve abaixo das últimas apresentações, e acabou com 11 pontos e seis assistências, com Bastien Pinault contribuindo com outros 11 pontos.
No outro jogo do grupo, o Partizan (SER) recebeu o Lokomotiv Kuban (RUS) na quarta e conseguiu importante vitória por 71 a 69, em jogo decidido nos últimos segundos. Com as duas equipes precisando vencer para manterem vivas as chances de classificação, o primeiro quarto mostrou um grande equilíbrio, com leve vantagem para os russos, que venceram por 24 a 22. No segundo quarto, liderado por Jordan Crawford e Reggie Lynch, o Lokomotiv conseguiu manter o ímpeto ofensivo, além de impor uma pressão defensiva na equipe sérvia, que cometia muitos erros. O único respiro no ataque do Partizan era Rashawn Thomas, que veio do banco no final do primeiro quarto e não havia atuado na partida anterior. Com isso, a equipe russa chegou a abrir 18 pontos de vantagem e terminou o primeiro tempo vencendo por 48 a 35. A partir do terceiro quarto, a equipe de Belgrado inicia uma incrível reação, melhorando muito defensivamente e limitando o ataque do Lokomotiv a apenas oito pontos, reduzindo a diferença para apenas quatro ao final do período. O último quarto foi muito disputado, com os times disputando ponto a ponto a vitória. Faltando 32 segundos, com o Lokomotiv vencendo por três pontos, Joshua Perkins consegue acertar um grande arremesso e empatar a partida. Na sequência, após pedido de tempo, a equipe russa desperdiça a posse de bola e deixa o último ataque para o Partizan. Novamente Joshua Perkins aproveita e dá a importante vitória para o time de Belgrado. O grande destaque foi Thomas, com 23 pontos, oito rebotes e dois roubos de bola, com Perkins deixando nove pontos, cinco rebotes e quatro assistências. No lado do decepcionante Lokomotiv, o veterano Crawford fez 16 pontos e três assistências, e Kevin Hervey contribuiu com 15 pontos, 12 rebotes e três roubos de bola. Na próxima rodada, o Partizan vai até a Itália enfrentar a Trentino, e o Lokomotiv viaja para a França para enfrentar o Metropolitans.
Grupo G
A Virtus Bolonha (ITA), único time ainda invicto na competição, viajou até a capital de Montenegro na quarta para visitar o duro time do Budućnost (MNE). As “Vês Negras” tiveram bastante trabalho, especialmente no primeiro tempo, mas conseguiram se impor e começar uma virada espetacular ainda no fim do segundo quarto, para garantir a 14ª vitória seguida na temporada. E melhor ainda: o resultado carimbou o passaporte do clube para as quartas-de-final. A partida foi equilibrada do início ao fim do primeiro tempo. Em várias oportunidades os donos da casa conseguiam se descolar um pouco, mas a Virtus sempre voltava para a luta. Quando o Budućnost abriu seis pontos de frente no fim do segundo período (43 a 37), os italianos começaram sua incrível reação. Com pouco mais de três minutos até o intervalo, a equipe do técnico Aleksandar Djordjević conseguiu uma parcial de 16 a 4 e foi para o intervalo vencendo por 53 a 47. Mesmo que os donos da casa não tenham se entregado, a Virtus estava em um dia daqueles, em que a mão estava calibrada e, assim, conseguiram trazer sua vantagem para os duplos-dígitos no terceiro quarto. No início do último período ela chegou a ser de 15 pontos e bastou à experiente equipe bolonhesa assentar-se sobre a confortável vantagem e esperar pelo fim do jogo, vencendo por 99 a 89. Mais do que qualquer destaque individual, a performance coletiva da Virtus foi o que mais impressionou. O time acertou 61,2% dos arremessos de dois e 45% dos de três. Miloš Teodosić foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, mas ele teve grande ajuda do compatriota, o armador titular Stefan Marković, que teve 13 assistências, além de sete pontos e sete rebotes. O Budućnost, que apesar da campanha de uma vitória e três derrotas ainda está vivo na competição, teve quatro jogadores pontuando pelo menos 14 pontos cada, sendo Justin Cobbs o principal destaque dentre eles, com 17.
No mesmo dia, em Bourg-en-Bresse, no leste da França, o JL Bourg (FRA) recebeu o Cedevita Olimpija (SLO), em um jogo crucial para os dois times. Quem tomou as iniciativas no início foram os eslovenos, que fizeram um excelente primeiro quarto, especialmente na defesa, chegando a abrir 11 pontos de frente. Mas, no segundo, foi a vez da defesa do time francês dominar. Limitando a equipe visitante a apenas 11 pontos em todo o quarto, Bourg conseguiu empatar o jogo e ainda ir para os vestiários vencendo por 41 a 39. A dura batalha prosseguiu no terceiro período, com novamente o Cedevita construindo uma pequena vantagem, mas vendo o Bourg encostar. Apesar de não conseguirem concretizar a virada, os donos da casa conseguiram manter a vantagem eslovena em apenas uma posse de bola até a metade do último quarto, mas, a partir dali, o Cedevita conseguiu se impor e impedir que o adversário pontuasse durante quase seis minutos, período no qual eles conseguiram levar sua vantagem para 12 pontos. Quando chegou o minuto final, os eslovenos já venciam por 15 e terminaram o jogo com a tranqüila vitória por 77 a 64. O resultado elimina matematicamente o JL Bourg, que perdeu todos os quatro jogos que fez até aqui no Top 16. O Cedevita, que chegou à terceira vitória, ainda não está classificado, mas precisa de apenas uma vitória ou uma derrota do Budućnost para garantir a vaga.
Grupo H
Foi deste grupo que saiu, na quarta-feira, o primeiro classificado para as quartas-de-final. Na Rússia, o UNICS Kazan (RUS) recebeu e atropelou o Mornar Bar (MNE) por 86 a 61, chegando à sua quarta vitória nesta fase. O primeiro sinal de que a noite não seria nada boa para o Mornar Bar veio logo nos primeiros minutos, com o UNICS fazendo 9 a 0 para abrir a partida. A partir daí, os donos da casa nadaram de braçadas e nunca tiraram o pé do acelerador. Durante quase toda a partida a partir dali, os russos mantiveram sua vantagem confortavelmente na casa dos 20 pontos e os montenegrinos não conseguiram, em momento algum, apresentar alguma ameaça. Mesmo fazendo um Top 16 discreto até aqui, o ala-armador Jamar Smith, que fez apenas oito pontos na noite, pôde comemorar uma marca histórica: com uma cesta de trÊs no segundo quarto, ele superou Errick McCollum (1.222 pontos) e se tornou o terceiro maior cestinha da história da EuroCup. Ao fim do jogo, a marca total de pontos de Smith chegou a 1.228 e ele precisa de apenas 13 pontos para chegar ao segundo lugar no ranking, que atualmente é do armador espanhol Rafa Martínez. Esta é a quarta temporada seguida que o UNICS alcança as quartas-de-final e o clube segue na busca por seu segundo título da competição, após exatos dez anos. O Mornar Bar não foi eliminado, mas com a campanha de uma vitória e três derrotas, os montenegrinos ocupam o último lugar do grupo e darão adeus à competição se sofrerem uma derrota qualquer.
Uma das grandes decepções deste Top 16, se observada sua campanha na temporada regular, o Gran Canaria (ESP) finalmente conseguiu sua primeira vitória nesta fase e evitou sua eliminação precoce da competição. O clube visitou os compatriotas do Andorra (ESP), time que se classificou da temporada regular com a pior campanha dentre os 16, e venceu por apertados 79 a 74. O primeiro tempo da partida viu uma disputa muito equilibrada entre as duas equipes, que terminou com uma pequena vantagem dos visitantes de 42 a 35, após eles terminarem o segundo quarto com uma parcial de 11 a 4. Sem bobear, o Gran Canaria voltou para o segundo tempo ainda bastante determinado e, com mais uma boa parcial, de 12 a 4, conseguiu abrir uma confortável vantagem de 15 pontos. Ela chegou a ser de 17 logo no início do último período, o que fazia parecer que a vitória estava praticamente garantida. Mas o Andorra tinha outros planos. Comandados pelo armador Clevin Hannah e pelo pivô Tomasz Gielo, os anfitriões conseguiram concretizar uma reação fantástica no último período. A dupla combinou para 24 dos 27 pontos de Andorra no período e, pouco a pouco, trouxeram o Andorra de volta para o jogo. Hannah acertou uma cesta de três a 1:43 do fim, que deixou a diferença em apenas 74 a 72. A pressão no minuto final continuou, mas faltou ao Andorra um pouco mais de precisão e o clube errou os três arremessos de quadra seguintes. Enquanto isso, o Gran Canaria contou com a experiência de Stan Okoye e A.J. Slaughter, que garantiram os pontos necessários para a vitória da equipe. Mesmo com a vitória, o Gran Canaria ainda não depende só de si e, mesmo que vença ambas as partidas restantes, precisa que o Andorra perca pelo menos mais uma vez. Por enquanto, o Andorra segue no segundo lugar do grupo, com duas vitórias e duas derrotas, e mantém vivo o sonho de uma improvável e histórica classificação.
Pausa de duas semanas
A EuroCup fará uma parada e só retorna em março. Assim como a Euroliga, a competição não terá jogos nesta semana pois o basquete europeu masculino de clubes se voltará completamente para a realização das copas nacionais, que acontecem majoritariamente a partir da próxima quinta-feira (11/02). Além disso, a competição também ficará em hiato na semana seguinte, quando acontece a terceira e última janela das eliminatórias para o EuroBasket masculino. Assim, a próxima rodada do Top 16, a penúltima, acontecerá na primeira semana de março, nos dias 2 e 3. Confira abaixo quais serão os jogos e seus horários:
Basketball Champions League: sorteio define grupos da fase de Play-Offs
Como informamos no Passaporte da semana passada, a Basketball Champions League (BCL) faria uma pausa durante o mês de fevereiro, após a conclusão de sua temporada regular. A fase dos Play-Offs já havia suas datas fixadas, com a sua primeira rodada marcada para a primeira semana de março, nos dias 2 e 3. O único detalhe que faltava era o sorteio para definir os quatro grupos dessa nova fase.
Na última terça-feira (02/02), a FIBA realizou o sorteio entre as 16 equipes classificadas, colocando dois clubes do pote de primeiros colocados e dois do pote de segundos colocados em cada um dos novos grupos. Estava proibido que times que foram do mesmo grupo na temporada regular caíssem no mesmo grupo. Desta forma, após o sorteio, os novos grupos ficaram assim:
Nesta fase, cada time fará jogos de ida e volta dentro de seu grupo, totalizando seis partidas. Ao fim das mesmas, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão para o “Final 8”, evento que definirá o campeão desta temporada na primeira semana de maio (entre os dias 5 e 9). Nele, haverá a realização das fases quartas-de-final, semifinal, final e disputa de terceiro lugar, todas em formato de jogo único.
Burgos é campeão mundial e Benite é eleito o MVP da partida
Falando em campeão da BCL, o atual campeão, San Pablo Burgos (ESP), exerceu o seu direito de ser o representante europeu na Copa Intercontinental da FIBA, o “Mundial de Clubes” do basquete. Os espanhóis vieram até a Argentina, onde, no sábado (06/02) enfrentaram e venceram o Quimsa (ARG), campeão da última temporada da BCL Américas, por 82 a 73.
O ala-armador brasileiro Vitor Benite foi o grande destaque do time espanhol, sendo o cestinha da equipe, com 19 pontos, com cinco cestas de três convertidas. Seu desempenho lhe rendeu a escolha de MVP da partida. Foi o segundo título mundial da FIBA que Benite conquista em sua carreira, sendo o primeiro em 2014, quando o conquistou com o Flamengo. Abaixo, assista aos melhores momentos da partida ou veja o jogo completo clicando aqui.