A Liga ACB reservou a semana de 11/05 a 16/05 para a realização de jogos atrasados, restando ainda duas rodadas completas para o final da Fase Regular. O Joventut Badalona venceu e assegurou a sua vaga nos playoffs, enquanto Andorra, Gran Canaria, Málaga e Manresa brigam pela oitava posição. Na luta contra o rebaixamento, o Bilbao Basket depende apenas de si para escapar, enquanto o Estudiantes fica mais próximo de se juntar ao Gipuzkoa na LEB Oro.
Joventut Badalona bate o Baskonia fora de casa e garante a classificação
Em partida remarcada da rodada 36, que seria realizada no sábado (8), o Joventut Badalona venceu o Baskonia, fora de casa, por 71 a 79, na terça-feira (11). Com a vitória, a equipe catalã garante matematicamente a sua classificação aos playoffs, não podendo mais ser alcançada pelas equipes que buscam a oitava vaga.
Com o retorno do nigeriano Tonye Jekiri, após dois meses afastado por lesão, a equipe da casa mostrava mais intensidade defensiva, apesar de não mostrar um bom ritmo ofensivo. A partida apresentava muitos erros de ambos os lados, mas os visitantes conseguem abrir 7 a 14, após duas bolas triplas. A equipe da casa consegue reagir com um arranque de 9 a 1, liderados pelo letão Artūrs Kurucs, e fecha o primeiro quarto vencendo por 16 a 15. No segundo quarto, a equipe catalã vem arrasadora, fazendo 4 a 20 em apenas cinco minutos, com grande participação do eslovaco Vladimír Brodziansky e do espanhol Joel Parra. As bolas triplas e o contra-ataque eram as armas principais do ataque badalonista, com a equipe abrindo 15 pontos de vantagem (20 a 35), e o Baskonia sem encontrar seu melhor jogo. A equipe da casa muda sua estratégia, aumenta sua velocidade e melhora a defesa, indo para o intervalo perdendo por apenas oito pontos (32 a 40).
Na volta do intervalo, as boas contribuições de Pierriá Henry e Achille Polonara não eram suficientes para o Baskonia, já que as bolas triplas de Parra diminuíam as esperanças do time da casa. O terceiro quarto termina empatado (19 a 19) e os visitantes continuam com os mesmos oito pontos de vantagem na abertura do quarto final (51 a 59). O Joventut continua melhor e logo abre 4 a 12 nos primeiros cinco minutos da etapa final, com o Baskonia precisando correr para tentar buscar a vitória. Mas as bolas triplas do time visitante fazem a diferença, dando o triunfo e a classificação à equipe da Catalunha.
Grande partida do perímetro do time catalão, com 12 acertos em 25 tentativas (48%), enquanto o Baskonia acertou apenas seis de 22 tentativas (27%). O destaque individual ficou com Joel Parra, com 16 pontos (4 acertos de 4 tentativas do perímetro), três rebotes, um roubo de bola e 19 de valoração, enquanto Vladimír Brodziansky teve 11 pontos, cinco rebotes, duas assistências, um roubo, um toco e 21 de valoração. O cestinha da equipe foi Pau Ribas, com 17 pontos (5 de 9 do perímetro). Pelo time da casa, o italiano Achille Polonara teve 22 pontos, cinco rebotes, duas assistências, três roubos e 26 de valoração (o maior da partida), e Pierriá Henry terminou com 19 pontos, três rebotes, duas assistências, dois roubos e 16 de valoração.
Andorra vence suas duas partidas e só depende de si para se classificar
Em partida atrasada da rodada 30, o Andorra visitou o Málaga e conseguiu importante vitória na quarta-feira (12), por 85 a 92, após mais de 20 anos sem vencer na casa do adversário. Com as duas equipes disputando vaga para os playoffs, o triunfo foi importantíssimo para o Andorra assumir uma vantagem na tabela de classificação.
A partida teve um primeiro quarto arrasador do Andorra, com Tyson Pérez e David Jelínek comandando a equipe, enquanto o Málaga fazia uma partida muito fraca, com muitos erros, terminando 10 a 24 para os visitantes. A equipe da casa melhorou sua defesa e foi diminuindo a diferença, conseguindo o empate no terceiro quarto (59 a 59), apesar de Clevin Hannah atuar muito bem pela equipe andorrana. A partida seguia empatada, com Deon Thompson e Jaime Fernández trocando cestas, até que a equipe da casa voltou a se desconectar, permitindo que o Andorra abrisse cinco pontos. Sem seu líder, Darío Brizuela, eliminado com faltas, a equipe da casa não teve forças para se recuperar e viu seu adversário sair com uma vitória chave para o campeonato.
A partida teve Clevin Hannah como grande destaque, com 20 pontos, três rebotes, cinco assistências e 24 de valoração. O coletivo da equipe foi muito forte, com sete jogadores tendo pelo menos dez de valoração, aproveitamento de dois pontos excepcional de 77% (23 de 30 tentativas) e sete bloqueios, sendo três apenas do senegalês Malik Dime. O time perdedor teve Deon Thompson como principal cestinha, com 19 pontos, além de Darío Brizuela, Malcolm Thomas e Axel Bouteille, com 12 pontos cada.
No sábado (15), a equipe do Andorra voltou à quadra, em Murcia, para enfrentar o UCAM, e conseguiu nova vitória, por 76 a 79, a quarta seguida, em jogo atrasado da rodada 32. A equipe da casa não contava com o brasileiro Augusto Lima, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo no treino e fica fora por 30 dias.
Essa partida foi bem diferente daquela disputada no início da semana. Apesar de um início melhor do Andorra, fazendo dez pontos seguidos (2 a 10) e fechando o primeiro quarto com dez de vantagem (15 a 25), o segundo quarto foi um atropelo do Murcia. Com boas atuações de Jordan Davis e DJ Strawberry, e quatro bolas triplas seguidas, a equipe da casa faz 28 a 9 e vai para o intervalo com nove de vantagem, mudando totalmente a partida. No segundo tempo, com grande atuação de Jeremy Senglin, o time visitante conseguiu reduzir a vantagem para apenas um ponto, mas o Murcia, após boas ações ofensivas de Nemanja Radović, conseguiu ir para o último quarto com sete de frente. Na etapa final, mesmo com baixo aproveitamento no lance livre, o Murcia consegue abrir 12 de vantagem, logo no início do quarto. Mas uma parcial de 11 a 0 do Andorra em apenas três minutos, puxada por David Jelínek, colocou a equipe visitante novamente encostada no placar. E foi apenas no minuto final, com Clevin Hannah, que a equipe visitante volta a assumir a liderança (76 a 77), conseguindo garantir a difícil vitória até o final.
Apesar dos altos e baixos, o Andorra foi dominante nos rebotes (40 a 29), além de distribuir mais tocos (5 a 1). Individualmente, o tcheco David Jelínek terminou com 17 pontos, dois rebotes e uma assistência, enquanto Jeremy Senglin teve 15 pontos, quatro rebotes, duas assistências e 14 de valoração, a maior da partida. Pelo Murcia, Jordan Davis terminou com 13 pontos, quatro rebotes e duas assistências.
Gran Canaria e Málaga também vencem e continuam fortes na briga
Na quarta-feira (12), em jogo atrasado da rodada 34, o Gran Canaria conseguiu importante vitória fora de casa, batendo o Bilbao Basket por 71 a 92. Com o sétimo triunfo em dez partidas, a equipe “amarela” continua muito viva na briga pela oitava vaga, enquanto o Bilbao permanece tentando fugir do rebaixamento.
O time do Gran Canaria tirou proveito da ausência de Ondřej Balvín e castigou o Bilbao no garrafão. Apenas o armador John Jenkins dava uma certa resistência ao time da casa, mas o primeiro tempo já terminava com 20 pontos de vantagem para os visitantes (30 a 50), com grande destaque para o jovem polonês Alek Balcerowski, o sérvio Oliver Stević e o estadunidense Matt Costello. O Bilbao até conseguiu reduzir a vantagem para nove pontos em dois momentos, mas a bola tripla também ajudava o time do Gran Canaria, especialmente com AJ Slaughter, que saiu com uma vitória traquila.
Destaque individual para Matt Costello, com 20 pontos (7 acertos em 8 tentativas de dois pontos), cinco rebotes, três assistências, três tocos e 28 de valoração, a maior da partida. Também merece destaque a atuação de Oliver Stević, com 18 pontos, quatro rebotes, uma assistência, um roubo de bola e 20 de valoração. Pelo Bilbao, destaque para John Jenkins, com 19 pontos, e o lituano Arnoldas Kulboka, com 13 pontos, quatro rebotes, um roubo e dois tocos. O brasileiro Felipe dos Anjos terminou com seis pontos, oito rebotes, uma assistência e nove de valoração, em pouco mais de 20 minutos em quadra.
No domingo (16), também em jogo atrasado da rodada 34, o Málaga visitou o Baskonia e conquistou importante vitória, por 70 a 79, após derrota na semana para o Andorra. O triunfo era determinante para a equipe do Málaga continuar sonhando com a vaga, colocando a equipe com o mesmo número de vitórias de Andorra, Gran Canaria e Manresa (16).
Foi um jogo feio, com muitos erros e um baixo aproveitamento, especialmente no primeiro tempo. Enquanto o Baskonia tinha muitos desperdícios de bola, o Málaga dependia da bola de longa distância, fazendo com que a partida tivesse um certo equilíbrio, com a primeira etapa empatada em 30 pontos. No segundo tempo, puxados por Pierriá Henry, logo o Baskonia abre 8 a 0, mas uma lesão no tornozelo de Achille Polonara tira o italiano da partida, facilitando para o time visitante. As bolas triplas ajudavam o Málaga a tomar a dianteira, com Jaime Fernández e Tim Abromaitis tendo bom aproveitamento, e a equipe abre nove de frente. No quarto final, os visitantes conseguiram administrar bem a vantagem e levaram importante vitória para casa.
O Málaga teve grande aproveitamento de três pontos, acertando 12 de 28 tentativas (43%), além de 11 roubos de bola. O destaque individual ficou com Tim Abromaitis, com 14 pontos, seis rebotes, uma assistência, dois roubos de bola, um toco e 20 de valoração. O espanhol Jaime Fernández terminou com 17 pontos, quatro rebotes, três assistências, um roubo e um toco, além de 16 de valoração. Pelo Baskonia, boa partida de Pierriá Henry, com 12 pontos, dois rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola.
Baskonia vence apenas uma na semana; Bilbao ainda resiste
Com três jogos atrasados sendo jogados na semana, o Baskonia conseguiu apenas uma vitória, na quinta-feira (13), contra o rebaixado Gipuzkoa, por 63 a 81, em jogo atrasado da rodada 35. A equipe caiu para a quinta posição na tabela após os três jogos realizados, sendo superada pelo Valencia na briga pelo mando de quadra. Já o Gipuzkoa confirma matematicamente a sua queda para a segunda divisão.
No primeiro quarto, parecia que a equipe basca venceria o confronto com facilidade. Com uma defesa frágil do time da casa, os visitantes jogavam tranquilamente, com Pierriá Henry e Rokas Giedraitis liderando a equipe, terminando a etapa vencendo por 9 a 29. Inexplicavelmente, no segundo quarto, o Baskonia sofre um apagão e fica quase seis minutos sem pontuar (!), dando oportunidade para que o Gipuzkoa reduzisse a diferença para três pontos. No terceiro quarto, o Baskonia retoma o jogo, apesar das duas equipes sofrerem ofensivamente, fechando com o placar baixo (9 a 14) e 11 de vantagem. No período final, a maior qualidade do time basco prevaleceu, sem dar chances de recuperação ao lanterna da competição, confirmando a vitória esperada.
Grande partida de Achille Polonara, com 23 pontos, sete rebotes, cinco assistências, dois roubos de bola e 25 de valoração, assim como Rokas Giedraitis, que teve 17 pontos, três rebotes, um roubo e um toco.
No sábado (15), em jogo atrasado da rodada 32, o Bilbao Basket recebeu o Fuenlabrada e conseguiu importante vitória, por 87 a 82, mantendo as esperanças de se manter na Liga ACB na próxima temporada. Foi um jogo muito disputado e decidido apenas nos lances finais, com as duas equipes brigando muito nos rebotes. O time da casa teve 15 rebotes ofensivos, enquanto o Fuenlabrada conseguiu 16, gerando 65 arremessos para o time da casa e 68 para os visitantes. Um arremesso de três pontos de John Jenkins a 29 segundos do final colocou a equipe com quatro de vantagem (84 a 80), pequena margem suficiente para a equipe conquistar a vitória.
O lituano Arnoldas Kulboka foi o grande destaque, com 19 pontos, seis rebotes e 21 de valoração, junto com Jaylon Brown, com 17 pontos, três rebotes, duas assistências, um roubo e 18 de valoração. O brasileiro Felipe dos Anjos jogou pouco menos de quatro minutos, com nenhuma estatística lançada. Na equipe derrotada, grande destaque para Kyle Alexander, com 22 pontos, 15 rebotes, dois roubos de bola, um toco e 36 (!) de valoração. O brasileiro Leo Meindl teve oito pontos, três rebotes, uma assistência e dois de valoração, em 18 minutos em quadra.
Premiações de Jogador da Rodada e Melhor Latino-americano
Com o encerramento de diversas rodadas, a Liga ACB divulgou o resultado de suas premiações de Jogador da Rodada e Melhor Jogador Latino-americano da Rodada. O brasileiro Marcelinho Huertas conquistou antecipadamente o título de Melhor Jogador Latino-americano, pelo segundo ano consecutivo, não podendo mais ser alcançado pelo cubano Jasiel Rivero (Burgos), atualmente na segunda colocação. Veja quem recebeu os prêmios das rodadas 30, 32, 34 e 36, encerradas esta semana.
Rodada 30
Jogador da Rodada: Youssou Ndoye, Senegal (Real Betis), 23 pontos, sete rebotes, uma assistência, um roubo de bola e 33 de valoração (Gipuzkoa 68 x 91 Real Betis)
Melhor Latino-americano: Ángel Delgado, Rep. Dominicana (Estudiantes), 19 pontos, 12 rebotes, um roubo e 24 de valoração (Tenerife 101 x 77 Estudiantes)
Rodada 32
Jogador da Rodada: Kyle Alexander, Canadá (Fuenlabrada), 22 pontos, 15 rebotes, dois roubos, um toco e 36 de valoração (Bilbao 87 x 82 Fuenlabrada)
Melhor Latino-americano: Nicolás Brussino, Argentina (Zaragoza), 23 pontos, três rebotes, seis assistências, um roubo e 31 de valoração (Zaragoza 99 x 71 Gipuzkoa)
Rodada 34
Jogador da Rodada: Vitor Benite, Brasil (Burgos), 37 pontos (8 de 10 do perímetro), quatro rebotes, três assistências, um roubo e 43 de valoração (Burgos 95 x 77 Real Betis)
Melhor Latino-americano: Vitor Benite, Brasil (Burgos)
Rodada 36
Jogador da Rodada: Viny Okouo, Congo (Gipuzkoa), 25 pontos, 11 rebotes, uma assistência, um roubo, um toco e 33 de valoração (Manresa 91 x 83 Gipuzkoa)
Melhor Latino-americano: Marcelinho Huertas, Brasil (Tenerife), 24 pontos, sete assistências, um roubo e 22 de valoração (Tenerife 86 x 67 Bilbao)
Próximos jogos (Rodada 37)
A rodada 37 será disputada durante a semana, de terça-feira (18) até sexta-feira (21), com a rodada final ficando para o final de semana (22 e 23). Também na terça-feira (18) será disputado um jogo atrasado da rodada 35, entre Bilbao e Burgos.
18/05/21: Bilbao x Burgos (13:30h, horário de Brasília) (*atrasado da rodada 35)
18/05/21: Gipuzkoa x Málaga (16:15h, horário de Brasília)
19/05/21: Obradoiro x Murcia (13:30h, horário de Brasília)
19/05/21: Zaragoza x Tenerife (13:30h, horário de Brasília)
19/05/21: Gran Canaria x Valencia (16:15h, horário de Brasília)
19/05/21: Barcelona x Baskonia (16:15h, horário de Brasília)
19/05/21: Fuenlabrada x Real Betis (16:15h, horário de Brasília)
20/05/21: Joventut Badalona x Andorra (13:30h, horário de Brasília)
20/05/21: Real Madrid x Bilbao (16:15h, horário de Brasília)
21/05/21: Estudiantes x Burgos (15:30h, horário de Brasília)