Nos dias 05 e 06/10 (terça e quarta-feira) foi realizada a segunda rodada da LNB Pro A, primeira divisão da liga francesa de basquete. E a equipe do Champagne Basket (Châlons-Reims) continua liderando, após mais uma vitória convincente por mais de 20 pontos de diferença. Já um dos favoritos, o Monaco, foi atropelado pelo Metropolitans 92 na estreia de Mike James e Donatas Motiejūnas, fora de casa, enquanto o ASVEL conseguiu uma vitória tranquila, após susto na primeira rodada. Duas partidas da rodada não foram realizadas, em função da participação de Dijon e Strasbourg na Basketball Champions League (Dijon x Fos Provence e Strasbourg x Orléans).

Monaco é atropelado pelo Metropolitans 92 em estreia de Mike James

Em uma partida de contrastes, o Metropolitans 92 venceu com autoridade, em casa, o badalado Monaco, por 108 a 81, sem dar chances para a equipe do Principado em nenhum momento do jogo. A partida marcou a estreia do estadunidense Mike James, grande contratação da temporada europeia, na liga francesa, bem como do lituano Donatas Motiejūnas. Porém, a equipe do Metropolitans não se importou muito e, com muita experiência e um jogo coletivo, não deu chances ao Monaco, que não lembrava em nada o da estreia na Euroliga.

O jogo teve um time da casa bastante focado, rodando muito bem a bola, buscando bons arremessos e, principalmente, não deixando o Monaco levar vantagem nos rebotes, arma muito forte da equipe visitante. Ao final do primeiro tempo, a vantagem do time da casa já chegava aos 17 pontos, com o Monaco péssimo nos arremessos de três pontos (5 de 19 no jogo) e cometendo muitos erros, enquanto o Metropolitans envolvia totalmente a defesa monegasca. Com sete jogadores anotando em dígitos duplos, e com um aproveitamento sensacional dos arremessos (60% nos dois pontos e 48% na bola tripla), a vantagem só aumentou e a vitória veio sem problemas, dando tranquilidade para a equipe que estreia na Eurocopa em 19/10, contra o Türk Telekom, na Turquia. Os veteranos do time da casa foram fundamentais, especialmente Will Cummings (14 pontos, 13 assistências e cinco roubos), mas também Vince Hunter (16 pontos e cinco rebotes) e o bósnio Miralem Halilović (12 pontos, dez rebotes e quatro assistências). No Monaco, que teve James jogando ao lado de Rob Gray pela primeira vez, destaque para o primeiro, com 22 pontos, apesar do baixo aproveitamento e dos quatro turnovers.

ASVEL vence sem sustos o Le Portel

Após aperto e vitória no estouro do cronômetro na primeira rodada, o atual campeão ASVEL venceu sem dificuldades, fora de casa, o Le Portel, por 69 a 94. Com uma defesa forte e ótimo aproveitamento do perímetro, a equipe do técnico TJ Parker amassou o time da casa, que havia começado a temporada com boa vitória, mas não foi páreo para o elenco de alta qualidade da equipe de Lyon-Villeurbanne.

Após um primeiro quarto com as duas equipes tendo boa produção ofensiva (24 a 30), no segundo quarto a história mudou completamente, com o Le Portel sofrendo com a forte defesa, vendo seu aproveitamento desabar e anotando apenas nove pontos no período, indo para os vestiários com uma desvantagem de 21 pontos. A partir daí, o ASVEL apenas controlou o jogo, em mais uma grande atuação de Chris Jones (19 pontos, cinco rebotes e três assistências) e uma partidaça de Dylan Osetkowski (21 pontos, oito rebotes, quatro assistência e 27 de valoração), grande contratação vinda do ratiopharm Ulm, da Alemanha. Pelo Le Portel, boa partida do estadunidense Devin Davis (16 pontos e quatro rebotes), jogador contratado do Lavrio, da Grécia.

Outros destaques da rodada

Na terça-feira, o Champagne Basket venceu a segunda, novamente de forma convincente, desta vez batendo o Chorale Roanne, por 105 a 84, mantendo a liderança da competição. Jogando com muita intensidade ofensiva e com altíssimo aproveitamento nos arremessos (70% nos dois pontos e 50% nos três pontos), a equipe não deu a mínima chance ao time visitante e novamente teve seu ataque bem distribuído entre diversos jogadores. Dentre eles, novamente o destaque foi Mike Henry, com 22 pontos, bem acompanhado por Donte Grantham (19 pontos e oito rebotes), jogador que veio da NBA G League. Pelos visitantes, menção honrosa para Louis Cassier, com 16 pontos.

Também na terça-feira, outro time que manteve a invencibilidade e assumiu a vice-liderança da competição, foi o Le Mans, ao bater o Nanterre em casa, por 86 a 75. O jogo foi bem distinto nos dois períodos, com o Le Mans sofrendo no primeiro tempo, especialmente pelo baixo aproveitamento da bola tripla, indo para o intervalo perdendo por sete pontos. No segundo tempo, a equipe da casa fez ajustes, passou a dominar os rebotes, rodar melhor a bola e construir a vitória, que veio num último quarto arrasador (28 a 14). Boa partida do camaronês Williams Narace (14 pontos e oito pontos), com outros quatro jogadores pontuando em duplos dígitos, dentre eles o ex-NBA e veterano Dante Cunningham (13 pontos).

Demais resultados da primeira rodada:

Terça-feira (05/10)

Cholet 77 x 80 Pau-Lacq-Orthez

Quarta-feira (06/10)

Gravelines-Dunkerque 90 x 82 Paris Basketball
Limoges 54 x 59 JL Bourg

Próximos jogos (Rodada 3)

*Horários de Brasília
**Transmissões pelo website da LNB TV (lnb.fr)

Sábado (09/10)

15h: JL Bourg x Strasbourg
15h: Gravelines-Dunkerque x Fos Provence
15h: Limoges x Le Portel
15h: Nanterre x Metropolitans 92
15h: Orléans x Cholet
15h: Chorale Roanne x Paris Basketball
15h: Pau-Lacq-Orthez x Champagne Basket

Domingo (10/10)

12h: Monaco x Le Mans
12h: ASVEL x Dijon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *