A temporada 2020-2021 da Bundesliga teve seu campeão definido nesta semana. Na série final, melhor de cinco, o ALBA Berlim derrotou o Bayern de Munique por 3 a 1 e sagrou-se bicampeão – o décimo título de sua história.

Na quarta-feira (9), o ALBA fez a primeira partida em casa. A equipe liderou quase todo jogo, indo para o último período com nove pontos de frente – 68 a 59. A um minuto e meio do fim, o Bayern conseguiu virar o placar, em 82 a 80. Porém, com oito pontos seguidos de Maodo Lô, o time da capital retomou a liderança e venceu a partida por 89 a 86. Markus Eriksson foi o cestinha com 23 pontos.

No segundo confronto, também em Berlim, foi a vez do Bayern levar a melhor. Após um primeiro quarto muito superior, vencendo a parcial por 20 a 7, a equipe visitante chegou a ficar atrás no placar durante a segunda metade do duelo. No entanto, liderado por Vladimir Lucic, autor de 26 pontos, o time de Munique venceu por 76 a 66 e empatou a série, podendo virar e até ser campeão em casa.

Porém, o que se viu nos domínios do Bayern foi um ALBA com superioridade. O terceiro jogo teve equilíbrio até os primeiros minutos do último quarto, quando os donos da casa chegaram a estar apenas dois atrás (66 a 64). Entretanto, nos sete minutos finais, o Bayern fez apenas cinco pontos, contra 15 do adversário. No fim, vitória do ALBA por 81 a 69, com Luke Sikma como um dos destaques, com um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes.

O quarto duelo poderia dar o título ao ALBA, e a equipe entendeu bem a oportunidade que tinha. Com 21 a 9 no primeiro quarto, o time de Berlim abriu boa vantagem rumo à vitória do título. Apesar de não ficar atrás no placar em nenhum momento dos 40 minutos de jogo, os visitantes tomaram um susto no último período. O Bayern encostou no marcador e tentou uma remontada.

A menos de um minuto do fim, o ALBA vencia por quatro pontos (76 a 72). Na tentativa de deixar a diferença em uma posse, James Gist recebeu debaixo do aro, mas foi bloqueado por Bem Lammers. Na sequência, Wade Baldwin tentou arremesso de fora, mas Lammers deu o toco novamente. Lucic, com cinco pontos seguidos, ainda deixou a desvantagem em apenas um ponto (78 a 77).

Porém, a menos de três segundos do fim, com 80 a 79 para o ALBA, o próprio Lucic cometeu falta dura em Simone Fontecchio. Após reclamações com a arbitragem, faltas antidesportiva e técnicas por parte do Bayern, a equipe visitante cobrou seis lances livres quase que em sequência, convertendo todos e decretando a vitória por 86 a 79. Com 29 pontos, Jayson Granger foi o grande nome do triunfo que deu o título.

Agora dono de 10 títulos alemães, o ALBA Berlim conseguiu a segunda conquista seguida após 11 anos sem taça – de 2009 a 2020. Com isso, o clube se isolou como segundo maior campeão da Bundesliga. Com 14, o Bayer Leverkusen segue sendo o detentor de mais taças.

Confira abaixo os melhores momentos de cada partida

Jogo 1

https://www.youtube.com/watch?v=Vj69qOj8HMk

Jogo 2

https://www.youtube.com/watch?v=UjR2ktsRoBA

Jogo 3

https://www.youtube.com/watch?v=DJ2mNv32Tps

Jogo 4

https://www.youtube.com/watch?v=8qJ6EQmUn68

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *