Nesta segunda-feira (7), Panathinaikos e Lavrio voltaram a se enfrentar pela final da HEBA, o campeonato grego, na terceira partida da série melhor de cinco jogos. Após conseguir uma suada vitória em casa e empatar a série no último sábado, o Lavrio deu muito trabalho ao Panathinaikos durante três quartos, mesmo jogando em Atenas. Mas os donos da casa aniquilaram o adversário durante o último quarto e conseguiram uma vitória folgada, por 103 a 74.
Com duas vitórias na série, o Panathinaikos precisa de apenas outro triunfo para levantar o pentacampeonato nacional, o que representaria o seu 39º título grego. O Lavrio se vê agora obrigado a vencer o quarto jogo, que volta para Lávrio, na próxima quinta-feira (10), às 14h do horário de Brasília. Caso os “Mineiros” vençam, eles forçarão um quinto e decisivo jogo no domingo (13), também às 14h, mas de volta a Atenas.
No duelo de segunda-feira, o Panathinaikos esteve em controle do jogo na maioria do tempo, mas nem por isso encontrou vida fácil nos três primeiros quartos. O americano T.J. Bray comandou os “Verdes” ofensivamente no primeiro tempo, com a “mão quente” da linha de três. Foram três acertos do perímetro só no primeiro quarto, incluindo uma que colocou o Panathinaikos sete pontos à frente, já dentro do minuto final do período.
Durante o segundo quarto, as duas defesas se postaram muito bem, causando problemas às ações ofensivas adversárias. Mas a do Panathinaikos foi mais eficiente, limitando o Lavrio a apenas dez pontos no período. Assim, os “Verdes” conseguiram elevar sua vantagem para os duplos-dígitos e foram para o intervalo com 14 pontos (44 a 30) de vantagem. Bray terminou como o cestinha do jogo na primeira metade, com 15 pontos, vindos de cinco acertos da linha de três pontos.
Ainda que o Panathinaikos tenha iniciado o segundo tempo ampliando sua vantagem para 17, o Lavrio nunca desistiu do jogo. Imediatamente os visitantes responderam com uma parcial de 11 a 0, que trouxe a diferença para apenas seis pontos (47 a 41). O técnico Oded Kattash, do Panathinaikos, consertou as coisas dentro do time e a vantagem voltou a crescer, voltando a ser de 14 ao fim do período.
O Lavrio insistia e abriu o último quarto com um rápido 5 a 0, trazendo seu déficit novamente para nove pontos. Porém, praticamente pararia por aí o ímpeto dos visitantes. Com Ben Bentil tendo uma atuação monstruosa, o Panathinaikos conseguiu uma parcial de 14 a 2 em menos de quatro minutos e fez sua vantagem superar os vinte pontos. Sem forças, o Lavrio acabou, na prática, apenas “cumprindo tabela” na metade final do último quarto e viu a vantagem dos “Verdes” superar os trinta pontos no fim do jogo.
Assista aos melhores momentos da partida:
Bentil terminou como o cestinha do jogo, com 28 pontos, mesmo estando em quadra apenas 19 minutos. Ainda com cinco rebotes, seis faltas sofridas e um toco, ele terminou com incríveis 38 de valoração. Na era profissional do campeonato grego (desde 1992-93), esta foi a segunda maior pontuação de um jogador do Panathinaikos nos playoffs e a mais alta desde 1996. Bray terminou logo atrás, com 21 pontos, seguido de Ioánnis Papapétrou, com 16. O Lavrio teve quatro atletas pontuando em duplos-dígitos, liderados por Tyson Carter, dono de 14 pontos na partida. Vassílis Mourátos teve 12 pontos, cinco assistências e dois roubos, enquanto Alpha Diallo e Glenn Cosey, muito marcados, tiveram 11 pontos cada.
AEK vira a disputa do terceiro lugar e fica a uma vitória de vencer a série
No domingo (6), Promitheas Patras e A.E.K. Atenas fizeram outro grande duelo na disputa de terceiro lugar. O time da capital, mesmo jogando como visitante, lutou até os últimos segundos e conseguiu uma apertada vitória por 81 a 80, virando a série. Agora, a “União” pode fechar a série nesta quarta-feira (9), jogando em O.A.K.A.. A bola sobe para este jogo às 12h do horário brasileiro. Assista abaixo aos melhores momentos do terceiro jogo da série.