Começa nesta-segunda-feira (4) a Basketball Champions League da FIBA (BCL), competição considerada a terceira mais importante no basquete europeu masculino de clubes. A competição, criada em 2016 pela FIBA como uma “concorrência” à Euroliga, em função da briga que existe entre a federação e a E.C.A., chega à sua sexta temporada. Confira abaixo os detalhes mais importantes a respeito da liga que classifica o representante europeu para a Copa Intercontinental.
Clubes participantes
Assim como nas últimas quatro temporadas, a BCL terá uma temporada regular com 32 clubes. Semelhantemente ao ano passado, esses times serão divididos em oito grupos com quatro, ao invés dos tradicionais quatro grupos com oito, vigentes entre as temporadas 2017-18 até 2019-20.
Dentre os clubes que disputarão a temporada regular, 28 já havia se classificado mediante seus desempenhos em suas ligas nacionais. As demais quatro vagas foram disputadas entre outros 24 clubes em uma fase qualificatória. As vagas desta rodada classificatória ficaram com: Treviso (ITA), Kalev (EST), Prometey (UKR) e U-BT Cluj-Napoca (ROM).
Após sorteio e a definição da fase qualificatória, os oito grupos ficaram divididos assim:
Grupo A
Dinamo Sassari (ITA)
Tenerife (ESP)
Riesen Ludwigsburg (ALE)
Prometey (UKR)
Grupo B
Stal Ostrów Wielkopolski (POL)
Manresa (ESP)
Hapoel Jerusalém (ISR)
Pinar Karşıyaka (TUR)
Grupo C
JDA Dijon (FRA)
Lavrio (GRE)
Nizhny Novgorod (RUS)
Unicaja Málaga (ESP)
Grupo D
AEK Atenas (GRE)
Falco Szombathely (HUN)
VEF Riga (LET)
Treviso (ITA)
Grupo E
ERA Nymburk (CZE)
Galatasaray (TUR)
Igokea (BIH)
P.A.O.K. Tessalônica (GRE)
Grupo F
Filou Oostende (BEL)
SIG Strasbourg (FRA)
Tofaş Bursa (TUR)
Kalev (EST)
Grupo G
Darüşşafaka (TUR)
Hapoel Holon (ISR)
Brindisi (ITA)
U-BT Cluj-Napoca (ROM)
Grupo H
Beşiktaş (TUR)
Oldenburg (ALE)
San Pablo Burgos (ESP)
Rytas Vilnius (LIT)
O formato desta temporada vem com novidades
Na temporada regular, todos os times fazem jogos de ida e volta dentro de seus grupos, totalizando seis partidas. Os times ganham dois pontos por vitória e um ponto por derrota. Ao fim desta fase, prevista para ser concluída em 22 de dezembro de 2021, o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente para a segunda fase da competição, chamada “Rodada de 16”.
Uma das novidades para esta temporada é que as oito vagas restantes da Rodada de 16 não vão diretamente para os segundos colocados de cada grupo, como aconteceu na temporada passada. Este ano, os clubes que terminarem em segundo e terceiro lugar de cada grupo da temporada regular avançarão para disputar uma fase de “Play-In”.
Nesta fase, que está prevista para acontecer entre os dias 4 e 19 de janeiro de 2022, os 16 clubes disputarão uma série melhor de três jogos para definir quem fica com a vaga. Os cruzamentos são pré-definidos e são os seguintes:
2º do grupo A x 3º do grupo B
2º do grupo C x 3º do grupo D
2º do grupo E x 3º do grupo F
2º do grupo G x 3º do grupo H
2º do grupo B x 3º do grupo A
2º do grupo D x 3º do grupo C
2º do grupo F x 3º do grupo E
2º do grupo H x 3º do grupo G
Após a definição dos oito vencedores dos Play-Ins, começa a Rodada de 16, que será composta de quatro grupos (I, J, K e L) com quatro equipes em cada. Os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta, para um total de seis partidas e, ao fim da fase, o primeiro e segundo colocados avançarão para a fase de quartas-de-final. A Rodada de 16 está prevista para acontecer entre 25 de janeiro e 23 de março.
Da fase de quartas-de-final em diante, novamente temos novidades. Na temporada passada, começava neste ponto o que a BCL chamou de “Final Eight”, que foi um octogonal final, onde os clubes se enfrentaram em fases de quartas, semis e final, todas em jogos únicos. Porém, este ano serão dois eventos diferentes.
Primeiro, os oito melhores se enfrentarão nas quartas-de-final em séries melhor de três jogos e não mais jogo único. Depois, os quatro times que vencerem suas séries nas quartas avançarão para o “Final Four”, este, sim, ainda definido em jogos únicos. As quartas-de-final estão previstas para acontecer entre 5 e 20 de abril, enquanto o Final Four acontecerá nos dias 13 (semifinais) e 15 (final) de maio.
Em quem ficar de olho
A temporada regular da BCL 2021-22 começará no dia 4 de outubro deste ano. Dentre as novidades para esta temporada, chamam atenção o Unicaja Málaga, que optou por deixar a EuroCup e disputará a BCL pelas próximas três temporadas, seguindo o caminho que fizeram também Galatasaray e Darüşşafaka, nos últimos dois anos. O Beşiktaş também está de volta ao torneio, após ter disputado a FIBA Europe Cup na temporada passada. Apesar da campanha fraca na competição continental, o time alcançou as semifinais do campeonato turco.
Outros destaques incluem o vice-campeão grego, Lavrio, que disputará a BCL pela primeira vez em sua história, e o Riesen Ludwigsburg, sensação do último campeonato alemão (líder da temporada regular), que retorna à competição após dois anos de ausência. Outro alemão que teve ótima campanha na última temporada da Bundesliga e garantiu sua vaga direta é o Baskets Oldenburg, que teve a terceira melhor campanha na temporada regular.
Outras forças da temporada passada se mantiveram, como o atual bicampeão, San Pablo Burgos, o AEK Atenas e o Tenerife. Dois dos semifinalistas do campeonato francês, JDA Dijon e Strasbourg, também retornaram para esta edição. Da Itália o destaque que também retorna fica para a Brindisi, clube que disputou até a penúltima rodada a liderança do último campeonato italiano e conseguiu chegar até a semifinal do campeonato pela primeira vez em sua história.
Jogos da primeira rodada
Tradicionalmente, as rodadas da BCL aconteciam às terças e quartas de cada semana. Enquanto isso continuará nesta temporada, teremos também uma novidade: o calendário da liga tem programados jogos isolados de cada rodada toda segunda-feira.
Nesta primeira semana, todos os 32 clubes entrarão em quadra de segunda (4) a quarta-feira (6). A partir da próxima rodada, cada semana contará apenas com metade dos grupos entrando em quadra. Por exemplo: em uma semana, os grupos A, B, C e D jogarão seus jogos, enquanto os outros quatro grupos folgarão. Na semana seguinte, os grupos E, F, G e H jogarão seus jogos, enquanto os outros quatro folgarão.
Confira abaixo a programação para esta primeira semana (horários de Brasília):
Segunda-feira (04/10)
15h30 – San Pablo Burgos (ESP) x Beşiktaş (TUR) – Grupo H
Terça-feira (05/10)
13h – Tofaş Bursa (TUR) x Filou Oostende (BEL) – Grupo F
13h30 – Lavrio (GRE) x JDA Dijon (FRA) – Grupo C
13h30 – Igokea (BIH) x P.A.O.K. Tessalônica (GRE) – Grupo E
13h30 – U-BT Cluj-Napoca (ROM) x Darüşşafaka (TUR) – Grupo G
15h – Riesen Ludwigsburg (ALE) x Dinamo Sassari (ITA) – Grupo A
15h – Hapoel Jerusalém (ISR) x Pınar Karşıyaka (TUR) – Grupo B
15h30 – Treviso (ITA) x VEF Riga (LET) – Grupo D
Quarta-feira (06/10)
13h – Prometey (UKR) x Tenerife (ESP) – Grupo A
13h – Nizhny Novgorod (RUS) x Unicaja Málaga (ESP) – Grupo C
13h – Falco Szombathely (HUN) x AEK Atenas (GRE) – Grupo D
15h – Galatasaray (FRA) x ERA Nymburk (CZE) – Grupo E
15h – Oldenburg (ALE) x Rytas Vilnius (LIT) – Grupo H
15h30 – SIG Strasbourg (FRA) x Kalev (EST) – Grupo F
15h30 – Brindisi (ITA) x Hapoel Holon (ISR) – Grupo G
16h – Manresa (ESP) x Stal Ostrów Wielkopolski (POL) – Grupo B