A temporada regular da Basketball Bundesliga teve seu último jogo nesta terça-feira, com uma partida atrasada da 31ª rodada. No domingo, a maioria das equipes disputou a rodada final, definindo a ordem de classificação. Os oito times que avançaram aos playoffs já estavam definidos antecipadamente.
O campeonato teve início em novembro do ano passado. Após 34 jogos, com as 18 equipes se enfrentando duas vezes, o líder foi o Riesen Ludwigsburg. Vice-campeão da última edição da Bundesliga, a equipe foi a sensação da atual temporada, terminando na liderança com 30 vitórias e apenas quatro derrotas. O clube, que nunca conquistou um título nacional, terá pela frente nos playoffs o tradicional Brose Bamberg, que ficou com a oitava vaga com o recorde de 17-17.
Já o Alba Berlim, atual campeão, seguiu de perto o Ludwigsburg durante a temporada, acabando com a segunda posição com 28-6. O adversário será o Hamburg, time que faz apenas a segunda temporada na elite do basquete alemão, e pela primeira vez disputará os playoffs após terminar em sétimo lugar com 21-13.
Time que avançou pela primeira vez aos playoffs da Euroliga nesta temporada, o Bayern geralmente se manteve em terceiro lugar na classificação da Bundesliga. Porém, com duas derrotas seguidas, terminando com 24-10, perdeu a posição para o Oldenburg, que teve uma vitória a mais. Agora, a equipe de Munique enfrentará o Crailsheim Merlins, outro estreante nos playoffs da Bundelisga. Já o Oldenburg terá pela frente o sexto colocado Ratiopharm Ulm.
Na parte de baixo da tabela, Giessen 46ers (8-26) e Rasta Vechta (7-27) foram os últimos colocados e rebaixados para a ProA, competição de segundo escalão do basquete da Alemanha.
Os playoffs iniciam no dia 19 de maio, com horários ainda a confirmar. De um lado da chave Riesen Ludwigsburg ou Brose Bamberg enfrentará Bayern ou Crailsheim Merlins em uma das semifinais. Do outro lado, Oldenburg ou Ratiopharm Ulm terá pela frente o vencedor de Alba Berlin e Hamburg.
Copa da Alemanha
No próximo sábado (15) acontecerão os duelos semifinais da Copa da Alemanha, chamada BBL-Pokal. De um lado, o Ratiopharm Ulm receberá o Bayern, às 11h (de Brasília). Na outra partida, às 14h30 (de Brasília), o Göttingen jogará em casa contra o Alba Berlin. O time da capital, aliás, defende o título deste torneio, vencido em 2020 contra o Oldenburg.