Começou a temporada 2021-22 da Euroliga feminina! A rodada inaugural do torneio aconteceu na última quarta-feira (6) e foi concluída no dia seguinte (7), com a realização de oito partidas. Confira conosco um resumo do que de principal aconteceu nesta 1ª rodada da temporada regular. E para aqueles que não saibam ou não se lembram, todos os jogos da competição, sem exceção, ficam disponíveis na íntegra no canal de YouTube da Euroliga.
LEIA TAMBÉM: entenda o formato da Euroliga feminina
GRUPO A – Campeão Ekaterinburg relaxa no fim, quase leva um susto, mas estréia com vitória sobre Riga
Por Thiéres Rabelo
A temporada foi aberta com um grande duelo na Letônia, que colocou frente a frente os dois maiores campeões da história da Euroliga – apesar de suas épocas de domínio no basquete europeu serem completamente distintas. O UMMC Ekaterinburg (RUS), maior campeão da era moderna da competição, com seis títulos, sendo quatro nos últimos cinco anos, visitou o TTT Riga (LET), dono de incríveis 18 títulos do torneio, mas cujo último foi conquistado há 39 anos.
Considerado o grande time a ser batido no basquete europeu atual, o Ekaterinburg chega novamente com o elenco mais forte do continente e grande favorito à conquista de mais um caneco, que concretizaria um tetracampeonato do clube. Porém, a equipe abriu a temporada com muitos desfalques de jogadoras que ainda não chegaram à Europa por conta da WNBA, como Jonquel Jones, Brittney Griner e Courtney Vandersloot.
O jogo começou truncado, com as duas defesas postadas de maneira excelente. O Ekaterinburg conseguiu se desgarrar um pouco quando abriu sete pontos de frente (12 a 5), mas já dentro dos três minutos finais, Riga conseguiu cortar para apenas três o seu déficit, com quatro lances livres seguidos. Foi aí que o UMMC deu a primeira “pancada”, com uma arrancada de 6 a 0 iniciada por Maria Vadeeva, que colocou as russas nove pontos à frente (18 a 9). No segundo quarto, os dois times abusaram dos erros de arremessos de quadra, com apenas três pontos sendo produzidos por quase quatro minutos. Mas, na segunda metade, o Ekaterinburg conseguiu se acertar e, pouco a pouco, foi elevando sua vantagem. O time russo liderou por duplos-dígitos durante todo o período e sua vantagem chegou aos 19 pontos, antes de ser reduzida para 17 (36 a 19) na ida para o intervalo.
Um 6 a 0 em pouco mais de um minuto na abertura do segundo tempo animou as donas da casa, que de repente cortaram seu déficit para 11. Mas o Ekaterinburg reagiu e voltou a abrir uma vantagem confortável, que flutuou perto dos vinte pontos durante a maior parte do período, controlado de maneira tranqüila pelas russas. Elas chegaram a estar vencendo por 21 pontos (53 a 32), com tudo indicando que a vitória viria de maneira bem fácil.
Após quatro minutos de jogo no último quarto, essa suposição parecia ser verdadeira, pois o Ekaterinburg manteve-se à frente por vinte pontos (64 a 44). Mas foi aí que Riga esboçou uma reação que poderia ter sido histórica. As letãs embalaram um parcial de 10 a 0, sendo quatro da pivô lituana Daugilė Šarauskaitė. De repente, Riga estava de volta ao jogo, com ainda dois minutos e meio por jogar. Mas Vadeeva tratou de colocar o Ekaterinburg em ordem e, como uma maestrina, levou sua equipe para a vitória com um 7 a 2 nos minutos finais, dando o placar final de 71 a 56 para a partida.
Vadeeva terminou como a cestinha do jogo, com 16 pontos, além de seis rebotes, três roubos e três assistências, para 19 de valoração. A ala-pivô Emma Meesseman foi sua grande ajuda, ficando perto de um duplo-duplo, com nove pontos e nove rebotes, além de quatro assistências, que lhe deram 15 de valoração. Outras três jogadoras do Ekaterinburg pontuaram em duplos-dígitos. Já por Riga, o principal destaque foi Vanesa Jasa, cestinha com 14 pontos, seguida de Šarauskaitė, que teve um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes.
Reyer Veneza (ITA) 80 x 59 KSC Szekszárd (HUN)
A campeã italiana e atual vice-campeã da EuroCup Reyer Veneza fez a primeira partida de sua história na Euroliga. E a estréia não poderia ter sido melhor para as italianas, que derrotaram as húngaras do KSC Szekszárd até com uma certa tranqüilidade. As donas da casa lideraram com folga durante a partida, chegando a estar vencendo por 22 pontos. Quatro atletas da equipe pontuaram em duplos-dígitos, com maior destaque para a armadora Yvonne Anderson, que teve 23 pontos e cinco assistências (26 de valoração). Destaque também para os 14 rebotes da pivô lituana Gintarė Petronytė.
Montpellier (FRA) 75 x 74 USK Praga (CZE)
Na França, Montpellier e USK Praga travaram uma das batalhas mais equilibradas desta primeira rodada. Em uma partida “lá e cá”, nenhuma das duas equipes conseguiu construir uma vantagem muito grande em momento algum e a liderança trocou de mãos quatro vezes. As visitantes conseguiram criar uma pequena vantagem de seis pontos na virada do terceiro para o último quarto. Porém, as donas da casa conseguiram empatar a partida nos segundos finais e tiveram a última posse de bola do jogo, com a qual conseguiram uma falta e acertaram o lance livre vencedor a 0.6 segundo do fim. Perto de um triplo-duplo (22 pontos, oito rebotes e seis assistências), Olivia Epoupa, do Montpellier, foi o grande destaque do jogo, terminando com 29 de valoração.
Perfumerías Avenida (ESP) 70 x 64 MBA Moscou (RUS)
Fechando a rodada do grupo, as atuais vice-campeãs do torneio, o Perfumerías Avenida, receberam em Salamanca, na Espanha, a visita das russas do MBA Moscou. A partida tinha todos os ingredientes para ser uma vitória tranqüila para as espanholas, que chegaram a estar vencendo por 15 e estiveram na liderança durante quase todo o jogo. Mas nos minutos finais do último quarto, quando o MBA perdia por dez pontos, o time russo conseguiu uma arrancada de 9 a 0 para cortar a diferença para apenas um ponto. O Perfumerías se firmou após o susto e conseguiu conter o ímpeto das russas, para vencer no fim.
GRUPO B – Fenerbahçe atropela Galatasaray e fica com o dérbi de Istambul
Por Matheus Irias
O grande clássico turco aconteceu logo na rodada inicial da Euroliga. As duas equipes já haviam se cruzado na competição durante a última temporada, quando o Fenerbahçe (TUR) superou o Galatasaray (TUR) nas quartas-de-final. Desta vez, o Fener venceu por 89 a 69 e ampliou ainda mais o favorável retrospecto recente contra o rival.
Os primeiros dois minutos de partida foram completamente dominados pelo Fenerbahçe, que abriu 8 a 0 e forçou o técnico Efe Guven a pedir tempo rapidamente. O Galatasaray concentrou as ações ofensivas na armadora Pelin Bilgiç e na pivô Tina Krajisnik e equilibrou o jogo, diminuindo a desvantagem para 3 pontos e perdendo o 1° quarto por 17 a 14.
Bilgiç e Krajisnik continuaram muito bem na partida, fazendo o máximo que podiam para manter o Galatasaray vivo, mas suas companheiras não ofereciam muita ajuda. O Fenerbahçe, por sua vez, tinha mais opções ofensivas para trabalhar e retomou uma vantagem de 10 pontos. Nos últimos 2 minutos antes do intervalo, o Galatasaray conseguiu duas cestas de 3 em sequência que foram muito importantes para manter o time próximo no placar. Desta forma, a primeira metade foi finalizada com 43 a 38 para o Fenerbahçe.
No 3° quarto, o Galatasaray perdeu rendimento e parecia não ter mais condições de continuar jogando de igual pra igual contra o seu adversário. O Fenerbahçe foi superior, contando com a maestria de Alina Iagupova, que pontuou ou deu assistência em 7 dos 8 arremessos convertidos pela equipe no período. Assim, a vantagem das atuais campeãs turcas subiu para 12 pontos.
O show de erros do Galatasaray continuou no último quarto e o Fenerbahçe foi implacável nos contra-ataques, elevando a vantagem para 19 a 5 minutos do fim. Dali em diante, não havia mais nada que o Galatasaray pudesse fazer para reverter a situação. O Fenerbahçe caminhou para vencer a partida por 89 a 69.
Iagupova mostrou que vai lutar para conquistar o prêmio de MVP pelo 3° ano seguido, registrando 29 pontos, 11 assistências e 5 rebotes. Kayla McBride contribuiu com 21 pontos e Elizabeth Williams marcou presença no garrafão, com 18 pontos, 11 rebotes e 6 tocos. Do lado do Galatasaray, Bilgiç e Krajisnik combinaram para 43 pontos.
Dynamo Kursk (RUS) 86 x 76 Arka Gdynia (POL)
O Arka Gdynia foi valente e quase saiu da Rússia com uma vitória, mas foram as donas da casa que comemoraram ao final da partida. A defesa do Dynamo Kursk foi um fator crucial, forçando 17 erros do adversário e marcando 20 pontos a partir desses erros. Eva Lisec(30 pontos, 6 rebotes e 6 roubos) e Natasha Howard(22 pontos, 11 rebotes e 5 assistências) comandaram a vitória do Kursk, enquanto o Arka Gdynia contou com uma partida bem eficiente de Megan Gustafson(26 pontos, 73% de aproveitamento nos arremessos).
Spar Girona (ESP) 63 x 68 Sopron Basket (HUN)
Em um jogo bastante equilibrado, o Sopron prevaleceu nos minutos finais para obter uma vitória valiosa sobre o Girona, na Espanha. A equipe húngara impediu que o Girona pontuasse nos últimos três minutos e terminou a partida com uma corrida de 6 a 0 para virar o placar. Bernadett Határ apareceu muito bem nos momentos decisivos, com pontos e rebotes muito importantes, chegando a 13 pontos e 11 rebotes (seis deles ofensivos).
Famila Schio (ITA) 96 x 56 Basket Landes (FRA)
O placar já mostra como foi o jogo: domínio absoluto da equipe italiana, que construiu muito bem a vantagem durante toda a partida e garantiu a vitória com facilidade. Seis jogadoras do Famila Schio alcançaram dígitos duplos na pontuação, com Jasmine Keys(17 pontos e 10 rebotes) e Sandrine Gruda(13 pontos e 19 rebotes) obtendo duplos-duplos.
Jogos e horários da 2ª rodada
A segunda rodada da temporada regular acontece normalmente na semana que vem, com seis jogos na quarta-feira e dois na quinta-feira. Confiram abaixo os confrontos e os horários, já no fuso de Brasília.
Quarta-feira (13/10)
12h – Dynamo Kursk (RUS) x Galatasaray (TUR)
13h – MBA Moscou (RUS) x USK Praga (CZE)
13h – KSC Szekszárd (HUN) x Montpellier (FRA)
13h – Arka Gdynia (POL) x Sopron Basket (HUN)
13h – Fenerbahçe (TUR) x Basket Landes (FRA)
15h30 – Perfumerías Avenida (ESP) x TTT Riga (LET)
Quinta-feira (14/10)
11h – UMMC Ekaterinburg (RUS) x Reyer Veneza (ITA)
14h30 – Famila Schio (ITA) x Spar Girona (ESP)