No final de semana (22 e 23) foi realizada a última rodada (38) da Liga ACB, com muita emoção nos jogos que decidiam a última vaga aos playoffs, além da decisão do último rebaixado. O Málaga dependia apenas de si, mas foi o Gran Canaria quem levou a oitava vaga, para enfrentar o Real Madrid na próxima fase. Já o Estudiantes, que torcia contra o Bilbao, acabou rebaixado e se junta ao Gipuzkoa na LEB Oro na próxima temporada. Os playoffs começam no dia 31/05, com todas as séries até as finais em melhor de três partidas, sendo que Real Madrid, Barcelona, Tenerife e Valencia possuem a vantagem do mando de quadra.
Málaga luta até o final, mas não consegue a vitória (e a vaga)
Em partida realizada neste domingo (23), o Málaga não conseguiu superar o Real Madrid, apesar da luta até o final, perdendo por 90 a 96. A equipe dependia apenas de si para conseguir a classificação, porém enfrentou a melhor equipe da temporada regular, a qual não poupou nenhum dos seus jogadores.
O jogo começou com um Real Madrid fulminante nos arremessos de quadra, especialmente com o veterano Jaycee Carroll, que começou como titular. O estadunidense anotou 13 dos primeiros 20 pontos da equipe visitante, sendo 3 de 4 tentativas dos três pontos, fazendo com que a equipe abrisse 20 a 8 sobre o Málaga. O time da casa tentava mais da linha de dois pontos, com algum sucesso com Deon Thompson e Tim Abromaitis. Mas o aproveitamento da longa distância dos “Blancos” era muito bom, com Nico Laprovittola e Tristan Vukčević se juntando a Carroll, fazendo com que a equipe fechasse o primeiro quarto vencendo por 17 a 25. No segundo quarto, o Málaga passar a ser mais agressivo no ataque, conseguindo mais oportunidades de lances livres, apesar do baixo aproveitamento (55%). O estadunidense Abromaitis continua muito bem (oito pontos no período), acompanhado por Darío Brizuela, mas o Real, mesmo caindo o aproveitamento do perímetro, continua com forte defesa e fecha o primeiro tempo com seis pontos de vantagem (39 a 45).
Na volta do intervalo, logo o Real abre dez pontos de vantagem, mas Axel Bouteille começa a aparecer pelo Málaga, tentando deixar a equipe no jogo. Os dois times praticamente abrem mão da bola de três pontos, com os visitantes jogando muito dentro do garrafão, com vantagem, gerando várias enterradas. A equipe de Madri chega a abrir 13 pontos de frente, com total controle da partida, e fecha o período com nove de vantagem, que não é maior graças aos 13 pontos de Bouteille no quarto. No último período, o time da casa, precisando da vitória para se classificar, não consegue encostar no Real, que mantém a vantagem na faixa dos dez pontos. Mas o Málaga não desistia e, após duas bolas triplas de Thompson, empata a partida, faltando dois minutos para o final. Com 51 segundos por jogar, o mesmo Thompson perde a oportunidade de colocar o time na frente, ao errar dois lances livres. O líder do campeonato usa da experiência da equipe e consegue vencer a partida, após erros de Brizuela e Abromaitis.
A equipe madridista teve alto aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 69%, com apenas Rudy Fernández não pontuando (jogou dois minutos). Destaque individual para Jaycee Carroll, com 22 pontos (cestinha da partida), além de Nico Laprovittola, com 11 pontos, três rebotes, oito assistências, dois roubos e 20 de valoração, e o francês Vincent Poirier, com 11 pontos, nove rebotes, duas assistências, um roubo, três tocos e 23 de valoração, a maior da partida. Pelo eliminado Málaga, destaque para Tim Abromaitis, com 15 pontos, cinco rebotes e 17 de valoração.
Gran Canaria vence difícil partida e conquista a vaga aos playoffs
Também neste domingo (23), o Gran Canaria visitou o Real Betis e conseguiu difícil vitória, por 69 a 74, garantindo a classificação aos playoffs, após confirmação da derrota do Málaga, na partida que ocorreu no mesmo horário. Foi um jogo de altos e baixos para o time “Amarelo”, que mostrava muito nervosismo e dificuldades para se impor a um dos times do fundo da tabela.
O jogo começou com o Gran Canaria muito frouxo na defesa, fazendo com que o Betis abrisse uma vantagem de 16 a 5, obrigando o técnico Porfi Fisac a parar o jogo. O time visitante era completamente dominado nos rebotes, além de forçar muito a bola de três pontos, com pouco sucesso, terminando o primeiro quarto perdendo por 22 a 11. O segundo quarto começa com a equipe do Gran Canaria fazendo 11 a 2 e encostando no placar, com AJ Slaughter e John Shurna com alto aproveitamento. A equipe melhora a defesa, passa a controlar os rebotes e limita o Betis a apenas oito pontos no período, fechando o primeiro tempo com quatro de vantagem (30 a 34).
Na volta do intervalo, novamente a irregularidade do Gran Canaria voltou a aparecer. O aproveitamento da equipe desabou e o Real Betis volta a assumir a liderança, chegando a abrir sete pontos de vantagem no final do período. Os visitantes forçam muitos erros e vão para o quarto final perdendo por cinco pontos (54 a 49), empolgando os torcedores do Andorra, que se classificaria em caso de derrota de Gran Canaria e Málaga. Após algumas trocas de cestas no início do último quarto, a equipe visitante consegue incríveis 17 a 0 e coloca 11 de vantagem, graças a Shurna, Slaughter e Javier Beirán. O time ainda permite que o Betis baixe a diferença para quatro pontos nos segundos finais, mas consegue garantir a vitória e a classificação.
Partida excepcional de John Shurna, com 27 pontos (4 de 7 dos três pontos), quatro rebotes, uma assistência, um roubo, um toco e 26 de valoração, junto com grande apresentação de Javier Beirán, com 11 pontos, nove rebotes, duas assistências, um roubo e 21 de valoração. Pelo Betis, destaque para TJ Campbell, com 14 pontos (4 de 8 do perímetro), dois rebotes e quatro assistências.
Bilbao faz partida gigantesca e se mantém na Liga ACB
No primeiro jogo do domingo (23), o Bilbao bateu o Joventut Badalona, por 94 a 73, e escapou do rebaixamento para a segunda divisão. A equipe fez uma das suas melhores partidas na temporada, com um segundo e terceiro quartos avassaladores, combinando para 60 a 25 nos dois períodos! Com a vitória do Bilbao, o Estudiantes, que folgou na rodada, se juntou ao Gipuzkoa no rebaixamento para a LEB Oro.
A partida começou com as equipes tentando a bola de longa distância, porém com baixo aproveitamento. O Bilbao dominava os rebotes, porém tinha muitos desperdícios de bola, com apenas John Jenkins tendo boa participação ofensiva. O eslovaco Vladimir Brodziansky comandava o Joventut, que não contava com Nenad Dimitrijević, após lesão na cabeça em choque com companheiro no aquecimento. Com isso, a equipe visitante fecha o primeiro quarto em 19 a 15. E foi só. A partir daí, começa o atropelo do Bilbao, com ótimo aproveitamento dos três pontos e muita intensidade defensiva, com a equipe demonstrando o quanto queria permanecer na primeira divisão. Acertando seis bolas em dez tentativas do perímetro, distribuídas em cinco jogadores, a equipe faz uma parcial de 10 a 0 no final do quarto, abrindo 12 de vantagem, limitando o Joventut a apenas 11 pontos no período.
No terceiro quarto, a avalanche do Bilbao continua, com ótimo aproveitamento da longa distância, enquanto o time catalão amassava o aro. Com Arnoldas Kulboka, Jaylon Brown, Jenkins e Ludde Hakanson contribuindo bem no ataque, a equipe da casa só abria vantagem, sem dar chances ao Badalona, chegando a 33 pontos de frente no final do período, vencendo a parcial por 34 a 14. No período final, apesar dos dez pontos de Brodziansky, faltaram mais forças para o time visitante reagir. Assim, o time dos “homens de negro” administrou bem a vantagem construída e depois só comemorou a vitória e permanência na Liga ACB na próxima temporada.
A equipe do Bilbao teve um aproveitamento incrível dos três pontos, acertando 17 bolas em 35 tentativas (49%), além de dominar amplamente os rebotes (39 a 23) e os tocos (4 a 1). Além disso, sete jogadores contribuíram com, pelo menos, dez pontos, e 11 dos 12 jogadores que entraram em quadra, pontuaram. Destaque para o grego Ioannis Athinaiou, com 11 pontos, um rebote, três assistências, um roubo e 17 de valoração, e Ondrej Balvín, com dez pontos, oito rebotes e 15 de valoração. O eslovaco Vladimir Brodziansky, eleito o jogador da rodada, foi o destaque do Joventut, com 24 pontos, três rebotes, duas assistências, um roubo e 31 de valoração. O brasileiro Felipe dos Anjos, atuou por dois minutos pelo Bilbao, com apenas duas faltas cometidas e nenhum ponto.
Valencia e Barça vencem com autoridade e chegam fortes nos playoffs
O Valencia encerrou sua participação na fase regular, com vitória contundente, em casa, sobre o Fuenlabrada, por 96 a 76, no sábado (22). Após primeiro tempo com os valencianos tendo 11 pontos de vantagem, o Fuenlabrada reagiu e fez uma parcial de 12 a 24, indo para o quarto final vencendo por um ponto, com grande atuação de Cheick Diallo, com dez pontos. Mas então o Valencia veio arrasador para o último quarto, com Bojan Dubljević (14 pontos) e Martin Hermannsson (dez pontos) sendo decisivos, e o Valencia fazendo uma parcial de 33 a 12, sacramentando o triunfo antes do início dos playoffs.
Ótima partida do perímetro do Valencia, convertendo dez bolas em 21 tentativas (48%), além de conseguir 25 assistências. A equipe teve sete jogadores com, pelo menos, dez pontos de valoração, sendo o grande destaque o veterano Bojan Dubljević, com 21 pontos, quatro rebotes, oito assistências, um roubo e 30 de valoração. Na equipe visitante, destaque para Cheick Diallo, com 18 pontos, nove rebotes, duas assistências, um roubo, dois tocos e 28 de valoração. O brasileiro Leo Meindl teve cinco pontos, seis rebotes, uma assistência e cinco de valoração, em 20 minutos.
Também no sábado (22), o Barcelona visitou o Tenerife e venceu com autoridade, por 72 a 96, sem dar chances ao time da casa. A defesa do Barça foi muito eficiente, forçando 23 turnovers do Tenerife, e o ataque com bom aproveitamento dos arremessos de quadra, sendo 66% dos dois pontos e 44% do perímetro. O time da casa teve o seu principal destaque, Georgi Shermadini, bem marcado, com Pau Gasol novamente tendo papel fundamental.
Mais uma grande partida de Brandon Davies, com 16 pontos, cinco rebotes, duas assistências, três roubos e 21 de valoração, enquanto Pau Gasol teve 12 pontos, cinco rebotes, uma assistência, um roubo e um toco. A má notícia é que, assim como nos playoffs da Euroliga, o destaque Nikola Mirotić foi muito discreto, com quatro pontos e dois rebotes, em 21 minutos em quadra. Pelo Tenerife, destaque para o uruguaio Bruno Fitipaldo, com 13 pontos, dois rebotes e seis assistências, e o brasileiro Marcelinho Huertas, com 14 pontos, dois rebotes, três assistências e dois roubos.
Outras partidas da rodada 38
No domingo (23), o UCAM Murcia recebeu o Zaragoza, na despedida da temporada das duas equipes, com vitória do time da casa, por 91 a 68. A partida foi totalmente dominada pelo Murcia, que massacrou o Zaragoza nos rebotes (48 a 30) e nos tocos (6 a 1), com o romeno Emanuel Cățe sendo o grande destaque, com 21 pontos, 13 rebotes, três tocos e 29 de valoração. A equipe visitante foi sofrível da linha dos três pontos, não acertando nenhuma das 17 tentativas, com nove jogadores tentando pelo menos uma cesta do perímetro. O destaque da equipe ficou com Rasheed Sulaimon, com 21 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 22 de valoração.
Em mais um jogo do domingo, o Andorra não tomou conhecimento do rebaixado Gipuzkoa, vencendo por 105 a 71, em casa. A equipe ainda tinha alguma chance de classificação, mas torcia por derrotas de Málaga e Gran Canaria, além de precisar vencer. Após um primeiro tempo relativamente equilibrado (nove pontos de vantagem para o Andorra), a segunda etapa foi um verdadeiro passeio para o time da casa, com parcial de 58 a 33. O time finalizou com 18 bolas certas de longa distância, em 32 tentativas (56%), além de 46 rebotes (sendo 16 ofensivos) e 25 assistências, dominando em todos os quesitos. Destaque para Sergi García, com dez pontos, oito rebotes, seis assistências, um roubo e 22 de valoração, em apenas 16 minutos em quadra, junto com o tcheco David Jelínek, com 22 pontos, dois rebotes, duas assistências e 21 de valoração.
O Manresa, já sem chances de classificação, recebeu o Baskonia e conseguiu boa vitória, por 71 a 68, após estar vencendo por 11 de diferença. O time basco não vive uma boa fase, e continua sem o italiano Achille Polonara, lesionado, trazendo preocupações para a sequência da equipe no campeonato. Um fato que chama a atenção é o péssimo aproveitamento dos três pontos do Baskonia, acertando apenas uma bola em 22 tentativas (!), além da equipe cometer 19 desperdícios de bola. O Manresa foi dominado nos rebotes (35 a 43) e foi mal nos lances livres (4 de 10 tentativas), mas conseguiu um melhor aproveitamento das bolas longas e saiu com a vitória. O ataque da equipe foi bem distribuído, com Rafa Martínez convertendo 13 pontos, oito rebotes, cinco assistências, um roubo e um toco, enquanto pelo Baskonia, Tonye Jekiri teve 17 pontos, 11 rebotes, quatro assistências, três roubos e 30 de valoração.
Encerrando a fase regular, o Burgos, já classificado, recebeu o Obradoiro e conseguiu difícil vitória, por 83 a 77. Com uma partida “pro gasto”, o atual campeão da Champions League teve um baixo aproveitamento dos arremessos de quadra, mas conseguiu um maior volume de jogo, muito em função do domínio nos rebotes. O Obradoiro, com bom aproveitamento de quadra, teve muitas dificuldades na linha do lance livre, acertando apenas dez em 21 tentativas, sendo fator fundamental para a derrota. O principal destaque do Burgos foi Alex Renfroe, com 13 pontos, cinco rebotes, quatro assistências, dois roubos e 19 de valoração, enquanto o lituano Laurynas Birutis foi o grande destaque do Obradoiro, com 19 pontos, sete rebotes, um assistência, um roubo, dois tocos e 27 de valoração. O brasileiro Vitor Benite, do Burgos, terminou com nove pontos, seis rebotes, uma assistência e um roubo, em pouco mais de 20 minutos em quadra.
Premiações de Jogador da Rodada e Melhor Latino-americano
Com a conclusão da temporada regular, saíram os últimos prêmios de Jogador da Rodada e Melhor Latino-americano (este já vencido na temporada por Marcelinho Huertas), conquistados na rodada 38. Veja abaixo os vencedores deste final de semana.
Rodada 38
Jogador da Rodada: Vladimir Brodziansky, Eslováquia (Joventut Badalona), 24 pontos (4 de 7 do perímetro), três rebotes, duas assistências, um roubo e 31 de valoração (Bilbao 94 x 73 Joventut Badalona)
Melhor Latino-americano: Nico Laprovittola, Argentina (Real Madrid), 11 pontos, três rebotes, oito assistências, dois roubos e 20 de valoração (Málaga 90 x 96 Real Madrid)
Prêmio de Jogador Mais Espetacular
Também foi divulgado o prêmio de Jogador Mais Espetacular, concedido ao atleta que protagonizou mais jogadas impactantes durante a temporada regular. O vencedor deste ano foi o jovem argentino Leandro Bolmaro, do Barcelona, que liderou o ranking do Top 7, uma seleção das sete melhores jogadas de cada rodada, onde são atribuídas pontuações para cada posição no ranking (sete pontos para a jogada número um, seis pontos para a jogada número dois, e assim por diante). Ele ficou oito pontos a frente de Matt Costello, do Gran Canaria, e Steven Enoch, do Obradoiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Esta premiação é dada desde a temporada 2008-09, tendo vencedores como Ricky Rubio e Tomas Satoransky (Barcelona), Rudy Fernández e Sergio Rodríguez (Real Madrid), Facundo Campazzo (Murcia) e Tornike Shengelia (Baskonia).
Próximos jogos (Playoffs)
Com a fase regular encerrada, os oito melhores times classificados se enfrentam em séries de melhor de três jogos, com os quatro melhores tendo a vantagem do mando de quadra. Os playoffs têm início em 31/05 e podem chegar, com as finais, até o dia 17/06. Confira abaixo os cruzamentos e as datas dos próximos jogos dos playoffs da Liga ACB.
Quartas-de-final:
31/05 (segunda-feira): Valencia x Baskonia (14:45h, horário de Brasília)
31/05 (segunda-feira): Real Madrid x Gran Canaria (17h, horário de Brasília)
01/06 (terça-feira): Tenerife x Burgos (14:45h, horário de Brasília)
01/06 (terça-feira): Barcelona x Joventut Badalona (17h, horário de Brasília)
02/06 (quarta-feira): Baskonia x Valencia (14:45h, horário de Brasília)
02/06 (quarta-feira): Gran Canaria x Real Madrid (17h, horário de Brasília)
03/06 (quinta-feira): Burgos x Tenerife (14:45h, horário de Brasília)
03/06 (quinta-feira): Joventut x Barcelona (17h, horário de Brasília)
04/06 (sexta-feira): Valencia x Baskonia (14:45h, horário de Brasília) (*)
04/06 (sexta-feira): Real Madrid x Gran Canaria (17h, horário de Brasília) (*)
05/06 (sábado): Tenerife x Burgos (14:45h, horário de Brasília) (*)
05/06 (sábado): Barcelona x Joventut Badalona (17h, horário de Brasília) (*)
(*) se necessário