A Serie A disputou no meio de semana a 27ª rodada da temporada regular, com seis dos sete jogos acontecendo na quarta-feira (14) e um deles sendo adiado para a próxima quarta (21). Os principais candidatos ao títulos fizeram todos o seu dever de casa e seguem firmes na briga pelo primeiro lugar. Mas a batalha pelas últimas vagas nos playoffs, bem como a luta contra o rebaixamento continuam imprevisíveis.

Do pelotão de frente, somente a Virtus Bolonha não entrou em quadra nesta rodada. As “Vu Nere” disputariam o jogo 3 das semifinais da EuroCup no mesmo dia e tiveram seu confronto contra o embalado Treviso adiado para a semana que vem. Mesmo não entrando em quadra, os dois times não tiveram suas colocações modificadas, com os bolonheses permanecendo no terceiro lugar, com 36 pontos, e os trevigiani seguem em sexto, com 28.

Na volta de Harrison, Brindisi consegue vitória dominante fora de casa

Quem abriu a rodada foi a líder Brindisi, que viajou até a região de Marche, para visitar a VL Pêsaro. O time marchigiano vive um péssimo momento e chegou a esta partida tendo acumulado seis derrotas nas oito partidas anteriores. Para esta partida, o time ainda não contou com seu capitão, o argentino Carlos Delfino, o que tornou a missão da líder ainda menos difícil.

A grande notícia para a Brindisi para este jogo foi que o grande jogador do time, o ala-armador D’Angelo Harrison, finalmente fez o seu tão esperado retorno às quadras. O estadunidense lesionou o menisco e precisou passar por uma pequena cirurgia e não entrava em quadra pelo italiano desde 17 de janeiro. Ele esteve em quadra por apenas 18 minutos, vindo do banco, mas pôde contribuir com 14 pontos e quatro rebotes, para 18 de valoração. Mas foi o ala Derrick Willis que, novamente foi o principal destaque do time, com seu duplo-duplo de 24 pontos e 11 rebotes (38 de valoração). Essa atuação lhe rendeu a nomeação de MVP da rodada. Um detalhe importante sobre este jogo foi que o garoto brasileiro Felipe Motta recebeu sua segunda chance no campeonato, entrando em quadra pela segunda vez na temporada, durante o minuto final de jogo.

A Brindisi dominou a partida do início ao fim, especialmente no primeiro quarto. Com um começo arrasador, com uma defesa muito agressiva, os visitantes não demoraram para chegar aos duplos-dígitos de vantagem. A “Estrela do Sul” chegou a ter 16 pontos de frente, quando fez 25 a 9. Pêsaro até que tentou reagir, no segundo quarto, mas o mais perto que conseguiu chegar foi a oito pontos de distância e acabaram indo para o intervalo perdendo por 11. Quando Pêsaro abriu o terceiro quarto com uma parcial de 5 a 0, imaginou-se que os donos da casa pudessem mudar o rumo do jogo. Mas a Brindisi tinha outros planos e, com uma parcial de 9 a 0, voltou a abrir uma boa vantagem, de 17 pontos. Sem muitos recursos, Pêsaro se viu encurralada e a Brindisi disparou de vez, apenas aumentando sua vantagem, até vencer por tranqüilos 86 a 62.

Foi a oitava vitória consecutiva da Brindisi, que segue firme para terminar a temporada regular em primeiro lugar. O clube se mantém na ponta, agora com 38 pontos (19 vitórias e cinco derrotas) e ainda tem um jogo a menos que sua principal concorrente, a Olimpia Milão. Pêsaro se complica ainda mais e continua em queda livre. O time volta a perder, após ter interrompido na semana passada uma série de seis derrotas seguidas, e vê diminuírem ainda mais suas chances de playoffs. Com 20 pontos (dez vitórias e 15 derrotas), o time cai agora para o décimo lugar.

Olimpia e Dinamo fazem jogo disputado, mas milaneses suportam a pressão e saem com a vitória fora de casa

Buscando acabar com o mau momento, a Olimpia Milão foi até a Sardenha para o difícil duelo contra a Dinamo Sassari, que apesar de também viver um momento ruim, ainda tem um dos elencos mais fortes da competição. Mesmo que o motivo tenha sido o de ter poupado jogadores, a Olimpia chegou para este jogo com inéditas três derrotas seguidas. Já a Dinamo havia perdido três das quatro anteriores e perderam seu lugar quase perene no “G4”. Com ambas as equipes indo atrás de uma recuperação no campeonato, a partida foi muito equilibrada, durante todo o tempo.

Mesmo com os dois times precisando mostrar serviço, foi a Olimpia a primeira a encontrar sucesso, abrindo o jogo com uma parcial de 11 a 0. Eventualmente, a Dinamo conseguiu descontar um pouco, finalizando o primeiro quarto com uma de 8 a 1. Mas o ala-pivô Zach LeDay veio pegando fogo para o segundo quarto, sem que a defesa de Sassari tivesse respostas para ele. Com 12 pontos no período, ele ajudou os milaneses a irem para os vestiários com sete de vantagem.

No embalo do armador Marco Spissu, que acertou as três tentativas de três que efetuou no quarto, a Dinamo se animou e encostou no placar, cortando para apenas três pontos a vantagem dos milaneses. Porém, a Olimpia se reorganizou e conseguiu finalizar o quarto com uma parcial de 14 a 3, que lhe deu notamente uma vantagem de dez pontos, na virada do quarto. Sassari não se entregou e Spissu comandou mais uma boa parcial no último quarto, de 9 a 0, na qual ele marcou cinco pontos e ainda deu uma assistência. Isso trouxe o o jogo para a menor diferença de placar, com a Olimpia à frente por apenas 64 a 62, com quase cinco minutos ainda por jogar. Mas a Olimpia voltou a se impor e rapidamente conseguiu elevar a vantagem para duplos-dígitos e controlou o jogo nos minutos finais, para vencer no fim por 85 a 73.

LeDay foi o homem do jogo, cestinha com 28 pontos, sua melhor marca pessoal na temporada, além de seis rebotes, que lhe ajudaram a ter 33 de valoração, a segunda maior marca no ano. Shavon Shields contribuiu com 19 pontos e Sergio Rodríguez distribuiu dez assistências. Spissu foi a estrela solitária para a Dinamo na partida, com 24 pontos (sete de dez da linha de três pontos). Com mais três rebotes e três assistências, ele terminou com 25 de valoração e foi eleito o melhor italiano da rodada. Com a vitória a Olimpia segue na segunda colocação e impede que a Brindisi se isole na liderança e mantém o empate em pontos, com 38 (19 vitórias e seis derrotas). Mesmo com a derrota, Sassari não perde o quinto lugar, com seus 28 pontos (14 vitórias e nove derrotas), mas vê a quarta colocada, Reyer Veneza, abrir quatro pontos de frente.

Outros resultados importantes

A atual campeã Reyer Veneza voltou a vencer, após travar uma batalha duríssima contra a Varese, fora de casa. As duas equipes estiveram empatadas ou se alternaram na liderança diversas vezes ao longo da partida e chegaram ao último minuto empatadas. O pivô Mitchell Watt acertou a cesta que deu a vantagem definitiva para Veneza quando ainda restavam quase um minuto de jogo, mas a Reyer se manteve firme na defesa e se agarrou a esta vantagem, 77 a 75, mantida até o estouro do cronômetro. A Varese ainda teve a bola da vitória nas mãos, quando Luis Scola tentou um “buzzer beater” da zona morta, mas a bola não caiu. São quatro vitórias nos últimos cinco jogos para a Reyer, que se consolida no quarto lugar, com 32 pontos (16 vitórias e nove derrotas). Com um restante de tabela não tão complicado, a dona do “scudetto tem grandes chances de terminar a temporada regular dentro do “G4”. A derrota foi um golpe duro para a Varese, que despenca três posições, agora no penúltimo lugar, com 18 pontos (nove vitórias e 16 derrotas), mas ainda parte de um quádruplo empate que vai até o 11º colocado.

A Trentino manteve viva sua grande arrancada e se firmou dentro da zona de classificação, vencendo o confronto direto contra a Trieste, em casa. Trento não só venceu, como atropelou o adversário, que após dez minutos de jogo já perdia por 24 a 5. Mesmo com uma modesta reação no segundo tempo, a Trieste nunca realmente conseguiu ameaçar e os donos da casa passearam até o fim, vencendo por 81 a 69. O pivô JaCorey Williams, de Trento, foi o homem do jogo, cestinha com 26 pontos. Williams é um dos jogadores mais cobiçados no mercado europeu atualmente e notícias dão conta de que sua saída da equipe ao fim da temporada é praticamente certa, tendo ele já gerado interesse de pelo menos dois clubes da Euroliga. Trento alcança a terceira vitória seguida, a quinta nos últimos seis jogos, e inverte sua colocação com a própria Trieste. Os dois times têm a mesma campanha, com 22 pontos (11 vitórias e 14 derrotas), mas a Trentino leva vantagem no confronto direto e, portanto, fica em sétimo e a Trieste em oitavo.

As 10 melhores jogadas desta rodada

Próxima rodada

No momento da publicação deste texto, a 28ª rodada já começou, com a realização de um jogo isolado, neste sábado. Este, inclusive, foi o jogo da rodada, o “Dérbi da Itália”, entre Olimpia Milão e Virtus Bolonha. Todos os outros seis jogos acontecem neste domingo (18) e são os seguintes:

7h – Leonessa Brescia x Dinamo Sassari
12h – Trieste x VL Pêsaro
13h – Reyer Veneza x Fortitudo Bolonha
13h30 – Treviso x Varese
14h30 – Cantù x Reggiana
15h45 – Brindisi x Vanoli Cremona

Folga: Trentino

Classificação atual

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *