Nos dias 9 e 10/10 (sábado e domingo) foram realizados os jogos da rodada 5 da Liga ACB, ainda com Barcelona e Real Madrid sem perder na competição. Aliás, o time da Catalunha assumiu a ponta ao vencer um jogo antecipado da rodada 6, contra o Zaragoza, no dia 5, terça-feira, e manteve a dianteira no final de semana, com uma partida a mais que o rival da capital. O Andorra finalmente venceu a primeira, enquanto o Bilbao continua em busca de um primeiro triunfo.
Barça vence Zaragoza em jogo antecipado da sexta rodada
Na terça-feira (5), o Barcelona recebeu o Zaragoza em jogo antecipado da rodada 6, e venceu sem dificuldades por 76 a 63. A partida foi antecipada em função da estreia do Zaragoza na FIBA Europe Cup, no dia 13, contra o Avtodor, na Rússia. O jogo foi dominado do início ao fim pelo Barcelona, com poucos bons momentos dos visitantes, que tiveram aproveitamento muito ruim do perímetro (25%) e sofreram a terceira derrota seguida na competição. No minuto 16, a partida foi interrompida para homenagear Pau Gasol, que no mesmo dia anunciou a sua aposentadoria do basquete. Apesar da liderança durante todo o jogo, o Barça só confirmou a vitória no quarto final, com grande atuação da sua “segunda unidade”, especialmente Nico Laprovittola, que terminou com 11 pontos no confronto (oito no último período). Destaques também para Pierre Oriola (dez pontos e cinco rebotes) e Nigel Hayes (11 pontos). No Zaragoza, boas partidas de Stan Okoye (14 pontos) e Jamel McLean (12 pontos).
Joventut atropela Manresa e vence por 44 de diferença
No sábado (9), o Joventut Badalona não teve pena da boa equipe do Manresa e venceu por 105 a 61, ainda sem contar com Ferrán Bassas. A equipe catalã contou com ótimo aproveitamento dos três pontos (11 de 18 tentativas) e excelente defesa, provocando incríveis 23 turnovers do Manresa, sendo dez apenas no segundo quarto. No intervalo, a diferença já chegava aos 25 pontos, e o Joventut não tirou o pé do acelerador, ampliando ainda mais no segundo tempo. O Manresa teve uma noite muito ruim, com aproveitamento muito baixo da bola tripla (21%) e muitos desperdícios de bola, alcançando a terceira derrota, após duas boas vitórias seguidas. O time da casa teve oito jogadores com duplos dígitos de pontuação, com destaque para Brandon Paul (16 pontos) e Pau Ribas (14 pontos), enquanto apenas o nigeriano Chima Moneke teve algum destaque pelos visitantes, com 14 pontos e sete rebotes.
Málaga faz jogo de recuperação e bate “sensação” Breogán
Em outro jogo do sábado, o Málaga teve muitas dificuldades, mas conseguiu vencer em casa a boa equipe do Breogán, por 72 a 64. A equipe visitante tem sido a sensação deste início de temporada, tendo perdido apenas uma partida até então, para o Barcelona. E o início de jogo parecia mostrar que o Breogán estava em busca de mais uma vitória, conseguindo abrir uma vantagem de 5 a 20 no primeiro quarto, com uma defesa fraca do Málaga e com Jaime Fernández e Axel Bouteille apagados. Mas a equipe da casa tinha o veterano Norris Cole, que anotou dez pontos no segundo quarto, e só não diminuiu mais a diferença, porque Trae Bell-Haynes e Džanan Musa pontuaram do outro lado. No segundo tempo, apesar da grande partida de Rašid Mahalbašić, não foi suficiente para parar a dupla Cole-Fernández, que deram a segunda vitória seguida aos malaguenhos. O armador Norris Cole acabou com 26 pontos, enquanto Jaime Fernández anotou outros 14, com Mahalbašić anotando 21 pontos para os visitantes.
Tenerife vence com autoridade o Zaragoza
Também no sábado, o Tenerife venceu sem nenhuma dificuldade, em casa, o Zaragoza, por 90 a 65, marcando a quarta derrota seguida da equipe visitante. O time da casa fez um primeiro quarto arrasador (29 a 11), quase definindo a partida, com ótimo aproveitamento dos arremessos e distribuição dos passes. O Zaragoza mantinha a ineficiência da bola tripla mostrada nos jogos anteriores (2 de 14 no primeiro tempo), além de muitos desperdícios de bola. Com grande atuação de Kyle Wiltjer (19 pontos) e do finlandês Sasu Salin (17 pontos, 5 de 9 da bola tripla), o time da casa conseguiu mais um triunfo e se colocou na zona de classificação da tabela. O brasileiro Marcelinho Huertas teve participação importante, com dez pontos, três rebotes, seis assistências, dois roubos, dois turnovers, 18 de valoração, em cerca de 21 minutos em quadra, vindo do banco. No Zaragoza, Jamel McLean foi novamente destaque, com 17 pontos.
Burgos bate o Fuenlabrada fora de casa
Ainda em jogos do sábado, o Burgos engatou sua terceira vitória seguida ao bater o Fuenlabrada, fora de casa, por 91 a 96. O time da região de Madri começa a se complicar na competição, tendo vencido apenas uma partida e se aproximado da zona de rebaixamento. Mas o início de jogo indicava que não seria fácil para o Burgos, que tinha um péssimo aproveitamento do perímetro e via Obi Emegano e Kyle Alexander conduzirem as ações ofensivas do Fuenlabrada. Uma defesa forte e uma parcial de 0 a 14 deram uma vantagem de oito pontos ao Burgos, com Dani Díez sendo protagonista, enquanto Leo Meindl tentava manter o Fuenlabrada na partida. Após a expulsão do técnico Josep María Raventós e seu auxiliar, Salva Guardia, pelo Fuenlabrada, as coisas complicaram ainda mais para o time da casa, que não conseguiu segurar Vitor Benite e companhia, apesar dos 16 pontos de Sean Armand no último quarto. Grande partida de Suleiman Braimoh, com 18 pontos e oito rebotes, e do brasileiro Vitor Benite, com 16 pontos, três rebotes, duas assistências e 12 de valoração, para 27 minutos em quadra, como titular. No Fuenlabrada, outra grande partida de Obi Emegano, com 20 pontos, apoiado por Kyle Alexander, com 19 pontos. O brasileiro Leo Meindl terminou com 13 pontos, dez rebotes, quatro assistências, dois turnovers e dez de valoração, em pouco mais de 28 minutos em quadra, saindo como titular.
Andorra vence a primeira com dois quartos arrasadores
No domingo, o Andorra conseguiu sua primeira vitória ao bater o Gran Canaria, em casa, por 87 a 71, com ótimos primeiro e último quartos. A equipe de Ibon Navarro começou asfixiando os visitantes, com uma defesa muito forte e transição rápida para o ataque, deixando o placar em 25 a 10 e causando a segunda falta técnica em Porfi Fisac, técnico do Gran Canaria. Com Drew Crawford liderando o time da casa, o primeiro quarto terminou 35 a 17 e muita alegria para a torcida presente. Mas o fantasma de outros jogos aparece, o Gran Canaria melhora bastante a defesa, acerta bolas triplas importantes e consegue a virada no terceiro quarto, deixando o jogo novamente equilibrado. Então a equipe da casa voltou a fazer um quarto brilhante, especialmente na defesa, e David Jelínek e Conor Morgan contribuíram de forma decisiva, dando a primeira vitória da equipe do Principado. Partidaça de Codi Miller-McIntyre, com nove pontos, cinco rebotes, 13 assistências e um toco, enquanto Drew Crawford e Jelínek terminaram com 13 pontos cada. Pelos “Amarelos”, boa partida de Artem Pustovyi, com 16 pontos e seis rebotes.
Murcia consegue a terceira vitória diante do Bilbao
No domingo, o Murcia conseguiu difícil vitória sobre o Bilbao, em casa, por 92 a 87, impondo a quinta derrota ao time visitante. Em um jogo com muitas mudanças de liderança, a bola tripla e os turnovers acabaram sendo decisivos para a vitória do time da casa, que viu o Bilbao assumir a ponta no terceiro quarto. Mas o Murcia acertou 8 de 11 bolas longas no último quarto, com Thad McFadden e Chris Czerapowicz sendo fundamentais e garantindo o triunfo. O time do Murcia acertou 16 de 34 da bola tripla, ao passo que o Bilbao anotou 11 de 26, o que não seria ruim se não fossem os 17 turnovers ao longo do jogo. Partida de destaque de Isaiah Taylor, com 18 pontos e seis assistências, enquanto Jordan Davis teve 17 pontos e McFadden mais 16. O brasileiro Augusto Lima anotou dois pontos, cinco rebotes, quatro assistências, dois turnovers e zero de valoração, para 26 minutos em quadra, como titular. Pelo Bilbao, grande partida de Valentin Bigote, com 21 pontos, e o brasileiro Rafa Luz anotando seis pontos, dois rebotes, quatro assistências, um roubo, um turnover e sete de valoração, para 20 minutos em quadra, vindo do banco.
Barça vence a sexta e dorme na liderança
O Barcelona voltou à quadra no domingo, e derrotou sem sustos o Real Betis, em Sevilha, por 61 a 78. Sem contar com Nikola Mirotić, que não viajou por conta de lesão, a equipe catalã fez o suficiente para vencer e se manter na liderança, enquanto o Betis perdeu a quarta partida seguida e entrou na zona de rebaixamento. Apesar de não ser brilhante ofensivamente, o Barcelona foi forte na defesa e com mais alternativas no elenco, usando todos os jogadores disponíveis. O Real Betis lutou bastante e tinha Marko Todorović fazendo boa partida, mas o banco do Barça, com Nico Laprovittola, Kyle Kuric e Rokas Jokubaitis não davam margem para o time da casa sonhar com a vitória. Mesmo conseguindo encostar no placar, o time de Sevilha não teve força ofensiva para derrotar o Barcelona, que matou a partida de forma contundente no quarto final. Partida coletiva dos visitantes, com destaque individual para Rolands Smits, com 12 pontos e dez rebotes, e Laprovittola e Kuric, com 11 pontos cada. No time da casa, Todorović foi o grande destaque, com 15 pontos e oito rebotes.
Real vence Valencia fora de casa e permanece invicto
O Real Madrid venceu mais uma no domingo, ao bater o Valencia, fora de casa, por 79 a 93, e manter a invencibilidade na competição. O time da casa não contava com Klemen Prepelić, Sam Van Rossom e Mike Tobey, mas fez um primeiro tempo equilibrado com o time da capital, graças aos arremessos de Martin Hermannsson e ao jogo interno de Jasiel Rivero. O Real tinha Alberto Abalde e o veterano Sergio Llull, que anotou dez pontos no segundo quarto e liderou sua equipe ofensivamente. No segundo tempo, o Valencia conseguiu manter o equilíbrio por um certo tempo, especialmente com Hermannsson, mas a entrada de Thomas Heurtel e Rudy Fernandez, que não tinham jogado a primeira etapa, mudou o jogo. Com 11 e 12 pontos, respectivamente, na segunda etapa, os jogadores ditaram o ritmo do jogo e o Valencia não achou respostas para frear a equipe de Madri, que continua sem perder na competição. O francês Heurtel terminou com 11 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e um roubo, em pouco mais de 13 minutos em quadra. Pelo Valencia, o islandês Hermannsson foi o destaque com 20 pontos e seis assistências.
Baskonia volta a vencer após série de derrotas
O Baskonia voltou a vencer, e com autoridade, após início difícil na temporada. A vitória veio em casa, diante do Obradoiro, por 91 a 70, após o primeiro quarto arrasador. O time basco vinha de quatro derrotas consecutivas, entre Liga ACB e Euroliga, gerando alguns questionamentos e colocando em dúvida algumas contratações. Porém a equipe mostrou que possui um elenco muito forte e aplicou um 28 a 9 no Obradoiro no primeiro quarto, para não largar mais a diferença. O forte garrafão com Landry Nnoko e Matt Costello funcionava bem e diversos jogadores contribuíam, incluindo Wade Baldwin, que retornava para a equipe, vindo do banco. Ao final do terceiro quarto, a vantagem já chegava aos 25 pontos, sem chances para que os visitantes tivessem qualquer reação. O grande destaque do jogo foi o lituano Rokas Giedraitis, com 16 pontos, oito rebotes, duas assistências, um toco e 26 de valoração, com mais quatro jogadores atingindo os duplos dígitos de valoração. No Obradoiro, boa partida do também lituano Laurynas Beliauskas, com 17 pontos.
PREMIAÇÕES DE JOGADOR DA RODADA E MELHOR LATINO-AMERICANO
Como é habitual na Liga ACB, ao final de cada rodada é escolhido o “Jogador da Rodada”, bem como o “Melhor Latino-Americano”, premiando os desempenhos individuais dos jogadores, em função de sua Valoração em cada partida.
Rodada 5
Jogador da Rodada: Rokas Giedraitis, Lituânia (Baskonia), 16 pontos, oito rebotes, duas assistências, um toco, 26 de valoração (Baskonia 91 x 70 Obradoiro)
Melhor Latino-americano: Jayson Granger, Uruguai (Baskonia), 14 pontos, sete assistências, um roubo, 17 de valoração (Baskonia 91 x 70 Obradoiro)
Com a pontuação alcançada na rodada, o uruguaio Fitipaldo continua na ponta da corrida pelo prêmio de Melhor Latino-Americano, com 27 pontos, superando Leo Meindl, com 23, e Jayson Granger, com 18.
PRÓXIMOS JOGOS (RODADA 6)
Sábado (16/10)
13h – Obradoiro x UCAM Murcia
13h – Joventut Badalona x Andorra
15h45 – Burgos x Valencia
15h45 – Manresa x Unicaja Málaga
Domingo (17/10)
7h30 – Bilbao x Fuenlabrada
8h – Gran Canaria x Real Betis
12h – Breogán x Real Madrid
13h30 – Baskonia x Tenerife