Nesta segunda-feira (7), o terceiro jogo da final da Liga Turca ocorreu nas dependências do Fenerbahçe. Apesar de estar fora de casa, o Anadolu Efes continuou animado e confiante, “varrendo” a série melhor de cinco com o placar de 66 a 93, se consagrando campeão da temporada 2020/21 de forma invicta nos playoffs. Tendo perdido apenas uma vez na temporada regular, o Efes terminou a temporada com uma dobradinha com o campeonato da Euroliga, alcançando o 2º título consecutivo em duas semanas e somando o 15º campeonato nacional.

>>LEIA TAMBÉM: Liga VTB – CSKA vence UNICS novamente e fica a uma vitória do título

JOGO 3 – Fenerbahçe (TUR) x Anadolu Efes (TUR)

O Anadolu Efes começou bem o duelo e jogou com eficácia no ataque, sob a liderança de Rodrigue Beaubois e Adrien Moerman. Na metade do período, o clube de azul vencia por seis pontos de diferença, fazendo com que o treinador Igor Kokoškov tivesse que pedir uma sequência de tempos técnicos. Após as paradas, o Fenerbahçe voltou a si e fez uma ótima série de 14 a 0, empurrados pelo armador da equipe, Nando De Colo. Além da ótima atuação de De Colo, o Fener também foi “agraciado” com uma lesão nas costas de Shane Larkin, que acabou fazendo-o deixar o jogo para ser examinado no vestiário. Isso deu a oportunidade necessária para que a virada dos donos da casa no placar pudesse acontecer, terminando o período quarto à frente por 25 a 21.

O segundo quarto começou bem lento em comparação com o primeiro. Embora os alas das equipes tenham encontrado algumas cestas de longa distância, os dois clubes não conseguiam ampliar o volume no placar, fazendo com que as jogadas se tornassem mais físicas em ambos os lados da quadra. O Anadolu Efes conseguiu aos poucos encostar no placar com pontos do pivô Bryant Dunston em jogadas no garrafão, o que obrigou o adversário a inovar na defesa. Com um ritmo constante, o Efes foi galgando pontos cruciais até assumir a liderança no placar, indo para o vestiário com o resultado parcial de 32 a 44.

O Efes começou o terceiro quarto de forma maravilhosa, assim como nos primeiros dois jogos da série e como em quase toda a temporada. Com Beaubois entrando novamente, a partida foi engrenando positivamente para o clube visitante. O ala-armador liderou uma série de 8 a 0 e aumentou a diferença para 25 pontos no placar, quebrando seriamente a resistência do Fenerbahçe. Os clubes entraram no último período com o placar elástico de 47 a 72.

Com um estilo de jogo vicioso nos últimos dez minutos, o Efes acabou dando espaço para que o Fenerbahçe esboçasse uma resistência. Isso ficou bem claro quando no meio do período o clube da casa conseguiu abrir uma série de 10 a 0, diminuindo cada vez mais a diferença enorme no placar. Sendo assim, Beaubois e Buğrahan Tuncer, chamaram a responsabilidade e foram peças-chave para administrar a vantagem. Aos poucos o Efes foi impedindo o retorno do Fenerbahçe. Com a resistência quebrada, os anfitriões desanimaram e começaram a deixar mais lacunas defensivas, assegurando a vitória e o título invicto nos playoffs do Anadolu Efes na temporada 2020/21 do campeonato nacional.

Assista aos melhores momentos da partida:

MVP das Finais

O prêmio de melhor jogador da série final foi para o ala-armador francês, Rodrigue Beaubois. Com uma temporada fantástica também na Euroliga, Beaubois desempenhou um papel importante principalmente no jogo do título, ao somar 30 pontos, quatro assistências e 2 rebotes. Já no desemprenho total nos três jogos disputados contra o Fenerbahçe, o ala-armador acumulou uma média de 22,3 pontos por partida.

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *