Na última quinta-feira (10) o Panathinaikos finalizou em 3 a 1 a série final da HEBA, o campeonato grego, ao derrotar o Lavrio por 82 a 66 fora de casa, evitando assim um quinto e decisivo jogo em Atenas. Assim, os “Verdes” confirmam seu pentacampeonato nacional, façanha que acontece pela primeira vez desde a temporada 2006-07, quando o time conquistou o quinto título do seu histórico eneacampeonato (2003 a 2011).
Foi o segundo troféu erguido pelo Panathinaikos nesta temporada, poucas semanas após conquistar a Copa da Grécia. São 26 temporadas consecutivas conquistando pelo menos um título, sendo 43 troféus no total desse período. O clube comemora este título grego como sendo seu 40º, porém, oficialmente, a federação grega o reconhece como o 39º, pois um dos títulos que o Panathinaikos agrega à sua lista é o de 1921. Porém, o campeonato grego só é oficialmente reconhecido como tal a partir da temporada 1927-28.
Na partida que decidiu a série, os “Verdes” começaram a se impor logo cedo. Após encontrar dificuldades contra a boa defesa do Lavrio nos primeiros minutos, o Panathinaikos foi capaz de criar uma pequena vantagem nos minutos finais do primeiro quarto, a qual chegou aos duplos-dígitos durante o segundo quarto. Com Ioánnis Papapétrou e Dínos Mítoglou comandando o ataque, os visitantes chegaram a abrir 15 de vantagem. Mas o Lavrio é duro na queda e, com uma pequena reação nos minutos finais do primeiro tempo, conseguiu ir para o intervalo perdendo por apenas dez pontos. O placar mostrava 41 a 31 para os “Verdes” após dois quartos.
O Lavrio voltou para o segundo tempo jogando de maneira dura e deu trabalho. Porém, os donos da casa acabaram cometendo muitos erros e desperdiçando posses de bola importantes. O Panathinaikos tirou proveito disso e conseguiu impedir que o adversário encostasse. A diferença chegou a cair para nove pontos, mas a pressão dos “Mineiros” não foi suficiente para chegar mais perto.
Quando abriu o último quarto com uma parcial de 6 a 2, o Panathinaikos levou sua vantagem rapidamente para 17 pontos (71 a 54) e, apesar de ainda haver muito tempo de jogo naquele momento, era uma vantagem grande demais para que o Lavrio tivesse ânimo de recuperar. O restante do período prosseguiu com os visitantes apenas “cozinhando” o jogo e gastando o tempo, até que não houvesse mais tempo hábil para uma reação do Lavrio.
Assista aos melhores momentos da partida:
Pelo Panathinaikos, Papapétrou terminou como o cestinha do jogo, com 24 pontos, além de pegar sete rebotes e distribuir cinco assistências, que lhe deram 32 de valoração. Mas ele foi superado nesta última métrica por Mítoglou, que, com 23 pontos, 12 rebotes e dois tocos, ficou com 35 de valoração. Giórgos Papagiánnis ainda contribuiu com 14 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Já pelo Lavrio Alpha Diallo foi o cestinha, com 17 pontos, seguido de Tyson Carter, com 14, e Pétros Geromichálos, com 12 e seis rebotes.
AEK vence Promitheas fica com o terceiro lugar
Um dia antes da partida final do campeonato, a série da disputa de terceiro lugar também foi concluída. O A.E.K. Atenas, jogando em casa, derrotou o Promitheas Patroas por 95 a 72, no quarto jogo da série, e a fechou em 3 a 1, ficando assim com o “bronze” do campeonato deste ano. Assista aos melhores momentos da partida: