Foi concluídas na última segunda-feira (17) a fase de quartas-de-final da HEBA, o campeonato grego masculino. Sem grandes surpresas, os quatro times que terminaram no “G4” durante a temporada regular se impuseram e avançaram para as semifinais. Leia abaixo sobre o que de principal aconteceu em cada uma das quatro séries de quartas-de-final, todas disputadas em melhor de três jogos.

Panathinaikos (1º) x Ionikos Nikaias (8º)

A série mais “desequilibrada” deste início de playoffs não poderia ter tido um final diferente. De um lado, o Panathinaikos, atual tetracampeão nacional e time de melhor campanha na liga, com apenas duas derrotas em 25 jogos domésticos na temporada. Do outro, o Ionikos, que voltou à primeira divisão em 2019, após mais de 30 anos e que só obteve sua classificação no sufoco, na última rodada, terminando a temporada com campanha negativa.

O Panathinaikos avançou com duas vitórias bastante tranqüilas. Na última quarta-feira (12), em Atenas, os “Verdes” até que foram surpreendidos pelo valente adversário, que terminou o primeiro quarto à frente, por 20 a 14, e ainda deu pressão durante todo o primeiro tempo. O Panathinaikos até virou o jogo durante o segundo quarto, mas foi para os vestiários vencendo por apenas 40 a 39. Mas a dupla Ioánnis Papapétrou e Dínos Mítoglou estava em uma noite inspirada e eles ajudaram os donos da casa a atropelar o Ionikos na segunda metade. A defesa dos “Verdes” permitiu apenas 25 pontos totais aos visitantes no segundo tempo. Papapétrou (23 pontos e cinco rebotes) e Mítoglou (18 pontos e dez rebotes) foram dois dos principais responsáveis para impulsionar o time a uma vitória tranqüila por 102 a 64.

A série rumou para Nikaias, a poucos quilômetros de Atenas, onde o Ionikos tentaria forçar um terceiro jogo, na sexta-feira (14). Mas, desta vez, o Panathinaikos não quis dar nenhuma chance para surpresas e se impôs desde o início, dominando a partida por inteiro. Novamente os “Verdes” conseguiram uma vitória sem maiores problemas, por 90 a 61 (assista aos melhores momentos abaixo). Mítoglou foi outra vez o destaque do time, cestinha com 15 pontos. Mas ele teve grande ajuda do pivô Geórgios Papagiánnis, que liderou o time em valoração (24), ao registrar 14 pontos, sete rebotes e dois tocos. O armador americano Shelvin Mack também teve uma boa partida, com 11 pontos e seis assistências, para 22 de valoração.

https://www.youtube.com/watch?v=YeUnwDrWwpY

Lavrio (2º) x Kolossos Rodes (7º)

“Caçula” dentre os oito times neste playoffs, o Lavrio trazia um favoritismo para essa série, após ter feito a melhor campanha na primeira divisão de sua curta história (17 vitórias e cinco derrotas). O time da cidade que lhe dá o nome liderou o campeonato por várias semanas e foi uma das únicas duas  equipes a conseguir derrotar o Panathinaikos no ano. Do outro lado, o Kolossos teve uma campanha negativa durante o campeonato e só garantiu sua vaga aos playoffs, matematicamente, na última rodada, apesar de ter sido derrotado.

A primeira partida aconteceu em Lavrio, na terça-feira passada (11) e os donos da casa não tiveram grandes problemas. Os anfitriões contaram com grandes partidas de do ala-armador Vassílis Mourátos, cestinha do jogo com 23 pontos, e de sua principal estrela, o ala americano Alpha Diallo, que com 20 pontos, nove rebotes e quatro assistências teve 31 de valoração, a maior marca do jogo. Sem ser ameaçado e mantendo a vantagem sempre perto dos duplos-dígitos, o Lavrio venceu por 87 a 68.

Mas na quinta-feira (13), na Ilha de Rodes, o Kolossos vendeu muito caro o resultado. O Lavrio se colocou à frente logo no início, mas o time da casa não demorou muito para igualar as ações. Mihajlo Andrić e Kerem Kanter mantiveram o Kolossos vivo na série, com o time da casa indo para o intervalo perdendo por apenas 43 a 40. Os anfitriões voltaram empolgados para o terceiro quarto e chegaram a virar a partida na primeira metade, mas o ala-pivô americano Devin Davis ajudou o Lavrio a recobrar a ponta. O último quarto foi eletrizante, principalmente no minuto final, em que os dois times trocaram cestas de três decisivas. Apesar da grande luta, o Kolossos não teve tempo para concretizar a virada e o Lavrio venceu por 88 a 84, se classificando para a semifinal do grego pela primeira vez em sua história.

Promitheas Patras (3º) x Peristeri (6º)

O confronto entre dois representantes gregos nas competições européias desta temporada – o Promitheas pela EuroCup e o Peristeri pela Basketball Champions League da FIBA – fez jus às expectativas e foi equilibrado do início ao fim. O Promitheas chegava com um amplo favoritismo a esta série, por ter feito uma campanha excelente na segunda metade da temporada. Nos 12 jogos realizados entre o fim de janeiro e a última rodada do campeonato, no fim de abril, o time venceu dez das 12 partidas realizadas, incluindo uma seqüência de seis vitórias seguidas. Além disso, a equipe também alcançou a final da Copa da Grécia, ofuscando o próprio Lavrio na consideração de principal desafiador ao domínio do Panathinaikos. O Peristeri foi mal no segundo turno, mas chegou a liderar o campeonato durante algumas rodadas do primeiro e terminou a temporada com uma série positiva.

E foi cavalgando nesse momento positivo que o Peristeri surpreendeu a todos e conseguiu uma grande vitória no primeiro jogo da série, na última quarta-feira (12). Em uma noite em que tudo deu certo, o clube da região de Atenas não apenas derrotou o Promitheas fora de casa, como também dominou durante toda a partida, sempre estando à frente por cerca de dez pontos e vencendo no fim por confortáveis 83 a 66. Quatro jogadores da equipe pontuaram em duplos-dígitos na vitória, sendo eles liderados pelo pivô americano Marvin Jones, dono de 20 pontos, sete rebotes e três assistências (24 de valoração).

Empolgado com a vitória em Patras, o Peristeri voltou para a casa determinado a finalizar a série, no último sábado (15). E o time começou muito bem em sua missão, ao abrir o jogo com 20 a 9 nos primeiros sete minutos do primeiro quarto. Mas antes mesmo do fim do quarto, impulsionados por lances espetaculares do armador cubano Gian Clavell, o Promitheas iniciou sua reação. A partida ficou incrivelmente equilibrada, especialmente no segundo tempo, quando o placar esteve empatado durante a maior parte do tempo. Mas o Promitheas conseguiu se desgarrar um pouco nos minutos finais, comandado pelos irmãos Jerian e Jerai Grant, assegurando a vitória salvadora por 90 a 79. Os irmãos Grant desequilibraram o jogo: Jerian teve um duplo-duplo, com 19 pontos e 11 assistências (39 de valoração), enquanto Jerai teve 17 pontos e nove rebotes. O Promitheas ainda teve o ala-armador Michális Loúntzis como cestinha do jogo, com 21 pontos.

A série voltou para Patras para o terceiro e decisivo jogo, na última segunda-feira (17). A partida teve um primeiro tempo “lá e cá”, com várias trocas de liderança. Na ida para o intervalo, os donos da casa venciam por apenas 43 a 37. Porém, o segundo tempo de jogo foi um verdadeiro atropelo por parte do Promitheas, que simplesmente neutralizou o Peristeir na defesa. Os visitantes anotaram um total de apenas 21 pontos nos dois quartos finais. Giánnis Agravánis e Loúntzis comandaram as ações ofensivas, em uma noite apagada de Jerian Grant e o Promitheas chegou a abrir 20 pontos de vantagem durante o último quarto, caminhando para uma vitória tranqüila por 86 a 58. O clube de Patras alcança a fase semifinal do grego pela terceira temporada seguida, eles que foram os vice-campeões da última temporada concluída do torneio (2018-19).

A.E.K. Atenas (4º) x P.A.O.K. Tessalônica (5º)

Frente a frente dois dos melhores times do campeonato e que tiveram campanhas finais bastante parecidas. O AEK foi um dos grandes times do primeiro turno, disputando a liderança durante todo o tempo, até que teve uma queda brusca de rendimento no segundo turno, em função de problemas extra-quadra, mais especificamente os atrasos salariais. Já o PAOK teve uma campanha exatamente oposta, indo mal nas primeiras rodadas, mas conseguindo uma boa arrancada na reta final. Os tessalonicenses venceram cinco dos seus seis jogos finais e sete dos últimos nove. A arrancada elevou o time da briga contra o rebaixamento para a briga por uma das vagas no “G4”.

Na partida que abriu a série, em Atenas, na terça-feira passada (11), as duas equipes travaram uma batalha dura, equilibrada durante quase todo o tempo. O PAOK começou melhor e conseguiu abrir o primeiro quarto vencendo (25 a 19), mas os donos da casa reagiram no segundo e conseguiu ir para o intervalo com uma vantagem de seis pontos. Na volta para o segundo tempo, outra vez os tessalonicenses começaram melhor e conseguiram chegar ao último quarto com um ponto de déficit e logo empataram a partida. Mas com uma partida fantástica que o armador americano Daryl Macon vinha fazendo, o AEK conseguiu uma seqüência positiva na segunda metade do quarto e levou sua vantagem para os duplos-dígitos, vencendo no fim por 102 a 89. Macon faltou fazer chover, acertando sete das nove tentativas de três que efetuou, terminando como o cestinha do jogo, com 28 pontos.

A batalha continuou em Tessalônica, na quinta-feira (13), e a história do jogo foi muito semelhante. Os mandantes criaram uma pequena vantagem cedo no jogo e, apesar de terem estado à frente no placar na maior parte da partida, eles não conseguiram criar uma vantagem maior do que duas posses de bola. Chegando ao último quarto, o AEK ainda estava muito vivo no jogo, perdendo por apenas três pontos, mas o PAOK manteve-se firme, especialmente na defesa, e conseguiu manter a vantagem e até ampliá-la um pouco, chegando aos duplos-dígitos. No fim, os donos da casa seguraram a vitória por 81 a 73, evitando a eliminação e forçando a volta da série para um último e decisivo jogo em Atenas. O armador americano Jermaine Love liderou o PAOK com 16 pontos, enquanto Yanick Moreira, pivô angolano do AEK, foi o jogador mais valioso do jogo, com 19 pontos e oito rebotes, que lhe deram 29 de valoração.

A decisão da série ficou para o último domingo (16), de novo na capital, mas a história desta partida foi diferente da das outras duas. Determinado a fazer valer o mando de quadra, o AEK foi avassalador no primeiro tempo, em especial no segundo período, vencido por 23 a 9. Assim, logo de cara os atenienses construíram uma vantagem de 20 pontos na ida para o intervalo. Mas o PAOK foi valente e não se entregou. Os visitantes voltaram melhor depois do apagão durante o segundo quarto e chegaram a cortar pela metáde o seu déficit. O PAOK continuou pressionando muito no último quarto e aos poucos foi cortando a vantagem da “União”. Eles encostaram de vez quando conseguiram uma parcial de 10 a 3 dentro dos quatro minutos finais e cortaram a vantagem dos atenienses para apenas quatro pontos, a um minuto e meio do fim. Já dentro do minuto final, houve um lance muito polêmico, quando Jermaine Love roubou uma bola e correu para fazer a bandeja, que teve uma clara interferência de Daryl Macon, que deu um toco depois de a bola bater na tabela. Porém, a arbitragem não validou a cesta para o PAOK. O AEK acertou dois lances livres de uma falta que o PAOK foi obrigado a fazer e abriu seis pontos, com 26.7 segundos para o fim. Se a arbitragem tivesse feito a marcação correta, o PAOK teria cortado seu déficit para apenas dois naquele momento. O AEK segurou a vantagem e venceu por 87 a 81, garantindo a classificação.

Semifinais começam nesta quarta-feira

O campeonato grego segue agora para a fase de semifinais, que terão seu início nesta quarta-feira (19). Panathinaikos e AEK fazem o grande dérbi de Atenas, enquanto Lavrio e Promitheas lutam pela outra vaga. A partir de agora, as séries passarão a ser disputadas em melhor de cinco jogos. Confira abaixo a programação de todos os jogos desta fase, já no horário de Brasília.

Quarta-feira, 19/05
15h15 – Jogo 1 – Panathinaikos x A.E.K. Atenas

Quinta-feira, 20/05
15h – Jogo 1 – Lavrio x Promitheas Patras

Sexta-feira, 21/05
15h15 – Jogo 2 – A.E.K. Atenas x Panathinaikos

Sábado, 22/05
12h – Jogo 2 – Promitheas Patras x Lavrio

Domingo, 23/05
15h – Jogo 3 – Panathinaikos x A.E.K. Atenas

Segunda-feira, 24/05
14h – Jogo 3 – Lavrio x Promitheas Patras

Quarta-feira, 26/05
14h – Jogo 4* – A.E.K. Atenas x Panathinaikos

Quinta-feira, 27/05
14h – Jogo 4* – Promitheas Patras x Lavrio

Sexta-feira, 28/05
11h – Jogo 5* – Panathinaikos x A.E.K. Atenas

Sábado, 29/05
14h – Jogo 5* – Lavrio x Promitheas Patras

*Se necessário

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *