O clube francês ESBVA, da região de Lille, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (4) a contratação da pivô brasileira Damiris Dantas para a próxima temporada européia. No anúncio oficial, o clube francês escreveu que a atleta brasileira chamou a atenção do clube durante sua participação no torneio eliminatório para as Olimpíadas realizado em fevereiro de 2020, na cidade de Bourges, na França. Na competição, Damiris teve médias de 18 pontos e 8,3 rebotes por jogo, em três partidas realizadas.
No mesmo anúncio, o clube, que também é chamado apenas de Villeneuve d’Ascq, agradece a pivô brasileira Clarissa dos Santos, que atua no basquete francês desde a temporada 2016-17 e defendeu o time na campanha dos playoffs desta temporada. O texto diz que Clarissa serviu como uma “boa embaixadora” para a ida de Damiris para o time.
Na temporada 2020-21, a equipe francesa passou da fase de grupos e das oitavas-de-final da EuroCup, sendo eliminada nas quartas para o Valencia, que viria a ser o campeão. Já no campeonato francês, o time terminou a temporada regular em quinto lugar (11 vitórias e 11 derrotas) e foi eliminado nas quartas-de-final para o Montpellier.
Desde que chegou à WNBA, a liga estadunidense, esta será a primeira vez que a brasileira usará a intertemporada da liga americana para jogar na Europa, como fazem várias das estrelas da competição. Até aqui, ela sempre havia optado por ir jogar na liga da Coréia do Sul ou por retornar ao basquete brasileiro ao fim da temporada nos EUA.
Mais recentemente, em novembro do ano passado, ela retornou ao basquete brasileiro pela primeira vez desde 2016, para disputar o campeonato paulista pelo Vera Cruz Campinas. Agora, quando defender a camisa do ESBVA, Damiris terá sua segunda passagem pela Europa, onde jogou em 2011 e 2012, defendendo o Celta de Vigo.