Jogando sua primeira final da Serie A desde a temporada 2006-07, a Virtus deu um passo gigantesco neste sábado (5), ao derrotar fora de casa a Olimpia Milão, time de melhor campanha da liga durante a temporada, por 83 a 77. O resultado inverte a vantagem de mando de quadra, que era da Olimpia, em função de sua melhor campanha na temporada regular. Agora, a Virtus que terá a chance de decidir o título em casa, em uma eventual sexta partida.

LEIA TAMBÉM: Olimpia e Virtus voltam a disputar a final do scudetto depois de 37 anos

Apesar do resultado final, quem começou melhor foram os donos da casa. A Olimpia, que há menos de uma semana concluía sua participação no Final Four da Euroliga, terminando com o terceiro lugar geral, chegou empolgada para esta partida e logo abriu 6 a 0. Mas a Virtus não demorou muito para responder e com a ajuda de cinco pontos de Kyle Weems, respondeu com uma parcial de 7 a 0 e já estava à frente.

O primeiro quarto seguiu dessa forma por alguns minutos, “amarrado”, mas os dois ataques se soltaram mais nos minutos finais. Após um empate em 13 a 13, a dupla de armação Miloš Teodosić e Alessandro Pajola ajudou a Virtus a criar mais uma parcial de 7 a 0 dentro dos dois minutos finais, mas outra vez a Olimpia se recuperou e cortou a vantagem bolonhesa para apenas quatro ao fim do período. As “Vu Nere” venciam poe 23 a 19 após dez minutos.

Foi nos dois quartos seguintes que os visitantes conseguiram ficar realmente confortáveis com a partida. Com Teodosić e Stefan Marković encontrando liberdade para criar jogadas e Marco Belinelli certeiro, acertando todos os tiros de quadra, a Virtus conseguiu chegar aos duplos-dígitos de vantagem antes mesmo do intervalo, chegando a liderar por 14 pontos. Zach LeDay era um dos poucos jogadores da Olimpia que encontrava êxitos ofensivos e ajudou os milaneses a permanecerem vivos no jogo. Ao fim do primeiro tempo, o placar mostrava uma vantagem de 48 a 39 para os alvinegros.

Faltava capricho à Olimpia, que apesar de conseguir criar oportunidades de arremessos desmarcados, não conseguiu acertar a mão. Os “Sapatinhos Vermelhos” voltaram para o terceiro quarto amassando o aro, tendo apenas 26,6% de aproveitamento dos arremessos de quadra, incluindo um acerto em oito tentativas do perímetro. Isso apenas ajudou a Virtus, que não desperdiçou a oportunidade e chegou a abrir 18 de vantagem ao longo do terceiro quarto de jogo.

Os bolonheses chegaram ao último período com 14 de vantagem, 67 a 53, e essa mesma diferença foi mantida por pouco mais de dois minutos. Quando ainda restavam quase oito minutos a se jogar e o placar mostrava 72 a 58 para a Virtus, a Olimpia começou sua grande reação no jogo. Com cinco atletas diferentes pontuando, os milaneses conseguiram uma parcial de 12 a 0 em menos de quatro minutos e, a quatro minutos do fim, a diferença era de apenas dois pontos.

Mas uma cesta de três de muito longe de Marković, seguida de uma bandeja malabarística de Belinelli, rapidamente recolocaram a Virtus sete pontos à frente. A Olimpia sentiu o golpe e a experiente equipe da Virtus soube tirar proveito disso. Com menos de três minutos por jogar, a Olimpia até que tentou se aproximar novamente, mas faltou tempo e as “Vu Nere” ficaram com a vitória.

Além dos efeitos para a atual temporada, o resultado também representa a primeira vitória da Virtus na final da Serie A em quase 20 anos. A última vez que o clube bolonhês venceu um jogo da grande decisão foi justamente no jogo do título da temporada 2000-01, seu último. Quando jogou a final pela última vez, na temporada 2006-07, a Virtus foi varrida por 3 a 0 pela Montepaschi Siena.

Teodosić, apesar de muito marcado, foi o cestinha da partida, com 19 pontos, além de distribuir sete assistências. Ele teve problemas para arremessar de fora, acertando apenas uma de suas sete tentativas. Weems foi o segundo cestinha dos bolonheses, com 15 pontos, mas nenhum outro jogador do time fez mais do que nove pontos. Marković teve quatro assistências e seis rebotes.

Pelo lado da Olimpia, LeDay e Sergio Rodríguez tiveram 16 pontos cada, com o ala-pivô americano ainda contribuindo com cinco rebotes e quatro assistências. Luigi Datome teve 15 pontos, enquanto Kevin Punter terminou com 12. O técnico da equipe, Ettore Messina, começou sua entrevista coletiva falando que o time fez uma partida medíocre, mas terminou usando palavras mais pesadas. Já nervoso, ele chegou a declarar, ao vivo, que “o time fez uma partida de m., que deu nojo”.

A decisão permanece em Milão, onde os dois times voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (7), na segunda partida da série. Assista abaixo aos melhores momentos da primeira partida.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *