Nesta terça-feira (11) tiveram início os playoffs da Liga VTB, com três partidas. O Lokomotiv Kuban teve dificuldades, mas conseguiu vencer o Khimki. Já CSKA Moscou e Zenit São Petersburgo tiveram vida mais fácil para baterem Nizhny Novgorod e Parma, respectivamente. Nesta quarta (12), um jogo fechou a primeira rodada das séries. Com tranquilidade, o UNICS Kazan derrotou o Zielona Góra, time polonês “intruso” entre os demais clubes russos que disputam o título. Com isso, os quatro times de melhor campanha na temporada regular, que fizeram o primeiro confronto dos playoffs em casa, venceram seus compromissos. Veja abaixo um resumo dos duelos.
>>LEIA TAMBÉM: Liga VTB – Temporada regular termina com Zenit liderando de ponta a ponta
Lokomotiv Kuban (RUS) x Khimki (RUS)
Jogando em casa, o Lokomotiv Kuban abriu a série vencendo o Khimki por 89 a 80. O primeiro quarto foi equilibrado, mas com o Loko quase sempre na dianteira do placar, liderando por cerca de cinco pontos, terminando à frente com 22 a 17. Porém, o segundo período foi de domínio do time visitante. Ao virar para 29 a 28, com quatro minutos jogados, a vantagem do Khimki foi só aumentando, chegando a 11 no último lance, a maior da partida até aquele momento – 47 a 36.
Na volta do intervalo, o Lokomotiv entrou ligado. A diferença chegou a aumentar para 13 pontos nos primeiros minutos (51 a 38), mas uma corrida de 12 pontos colocou a desvantagem em apenas um ponto na metade do período – 51 a 50. Na sequência, a equipe da casa seguiu dominando as ações, virou o marcador e chegou a abrir cinco pontos – 64 a 59. No fim do terceiro quarto, o Khimki voltou a encostar no placar, e a partida foi para os últimos 10 minutos empatada em 67 pontos.
No último período, o Loko só esteve atrás uma vez no placar, ainda nos primeiros minutos. Cometendo menos erros, o time de Krasnodar se manteve à frente e viu o adversário pecar no aproveitamento de chutes de fora – apenas 25%. Com 89 a 80 no fim, o Lokomotiv Kuban abriu a série em 1 a 0. O ala Mindaugas Kuzminskas, com 23 pontos, e o armador Nigel Williams-Goss, com um duplo-duplo de 20 pontos e 11 assistências, foram os destaques da vitória.
As equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (13), às 13h30 (de Brasília), em Khimki. Nova vitória do Loko já garante a classificação para as semifinais.
CSKA Moscou (RUS) x Nizhny Novgorod (RUS)
Sempre um dos favoritos ao título, o CSKA estreou nos playoffs vencendo o Nizhny Novgorod por 84 a 59, graças a um segundo tempo arrasador. O primeiro quarto, até os dois minutos finais, foi marcado pelo equilíbrio e pontuação baixa. Com oito minutos jogados, o placar marcava 13 a 12 para o CSKA. A partir daí, uma sequência de 10 a 0 colocou os donos da casa com vantagem de 11 pontos.
O segundo período se encaminhava para o mesmo roteiro, mas tudo se inverteu. Faltando pouco mais de três minutos, o CSKA vencia por 33 a 22. Mas o NN foi aproveitando os erros no ataque e mais faltas cometidas pelo adversário para ir encurtando a distância, contando com a mão calibrada de Artem Komolov, autor de nove dos últimos 11 pontos da equipe no período. Com uma corrida de 16 a 4, os visitantes foram para o intervalo vencendo por 38 a 37.
Do terceiro quarto até o fim, porém, o jogo foi de apenas uma equipe. No primeiro ataque, o CSKA voltou à frente em bola de três pontos de Nikita Kurbanov. Desde então, o time não foi mais ultrapassado no placar pelo adversário, chegando a uma vitória por 25 pontos. Os destaques foram Johannes Voigtmann, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes, e Iffe Lundberg, cestinha com 14 pontos, além de três assistências e quatro roubos de bola.
Nesta quinta-feira, novamente às 13h30 (de Brasília), as equipes se enfrentam em Nizhny Novgorod para o segundo jogo da série. Caso vença, o CSKA avança às semifinais.
Zenit São Petersburgo (RUS) x Parma (RUS)
Dono da melhor campanha na temporada regular, o Zenit foi mais um a confirmar o favoritismo jogando em casa. Contra o Parma, o time de Xavi Pascual venceu por 86 a 66. No primeiro quarto, os mandantes sempre estiveram à frente no placar, mas sempre com vantagem não maior que cinco pontos. Os dez minutos iniciais terminaram 20 a 18.
No período seguinte, o Parma passou a ameaçar o adversário com bolas de três. Em quatro acertos em seis tentativas, os visitantes viraram o jogo em 30 a 28. Porém, o Zenit voltou à frente liderado por Tarik Black, marcando oito dos 11 pontos da equipe até o fim do terceiro quarto, que terminou 39 a 33 a favor da equipe de São Petersburgo.
Na segunda metade do jogo, foi o Zenit que passou a castigar o rival com chutes de fora (10 acertos em 20 tentativas), especialmente com Austin Hollins, convertendo três de cinco arremessos. Com isso, a vantagem antes do último período já estava em 14 pontos (68 a 54), terminando em 20 (86 a 66). O destaque da partida foi para Kevin Pangos, autor de 17 pontos e oito assistências.
Os times se encontram mais uma vez nesta quinta-feira, às 11h30 (de Brasília), em Perm, casa do Parma. Vencendo o segundo jogo, o Zenit garante vaga às semifinais.
UNICS Kazan (RUS) x Zielona Góra (POL)
Na última partida que abriu a primeira rodada de jogos dos playoffs, o UNICS não teve dificuldades para bater em casa o Zielona Góra por 87 a 60. Durante todo jogo, o time de Kazan esteve, literalmente, apenas uma vez atrás do placar, e logo no início, quando o placar anotava 3 a 2 para a equipe da Polônia. Após isso, os russos sempre lideraram o marcador.
No primeiro quarto, o UNICS foi mais certeiro nos arremessos e construiu vantagem de oito pontos (24 a 16), contando com oito pontos de Okaro White. No período seguinte, o time da casa seguiu com ritmo melhor. Já os poloneses cometeram muitos erros, convertendo apenas três bolas em 20 tentativas, mas nenhuma delas para três pontos. Com isso, no intervalo o placar estava 46 a 25.
O terceiro período teve mais equilíbrio, mas sem desfazer a vantagem construída pelo UNICS. Pelo contrário. Liderados mais uma vez por Okaro White, autor de 13 pontos, chegando a 23 na partida, os russos venceram a parcial novamente, agora 22 a 19, e foram para os 10 minutos finais com 24 pontos de frente – 68 a 44. No último quarto, a diferença passou dos 30 pontos, mas terminou em 27.
Com os 23 pontos anotados em três períodos, Okaro White foi o destaque da vitória do UNICS, que voltará a enfrentar o Zielona Góra nesta sexta-feira (14), desta vez na Polônia, às 15h (de Brasília).