Por Gabriel Girardon e Thiéres Rabelo
Os dois grandes clubes do cenário alemão em anos recentes, ALBA Berlim e Bayern de Munique, confirmaram seu favoritismo, mesmo saindo atrás em suas séries semifinais e jogarão a grande final da Bundesliga pela terceira vez em quatro anos. O Bayern superou a dura equipe do Riesen Ludwigsburg em quatro jogos, time que foi a sensação da temporada regular e terminou com a melhor campanha isolada. O resultado da série também é uma vingança para esta equipe do Bayern, que dá o troco ao seu algoz, que o eliminou ainda na fase de quartas-de-final no ano passado. Já o atual campeão, ALBA, eliminou o ratiopharm Ulm, após ter saído atrás na série. Nas outras quatro vezes que se encontraram na grande final (2014, 2018 e 2019), o Bayern venceu os “Albatrozes” em todas elas.
Bayern vira para cima do líder Ludwigsburg, se vinga e volta à grande final após dois anos
Foi o Ludwigsburg quem largou na frente na série. Os amarelos se impuseram dentro de casa na primeira partida, contando com uma grande atuação do pivô americano Jamel McLean (27 pontos) e também coletiva da equipe como um todo. Os anfitriões conseguiram criar uma vantagem de duplos-dígitos, a qual mantiveram viva durante a maior parte do jogo. Porém, o Bayern conseguiu se aproximar nos minutos finais, diminuindo a vantagem dos locais pouco a pouco e encostaram de vez com uma parcial de 11 a 0 no minuto e meio final de partida, que cortou a vantagem do Ludwigsburg para apenas dois. Os segundos finais foram eletrizantes, em especial quando Vladimir Lučić acertou uma linda bola de três a 7 segundos do fim, cortando novamente para dois o déficit do Bayern. Ele mesmo, Lučić, teve na mão duas vezes o arremesso de três que poderia empatar o jogo, a 4 segundos do fim, mas a pressão do marcador Jonah Radebaugh impediu a conversão e o Ludwigsburg venceu por 101 a 98.
A vitória no primeiro jogo representou a 30ª vitória consecutiva do Ludwigsburg jogando em casa, uma invencibilidade que durava mais de dois anos. A segunda partida seria ali mesmo, na MHP Arena, onde o melhor time da temporada regular tentaria abrir 2 a 0 na série. Mas o Bayern tinha outros planos. Após um começo melhor do Ludwigsburg, o Bayern tomou as rédeas da partida no segundo quarto, contando com uma atuação inspirada do ala-armador D.J. Seeley (no fim, cestinha do jogo com 22 pontos). Foi neste período que o Bayern conseguiu começar a construir sua vantagem, que chegou aos duplos-dígitos no início do segundo tempo. Coube aos “Gigantes” tentar correr atrás para apagar a vantagem dos bávaros, mas com o armador americano Jaleen Smith, MVP da temporada regular, sofrendo com a defesa do Bayern, a missão ficou difícil. Os visitantes conseguiram resistir a pressão durante todo o segundo tempo e venceram por 82 a 72. O resultado encerrou a série invicta do Ludwigsbrug em casa e empatou a série.
A série partiu para Munique, para a crucial terceira partida na Audi Dome. Com Smith jogando em um nível verdadeiramente de MVP, o Ludwigsburg começou mais determinado e, quando assumiu a liderança durante o primeiro tempo, se manteve à frente durante a maior parte do tempo, até o intervalo. Porém, o Bayern iniciou o segundo tempo de maneira arrasadora, com uma parcial de 13 a 0, que ajudaram o time da casa a se colocar à frente por uma vantagem de duplos-dígitos pela primeira vez no jogo, 57 a 47. Guerreiro, o Ludwigsburg nunca se entregou. Smith e sua partida espetacular (29 pontos, sete assistências e oito rebotes), alavancaram uma reação dos “Gigantes” nos instantes finais do jogo e os visitantes chegaram a cortar para apenas um ponto, 79 a 78, a 12 segundos do fim. Mas o Ludwigsburg cometeu erros quando não podia e o Bayern tirou proveito disso, para garantir a vitória na linha do lance livre, vencendo no fim por apertados 81 a 78, virando a série.
O Bayern teve a primeira chance de eliminar o adversário no quarto jogo, também em Munique. Os donos da casa começaram melhores e foram senhores do primeiro tempo, chegando a abrir dez pontos de frente durante o segundo quarto. Mas não faltou luta ao Ludwigsburg, que durante o terceiro quarto conseguiu voltar ao jogo e, com muita raça na defesa, chegou ao último período com um empate de 57 a 57. A partida estava completamente aberta nos dez minutos finais, mas prevaleceu a força defensiva do Bayern e a precisão de fora do arco, que levaram os bávaros à vitória por 82 a 73 e carimbaram o passaporte do time para mais uma final.
Assista abaixo aos melhores momentos das quatro partidas:
Ulm larga na frente, mas ALBA consegue a virada e irá defender seu título
Buscando sua quarta final consecutiva de Bundesliga, o ALBA Berlim encarou o ratiopharm Ulm. No primeiro jogo, na capital alemã, o Ulm abriu a série vencendo por 73 a 71. Após passar a maior parte do jogo atrás no placar, e oito em desvantagem no último quarto, o Ulm conquistou uma virada nos dez minutos finais. Destaque para o pivô Dylan Osetkowski, com um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes.
A partir do segundo jogo, as coisas mudaram a favor do ALBA. Novamente em Berlim, os atuais campeões venceram com facilidade, por 92 a 78, e empataram a série em 1 a 1. Liderando o placar durante toda a partida, o ALBA teve em Maodo Lô seu grande destaque, marcando 20 pontos e contribuindo com seis assistências e quatro roubos de bola.
No terceiro confronto, a série rumou para Ulm. O duelo foi de extremo equilíbrio até o início do último período, quando as equipes estavam empatadas em 53 pontos. Porém, liderado pela dupla Maodo Lô e Simone Fontecchio, com 40 pontos somados, o ALBA Berlim tomou a frente do placar para vencer por 80 a 72 e ficar a uma vitória da final.
O quarto jogo também foi tomado pelo equilíbrio. No intervalo, os times tinham igualdade em 36 pontos. No terceiro quarto, o ALBA cometeu menos erros e abriu quatro pontos de vantagem (53 a 49). Precisando vencer para se manter vivo, o Ulm começou forte no último período, com uma corrida de 8 a 0 nos minutos iniciais – 57 a 53.
No entanto, com Jayson Granger e Simone Fontecchio, um dos cestinhas do time com 17 pontos, chamando a responsabilidade, o time de Berlim retomou a vantagem para não perder mais. Na última bola, com o placar em 77 a 75, o ala Patrick Heckemann tentou a bola da vitória para o Ulm, mas falhou o chute de três. Com o triunfo, o ALBA fechou a série em 3 a 1 e avançou à final da Bundesliga para enfrentar o Bayern de Munique. A série melhor de cinco começa nesta quarta-feira (9).
Assista abaixo aos melhores momentos das quatro partidas:
Datas e horários da final
Confira abaixo as datas e horários (de Brasília) dos jogos das finais da Bundesliga, que será definida em uma série melhor de cinco jogos:
Quarta-feira (09/06)
15h30 – Jogo 1 – ALBA Berlim x Bayern de Munique
Quinta-feira (10/06)
15h30 – Jogo 2 – ALBA Berlim x Bayern de Munique
Sábado (12/06)
10h – Jogo 3 – Bayern de Munique x ALBA Berlim
Domingo (13/06)
10h – Jogo 4* – Bayern de Munique x ALBA Berlim
Terça-feira (15/06)
13h – Jogo 5* – ALBA Berlim x Bayern de Munique
*Se necessário