Começa nesta quinta-feira (18) a terceira e última janela das eliminatórias para a próxima edição do EuroBasket masculino, que acontece no segundo semestre de 2022. Nos próximos cinco dias, serão realizadas 35 partidas, que definirão as seleções donas das 13 vagas que ainda restam para a competição.
O principal torneio de seleções do continente europeu será composto de 24 seleções e terá quatro países-sede: Alemanha, Geórgia, Itália e República Tcheca. Estas quatro seleções, por serem sedes, já têm suas vagas garantidas automaticamente, deixando apenas 20 em disputa para as eliminatórias, entre as demais 28 seleções. Como parte de suas preparações, essas quatro seleções dos países-sede também participam das qualificatórias, mesmo que só para cumprir tabela.
Na segunda janela destas eliminatórias, que aconteceu no final do último mês de novembro, outras sete seleções garantiram, matematicamente, suas classificações: Bósnia e Herzegovina, Croácia, a atual campeã Eslovênia, Espanha, Grécia, Israel e Ucrânia. Após a janela, a classificação dos oito grupos ficou assim (clique na imagem para ampliá-la):
Fiquem de olho
Apesar algumas das principais favoritas já terem carimbado seu passaporte para a competição, ainda há outras que precisam fazer jus ao peso de suas camisas. Dentre as seleções que ainda não garantiram a classificação, chamam atenção por seu “tamanho” a Rússia, a Lituânia, a Sérvia, a França e a Turquia, que, juntas, combinam para 23 medalhas no EuroBasket. Se considerados os tempos de União Soviética e Iugoslávia, que incluíam Rússia, Sérvia e Lituânia, esse número sobe para 61 medalhas.
Enquanto a situação da França parece estar tranqüila e as da Rússia e da Sérvia parecem estar sob controle, o mesmo não pode ser dito sobre a Lituânia e a Turquia. Parte do grupo C, que tem uma vaga a menos, os ex-soviéticos não podem nem pensar em perder nesta janela. Por sorte, nesta janela seu grupo será novamente sediado em Vilnius, sua capital nacional, e eles têm um confronto direto contra a Dinamarca na última rodada, que definirá o destino das duas equipes.
A Turquia está em uma situação ainda pior. Lanterna do grupo, eles também não podem nem pensar em perder. Logo de cara, eles fazem um confronto direto contra a Suécia, equipe com mesma campanha, mas que está levando vantagem nos critérios desempate neste momento. O resultado desse jogo pode influenciar todo o restante da janela para o grupo, que será sediado em Ankara, capital turca.
Mas a emoção não se limita apenas a estas cinco gigantes. Ao todo, quatro dos oito grupos (B, C, D, E e G) ainda têm duas vagas em aberto cada e basicamente tudo pode acontecer. Confira abaixo a lista dos jogos desta janela, separados por dias, já nos horários de Brasília:
Quinta-feira (18/02)
11h30 – Itália x Macedônia do Norte
16h – Eslovênia x Hungria
Sexta-feira (19/02)
8h30 – Itália x Estônia
9h – Finlândia x Suíça
11h30 – Macedônia do Norte x Rússia
12h – Geórgia x Sérvia
13h30 – Romênia x Israel
14h15 – Áustria x Hungria
16h30 – Polônia x Espanha
Sábado (20/02)
11h – Turquia x Suécia
11h – Ucrânia x Eslovênia
11h30 – Bélgica x Dinamarca
11h30 – Grécia x Bósnia e Herzegovina
13h – Alemanha x Grã-Bretanha
14h – Croácia x Holanda
14h30 – República Tcheca x Lituânia
14h30 – Letônia x Bulgária
16h45 – Montenegro x França
Domingo (21/02)
9h – Macedônia do Norte x Itália
9h – Sérvia x Suíça
12h – Rússia x Estônia
12h – Geórgia x Finlândia
13h30 – Espanha x Israel
15h – Hungria x Áustria
16h30 – Polônia x Romênia
Segunda-feira (22/02)
11h – Estônia x Macedônia do Norte
11h – Suécia x Holanda
11h30 – Bélgica x República Tcheca
11h30 – Bulgária x Bósnia e Herzegovina
13h – França x Grã-Bretanha
14h – Turquia x Croácia
14h – Hungria x Ucrânia
14h30 – Dinamarca x Lituânia
14h30 – Letônia x Grécia
16h – Montenegro x Alemanha