Mais uma semana se passou desde o último texto publicado pelo EuroLeague Brasil sobre o mercado de transferências do basquete europeu, e novos negócios foram anunciados. Tem brasileiro voltando à Espanha, irmão de Giannis Antetokounmpo na França e outras movimentações. Acompanhe:

Rafa Luz retorna ao basquete espanhol

Após deixar o UCAM Murcia em fevereiro deste ano e atuar o restante da temporada no Nevezis, da Lituânia, o brasileiro Rafa Luz está volta à Espanha. Na quarta-feira (14), o armador foi anunciado pelo Bilbao Basket, em vínculo válido para a próxima época. Aos 29 anos, o jogador atuará pelo nono clube espanhol diferente em sua carreira, que teve início em 2009 no próprio país europeu.

Kostas Antetokounmpo deixa a NBA rumo ao ASVEL

Um dos irmãos mais jovens do astro da NBA Giannis Antetokounmpo – o outro, Alex, atua no Murcia, da Espanha –, Kostas acertou sua ida para o ASVEL. Nesta sexta-feira (16), o ala-pivô foi anunciado pelo clube francês para um contrato de duas temporadas. Aos 23 anos, o atleta terá a primeira experiência profissional no basquete do Velho Continente.

Nascido em Atenas, Kostas fez o high school e o college nos Estados Unidos. Em 2018, foi escolhido na última posição do Draft da NBA pelo Philadelphia 76ers, e trocado imediatamente para o Dallas Mavericks. Em uma temporada no time texano, o jovem atuou em apenas duas partidas na principal competição americana, passando a maior parte do tempo na equipe da G League, o Texas Legends.

Na temporada seguinte, Kostas foi para o Los Angeles Lakers, onde passou as duas últimas temporadas. No entanto, seguiu com pouco tempo de quadra, atuando em somente 20 jogos em toda sua passagem por Los Angeles – atuou também no South Bay Lakers, da liga de desenvolvimento. Ainda assim, o jogador recebeu o anel de campeão da NBA, por ter feito parte do elenco vencedor da temporada 2019-2020.

Além de Kostas Antetokounmpo, o ASVEL também acertou com o pivô Dylan Osetkowski. Aos 24 anos, o americano chega do ratiopharm Ulm para duas temporadas de contrato.

Reforços do Real e velho conhecido no Baskonia

O Real Madrid anunciou oficialmente dois jogadores nesta semana. Na segunda-feira (12), o ala-pivô Guerschon Yabusele foi apresentado com a camisa 28. O jogador de 25 anos, que estava no ASVEL, firmou vínculo para a temporada 2021-2022. No dia seguinte, foi a vez do armador Nigel Williams-Goss receber a camisa de Los Blancos, de número 0. Aos 26 anos, o ex-atleta do Lokomotiv Kuban assinou contrato até meados de 2023.

No País Basco, um velho conhecido da torcida do Baskonia voltará a vestir a camisa do clube. O armador Jayson Granger retorna à equipe após uma temporada no ALBA Berlim. O uruguaio de 31 anos atuou na equipe entre 2017 e 2020, conquistando uma Liga ACB. Na Alemanha, o jogador foi campeão da Bundesliga e eleito MVP das finais.

Veja mais negócios concretizados:

  • A Olímpia Milão anunciou mais um reforço, e outro ex-NBA. O ala-armador Troy Daniels atuou sete temporadas no basquete americano, e agora terá a primeira experiência na Europa. O contrato com o clube italiano é válido por um ano.
  • O Bayern de Munique acertou com Darrun Hilliard, ala-armador que estava no CSKA Moscou. Será o terceiro clube europeu na carreira do americano de 28 anos – atuou também pelo Baskonia –, em um contrato de um ano com opção de mais um. Além disso, os bávaros renovaram o vínculo de Paul Zipser por três temporadas.
  • O Estrela Vermelha fechou a contratação de Nikola Kalinić, O ala de 29 anos volta ao clube de seu país natal após seis temporadas, com vínculo até 2023. Após cinco anos no Fenerbahçe, onde conquistou uma EuroLeague, em 2017, o jogador atuou pelo Valencia.
  • O Panathinaikos confirmou dois reforços nos últimos dias. O ala-armador Daryl Macon, de 25 anos, chega do AEK Atenas. Já o ala-pivô Okaro White, de 28, estava no UNICS Kazan. Ambos os contratos valem por uma temporada, com opção de extensão por mais uma. O clube grego também acertou a renovação de Ioannis Papapetrou por dois anos.
  • O UNICS buscou dois jogadores em outros clubes russos. Do Khimki, chega o ala-pivô Evgeny Valiev, de 31 anos. Já o veterano Will Thomas, de 35, estava há duas temporadas no Zenit. Os dois assinaram vínculo para a próxima temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *