Por Kevin Alex

O torcedor do Barcelona viu o time mudar da água para o vinho na última temporada, com mudanças significativas no elenco. Sob o comando de Šarūnas Jasikevičius, a equipe conseguiu vencer o título da Liga ACB pela primeira vez desde a temporada 2013-2014. O time ainda conseguiu chegar a quatro finais e terminou a temporada conquistando o “doblete” da ACB. Agora com a saída de jogadores cruciais no sistema do treinador e a chegada de novos jogadores, o Barcelona continua deixando com que os torcedores criem expectativas do time fazer mais uma temporada de alto nível.

Quem chegou

Nicolás Laprovittola (PG, Real Madrid-ESP, argentino, 31 anos) / Rokas Jokubaitis (PG, Žalgiris Kaunas-LIT, lituano, 20 anos) / Nigel Hayes (PF/SF, Žalgiris Kaunas-LIT, estadunidense, 26 anos) / Sertaç Şanlı (C, Anadolu Efes-TUR, turco, 30 anos). 

Quem saiu

Ádám Hanga (PG/SG, húngaro, 32 anos, foi para o Real Madrid-ESP) / Leandro Bolmaro (PG/SG, argentino, 21 anos, foi para o Minnesota Timberwolves-EUA) / Victor Claver (SF, espanhol, 33 anos, foi para o Valencia-ESP) / Léo Westermann (PG, francês, 29 anos, foi para o Monaco-FRA) / Artem Pustovyi (C, ucraniano, 29 anos, foi para o Gran Canaria) / Thomas Heurtel (PG, francês, 32 anos, foi para o Real Madrid-ESP)

Possível quinteto titular:
PG – Nick Caláthes
SG – Álex Abrines
SF – Corey Higgins
PF – Nikola Mirotić
C – Brandon Davies

Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Nicolás Laprovittola
SG – Kyle Kuric / Rokas Jokubaitis
SF – Nigel Hayes
PF – Pierre Oriola/ Rolands Šmits
C – Sertaç Şanlı

Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Sob o comando do novo treinador, o Barcelona teve um início de temporada lento. Outubro foi o mês da adaptação dos jogadores ao estilo de jogo de Jasikevičius, alguns “culés” mais saudosistas começaram a duvidar da capacidade do treinador de comandar a equipe. Mas novembro foi o mês em que a equipe começou a jogar em seu melhor nível, fizeram uma sequência de 7 vitorias no mês e lideraram a Euroliga com 8-2, só não encerraram o mês invicto, pois ASVEL, com uma excelente noite no perímetro, não permitiu. Essa derrota para a equipe francesa também encerrava a sequência de vitorias (sete) do Barcelona na Euroliga. Terminaram o ano de 2020 perdendo posições na Euroliga e ACB, os jogadores começaram a sentir o desgaste do calendário apertado e começaram a sofrer com lesões. Em dezembro o time ficou 7-5, com partidas marcadas pela falta de intensidade na defesa e sofrendo muitos pontos, apesar da vitória em cima do Real Madrid pela liga ACB, o time encerrou o ano com uma derrota feia para o Bayern. 

2021 começou com um Barcelona mais forte e praticando sua melhor qualidade nos jogos, a defesa. A equipe encerrou o mês de janeiro invicto e chegaram para disputar a Copa do Rei motivados com a boa fase. A equipe se consagrou campeã da competição, fazendo três jogos de alto nível com direito a vitória para cima do rival na final. Higgins foi nomeado MVP da final, o ala americano dominou o segundo tempo e terminou a partida com 20 pontos e 16 de PIR. A torcida teve mais motivos para sorrir na temporada com o retorno de Pau Gasol para a possível última temporada de sua carreira.

O Barcelona encerrou a temporada regular da Liga ACB com 32 vitorias e 4 derrotas, essa foi a melhor campanha da história do clube na competição e encerrou a temporada regular da Euroliga na liderança com um recorde de 24 vitórias e 10 derrotas. Gasol e Bolmaro foram os grandes nomes na segunda metade da temporada, a evolução do argentino foi gigantesca, conseguindo aumentar consideravelmente sua minutagem em quadra e defendendo incrivelmente bem. Gasol, por outro lado, recebia poucos minutos devido a sua idade, mas quando entrava na partida demonstrava muita qualidade nas tomadas de decisão, conseguia números expressivos e liderava a equipe nas vitórias com sua experiência. Na Euroliga o Barcelona conseguiu chegar à final, mas acabou sendo derrotado pelo Efes (86-81). Na Liga ACB, o time conseguiu se classificar para a final e venceu a série contra o Real Madrid por 2-0. 

Na temporada passada o time disputou 92 jogos com um recorde de 71 vitorias e 21 derrotas, o Barcelona conseguiu se classificar para quatro finais e saiu vitorioso em duas. O clube não ganhava dois títulos em uma mesma temporada desde 2011-12.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Nigel Hayes será um dos principais jogadores do time. É um jogador muito sólido, tanto no ataque quanto na defesa, e oferece versatilidade nas posições de três e quatro. Será peça fundamental para dar mais amplitude defensiva e melhorar o rebote do time. Nesta última temporada 2020-21, na Euroliga, sua contribuição subiu para 9,5 pontos, 3,9 rebotes e 9,8 de eficiência em 26 minutos em média.

O que esperar nesta Euroliga

O Barcelona perdeu peças que, no sistema defensivo, eram crucias, porém trouxe bons jogadores que conseguem aumentar o nível ofensivo do time. Nos jogos de pré-temporada do Barça foi possível notar alguns problemas de entrosamento e jogadas, além dos novos jogadores se adaptando às novas funções no time. Nesse início de temporada a equipe perdeu a final da Liga Catalã para o Andorra e da Supercopa Endesa para o Real Madrid, nas duas finais a equipe cometeu erros defensivos e tiveram aproveitamentos baixos, Saras também cometeu alguns erros nas trocas e minutagens de alguns jogadores. 

Será um início de mudanças na rotação, portanto será normal notar algumas inconsistências do time em quadra. Mas o Barcelona deve conseguir se classificar para o Final Four e há grandes chances de o time chegar na final pela segunda vez consecutiva.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *