Nesta semana, muitos times europeus já iniciaram os trabalhos em quadra visando a temporada 2021-22. No entanto, nos bastidores, os clubes seguem se movimentando para seguir reforçando seus elencos. Veja o que de mais destaque aconteceu nas transferências desde o último texto publicado no EuroLeague Brasil:

MVP da ABA League reforça o campeão europeu

Até a última semana, o Anadolu Efes, atual campeão da Euroliga, não havia anunciado nenhum novo reforço, somente algumas renovações, como a do MVP da temporada e do Final Four, Vasilije Micic. Porém, na última quarta-feira (18), o clube anunciou um reforço de peso. O pivô sérvio Filip Petrusev, 21, assinou contrato de um ano com os turcos.

Após dois anos atuando no basquete universitário dos Estados Unidos, na Universidade de Gonzaga, Petrusev voltou à Europa em meados de 2020 para ter a primeira experiência como profissional. Em 21 jogos pelo Mega Basket, da Sérvia, todos como titular, o jogador teve médias de 23.6 pontos e 7.6 rebotes, sendo o cestinha e eleito o MVP da Liga Adriática.

Recentemente, o pivô foi selecionado pelo Philadelphia 76ers no Draft da NBA, na 50ª posição. Porém, seguirá pelo menos pela próxima temporada no basquete do Velho Continente.

Partizan segue apostando em jovens atletas

O Partizan, sob comando de Zeljko Obradovic, continua ativo no mercado. Na quarta-feira, o clube sérvio anunciou o reforço de Yam Madar. Aos 20 anos, o armador israelense foi criado no Hapoel Tel Aviv, onde atuou profissionalmente por três anos. Em 2020, o jogador foi draftado pelo Boston Celtics na posição 47.

Neste mês de agosto, Madar atuou por três partidas pela equipe americana na Liga de Verão, disputada em Las Vegas, mas acabou sofrendo uma lesão na virilha. Apesar do contrato de três anos assinado com o Partizan, o jovem segue com seus direitos pertencentes ao time de Boston.

https://twitter.com/PartizanBC/status/1428042354418720773

Outro reforço, ainda que não confirmado oficialmente pelo clube, é Balsa Koprivica. O pivô de 21 anos, filho de Slavisa Koprivica, campeão da Euroliga de 1992 pelo próprio Partizan, jogou na equipe de Belgrado, sua cidade natal, quando criança, antes de rumar aos Estados Unidos para fazer o high school.

Em 2019, o jogador acertou com a Universidade de Florida State para atuar na NCAA, a liga de basquete universitário. Após dois anos, o sérvio se inscreveu para o Draft da NBA, sendo selecionado na 57ª posição pelo Charlotte Hornets, mas trocado pouco depois para o Detroit Pistons, equipe que detém seus direitos.

Baskonia e o vai e vem de pivôs

O Baskonia protagonizou algumas movimentações no mercado envolvendo pivôs na última semana. No domingo passado (15), anunciou a saída de Youssoupha Fall. No mesmo dia, acertou com Landry Nnoko. Aos 27 anos, o pivô camaronês jogou a última temporada no Estrela Vermelha, onde foi campeão da Liga Adriática e eleito MVP das finais. O vínculo entre as partes tem duração de um ano.

Já na quinta-feira, o clube basco confirmou o reforço de outro pivô: Steven Enoch, de 23 anos. O jogador americano com cidadania armênia fez na temporada 2020-21 sua estreia como profissional, atuando pelo Obradoiro na Liga ACB. Com contrato de dois anos assinado, o atleta fará sua estreia na Euroliga.

https://twitter.com/Baskonia/status/1429442785954910208

Por outro lado, Youssoupha Fall também está de casa nova, e seguirá atuando na maior competição de clubes da Europa. O atleta de 26 anos acertou com o ASVEL por empréstimo de uma temporada junto ao Baskonia. Com isso, ele volta ao basquete francês após dois anos, quando vestiu a camisa do Strasbourg.

Veja mais negócios confirmados:

⦁ O Estrela Vermelha anunciou a contratação do ala-armador Austin Hollins. Aos 29 anos, o jogador estava desde 2019 no Zenit São Petersburgo. Agora, assinou contrato com o clube sérvio por uma temporada.
⦁ O Monaco acertou por um ano com Donatas Motiejunas, 30. O pivô lituano volta à Europa após nove anos atuando entre a NBA e o basquete chinês – na última temporada, jogou pelo Xinjiang Flying Tigers.
⦁ Novidade na próxima Euroliga, o UNICS Kazan confirmou mais um reforço. O italiano Marco Spissu, 26, assinou por uma temporada após deixar a Dinamo Sassari. Recentemente, o armador fez parte do elenco da Azurra nas Olimpíadas.
⦁ O Panathinaikos fez duas movimentações na semana. Primeiro, renovou por dois anos com o ala-armador Howard Sant-Roos. Depois, comunicou o acerto por uma temporada com Jeremy Evans. O ala-pivô de 33 anos atuou na última temporada por Khimki Moscou e Olimpia Milão.
⦁ O Barcelona fez a aquisição do ala Nigel Hayes, de 26 anos. O americano deixou o Zalgiris Kaunas após duas temporadas, e firmou vínculo com os blaugranas para a próxima época.
⦁ Ainda que não tenha sido oficializado, o negócio entre o ala-armador Tyler Dorsey e o Olympiacos deve ser selado. O site Eurohoops confirma a transferência do jogador americano com cidadania grega para um contrato de um ano. O atleta passou as últimas duas temporadas atuando pelo Maccabi Tel Aviv.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *