A quarta rodada da Liga ACB foi realizada neste final de semana (02 e 03/10), com Real Madrid e Barcelona vencendo novamente e se mantendo na ponta da tabela, ainda invictos. Aliás, o time da capital ainda não perdeu na temporada, vencendo os dois jogos da Supercopa, os quatro da ACB e a estreia na Euroliga (sete jogos no total). Na cola dos líderes, o interessante Breogán venceu mais uma, novamente por grande diferença, e o Gran Canaria assumiu a quarta posição, após grande vitória sobre o Joventut Badalona. No lado oposto, o Andorra e o Bilbao seguem sem vencer, acendendo uma luz amarela para a sequência da temporada.

Obradoiro vence a segunda, em grande partida de Birutis

Abrindo a rodada do sábado (2), o Obradoiro venceu a segunda partida em casa, ao derrotar o Fuenlanbrada, por 93 a 81. Dominando do início ao fim, o time da casa já abriu vantagem no primeiro quarto, com o lituano Laurynas Birutis dominando o garrafão e o canadense Kassius Robertson com a mão calibrada. A defesa forte do Obradoiro não dava espaços para Leo Meindl e Kwan Cheatham, que estavam apagados. No segundo quarto, a vantagem aumenta para o time da casa, com o Fuenlabrada muito mal do perímetro (1 de 6 tentativas) e desperdiçando muitas bolas, enquanto o Obradoiro tem bom aproveitamento e é bem melhor na defesa, fazendo com que a vantagem chegue a 19 pontos no intervalo. No segundo tempo, pouca coisa mudou e a vantagem chegou aos 29 pontos para o time da casa, sem reação do Fuenlabrada. Apenas no quarto final, com grande desempenho de Obi Emegano (16 pontos), o time visitante conseguiu um desempenho melhor, muito por conta do “relaxamento” do Obradoiro, mas tarde demais para reverter o resultado construído nos três primeiros quartos. Partida dominante de Birutis, com 20 pontos, 12 rebotes, quatro tocos e 30 de valoração, enquanto Robertson anotou 21 pontos, e Braydon Hobbs deixou quatro pontos, seis rebotes, oito assistências, dois roubos e dois tocos. No Fuenlabrada, o nigeriano Obi Emegano anotou 26 pontos (4 de 4 do perímetro), enquanto o sérvio Jovan Novak anotou 12 pontos e nove assistências, e o brasileiro Leo Meindl, mais discreto que nas partidas anteriores, anotou 13 pontos, três rebotes, uma assistência, um roubo, um turnover e nove de valoração, em cerca de 27 minutos em quadra, saindo como titular.

Com arrancada no final da partida, Málaga vence fora de casa

No sábado, em confronto decidido no último minuto, o Málaga venceu fora de casa o UCAM Murcia, por 79 a 84, igualando o número de vitórias do adversário na competição. O confronto começou equilibrado, com a equipe da casa tendo Isaiah Taylor e Augusto Lima comandando as ações, enquanto o Málaga, que teve o retorno de Darío Brizuela, contava com Axel Bouteille em noite inspirada. A partida se caracterizava pelo domínio nos garrafões do Murcia, seja em rebotes quanto em pontos dentro da área pintada, o que dava uma pequena vantagem para a equipe. Na volta do intervalo, após a desqualificação de Norris Cole pelo Málaga, após falta em Sadiel Rojas, o time da casa conseguiu abrir oito pontos de vantagem, apesar do péssimo aproveitamento do perímetro. O Málaga, mesmo também indo mal na bola tripla, consegue equilibrar as ações nos garrafões e encosta novamente, deixando a diferença em apenas dois pontos para o quarto final. O período final parecia controlado pelo UCAM Murcia, que vai mantendo uma pequena vantagem, chegando a cinco com três minutos para o final. Então o Málaga engrena um 0 a 6 e assume a liderança, com um minuto para o final, liderado por Jaime Fernández. O time da casa ainda empata com Augusto Lima, mas Bouteille mata uma bola tripla decisiva, com 26 segundos para o final, praticamente matando o confronto. Com os dois lances livres no final, o Málaga encerrava uma corrida de 1 a 11 nos minutos finais para sair com a vitória. O francês Axel Bouteille foi o nome do jogo, com 21 pontos, acompanhado por Fernández, com mais 17. Pelo UCAM Murcia, destaque novamente para o brasileiro Augusto Lima, com 12 pontos, dez rebotes, duas assistências e 17 de valoração, em cerca de 23 minutos em quadra, vindo como titular, com Isaiah Taylor anotando 20 pontos.

Valencia bate o Zaragoza, em partida histórica de Dubljević

Ainda contando com alguns desfalques importantes, o Valencia contou com o veterano Bojan Dubljevivć para bater o Zaragoza, fora de casa, por 70 a 76. O montenegrino atingiu mais uma marca histórica no Valencia, ao se tornar o maior cestinha do clube na Liga ACB, superando Rafa Martínez. Liderando praticamente todo o jogo, o time visitante não contava com Xabi López-Aristegui, Klemen Prepelić e Sam Van Rossom, mas teve a estreia oficial de Jasiel Rivero, cubano com boa passagem pelo San Pablo Burgos. O jogo começou com as equipes com baixo aproveitamento nos arremessos, especialmente o Zaragoza, que acertou 5 de 16 no primeiro quarto, tendo apenas em Stan Okoye algum escape. No segundo quarto, o Valencia tem um excelente aproveitamento de quadra (75%), porém a defesa do time da casa melhora e Matt Mobley anota oito pontos, dando a única (e breve) liderança ao Zaragoza. Mas logo Dubljević liderou uma reação e os visitantes foram para o intervalo com quatro de frente. No segundo tempo, o Valencia consegue abrir nove de vantagem, com uma certa facilidade dentro do garrafão, mas o péssimo aproveitamento na bola tripla e desvantagem nos rebotes, fazem com que o time da casa encoste novamente. No quarto final, o Valencia cuidou melhor da bola e não deixou o Zaragoza passar na frente em nenhum momento, com Dubljević liderando sua equipe e anotando 11 pontos no período, frustrando quase 5.000 torcedores que assistiram a segunda derrota seguida do Zaragoza. O montenegrino anotou 19 pontos, sete rebotes e quatro assistências, enquanto o macedônio Nenad Dimitrijević deixou 16 pontos e cinco assistências. No Zaragoza, destaque para Matt Mobley, com 13 pontos, e o islandês Tryggvi Hlinason, com nove pontos, seis rebotes e quatro tocos.

Com primeiro tempo arrasador, Burgos vence com facilidade

Jogando diante de quase 8.000 torcedores, o San Pablo Burgos reencontrou a vitória em casa, ao bater sem dificuldades o Andorra, por 81 a 70. A partida marcou o retorno do veterano armador Alex Renfroe ao time, e que foi fundamental vindo do banco. O jogador ditou o ritmo do jogo, diante de um Andorra que ainda não conheceu a vitória na competição, anotando 11 pontos no primeiro tempo e dando ampla vantagem ao time da casa (49 a 26), sem muita resistência do time do Principado. No terceiro quarto, o jogo ficou mais equilibrado, com os visitantes melhorando o aproveitamento nos arremessos, especialmente com o pivô Víctor Arteaga, que anotou dez pontos no período. Do outro lado, Vitor Benite e Tyrus McGee mantinham o jogo sob controle e com a vantagem acima dos 20 pontos. No último período, o Andorra tenta uma reação logo de cara, fazendo uma corrida de 0 a 11 e baixando a diferença para 12 pontos, graças a Clevin Hannah e Cody Miller-McIntyre, com o Burgos levando mais de cinco minutos para anotar seus primeiros pontos. Apesar da pressão, o Burgos consegue segurar a vantagem e sair com a segunda vitória na competição. O banco do time da casa foi fundamental, anotando 55 pontos, com McGee (14), Renfroe (13) e Dani Díez (13) sendo os principais anotadores. O brasileiro Vitor Benite não estava muito inspirado, anotando dez pontos (1 de 7 do perímetro), quatro rebotes, duas assistências, um roubo, um turnover e nove de valoração, em 25 minutos de quadra, vindo como titular. Para o Andorra, destaque com Arteaga, anotando 16 pontos, sete rebotes e dois tocos, e Hannan, também com 16 pontos.

Breogán vence e se mantém na terceira posição na tabela

No domingo, o empolgante Breogán venceu mais uma, diante de sua torcida, ao não tomar conhecimento do Real Betis, ao anotar 97 a 65. Essa é a segunda maior vitória do Breogán na Liga ACB, e a maior jogando em casa (32 pontos de diferença), feito histórico para a equipe que retorna à elite do basquete espanhol. O início da partida teve a equipe de Sevilha buscando se recuperar das duas derrotas anteriores, e conseguindo abrir um 6 a 14, mas logo o time de Lugo se recuperou e encostou no placar. No segundo quarto, não demorou muito para o time da casa assumir a liderança, com a força do seu banco e da bola tripla, especialmente com Tyler Kalinoski. Mas o Betis consegue se manter no jogo, graças aos pontos dentro do garrafão e leve vantagem nos rebotes. Então veio o segundo tempo e um verdadeiro atropelo do Breogán, apertando mais a defesa, saindo em contra-ataque e conseguindo alto aproveitamento, abrindo 21 pontos de frente e enlouquecendo a torcida presente. O bósnio Džanan Musa era o grande líder dessa corrida, anotando 13 pontos no período, dando uma vantagem confortável para a etapa final. O Real Betis, totalmente abatido, não tem forças para uma reação e a diferença bate na casa dos 34 pontos, com o Breogán conseguindo mais uma vitória convincente neste início de competição. Mais uma vez o destaque ficou com Musa, que anotou 23 pontos (8 de 11 nos arremessos de quadra), junto com Kalinoski, que teve 14 pontos (4 de 4 do perímetro). Na equipe de Sevilha, boa partida de Shannon Evans, com 16 pontos.

Gran Canaria consegue sua terceira vitória e assume a quarta posição

Também no domingo, o Gran Canaria conseguiu importante vitória, ao bater em casa a forte equipe do Joventut Badalona, por 84 a 71. Os catalães ainda não contavam com seu armador Ferrán Bassas, mas começaram a toda velocidade, abrindo 0 a 9 rapidamente. Os “amarelos” levam quase quatro minutos para anotar a primeira cesta, mas Guillem Vives está afiado para o Joventut, obrigando o técnico Porfi Fisac a parar o jogo. Após isso, a diferença ainda chega a 12 pontos para os visitantes, mas pouco a pouco o Gran Canaria vai reduzindo, apertando mais a defesa. Ao final do quarto, o time catalão perdeu Derek Willis, com uma torção no tornozelo, para não voltar mais. O segundo quarto não foi muito bom ofensivamente, e as equipes cometeram muitas faltas, resultando em lances livres. O time da casa apostava bastante no jogo interno, com Artem Pustovyi e Oliver Stević, assim como o Badalona, com Ante Tomić, indo para o intervalo com a igualdade no placar. No terceiro quarto, a partida segue com um certo equilíbrio, com o armador Andrew Albicy vindo bem do banco para o Gran Canaria, e Vives mantendo a pontaria. A pequena vantagem do time da casa é ampliada na etapa final, diante de um péssimo aproveitamento do time da Catalunha, chegando a 14 pontos. O armador AJ Slaughter assume o jogo, com grande apoio de Dylan Ennis, não deixando mais o triunfo escapar da ilha. O francês Albicy teve atuação destacada, com 16 pontos, dois rebotes e seis assistências, com 26 de valoração, com Slaughter anotando 14 pontos, três rebotes e cinco assistências. Nos visitantes, Guillem Vives anotou 20 pontos (6 de 8 da bola tripla), enquanto Tomić conseguiu 14 pontos, cinco assistências e sete rebotes, entrando no Top 10 histórico da Liga ACB neste último quesito (2.734 rebotes).

Com atuação destacada de Jokubaitis, Barcelona vence mais uma

O Barcelona foi até Bilbao neste domingo e não tomou conhecimento do time da casa, conseguindo sua quarta vitória em quatro jogos, por 68 a 84. O time bilbaíno, que ainda não venceu na competição, inicialmente tentou igualar as ações com o poderoso Barcelona, seja com o armador Rafa Luz, seja com o dominicano Ángel Delgado, mas a equipe catalã tinha Nikola Mirotić, que anotou dez pontos em sequência, em menos de sete minutos. Porém, a partida ainda era equilibrada no início do segundo quarto, com o time da casa inclusive passando três pontos, após uma cesta tripla do lituano Gytis Masiulis. Mas outro lituano, o jovem Rokas Jokubaitis, do Barça, acabou sendo o protagonista desta etapa, ao anotar nove pontos e ajudar a equipe a abrir oito de vantagem no intervalo. No segundo tempo, o Barcelona impôs seu melhor jogo, aperta mais a defesa e abre vantagem, com Jokubaitis imparável e sendo responsável pela equipe abrir 22 pontos no início do quarto final. O veterano Andrew Goudelock ainda tentou uma reação para o time da casa, anotando nove pontos e reduzindo a vantagem para 11, porém a experiente equipe do Barça soube administrar a vantagem e sair com a vitória. Melhor partida de Rokas Jokubaitis no time espanhol, anotando 22 pontos, em pouco mais de 18 minutos em quadra, com Mirotić anotando 14 pontos e cinco rebotes, em 15 minutos jogados. Ao lanterna Bilbao, restaram as boas partidas de Goudelock (14 pontos) e Delgado (15 pontos), enquanto o brasileiro Rafa Luz, após um início animador, terminou com sete pontos, um rebote, uma assistência, dois roubos e dez de valoração, em cerca de 20 minutos em quadra, saindo na equipe titular.

Líder Real Madrid vence novamente com grande atuação nos garrafões

O invicto Real Madrid venceu sua sétima partida na temporada (quarta na Liga ACB), ao bater o Tenerife, em casa, por 86 a 77. A equipe da capital foi dominante nos garrafões, com Walter Tavares, Vincent Poirier e Guerschon Yabusele, tarefa facilitada pela ausência do gigante Giorgi Shermadini, lesionado e fora por seis semanas. O Tenerife se mantinha na partida graças aos arremessos de fora, sobretudo com o uruguaio Bruno Fitipaldo, que acertou quatro apenas no primeiro quarto. As estratégias eram claramente distintas, visto que o time da casa ia muito mal na bola tripla (2 de 10 no primeiro tempo), enquanto o time visitante se apoiava quase que totalmente na longa distância (9 de 15 na primeira etapa). Além de Fitipaldo, também o finlandês Sasu Salin contribui do perímetro, enquanto Marcelinho Huertas fazia uma partida discreta, errando todos os cinco arremessos tentados na primeira etapa. Mesmo com todo o plantel do Real contribuindo de forma uniforme (Thomas Heurtel, Ádám Hanga, Alberto Abalde, Sergio Llull), a vantagem dos “blancos” é de apenas cinco pontos no intervalo. Uma corrida de 8 a 0 na abertura da segunda etapa, coloca os donos da casa com 13 de vantagem, mas novamente Fitipaldo, além do recém contratado Julian Gamble, ajudam os visitantes a reduzir a vantagem novamente, diante de um aproveitamento de quadra muito baixo dos madrilenhos. Na última etapa, mais uma vez o time da casa arrancou bem, abrindo 13 de vantagem, com ótimo trabalho do pivô francês Vincent Poirier, que anotou 14 pontos no período. O Tenerife não desistiu e conseguiu reduzir a diferença para seis pontos, com pouco mais de um minuto por jogar, mas não foi além disso, com o Real conseguindo sair com mais uma vitória. Mais uma grande partida do trio do Real: Tavares (nove pontos, seis rebotes, quatro assistências e quatro tocos), Yabusele (15 pontos, sete rebotes, um roubo) e Poirier (14 pontos, quatro rebotes, uma assistência, dois roubos, um toco). Pelo Tenerife, mais uma grande partida de Fitipaldo, com 24 pontos (7 de 13 do perímetro), cinco rebotes, quatro assistências e um roubo, com boa estreia de Julian Gamble (12 pontos). O brasileiro Marcelinho Huertas terminou com seis pontos, dois rebotes, três assistências, um roubo, um turnover e zero de valoração, para 20 minutos em quadra, vindo como titular.

Manresa bate o Baskonia e assume a quinta posição

O Manresa venceu sua primeira partida em casa, ao bater o irregular Baskonia, por 74 a 67, e assumiu a quinta colocação na tabela de classificação. O time basco perdeu sua terceira partida consecutiva, considerando a derrota humilhante no meio da semana pela Euroliga, contra o Olympiacos. Os visitantes não contavam com Wade Baldwin, dispensado para o nascimento do filho, porém o mal momento da equipe passa por todos. O Manresa sabia disso e foi para cima do Baskonia, com Dani Pérez e Elias Valtonen abrindo vantagem para os donos da casa, só não sendo maior por causa de Rokas Giedraitis e a bola tripla. O jogo caiu de qualidade no segundo quarto, com as defesas mais duras e mais faltas e, apesar do Manresa conseguir abrir oito de frente, o Baskonia reagiu e deixou em apenas quatro na ida para o intervalo. O jogo segue muito igualado no terceiro quarto, porém mais travado, devido ao número de faltas das duas equipes, com o italiano Simone Fontecchio aparecendo bem para os bascos, enquanto o nigeriano Chima Moneke respondia para os donos da casa. No quarto decisivo, apesar das bolas triplas manterem os visitantes no jogo, os sete erros cometidos custaram a vitória, resultado de uma defesa forte do Manresa, especialmente nos últimos cinco minutos, para alegria dos cerca de 3.000 torcedores presentes no ginásio. Atuação de luxo de dois reservas do Manresa: o finlandês Elias Valtonen (16 pontos, dois rebotes, uma assistência, três roubos e dois tocos) e o nigeriano Chima Moneke (15 pontos, dez rebotes, uma assistência, três roubos, um toco). O confuso Baskonia teve o lituano Giedraitis novamente como destaque (15 pontos), com o italiano Fontecchio vindo bem do banco (12 pontos, quatro rebotes, quatro roubos e um toco).

PREMIAÇÕES DE JOGADOR DA RODADA E MELHOR LATINO-AMERICANO

Como é habitual na Liga ACB, ao final de cada rodada é escolhido o “Jogador da Rodada”, bem como o “Melhor Latino-Americano”, premiando os desempenhos individuais dos jogadores, em função de sua Valoração em cada partida.

Rodada 4

Jogador da Rodada: Laurynas Birutis, Lituânia (Obradoiro), 20 pontos, 12 rebotes, quatro tocos, 30 de valoração (Obradoiro 93 x 81 Fuenlabrada)

Melhor Latino-americano: Bruno Fitipaldo, Uruguai (Tenerife), 24 pontos, cinco rebotes, quatro assistências, 21 de valoração (Real Madrid 86 x 77 Tenerife)

Com a pontuação alcançada na rodada, o uruguaio Fitipaldo assume a ponta da corrida pelo prêmio de Melhor Latino-Americano, com 26 pontos, superando Leo Meindl, com 22, e Augusto Lima, com 13.

PRÓXIMOS JOGOS (RODADA 5)

Terça-feira (05/10)
15h30 – Barcelona x Zaragoza (Jogo antecipado da Rodada 6)

Sábado (09/10)
13h – Málaga x Breogán
13h – Joventut Badalona x Manresa
15h45 – Fuenlabrada x Burgos
15h45 – Tenerife x Zaragoza

Domingo (10/10)
7h30 – UCAM Murcia x Bilbao
7h30 – Andorra x Gran Canaria
12h – Real Betis x Barcelona
13h30 – Valencia x Real Madrid
15h – Baskonia x Obradoiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *