Por Matheus Irias e Thiéres Rabelo

Nesta quarta-feira (6), será iniciada a temporada 2021-22 da Euroliga Feminina. A competição, que reúne os melhores clubes do basquete feminino europeu, conta com 16 equipes de nove países. O torneio é considerado o mais importante na hierarquia das competições de clubes europeus, acima da EuroCup. Ao contrário da Euroliga masculina, a feminina continua sendo organizada inteiramente pela FIBA. Todos os jogos da Euroliga feminina são transmitidos ao vivo e gratuitamente no canal da FIBA no YouTube!

Clubes Participantes

Grupo A
UMMC Ekaterinburg (Rússia)
Perfumerías Avenida (Espanha)
USK Praga (República Tcheca)
TTT Riga (Letônia)
Reyer Veneza (Itália)
MBA Moscou (Rússia)
KSC Szekszard (Hungria)
Montpellier (França)

Grupo B
Dynamo Kursk (Rússia)
Fenerbahçe (Turquia)
Galatasaray (Turquia)
Spar Girona (Espanha)
Basket Landes (França)
Famila Schio (Itália)
Sopron Basket (Hungria)
Arka Gdynia (Polônia)

Favoritismo

Atual tricampeão da competição e vencedor de quatro títulos nas últimas cinco temporadas, o russo UMMC Ekaterinburg chega incontestavelmente como principal favorito. O clube manteve o elenco da temporada passada, que conta com a ala-pivô Jonquel Jones, MVP da WNBA, além de nomes como Breanna Stewart, Brittney Griner, Alba Torrens e Emma Meesseman.

O principal desafiador do Ekaterinburg será, novamente, o Fenerbahçe. Além de manter a base do elenco, com nomes como Alina Iagupova, Kayla Mc Bride, Satou Sabally, Jasmine Thomas e Olcay Cakir Tugut, a equipe ainda foi reforçada com Amanda Zahui, Elizabeth Williams e Bria Hartley. Na temporada passada, esses dois clubes se encontraram na semifinal, com apenas um deles podendo passar para a grande final. As russas levaram a melhor em um jogo apertado, vencido por apenas quatro pontos.

Talvez um degrau abaixo das supracitadas no quesito força de elenco, as principais equipes que tentarão fazer frente a elas são o Perfumerías Avenida e o Sopron Basket, que alcançaram o Final Four na temporada passada, além do USK Praga, time de Brionna Jones e Alyssa Thomas. Times como Dynamo Kursk, Famila Ischio e Galatasaray também têm chances de incomodar ao longo da temporada.

Formato de disputa

Os 16 times são divididos em dois grupos de oito. Clubes do mesmo grupo se enfrentam duas vezes durante a temporada regular, totalizando 14 rodadas, que serão realizadas entre os dias 6 de outubro de 2021 e 1 de fevereiro de 2022. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas-de-final, onde as equipes do grupo A jogam contra os times do grupo B numa série melhor de três jogos.

Os vencedores das quartas-de-final se classificam para o Final Four, onde os duelos são em formato de jogo único. Os derrotados nas semifinais vão para a disputa de terceiro lugar, enquanto os vencedores lutam pelo título na grande final. A fase de quartas-de-final está prevista para acontecer entre os dias 23 de fevereiro e 9 de março. Já o Final Four será realizado nos dias 8 (semifinais) e 10 de abril (final e disputa de terceiro lugar).

Jogos da 1ª rodada

Quarta-feira (06/10)
12h – Dynamo Kursk (RUS) x Arka Gdynia (POL)
13h – TTT Riga (LET) x UMMC Ekaterinburg (RUS)
13h – Galatasaray (TUR) x Fenerbahçe (TUR)
14h15 – Spar Girona (ESP) x Sopron Basket (HUN)
14h30 – Reyer Veneza (ITA) x KSC Szekszárd (HUN)
15h – Montpellier (FRA) x USK Praga (CZE)

Qunita-feira (07/10)
14h30 – Famila Schio (ITA) x Basket Landes (FRA)
15h30 – Perfumerías Avenida (ESP) x MBA Moscou (RUS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *