Nesta semana a Liga ACB realizou a 35ª rodada de sua temporada regular, com jogos no sábado (1º) e domingo (2). O Malaga bateu o Joventut Badalona em partida decidida na prorrogação, e manteve a oitava posição. Já o Gran Canaria venceu o Murcia e irá brigar até a última rodada pela classificação. O Barcelona folgou na rodada, enquanto dois jogos foram postergados: Gipuzkoa x Baskonia e Bilbao Basket x Burgos. Com sete equipes ainda com chances matemáticas de classificação, e apenas duas vagas, o final da Fase Regular será cheio de emoções e muita disputa.
Malaga vence importante partida em busca da classificação
Na melhor partida da rodada (e uma das melhores da temporada), o Malaga conseguiu importante vitória sobre o Joventut Badalona, na prorrogação, por 102 a 93. Jogando em casa, a equipe contou novamente com grande atuação de Darío Brizuela, enquanto os visitantes contaram com grande partida do “prata da casa” Nenad Dimitrijević.
Tendo um início de partida forte, o Malaga abriu 12 a 4 já com boa participação de Brizuela, com a equipe do Joventut tentando se organizar. Ainda no primeiro tempo, bolas do perímetro de Deon Thompson e Axel Bouteille ajudaram a equipe da casa a abrir nove pontos de vantagem, com uma breve reação dos catalães, fechando a primeira etapa com seis de desvantagem (44 a 38).
Na volta do intervalo, o Malaga colocou mais intensidade na partida, sem mostrar a inconstância de partidas anteriores. A defesa funcionava bem e, após parcial de 15 a 6 e abrir catorze pontos de vantagem, o técnico badalonista Carles Durán parou a partida, tentando trazer o seu time de volta pro jogo. Isso até aconteceu, após bolas do perímetro de Conor Morgan e Ferrán Bassas, e parcial de 8 a 0 para os visitantes. Porém o Malaga estava muito bem na partida, e fechou o terceiro quarto com 16 de vantagem, após bola tripla de Thompson no estouro do cronômetro.
O que parecia uma vitória tranquila para o time da casa, se transformou numa partida bem complicada no quarto período. Com paciência, forte defesa e arremessos certeiros de Dimitrijević, a equipe visitante diminuía a diferença pouco a pouco, com o Malaga não acertando mais nada e vendo sua irregularidade de partidas anteriores aparecer. A reviravolta foi enorme, com o Joventut chegando a passar na frente no minuto final, mas com Brizuela dando a igualdade novamente e forçando a prorrogação, após quarto de 31 a 15 para os catalães. Infelizmente para a equipe de Badalona, logo Dimitrijević precisou deixar a partida no tempo extra, com uma pancada no joelho. A partir daí, os donos da casa foram construindo sua vitória, com arremessos de três pontos de Brizuela, sem dar mais chances aos visitantes.
Partida sensacional de Brizuela, com 30 pontos (5 de 8 do perímetro), dois rebotes, seis assistências e 30 de valoração, sendo um dos destaques da rodada. Pelo lado perdedor, grande jogo de Dimitrijević, com 27 pontos, oito assistências, dois tocos e 30 de valoração. Com a vitória, o time do Malaga permanece na oitava posição, com 15 vitórias e 16 derrotas, enquanto o Joventut Badalona fica na sétima posição, com 18 vitórias e 15 derrotas.
Gran Canaria vence o Murcia e cola no G8
Conseguindo seis vitórias nas últimas oito partidas, o Gran Canaria chega definitivamente na luta pelos playoffs. Em jogo difícil em casa, o time venceu o Murcia por 91 a 81, com grande atuação do estadunidense naturalizado polonês, AJ Slaughter.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com Andrew Albicy puxando a equipe amarela, enquanto James Webb e Isiah Taylor acertavam de longa distância para os visitantes. A segunda unidade do Gran Canaria apareceu melhor que a do Murcia, especialmente com Oliver Stević, apesar dos visitantes terem começado o segundo quarto melhor e passarem a frente. A primeira etapa terminou com equilíbrio e vitória parcial por 37 a 34 dos donos da casa.
O Gran Canaria começa o segundo tempo mais acelerado, conseguindo abrir oito pontos de vantagem, com contribuições de John Shurna na bola tripla, e contra-ataque fulminante de Stan Okoye. O Murcia tentava responder, com Taylor, mas Matthew Costello aparece muito bem para o time da casa, assim como Slaughter. Com Taylor fora do jogo por causa de faltas, o espanhol Tomás Bellas assume o protagonismo dos visitantes, anotando 11 pontos em cinco minutos e deixando a diferença em seis pontos. Mas o Gran Canaria não deixa os visitantes chegarem mais perto, com bolas do perímetro de Okoye, Costello e Tomás Dimša, conseguindo importante vitória.
Grande partida de AJ Slaughter, com 21 pontos, dois rebotes, seis assistências, dois roubos de bola e 27 de valoração, além de Matt Costello, com 15 pontos, 11 rebotes, uma assistência e 23 de valoração. Pelo Murcia, destaque para James Webb, com 18 pontos, sete rebotes, duas assistências, dois roubos de bola e um toco, enquanto o brasileiro Augusto Lima conseguiu seis pontos e sete rebotes, em pouco mais de 18 minutos em quadra. O triunfo coloca o Gran Canaria na nona posição da tabela, com 15 vitórias e 17 derrotas, enquanto o Murcia estaciona no 12º lugar, com 13 vitórias e 19 derrotas, ainda com chances matemáticas de classificação, apesar de pequenas.
Real Madrid vence mais uma e interrompe série do Zaragoza
E a equipe do Real Madrid segue dominando na Liga ACB, com a melhor campanha de um time após 33 jogos. A vítima da vez foi o Zaragoza, que vinha de quatro vitórias seguidas na competição, mas que não conseguiu segurar os “Blancos”. Apesar das equipes com as cabeças em competições europeias (Real na Euroliga, e Zaragoza na Champions League), o jogo foi bastante disputado, sem nenhum dos lados economizando energia.
A equipe da casa começou muito bem, movimentando bem a bola e com bom aproveitamento de quadra, chegando a abrir 12 pontos de vantagem ao final do primeiro período. Logo no início do segundo quarto, a vantagem aumentou para 14, mas daí o festival de bolas triplas do Real começou a aparecer, especialmente com Nico Laprovittola e Rudy Fernández, fazendo com que os madridistas passassem a frente no placar.
O segundo tempo foi de muito equilíbrio, com a equipe do Zaragoza conseguindo finalizar o terceiro quarto vencendo por dois pontos. Mas a experiência do time de Madri, juntamente com as bolas de três pontos, fez com que a equipe tomasse a liderança novamente, com quatro minutos para o final. A partir daí, a defesa mais forte dos visitantes permitiu que o time fechasse o quarto em 25 a 14 e a partida em 98 a 89, a décima sétima vitória seguida da equipe na competição.
Destaques para um veterano e um jovem: Rudy Fernández terminou com 17 pontos (5 de 8 da bola tripla), três rebotes, quatro assistências, um roubo de bola e 22 de valoração, enquanto Carlos Alocén, ex-Zaragoza, finalizou com 12 pontos, dois rebotes e uma assistência, em pouco mais de 16 minutos em quadra. Na equipe da casa, grande partida de Elias Harris, com 23 pontos, seis rebotes, uma assistência e um roubo de bola, além de 29 de valoração. Com mais essa vitória, o Real Madrid praticamente garante a primeira colocação, com 32 vitórias e uma derrota, enquanto o Zaragoza fica na 11ª posição, com 14 vitórias e 20 derrotas, com chances remotas de classificação.
Manresa e Andorra perdem e se complicam
Em partida importantíssima pela classificação, o Manresa foi derrotado pelo Real Betis, fora de casa, por 86 a 70, diminuindo suas chances de playoffs. A defesa do time da casa, que luta contra o rebaixamento, foi fundamental, dominando os rebotes (46 vs. 35) e os tocos (5 a 0), não dando chances ao Manresa e controlando o jogo do início ao fim. Partida gigante do senegalês Youssou Ndoye, com 21 pontos, seis rebotes, uma assistência, um toco e 27 de valoração, enquanto James Feldeine teve 21 pontos, um rebote, quatro assistências, um roubo e 20 de valoração. No Manresa, destaque para o estadunidense Seth Hinrichs, com 11 pontos, dez rebotes, três assistências e um roubo de bola. Com a vitória, o Real Betis respira um pouco, ainda na 16ª posição, com 11 vitórias e 22 derrotas, mas quatro vitórias acima da zona de rebaixamento, enquanto o Manresa cai para o 10º lugar, com 15 vitórias e 19 derrotas, complicando suas chances de classificação.
Em outro jogo importante em termos de classificação, o Andorra foi amassado pelo Obradoiro fora de casa, por 79 a 51, em uma péssima apresentação. A equipe andorrana, que ainda tem três jogos atrasados por fazer, engatou a quinta derrota consecutiva, numa fase muito difícil na competição. Já o Obradoiro se garante na próxima Liga ACB, espantando o fantasma do rebaixamento. O time da casa dominou do início ao fim, incluindo um segundo tempo de 45 a 25, sendo que o último quarto a equipe venceu por 21 a 6! O único fato positivo para o Andorra foram os oito pontos anotados pelo checo David Jelínek, o que o colocaram como o maior anotador histórico da equipe do Andorra, com 1.459 pontos, superando os 1.458 de Conner Henry. Pelo Obradoiro, destaque para o sueco Chris Czerapowicz, com 17 pontos, dez rebotes, duas assistências, um roubo de bola, dois tocos e 24 de valoração. O triunfo coloca o Obradoiro na 14ª colocação, com 11 vitórias e 21 derrotas, enquanto o Andorra fica na 13ª posição, com 12 vitórias e 18 derrotas.
Outras partidas da Rodada 35
No domingo, o Valencia recebeu o Estudiantes e venceu sem maiores dificuldades, por 100 a 89. Apesar de uma grande partida do montenegrino Nemanja Đurišić (24 pontos, oito rebotes e 33 de valoração) e do espanhol Víctor Arteaga (23 pontos, 15 rebotes e 31 de valoração), o conjunto valenciano foi mais forte e saiu com a vitória. Em um primeiro quarto alucinante, com 63 pontos anotados (34 a 29 para o time da casa), a bola de três pontos de Sam Van Rossom fez a diferença. O Estudiantes equilibrou no quarto seguinte, mas Nikola Kalinić e Bojan Dubljević se encarregaram de dar a vitória ao Valencia no segundo tempo. Os donos da casa chegaram à quinta vitória seguida, enquanto os visitantes alcançaram a sétima derrota consecutiva, com altas probabilidades de rebaixamento. Grande partida de Kalinić, com 19 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 28 de valoração, enquanto Dubljević contribuiu com 22 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e 24 de valoração. O Valencia está na quinta posição, com 22 vitórias e 11 derrotas, tentando alcançar o G4, enquanto o Estudiantes fica na antepenúltima posição (17ª), com nove vitórias e 25 derrotas.
Também no domingo, o Fuenlabrada surpreendeu o Tenerife, com vitória contundente por 98 a 65, incluindo um quarto final arrasador, vencido por 30 a 7! Com a segunda vitória seguida na semana, a equipe do Fuenlabrada consegue um alívio na luta contra o rebaixamento, batendo um grande rival. Tendo quatro jogadores com duplos dígitos de pontuação e três com pelo menos 20 de valoração, a equipe da casa teve um aproveitamento de quadra excelente, sendo 75% dos dois pontos (30 de 40 tentados) e 40% do perímetro (8 de 20 tentativas), além de ser mais eficaz na defesa. Partida importante do nigeriano Obi Emegano, com 18 pontos, quatro rebotes, cinco assistências, dois roubos de bola e 23 de valoração, junto com Kyle Alexander, com 17 pontos, quatro rebotes e três tocos. O brasileiro Leo Meindl teve nove pontos, seis rebotes, três assistências, três roubos de bolas e 14 de valoração, em quase 27 minutos em quadra. No Tenerife, destaque para o brasileiro Marcelinho Huertas, com 12 pontos, um rebote e quatro assistências.
Próximos jogos (Rodada 36)
A rodada 36 será disputada neste final de semana (sábado, 8 e domingo, 9), sendo que dois jogos já foram realizados antecipadamente, em função da participação das equipes no Final Eight da Champions League: Burgos 95 x 98 Zaragoza e Tenerife 86 x 67 Bilbao Basket.
08/05/21: Murcia x Malaga (13:00h, horário de Brasília)
08/05/21: Baskonia x Joventut Badalona (15:45h, horário de Brasília)
09/05/21: Estudiantes x Obradoiro (07:30h, horário de Brasília)
09/05/21: Real Betis x Barcelona (07:30h, horário de Brasília)
09/05/21: Manresa x Gipuzkoa (12:00h, horário de Brasília)
09/05/21: Real Madrid x Valencia (13:30h, horário de Brasília)
09/05/21: Andorra x Gran Canaria (15:00h, horário de Brasília)