Por Matheus Irias e Thiéres Rabelo

Aconteceu na última segunda-feira (21) a fase qualificatória para as quartas-de-final do EuroBasket feminino, um pequeno “mata-mata” envolvendo as oito seleções que ficaram nos segundos e terceiros lugares de seus grupos durante a primeira fase. As quatro equipes vencedoras avançariam para enfrentar as quatro seleções que ficaram em primeiro lugar de seus grupos e, portanto, se classificaram diretamente para as quartas-de-final (França, Bélgica, Sérvia e Belarus). Confira abaixo como foram cada uma dessas quatro partidas.

>>LEIA TAMBÉM: Três favoritas confirmam status, enquanto grupo A termina com surpresa

Itália 46 x 64 Suécia

No último EuroBasket, em 2019, a Itália chegou a esta mesma fase, onde foi eliminada pela Rússia. À época, o time era comandado pelo técnico Marco Crespi, que pouco após esse insucesso, deixou o cargo. Crespi então assumiu a seleção da Suécia naquele mesmo ano e, dois anos depois, ironicamente, essa mesma Suécia elimina a Itália. As suecas vieram para a partida com uma defesa espetacular, que limitou as italianas a apenas 14 pontos nos quase 17 primeiros minutos de jogo. A poucos minutos do fim do primeiro tempo, a vantagem das suecas chegou à casa dos 13 pontos (27 a 14). Mesmo ainda encontrando dificuldades para transpor a barreira defensiva da sueca, a Itália não se entregou. O time ainda perdia por 13 quando faltavam menos de dois minutos para o fim do terceiro quarto, mas, impulsionada pelo ímpeto de Cecilia Zandalasini, a “Nazionale” conseguiu terminar o período com uma parcial de 7 a 0 e, de repente, estava totalmente viva no jogo (43 a 37). Porém, a reação italiana parou por aí, pois a armadora Frida Eldebrink resolveu dar um espetáculo no último quarto e, com 11 pontos no período, a veterana ajudou a Suécia a recuperar sua confortável vantagem, que desta vez chegou a ser de vinte pontos e as suecas terminaram o jogo tranqüilas. Eldebrink terminou como a cestinha do jogo, com 22 pontos, mas teve grande ajuda da companheira Kalis Loyd, que teve 11 pontos e oito rebotes.

Assista aos melhores momentos:

Bósnia e Herzegovina 80 x 69 Croácia

A linda “história de Cinderela” da Bósnia e Herzegovina nesse EuroBasket ganhou mais um capítulo, no qual a seleção derrotou a Croácia por 80 a 69 e confirmou uma classificação inédita às quartas de final. As coisas até começaram um pouco mais favoráveis para a Croácia, que acertou quatro dos oito arremessos de três pontos no primeiro quarto. Ainda assim, a Bósnia não deixou a seleção croata se desgarrar no placar, mesmo com um desempenho frustrante de Jonquel Jones no primeiro tempo. No segundo tempo, Jones conseguiu ser muito mais eficiente e a seleção bósnia passou a ter um controle maior da partida. A Croácia lutou até o último quarto, mas a Bósnia respondeu acertando impressionantes seis de sete bolas do perímetro durante os seis minutos finais e ficou com a classificação. Jones (24 pontos e 17 rebotes) e Nikolina Babic (16 pontos e seis assistências) foram responsáveis por metade da pontuação da equipe, que terá a poderosa seleção da França como adversária na próxima fase.

Assista aos melhores momentos:

Rússia 93 x 75 Eslovênia

A Rússia mandou uma mensagem para as concorrentes ao ouro. Sem ser ameaçada em momento algum da partida, a seleção russa atropelou impiedosamente a Eslovênia, para garantir seu retorno às quartas-de-final da competição. Mostrando um volume de jogo incrível, as russas dominaram suas oponentes do início ao fim, chegando a estar liderando por 27 pontos. Na verdade, do segundo quarto em diante, as eslovenas jamais conseguiram trazer a diferença sequer para perto dos dez pontos. A Rússia foi impecável na criação de jogadas, tendo 28 assistências contra apenas 16 da Eslovênia, e dona do garrafão, com 41 rebotes contra 31 das adversárias. Além disso, a Rússia ainda acertou quase 42% de suas tentativas do perímetro. Como de praxe, a dupla Raisa Musina (19 pontos e 14 rebotes) e  Maria Vadeeva (15 pontos) foi o grande destaque do jogo para a Rússia, mas a cestinha do time, desta vez, foi a ala-armadora Elizaveta Komarova, que teve 20 pontos (quatro em cinco de três pontos).

Assista aos melhores momentos:

https://www.youtube.com/watch?v=oJWQV8HeUqY

Espanha 78 x 51 Montenegro

A Espanha não deu chances para a seleção de Montenegro e garantiu a passagem para as quartas de final com uma vitória por 78 a 51. A partida foi bastante tranquila para as donas da casa, que apresentaram uma defesa muito bem organizada. As montenegrinas não tiveram capacidade de criar alternativas ofensivas que superassem a defesa espanhola e acabaram cometendo muitos erros durante o jogo. Assim, a Espanha nem precisou de muito tempo pra abrir uma grande vantagem, ainda mais com a ala Maria Conde (19 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos) e a excelente pivô Astou Ndour (17 pontos e seis rebotes) jogando muito bem. A vitória fácil permitiu que a Espanha pudesse descansar suas principais jogadoras, o que será bastante importante para o duelo contra a Sérvia, que promete ser um dos melhores jogos da competição.

Assista aos melhores momentos:

Chaveamento final

Com as classificações de Suécia, Bósnia e Herzegovina, Rússia e Espanha, estão formadas as quartas-de-final e já é conhecido todo o chaveamento até a final da competição. Confira abaixo o caminho de cada seleção até a conquista da medalha de ouro.

Vale lembrar que as quatro seleções que avançarem para as semifinais estarão automaticamente garantidas no Pré-Mundial, torneio qualificatório para a Copa do Mundo de 2022, que acontece entre 6 e 14 de fevereiro do ano que vem. A Europa tem seis vagas ao todo para esse evento. As quatro seleções que forem eliminadas aqui nesta fase de quartas-de-final do EuroBasket jogarão entre si para definir quem terminará em quinto e sexto lugar, ficando portanto com as duas vagas finais do torneio.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *