Nesta sexta-feira (24), começa a primeira rodada da temporada regular 2021/22 de umas das maiores ligas regionais da Europa, a Liga Adriática (Liga ABA), campeonato que conta com clubes situados no território da ex-Iugoslávia. Com uma final emocionante entre estrela Vermelha e Budućnost na temporada anterior, a liga promete muitas emoções novamente desde os primeiros minutos. Para um bom aquecimento, gostaria de apresentar cada uma das 14 equipes que disputarão o título adriático:

Borac

O Borac está pronto para iniciar sua segunda campanha consecutiva na Liga ABA. A equipe sérvia teve uma estreia decente na Liga Adriática na última temporada, com algumas vitórias bem importantes ao longo do caminho, incluindo aquelas contra os ex-campeões europeus Partizan e Split. No momento em que garantiram a vaga na primeira divisão para a temporada 2021/22, o Borac começou a formar o time que pode alcançar resultados ainda melhores do que no ano anterior. Provavelmente, o mais importante para esta equipe é que a lenda do clube e atual treinador principal, Marko Marinović, permaneceu na equipe. Marinović tem feito um trabalho fantástico com a equipe desde que se tornou o treinador principal do Borac e esta história fantástica terá mais um capítulo esta temporada.

Budućnost

O atual vice-campeão da Liga, Budućnost, se tornou uma das principais potências do basquete europeu. Afinal, eles disputaram as três finais da Liga ABA anteriores e conquistaram o primeiro troféu regional do clube na temporada 2017/18. Ainda assim, a tropa de Podgorica certamente sente que poderia ter feito um pouco mais, já que perderam as duas finais da Liga Adriática anteriores de forma dramática, depois de perder o jogo cinco em ambas as vezes contra seu grande rival Estrela Vermelha. Mas essas derrotas não mudaram de forma alguma as ambições do clube. O Budućnost está prestes a começar mais uma temporada ABA League com um objetivo claro de atingir a quarta final consecutiva, para tentar reivindicar o trono regional.

E é por isso que eles decidiram fazer movimentos de poder no mercado de transferência na pré-temporada. O clube montenegrino nomeou Aleksandar Džikić como o treinador principal da equipe. Džikić que liderou o clube no primeiro e único título da Liga ABA na temporada 2017/18. Džikić é uma lenda do clube e o seu regresso trouxe uma nova energia positiva aos adeptos de toda a cidade. Podemos esperar um time com a mesma intensidade da temporada passada, mesmo com a perda dos experientes jogadores Nikola Ivanović e Luka Mitrović.

Cedevita Olimpija

O Cedevita Olimpija quer esquecer a temporada anterior da Liga ABA, onde não conseguiu chegar aos playoffs. Isso foi certamente um grande golpe para a enorme ambição do clube e pode ser a razão pela qual eles decidiram fazer grandes mudanças, rompendo com todos os estrangeiros da temporada anterior, incluindo Kendrick Perry, Mikael Hopkins, Rion Brown, Jarrod Jones e Mangok Mathiang, enquanto o contrato também foi rescindido com Ivan Marinković. Jurica Golemac continua sendo o primeiro técnico da equipe e liderará a equipe na campanha da Liga ABA 2021/22. Golemac ajudou a equipe a conquistar o campeonato nacional na temporada passada e na próxima tentará dar um passo à frente e vencer a Liga Adriática.

Cibona

O Cibona não está entre os melhores times regionais há algum tempo, mas os campeões da Liga ABA de 2014 estão ansiosos para mudar isso em um futuro próximo. É por isso que a direção da equipe reuniu um grupo de jogadores muito talentosos que vão tentar trazer Cibona de volta ao caminho das vitórias. A equipe de Zagreb também tem um treinador principal muito talentoso. Vladimi Jovanović assumiu a titularidade do Cibona na temporada anterior e, com algumas vitórias muito importantes, conseguiu manter a equipe longe da zona de rebaixamento na Liga ABA. Agora, Jovanović e os seus jovens jogadores querem mostrar que estão prontos para o próximo passo e que podem fazer algo maior do que apenas lutar para escapar do rebaixamento. Uma grande prova disso é a que a gestão do Cibona fez um grande trabalho mantendo o ala-pivô Roko Prkačin na equipe, que é considerado um dos melhores jovens jogadores de toda a região. 

Estrela Vermelha

Depois de vencer os dois títulos anteriores de uma forma super dramática, derrotando os seus adversários no decisivo jogo cinco, o Estrela Vermelha vem em busca do terceiro título consecutivo, ainda mais com as boas aquisições que o clube conseguiu nessa pré-temporada, trazendo jogadores experientes de volta a equipe para unir-se aos atletas com muito tempo dentro do clube, uma fusão que tem tudo para dar certo. Mais informações sobre o Estrela vocês terão em nosso Guia da Euroliga 2021/22.

 

FMP

O clube sérvio teve alguns altos e baixos na temporada anterior, mas os panteras finalmente cumpriram seu objetivo principal sem problemas. Eles garantiram seu status na primeira divisão da Liga Adriática para a temporada seguinte e agora querem dar um passo adiante. Ainda assim, devo mencionar que a FMP entrará na nova temporada com uma equipe significativamente diferente. Em primeiro lugar, o clube possui um novo treinador, pois nomearam o jovem e talentoso Nenad Stefanović para liderar a equipe titular. 

Os FMP contrataram dois jogadores do Borac – Bryce Jones e Nenad Nerandžić, que ambos foram muito bons na última temporada da liga. Depois, a equipe assinou um contrato com um dos melhores jogadores do Sloboda Užice Dimitrije Nikolić, da segunda divisão adriática 2020/21, e com dois jogadores que já mostraram muito potencial durante a pré-temporada em curso – Garrett Nevels (Porto) e Danilo Tasić (Levski Sofia). Por fim, o FMP acrescentou mais dois jovens ao plantel de 2021/22 – Nikola Šaranović e Milutin Vujičić, ambos provenientes da equipe júnior do Estrela Vermelha.

Igokea

O Igokea teve um grande sucesso na temporada passada ao chegarem aos playoffs de 2021 e, apesar de perder a batalha nas finais contra o campeão Estrela Vermelha, este clube definitivamente merece um grande aplauso por tudo o que fez no ano passado. Claro, a principal questão agora é se o Igokea pode repetir esse sucesso já nesta temporada. Bem, teremos que esperar um pouco para saber a resposta, mas digamos que este clube mais uma vez tenha uma ótima base para alcançar grandes resultados.

Em primeiro lugar, o cérebro de todos os seus maiores sucessos no passado ainda está lá. Estamos falando do treinador principal de Igokea, Dragan Bajić. Bajić terá a maior parte do elenco da última temporada à sua disposição, mas deve-se mencionar que o Igokea perdeu alguns dos principais jogadores da campanha de 2020/21, incluindo Jackie Carmichael, Edin Atić, Anthony Clemmons, Nikola Jovanović e Stefan Pot. Já as contratações foram com três americanos – DeShawn Stephens (Bakken Bears), Markel Starks (Avtodor Saratov) e James Robinson (Loewen Braunschweig), depois eles contrataram Aleksa Radanov do Estrela Vermelha e Stefan Đorđević do FMP, além de trazerem um dos melhores jogadores da segunda divisão adriática da temporada passada, Nikola Tanasković (Borac Banja Luka). O Igokea parece muito bom no papel, mas precisamos esperar para ver se os novatos irão suprir a falta que os bons jogadores da temporada passada farão.

Krka

Depois de conseguir escapar da zona de rebaixamento nas rodadas finais da temporada anterior, o Krka começou a reconstruir seu elenco. E quando digo reconstruir, quero dizer criar uma equipe quase completamente nova. O plantel do clube esloveno somou nada menos que oito novos jogadores, enquanto manteve seis jogadores da temporada passada. A equipe fez um excelente trabalho ao renovar o contrato com um dos melhores jogadores da equipe na temporada passada, Rok Stipčević. O capitão da equipe, Luka Lapornik, também permaneceu, assim como Jan Kosi e os três jovens Luka Medved, Leon Stergar e Miha Škedelj.

Já entre os oito estreantes que chegaram ao clube neste verão estão Temple Gibbs e Hasahn French, dois norte-americanos que já mostraram alta classe nos jogos da pré-temporada. Além disso, o Krka assinou acordos com alguns jogadores já conhecidos na Liga Adriática, como Marko Arapović e Jurij Macura, ao mesmo tempo que contrataram Andrej Stavrov, Jaka Klobučar, Jakov Stipaničev e Jure Špan. Esta nova equipe do Krka parece muito interessante e não tenha dúvidas de que será um perigo para todos.

Mega

O Mega nunca teve problemas com o fato de ser de longe o time mais jovem da liga, simplesmente porque sempre teve muitos jogadores extremamente talentosos em seu plantel, que eram capazes de lidar com adversários muito mais velhos e experientes. Ainda assim, na próxima temporada, os novos atletas do Mega terão de ocupar um lugar de destaque, uma vez que o clube não tem mais os dois melhores jogadores da equipe na última temporada – Filip Petrušev e Marko Simonović. As Torres Gêmeas do Mega foram os dois jogadores com as maiores médias do clube na temporada regular 2020/21 e seus desempenhos fantásticos os levaram a grandes transferências durante a pré-temporada. Além disso, o Mega ficou sem o armador titular Milenko Tepić, que se aposentou no final da temporada passada e sem o ala-armador Stefan Momirov.

Portanto, alguns outros jogadores terão que assumir os papéis de líder. A boa notícia para o Mega é que existem muitos caras na lista atual que já parecem estar à altura desse desafio. A lista de novos jogadores da equipe de 2021/22 possui o talentoso Nikola Kočović (Borac), Mladen Vujić (Vojvodina), Matej Rudan (Bayern de Munique), Aleksander Balcerowski (Gran Canaria) e Samson Ruzhentsev (Universidade da Flórida). Apesar da grande expectativa em cima dos novos jogadores citados, o clube da capital sérvia almeja a parte de cima da tabela e lutará muito por esse espaço que acabou batendo na trave na última temporada ao terminarem na sexta posição.

Mornar Bar

O Mornar Bar entra para a temporada em uma nova época e com novos patrocinadores, mas com os mesmos objetivos para repetir o resultado da temporada passada, quando alcançou os playoffs da Liga ABA pela segunda vez na história do clube. O clube montenegrino fez muitas alterações no plantel, mas o homem que dirige a equipe principal continua o mesmo. Mihailo Pavićević ainda é o treinador principal do Mornar e esta será a sua quinta temporada consecutiva na liderança do clube da sua cidade natal na Liga Adriática.

Depois que o clube ficou com apenas nove jogadores durante a pré-temporada, os dirigentes da equipe começaram a criar o elenco para a temporada 2021/22 e até agora trouxeram 6 novos jogadores, incluindo Gligorije Rakočević (Usti nad Labem), Corey Davis Jr. (BCM Gravelines-Dunkerque), Strahinja Mićović (Bonn), Milija Miković (Šibenka), Trey Lewis (Maccabi Rishon LeZion) e Vladimir Mihailović (Okapi Aalstar). Além disso, o Mornar fez questão de manter alguns dos melhores jogadores da última temporada, por isso estendeu os contratos com Nemanja Gordić, Marko Jeremić, Nemanja Vranješ e Taylor Smith, enquanto também manteve Aleksandar Lazić e Sead Šehović.

Partizan

O Partizan é um dos clubes que visivelmente mudaram para a temporada 2021/22. A equipe estreará com muita expectativa por parte de jornalistas e torcedores e é um dos candidatos ao título. O hexa campeão da Liga ABA espera retornar ao trono regional há muito tempo, já que conquistou seu último título em 2013. Mas, com certeza se você perguntar a qualquer um de seus torcedores, o sentimento será de que essa espera pode finalmente findar. E a euforia que tomou conta do mundo do basquete pode ser explicada em apenas duas palavras: Željko Obradović. O lendário treinador voltou ao Partizan para liderar mais uma vez a equipe e essa pode ser a maior história do basquete em toda a Europa nesta temporada. Assim que Obradović se tornou treinador principal, ele começou a formar o elenco para a temporada 2021/22. 

E só de olhar para o papel, essa equipe parece muito, muito poderosa. O gigante de Belgrado conseguiu trazer dois participantes do Final Four da Euroliga na última temporada – Kevin Punter e Zach LeDay, ambos vindos da Olimpia Milão. Eles também adquiriram alguns outros grandes nomes como Aleksa Avramović (Estudiantes), Rodions Kurucs (Milwaukee Bucks), Dallas Moore (Guangzhou Loong Lions), Alen Smailagić (Golden State Warriors), Yam Madar (Hapoel Tel Aviv) e Balša Koprivica (Flórida State University). Sim, o Partizan também perdeu alguns jogadores importantes como o lendário capitão Novica Veličković, que decidiu se aposentar do basquete, bem como Ognjen Jaramaz, Rashawn Thomas e Erik Mika. Porém, os novos jogadores que vieram para substituí-los são mais do que capazes de levar o Partizan a um nível totalmente novo.

Split

Com grande tradição no basquete europeu, o Split se prepara para mais uma temporada na primeira divisão do basquete regional na qual certamente espera ter resultados muito melhores do que na anterior. A equipe croata voltou a primeira divisão da Liga Adriática no ano passado, mas sua temporada de retorno não será lembrada com carinho, pois eles terminaram na 13ª posição e tiveram que disputar uma repescagem contra o vice-campeão da segunda divisão, Spars. Ainda assim, tudo terminou bem para o tricampeão europeu ao derrotar o clube montenegrino, garantindo-se na primeira divisão da Liga ABA temporada 2021/22.

É importante mencionar que os principais jogadores do elenco da última temporada ainda estarão vestindo a camisa amarela e preta. Porém, a equipe contará com um novo treinador ao nomear o jovem Srdjan Subotić. O técnico croata nunca comandou nenhuma equipe da Liga ABA e, por isso, será um grande desafio para ele. Apesar das dificuldades da última temporada e de um novo comandante, o Split será definitivamente um adversário difícil para qualquer um na liga, especialmente dentro de casa. Contudo, não será um clube que conseguirá ficar na parte alta da tabela, mas também não passará tanta dificuldade em se manter na primeira divisão.

Studentski

Ao vencer a segunda divisão da Liga ABA na última temporada, o Studentski se qualificou para a primeira divisão da temporada 2021/22 e esta será a primeira participação na história do clube na elite regional. O time montenegrino fez algumas mudanças em sua equipe, mas não muitas, já que a maior parte do elenco da última temporada permaneceu. O clube reteve oito jogadores da equipe que conquistou o campeonato da ABA 2, mas até ao momento já fez quatro contratações. Nenad Trajković deixou de ser o treinador principal, pois o clube nomeou o antigo treinador do rebaixado Koper Primorska, Andrej Žakelj, para liderar a equipe na nova temporada. Žakelj tem a experiência de trabalhar na primeira divisão e isso pode ser muito útil para a equipe que está prestes a estrear na competição.

Zadar

Com um bom trabalho na última temporada da Liga Adriática, podemos dizer que o clube croata Zadar vem muito otimista para o campeonato. A equipe terminou na décima posição na temporada 2020/21, conseguindo se manter na primeira divisão adriática algumas rodadas antes do término da temporada regular, o que foi de grande ajuda para focarem no campeonato nacional e conquistarem o campeonato croata. Ainda assim, o clube almeja objetivos maiores e é por isso que vai querer ter um papel mais importante na próxima campanha da Liga ABA.

Não houveram muitas mudanças no que diz respeito ao elenco, mas eles mudaram de treinador. O clube separou-se do treinador Veljko Mršić e nomeou Ivan Perinčić para liderar a equipe. Perinčić era adjunto de Mršić e foi várias vezes o treinador principal da equipe ao longo do ano passado. E isso pode ser muito importante para o Zadar, pois o novo treinador assumirá o comando já conhecendo bem cada jogador.

Datas e horários da 1ª rodada:

Sexta-feira (24/09/21)

13h – Mornar Bar x Cibona

15h – Estrela Vermelha x Split

Sábado (25/09/21)

12h – Igokea x Borac

16h – Cedevita Olimpija x Krka

Domingo (26/09/21)

7h – Mega x Studentski

14h – Budućnost x FMP

Segunda-feira (27/09/21)

13h – Zadar x Partizan

*Horário de Brasília

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *