A Euroliga Feminina da FIBA,  maior competições de clubes da Europa, chega à sua terceira e penúltima janela de jogos, com a realização de sua fase de quartas-de-finais nesta quarta (17) e sexta-feira (19). Serão definidas as quatro equipes que avançam para o Final Four da temporada 2020-21, que será realizado no terceiro final de semana de abril.

Após a realização de dois jogos atrasados, Dynamo Kursk fica com a última vaga

Ao fim da segunda janela, apenas uma das vagas para as quartas ainda não havia sido decidida, pois duas partidas do grupo A ainda precisavam ser realizadas, ambas envolvendo o Izmit Belediyespor (TUR), equipe da brasileira Clarissa dos Santos, e ambas na Rússia. Deste grupo, o Perfumerías Avenida (ESP) já havia garantido sua classificação, vencendo todos os seus seis jogos. Os outros três times do grupo – Izmit, Dynamo Kursk (RUS) e Nadezhda Orenburg (RUS) – ainda tinham chances matemáticas de se classificar com esses dois jogos atrasados.

A armadora Arike Ogunbowale, com a bola, um dos destaques do Dynamo Kursk na temporada. Ela também atua pelo Dallas Wings, da WNBA.

O Izmit, lanterna do grupo com quatro derrotas em quatro jogos, precisava de um verdadeiro milagre: derrotar os dois clubes russos e ainda apagar um saldo de cestas de -53 pontos. A “missão impossível”, de fato, não foi cumprida. Logo no primeiro dos dois jogos, no dia 16/02, a equipe turca foi atropelada fora de casa pelo Nadezhda, por 80 a 40, e foi eliminada. Foi um domínio completo das russas, que controlaram a partida do início ao fim, deslanchando de vez no segundo tempo. A ala Anastasiia Shilova foi a cestinha das donas da casa, com 16 pontos. Já para o Izmit, para nossa alegria, brilhou a estrela de Clarissa, apesar de a grande atuação não ter resultado na salvação de sua equipe. A carioca fez uma partida espetacular, com 17 pontos e 19 rebotes, que lhe deram 27 de eficiência, a maior marca do jogo.

O Nadezhda precisava agora torcer para que esse mesmo Izmit derrotasse suas compatriotas do Kursk, para que se classificassem, mas esta talvez poderia ser considerada uma missão “mais impossível” que a anterior. Para que o Nadezhda terminasse no segundo lugar do grupo, o Izmit precisava vencer o Kursk por pelo menos 64 pontos de diferença! Mas isso não passou nem perto de acontecer. Apesar do bom início das visitantes e um primeiro tempo até certo ponto equilibrado, o Dynamo massacrou o adversário no segundo tempo, sofrendo apenas 18 pontos totais na segunda metade, o que culminou em uma vitória tranqüila, por 84 a 46. A armadora  Alexandria Bentley liderou as donas da casa, com 21 pontos, cinco assistências e quatro rebotes, para 26 de eficiência, a maior marca do jogo. Apenas cumprindo tabela, o Izmit desperdiçou outra atuação de gala de Clarissa, que novamente foi o grande destaque do time, com 23 pontos e 14 rebotes, dando-lhe 25 de eficiência.

https://www.youtube.com/watch?v=y7HWpul1MvI

Assim, a classificação final do grupo A foi a seguinte:

Detalhes sobre as quartas-de-finais

Os confrontos das quartas-de-finais ficaram, portanto definidos. Todos os confrontos acontecerão em duas cidades-sede: Salamanca, na Espanha, e Sopron, na Hungria. As séries acontecem no formato de jogo de ida e jogo de volta, avançando o time que vencer no placar agregado das duas partidas. Confira abaixo os jogos e seus horários, já no fuso de Brasília.

Quarta-feira (17/03) – Jogos de ida
11h – QF3 – Dynamo Kursk (RUS) x UMMC Ekaterinburg (RUS) – Sopron, Hungria
13h – QF2 – Galatasaray (TUR) x Fenerbahçe (TUR) – Salamanca, Espanha
14h – QF4 – ASVEL Lyon (FRA) x Sopron Basket (HUN) – Sopron, Hungria
16h – QF1 – Spar Girona (ESP) x Perfumerías Avenida (ESP) – Salamanca, Espanha

Sexta-feira (19/03) – Jogos de volta
12h – QF2 – Fenerbahçe (TUR) x Galatasaray (TUR) – Salamanca, Espanha
13h – QF3 – UMMC Ekaterinburg (RUS) x Dynamo Kursk (RUS) – Sopron, Hungria
15h – QF1 – Perfumerías Avenida (ESP) x Spar Girona (ESP) – Salamanca, Espanha
16h05 – QF4 –  Sopron Basket (HUN) x  ASVEL Lyon (FRA) – Sopron, Hungria

Os quatro clubes que avançarem para o Final Four disputarão as semifinais no dia 16/04, com os cruzamentos sendo o vencedor da QF1 contra o da QF4 de um lado e o vencedor da QF2 contra o da QF3. Os vencedores se enfrentam na final, no dia 18/04, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar, no mesmo dia. Ambas estas fases do Final Four são disputadas no formato de jogo único e, até o momento, não têm uma sede definida.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *