Após a parada por duas semanas, utilizada pela HEBA para a reposição de jogos atrasados, a liga realizou na última semana de abril (mais especificamente no dia 28/04) a 22ª rodada do campeonato. Naquele momento, seis das oito vagas para os playoffs já estavam matematicamente definidas, mas duas ainda estavam em disputa. Vamos falar brevemente do que aconteceu de importante nessa rodada derradeira.
Mas antes de falar dos dois jogos que importavam para a tabela nessa rodada, precisamos falar do grande clássico que aconteceu na mesma. Apesar de não mudar nada na classificação, pelo fato de os dois times já estarem garantidos na próxima fase, AEK Atenas e Panathinaikos fizeram o grande dérbi da capital, uma das maiores rivalidades do esporte grego. Os “Verdes”, líderes garantidos do campeonato, dominaram a partida, a ponto de chegar a abrir 19 pontos de frente no fim do terceiro quarto. Apesar de da reação no último período, a “União” não conseguiu a virada e saiu derrotada por 104 a 95.
Na partida entre o então nono colocado, Ionikos, e o sétimo, Kolossos, o time melhor colocado, jogando na condição de visitante, podia perder por até 19 pontos de diferença que ainda se classificaria. O Ionikos lutou muito e acabou conseguindo a vitória suada por 86 a 85, que só foi concretizada após uma bandeja salvadora do ala-armador americano Sayeed Pridgett, a 4.4 segundos do fim. A classificação foi comemorada ali mesmo, no apito final, após um erro no último ataque do Kolossos. Mesmo dependendo de outro resultado e com todas as partidas acontecendo simultaneamente, o Ionikos comemorou, pois a outra partida da qual dependia estava praticamente definida.
Estamos falando do atropelo do já classificado Peristeri para cima do então oitavo colocado Aris Tessalônica. Apesar de muita luta durante o primeiro tempo, o Aris não teve forças durante o segundo tempo deste encontro e já no final do terceiro quarto os donos da casa chegaram a abrir 18 pontos de frente. Essa vantagem confortável se manteve durante quase todo o último quarto, animando ainda mais o Ionikos, lá em sua partida contra o Kolossos. No fim, o Aris não conseguiu a virada milagrosa e o Peristeri venceu por 82 a 65, selando a eliminação do tradicional clube tessalonicense.
Desta forma, a classificação final da temporada regular da HEBA ficou assim:
Panathinaikos conquista a Copa da Grécia pela 20ª vez
Após a conclusão da temporada regular do campeonato, as atenções se voltaram para a Copa da Grécia. A competição teve jogos adiados durante a realização das quartas-de-final, em fevereiro, pois o Panathinaikos passou por um surto de COVID-19 naquela semana. Assim, enquanto o Promitheas caminhou até a final de um lado do chaveamento, o outro lado ficou indefinido. Ele aconteceu por completo na semana passada, com os jogos da quarta-de-final e a semifinal acontecendo durante a semana e a grande final neste último domingo (9).
Na quarta-de-final entre Peristeri e Panathinaikos, que aconteceu na terça-feira passada (4) em Atenas, os dois times travaram uma batalha bem equilibrada no primeiro tempo, mas o Panathinaikos passou por cima do adversário durante o segundo tempo, chegando a abrir 22 pontos de vantagem ainda no final do terceiro quarto (vencido pelos “Verdes” por 26 a 13). Assim, o atual campeão nacional passeou durante o último período e garantiu a classificação para a semifinal com uma tranqüila vitória por 88 a 62.
Na partida da semifinal, disputada na quinta-feira (6) também em Atenas, o Lavrio estava à espera do vencedor da partida de terça-feira. Clube que terminou com a segunda melhor campanha da temporada regular do campeonato, o clube foi um dos únicos dois que conseguiu derrotar o Panathinaikos na temporada grega. Mas, apesar de ter ido melhor nos primeiros minutos, o Lavrio não suportou a pressão do Panathinaikos, que virou o jogo e já no segundo quarto conseguiu chegar aos 20 pontos de vantagem. Os visitantes reagiram e cortaram seu déficit pela metade no terceiro período, mas, no quarto final, os atenienses deram outra pancada e chegaram a ampliar sua vantagem para 30 pontos. No fim, vitória tranqüila do Panathinaikos, por 108 a 71. O destaque máximo do Panathinaikos e da partida como um todo foi, sem dúvidas, Howard Sant-Roos, com o duplo-duplo de 18 pontos e 12 assistências (cinco de sete da linha de três pontos).
A grande final aconteceu no domingo, com o Panathinaikos recebendo o outro time que conseguiu derrotá-lo no campeonato, o Promitheas. A partida estava envolta em uma grande briga política que veio à tona dois dias antes da partida, com o presidente do Promitheas querendo alterar o local da partida (Atenas), que havia sido acordado ainda em setembro, e causando a revolta do Panathinaikos, que não cedeu.
Os donos da casa dominaram a partida durante quase todo o tempo, chegando a abrir duplos-dígitos de vantagem. Mas o Promitheas não é qualquer adversário e, ao contrário do que aconteceu nos dois jogos anteriores, o Panathinaikos teve muito trabalho nos minutos finais. O time de Patras contou com uma partida inspirada do ala portorriquenho Gian Clavell (23 pontos) e, como sempre, dos irmãos Gerai (18 pontos) e Jerian Grant (17 pontos), para encostar nos minutos finais e diminuir a diferença para apenas três pontos. Mas o Panathinaikos tinha o capitão Ioannis Papapetrou (25 pontos) e Mario Hezonja (18 pontos) em uma noite inspirada e a dupla de alas conseguiu manter o Panathinaikos à frente, ajudando o time a vencer por 91 a 79.
Uma das copas nacionais mais jovens do cenário europeu, esta foi apenas a 46ª edição do torneio. O Panathinaikos ergue a copa pela 20ª vez em sua história, mais do que o dobro de vezes do segundo maior vencedor, o maior rival dos “Verdes”, Olympiacos (nove títulos). Papapetrou foi eleito o MVP da final.
Playoffs começam nesta terça-feira
Voltando ao campeonato, ficaram assim os confrontos das quartas-de-final e o chaveamento até a grande final:
Os playoffs da HEBA acontecem com séries melhor de três jogos nas quartas-de-final e séries melhor de cinco jogos nas semis, na final e na disputa do terceiro lugar. A cobertura de nosso blog dos playoffs da HEBA acontecerá com um texto único ao final das quartas-de-final e da semifinal, enquanto a final será coberta com um texto para cada jogo.
São estes os dias e horários dos confrontos das quartas-de-final, já no horário de Brasília (mandantes sempre à esquerda):
Terça-feira (11/05)
Jogo 1 – Lavrio 87 x 68 Kolossos
Jogo 1 – A.E.K. Atenas 102 x 89 P.A.O.K.
Quarta-feira (12/05)
Jogo 1 – 11h – Promitheas x Peristeri
Jogo 1 – 14h – Panathinaikos x Ionikos
Quinta-feira (13/05)
Jogo 2 – 9h30 – Kolossos x Lavrio
Jogo 2 – 14h – P.A.O.K. x A.E.K. Atenas
Sexta-feira (14/05)
Jogo 2 – 11h – Ionikos x Panathinaikos
Jogo 2– 14h – Peristeri x Promitheas
Para as séries que precisarem de um terceiro jogo para serem definidas, os dias e horários dos mesmos serão os seguintes:
Sábado (15/05)
Jogo 3 – 11h – A.E.K. Atenas x P.A.O.K.
Jogo 3 – 14h – Lavrio x Kolossos
Domingo (16/05)
Jogo 3 – 11h – Panathinaikos x Ionikos
Jogo 3 – 14h – Promitheas x Peristeri